F-35A da Turquia

F-35A da Turquia, voando em 2018

F-35A da Turquia
F-35A da Turquia voando nos EUA

ISTAMBUL – Donald Trump disse que queria tratar a Turquia de forma justa sobre seu plano de comprar um sistema de defesa aérea russo, adotando um tom conciliatório que o coloca em desacordo com as advertências de autoridades norte-americanas de que Ancara enfrentará sanções sobre a compra.

Falando após uma reunião com o presidente Recep Tayyip Erdogan na cúpula do G20 em Osaka, o presidente dos EUA reconheceu as preocupações do Pentágono de que os jatos F-35 da OTAN “não são compatíveis” com a Turquia ao comprar o sistema S-400.

Mas ele culpou o governo Obama por se recusar a vender mísseis Patriot dos EUA para a Turquia. Fazendo eco a uma queixa frequente de Ancara, ele disse em uma coletiva de imprensa: “Eles ficavam dizendo: não, não, não”.

“Ele precisava de um sistema de mísseis para defesa. Então ele foi para a Rússia, ele comprou o S-400 porque ele não conseguiu, não conseguiu comprar.”

Trump disse que a Turquia foi “tratada de maneira muito injusta” em seus esforços para comprar Patriots – uma afirmação que já foi contestada por autoridades dos EUA, que dizem que Ancara queria garantias de produção e desenvolvimento conjuntos que não puderam ser atendidos.

Trump disse que a questão se tornou mais difícil, mas o fato de a Turquia já ter feito um pedido de 100 jatos F-35. “O problema é que o Sr. Erdogan já comprou os aviões e os aviões não são compatíveis do nosso ponto de vista da segurança nacional. Então, é uma bagunça.

As palavras de Trump devem complicar os esforços em Washington para persuadir a Turquia a desistir de comprar a S-400, que Erdogan disse que chegará na primeira quinzena de julho.

FONTE: Financial Times

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Ou o Trump fez essa declaração contra o conselho de seus acessores, dizendo a primeira coisa que pensa, ou é tudo friamente caculado.
E o Erdogan? Vai comprar o Patriot e dar pra trás com os russos aos 45 do segundo tempo, deixando o Putin p…. da vida?
Tudo isso pelo F-35?

DOUGLAS TARGINO

Turquia prefere perder os F-35, do que perder os S-400! Ou os EUA arregam e vendem assim mesmo os F-35 ou só vão da lugar para os turcos comprarem os su-35 ou 57!

Willber Rodrigues

Particularmente, eu acho o contrário.
Que a Turquia prefere perde o S-400 do que o F-35

Brunow basillio

Daqui 10 dias o S-400 estará em terras Turcas ..

Carlos Campos

ah sim, os russos fazem mísseis e radares e testes como se fosse mágica kkkkk

Brunow basillio

Carlos Campos
A um ano atrás a data foi antecipada para julho 2019 a entrega, e se vc esforçar um pouquinho e dar uma googleada vai achar a notícia que a entrega será no início de julho…

Chris

Israel está fazendo mais de 100 ataques por ano, ate Damasco ! E nada dos S-300 pegarem nem o F-16 !

Jacinto

Acho que a questão não é tão preto e branco assim. Parece-me na verdade, que isso tudo é um enorme mise en scene. Para a Otan seria ótimo que um de seus membros tivesse um S-400. A OTAN aprendeu muito com os S-300 dos gregos (e parece que os israelenses também treinaram com o gregos) e com os Mig-29 que eram da antiga Alemanha Oriental; e aperfeiçoar medidas EW seria benéfico não apenas para o F-35, mas para todos os demais aviões da OTAN. Nesta história há coisas que não sabemos e que podem fazer toda a diferença no resultado… Read more »

Edison Castro Durval

Caro Jacinto, concordo com sua opinião, o problema é que os militares e políticos não tem a mesma visão ou talvez seja tudo jogo de cena para a população americana.
Nesse mundo não tá para acreditar no que vemos, tem sempre algo escondido que só descobrimos depois de muitos anos.

Denis

Ou isso, ou o Pato está com medo de perder a venda dos caças.

Denis

Putin putin…

Bueno

Nu! Que doideira.
Poder ser uma Jogada do Tio Donald em ganhar tempo para novos fornecedores ou não tem responsabilidade e só pensa no $ imediato.
Apoio turco em relação ao Pleito 2020 , acho pouco provável

Vitor Silva

Acho que Donald Trump já está a pensar nas eleições, então quer fazer a pazes com toda a gente, coisa que penso ser pontual e tem apenas a haver com o contexto político, já com a China também já esta a dar a mão á palmatória, o que não deve durar muito até mudar de opinião. Ele queria sim vender os F-35 aos Turcos o que não vai conseguir, porque os Turcos são de gancho e não vão ceder de certeza absoluta. Trump não percebe muito de politica internacional, quase não ouve ninguém, salvo erro um dos conselheiros seus. E… Read more »

marcus

O império está em decadência. Os Chineses e os Russos não estão preocupados em ter as famosas moedas fortes, dólar e euro.
Estão comprando ouro como nunca.

Vitor Silva

Sim é verdade, mas Donald Trump vai dar luta e tentar aguentar o máximo de tempo possivel com o intuito do seu Pais manter a sobremacia tecnologica ainda por algumas décadas, ele também sabe que a médio prazo os EUA pederão o primeiro lugar e ficaram em segundo , como potência económica.
Em relaçao à moeda, fala-se que vêm ai as criptomoedas!

Antoniokings

Esse Trump está perdidinho.
Está pensando que lidar com Nações é o mesmo que participar de reality show.

Delfim

Meus caros, quem dispensa uma encomenda de dezenas de bilhões de dólares ? Ainda mais agora que o Su-57 está para se tornar uma alternativa viável, e com isso tirando a Turquia da OTAN.

Erdogan wins.

Delfim

Off – há fontes informando que a Boeing será fornecedora do An-178, com isso deixando o KC-390 no vácuo.

Peter nine nine

Como assim?

Hélio

Fontes quais? Não vi nada sobre o assunto.

Delfim

Asas do Sul no FB.

Walfrido Strobel

Já tinha lido em outro blog que a Antonov está mal porque a Ucrânia rompeu com a Rússia, então os EUA vai viabilizar a produção ucraniana para não fechar.
A Aero da República Tcheca quando perdeu as vendas para a Rússia recebeu encomendas de componentes para aviões Boeing, os EUA agem assim via empresas privadas para que empresas dos países que mudam da esfera russa para a sua não fechem
Vejam o H-60 Black Hawk sendo produzido na Polônia pela Sikorsky.

Evgeniy (RF).

“Antonov” está quase morto. Tais acordos são uma tentativa, pelo menos de alguma forma, de mostrar o resultado da vida. Mas isso não ajuda.

Carlos Alberto Soares

Maxwell Smart, Agente 86.

Pedro

Pessoal, vamos ler com mais atenção…….a Boeing vai fornecer peças para a Antonov poder voltar a produzir alguma coisa, pois grande parte de seus fornecedores estava na Russia que também era seu principal cliente. Em troca a Antonov irá montar um centro de logística e manutenção novo a qual possa ser usado também pela Boeing. Hoje a Antonov esta praticamente falida, mesmo tendo alguns bons projetos e carteira de encomendas pois mais que perder seu maior cliente, ela perdeu seus fornecedores e não tem como buscar ou desenvolver outros. Logico que essa é uma jogada politica, pois a economia Ucraniana… Read more »

Tutu

Acho que um antonov ocidentalizado vai ser uma ótima opção no mercado, talvez uma nova versão do an-124 para substituir os C-17 mais antigos de alguns operadores.

Cristiano de Aquino Campos

E os EUA vão ceder mercado de um produto seu, que gera empregos nos EUA. Sei…

Brunow basillio

An-124 não é da mesma categoria do C-17 , seria da mesma do C-5, mais ainda leva um pouquinho a mais…

Walfrido Strobel

O C-17 ainda vai voar mais umas décadas, mas no futiro pode ser um An-188 produzido nos EUA com motores GE ou P&W e alguns componentes feitos na Ucrania, a ideia é manter a Antonov funcionando.
Arte do An-188, na verdade uma foto do An-70 onde trocaram os motores.
. https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS23fZHTrUinIL4qYL3BXSN9z4pehLPJKZhNBc3RmKUIgLaHa9JVINhUWu9

Brunow basillio

An-70 lindo este avião, na minha opinião dava de lavada no A-400M , pena que o projeto parou devido quase 90% dos componentes ser Russo..

Tutu

Tem mercado, já vi em fóruns britânicos reclamações acerca da quantidade de C-17, e como eles gostariam de mais aeronaves com porte superior ao A400M.

Hartmam

Não sei sobre essas fontes mas tratando-se de americanos não me
espantaria.

Denis

Uma dúvida: até onde li, a parte de defesa e segurança, que desenvolveu o KC-390, não faz parte da joint-venture; então, qual a ligação entre a Boeing e o KC-390?

Sargento Pincel

Excelente sacada do Titio Trump, ele usou seu lado de empresario vendedor…. Colocou o patriot como opção para turquia não comprar o S-400, mas sem oferecer muito, assim a Turquia terá que ir pedir a compra. Também colocou pressão no senado americano (maioria Democrata) para não perder uma grande venda do F-35 e um grande aliado OTAN no mediterraneo/OrienteMédio/Europa… Lembrando que a Turquia é inimigo dos Russos desde sempre! BOA TRUMP, gol de placa…!!!!

Junior

Os EUA já ofereceram os patriots como alternativa a Turquia desde que a mesma escolheu o S400, na realidade desde que a Turquia escolheu o sistema anti aéreo chinês, muita gente esquece que foram os chineses que ganharam a concorrência, abriu-se até conversações, mas a época a pressão americana, junto com a negativa chinesa de transferir certos tipos de tecnologia fizeram que os turcos abandonassem as conversas. O problema principal não é os EUA aceitarem ou não vender patriots para a Turquia, isso eles já aceitaram a muito tempo, o problema é que os turcos querem a venda com a… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Compartilham tecnologia de um caça de 5°geração más não a de um sistema ante-aereo com mais de 20 anos que segundo a lógica, seria incapaz de detectar um caça de 5°geração. E isso mesmo?

Bosco

Cristiano,
A grande mídia hoje fala pelos cotovelos. Releve!!
Claro que não há fundamento nessas afirmações. São completamente destituídas de lógica. É só pra “lacrar” em cima do Trump.
Sabemos como a mídia vermelha age. Vai minando dia a dia a verdade e quando a gente menos espera já tá discutindo sexo de anjo.
Eu particularmente nem me meto nessas discussões porque pra mim são completamente descabidas e dissociadas da realidade.

Defensor da liberdade

Diga assim, sabe que a Turquia ainda é um aliado estratégico importante para a OTAN, por isso vão ceder os F-35. Não tem essa de bondade, estratégia política, mídia esquerdista, etc, o que acontece é que nem sempre a natureza das coisas permitem que os fortes predominem com seu poder. Vai com tuas teorias de olavete para lá!

Bosco

Defensor,
Não entendi o seu ponto mas dei um dislike mesmo assim.

Defensor da liberdade

Quero que dizer que em política nem sempre dá para dar tapa na mesa e querer empurrar suas exigências nos outros, devido às circunstâncias do momento, principalmente quando seu opositor avança em influência política e econômica pelo mundo (leia-se China). E obrigado pelo seu dislike, não tem muita influência na minha vida, só está perdendo seu tempo, e tempo é dinheiro… Abraços!

Pedro

Não só no Congresso Americano e no Partido Democrata, mas principalmente no Erdogan! Se ele seguir a diante, ele não terá mais a desculpa de que por boicote americano não comprou o Patriot e foi “obrigado” a procurar os Russos. Se ele seguir com o S-400, vai ficar claro que era sempre sua opção e ele queria botar fogo mesmo nas relações entre a Turquia e a OTAN. Se ele recuar e aceitar o Patriot, vai ficar ruim com os Russos, que são seus vizinhos e tambem internamente pois ele em muito alimentou na Turquia uma imagem de que ele… Read more »

Brunow basillio

Não sei qual foi este “gol de placa” mas o primeiro carregamento do sistema S-400 vai chegar a Turquia antes do dia 15/07, então acho difícil qualquer desistência Turca, principalmente que eles já recusaram o Patriot..

Antoniokings

Gol ‘contra’ de placa.
Vai que tua, Trump!
kkkkkkkkkk

Bosco

Dei um dislike só porque tava empatado.

Denis

Kkkkkkkkkkkkkkk. E eu tinha dado like no cara só pra empatar. Quando cliquei, apareceu o seu. Vai um like aí pra você.

Ricardo Ramos

O Senado americano é de maioria Republicana, e não Democrata.

Hélio

Ainda bem que os americanos tratam todos justamente e respeitam os contratos firmados.

Washington Menezes

Kkkkkkkk

Nilton L Junior

Bem um dos lados quebrou o que foi contratado.

Antunes 1980

Embargo pesadíssimo dos Estados Unidos contra a Turquia em 1.2.3….
Esse Erdogan é um fanfarrão.
Imagina se essa moda pega, países da OTAN de SU-35, T-90 e mais S-400.

Carlos Gallani

Não vai ter embargo, a Turquia é da OTAN, simplesmente a Turquia escolheu um caminho amargo, mais cedo ou mais tarde a vai dolorosamente sair da organização e se realinhar internacionalmente, Erdogan não é compatível com o “ocidente” e ele próprio sabe muito bem disso!

Leonardo Gama

Erdogan já sofreu sua primeira derrota política na prefeitura de Istambul. As coisas não estão fáceis para ele. Se o Ocidente desmontar a indústria militar turca, o caldo dele pode entornar.

Paulo Costa

As pessoas como sempre, veem uma noticia dessas e logo so enxergam superficialmente como se Edrogan vencesse EUA ou o Trump ta doido essas criancices que nao tem nada a ver com o mundo real. Na verdade, a politica interna e a geo-politica internacional e difícil de entender, mas estamos vendo o Trump a revelia do congresso, dos militares e da industria de defesa, tentando desatar nós e desarmar bombas deixadas por antecessores ou feitas por ele mesmo no inicio do governo. Pensem, tentar tirar tropas do afeganistao e da síria sem fortalecer o daesh; tentar resolver pendencias turquia sem… Read more »

RENAN

Imagino que a Rússia caiu em uma armadilha e irá entregar o s400 para Otan, e assim descobrir todas as falhas do sistema para poder com Israel destruir uma ou duas baterias apenas para a Rússia ver que está vuneravel de novo.

Resumo acho que a Turquia fez um teatro para ludibriar a Rússia e terá sim o F35 e o S400 e bem capaz que leva o Patriot também ano que vem.
Abraço

Pedro

A Russia vendeu o S-400 pois ja tem o S-500 em avançado status, assim como o S-350. Ou seja, daqui a pouco tempo o S-400 não será mais tão critico para a mesma e será igual ao S-300.
Por outro lado, vai anos para a OTAN conseguir analisar, treinar e empreender uma doutrina eficaz contra o S-400 nesse cenario. Mesmo a Grecia tendo um S-300 dos anos 80, demorou muito para treinarem e, pela reticencia em Israel em lançar um ataque mais profundo na Siria, nota-se que o S-300 atualmente é um adversário a ser respeitado.

Bosco

Pedro,
O S500 será basicamente um sistema antibalístico exoatmosférico aos moldes do THAAD e SM3.
O S350 nada mais é que um sistema compacto que usa os mísseis de menor alcance do sistema S400, o 9M96, com 120 km de alcance contra aeronaves e 40 km de alcance contra mísseis balísticos.
A bem da verdade o S350 é o homólogo do sistema MEADS que adota o míssil PAC-3 MSE.

Evgeniy (RF).

Para o papel do foguete principal para o foguete S-500 afirma 40n6, com um raio de 380 km e uma altura de 30 km.

Chris

Ataque menos profundo ?

Israel está fazendo mais de 100 ataques por ano, atacando até Damasco ! E nada dos S-300 pegarem nem o F-16 !

Defensor da liberdade

É minha gente, em política e em negócios nem todas as variáveis podem ser manipuladas. Trump já percebeu que poderia fazer cagada se não entregasse os F-35 aos turcos, e sinaliza voltar atrás, assim como fez com a CN ao voltar para o balcão de negócios com menos exigências. Só os seguidores do astrólogo terraplanista, do anão-músico fracassado, e do careca usuário de rivotril do terça livre que acham que Trump pode sair por aí dando tapa na mesa, impondo suas vontades para agradar aos caipiras do Texas.

Gabriel BR

A Questão Central é: Os turcos querem desenvolver seu próprio sistema de defesa Antiaéreo e estão a procurar uma parceria que lhes garanta um sistema de ponta com transferência de tecnologia.