Caças F-35 dos EUA, Reino Unido e Israel voando sobre o Mar Mediterrâneo Oriental

Caças F-35 dos EUA, Reino Unido e Israel voando sobre o Mar Mediterrâneo Oriental

LESTE DO MAR MEDITERRÂNEO — Caças F-35 Lightning II dos EUA, Reino Unido e Israel participaram do Exercício Tri-Lightning sobre o Mar Mediterrâneo Oriental, em 25 de junho.

O exercício Tri-Lightning foi um exercício contra-aéreo defensivo de um dia envolvendo aeronaves amigas e adversárias dos três países participantes e consistiu em operações de defesa aérea ativa e passiva.

Este exercício é uma demonstração da interoperabilidade entre os EUA, o Reino Unido e Israel usando o F-35A, F-35B e F-35I, respectivamente.

“Construímos capacidade com nossos parceiros estratégicos para aproveitar as capacidades e habilidades de nossos componentes aéreos”, disse o tenente-general Joseph Guastella, comandante do Comando Central das Forças Aéreas dos EUA. “O relacionamento estratégico transatlântico entre os EUA e nossos aliados e parceiros foi forjado nas últimas sete décadas e é construído sobre uma base de valores compartilhados, experiência e visão.”

Os F-35A da Força Aérea dos EUA voaram da Base Aérea de Al Dhafra, Emirados Árabes Unidos, os F-35B da Força Aérea Real partiram da base RAF Akrotiri, Chipre, e os F-35Is da Força Aérea Israelense voaram da Base Aérea de Nevatim, Israel.

“Tri-Lightning era um exercício planejado há meses e proporciona uma excelente oportunidade para o esquadrão operar e aprender com a comunidade F-35”, disse John Butcher, Comandante da Ala do Reino Unido, comandante do Esquadrão 617. “Além disso, nos permitiu compartilhar e ganhar uma valiosa experiência que poderemos explorar durante o treinamento futuro e implementações potencialmente operacionais, sejam incorporadas no porta-aviões HMS Queen Elizabeth ou em bases aéreas no exterior.”

Os F-35s das três nações treinaram como players primários amigos, ou azuis, neste exercício, enquanto uma variedade de outras aeronaves desempenhavam os papéis de agressores, simulando situações realistas de combate entre os avançados F-35 e os caças da geração anterior.

“O exercício hoje reflete a estreita cooperação entre as nações participantes”, disse o brigadeiro-general Amnon Ein-Dar, Chefe do Estado-Maior de Israel. “Esta oportunidade de treinamento entre Israel, os EUA e a Grã-Bretanha fortalece as capacidades compartilhadas e a cooperação geral entre os aliados”.

FONTE: US Air Forces Central Command

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ferreras

Independente dos defeitos do F35 é uma formação que impõem respeito. A soma das inteligências da aeronave, dos pilotos, dos satélites, radares, armamentos e dos países como um todo formam uma equação que requer muito esforço para ser superada.

Antoniokings

O esforço de apertar o botão de disparo de um moderno sistema S-400 ou S-500.
Insta lembrar que o caríssimo drone americano, com algumas propriedades stealth, foi facilmente rastreado e abatido por antiquados sistemas AA do Irã. Segundo a Revista Military Watch, o drone quando foi abatido estava em ‘Full Stealth Mode’.
Pessoal em Washington ficou de cabelo em pé.

JPC3

Primeiro você tem que saber o que é o Stealth mode….

Antoniokings

Sei lá! Leia aí.
https://militarywatchmagazine.com/article/american-drone-in-full-stealth-mode-and-actively-spying-when-downed-by-iranian-defences
Em tempo.
O drone foi abatido pelo sistema local chamado Khordad 15.
A manchete, resumida seria:
‘Northrop Grumman RQ-4A Global Hawk é derrubado pelo sistema Khordad 15 do Irã’.
Ficou legal!!!!!

JPC3

Mas a matéria não é sobre o F-35?

JPC3

Não achei a definição do stealth mode? Pode nos explicar?

paddy mayne

É um botão que você aperta, e ai todas as superfícies ficam lisinhas, os rebites encolhem para dentro dos buracos, o avião se auto borrifa com tinta refletiva e as estruturas verticais se escondem magicamente. Segundo o AK, estão instalando um desses no Su-57.

Victor Filipe

O Global Hawk não é Stealth… ta falando besteira…

carcara_br

Na verdade dessa vez não ele foi cuidadoso em dizer “certas características” segue o link….

Rommelqe

Prezado Carcara: otimo link hein! Obrigado.

Rommelqe

Aproveitando o link postado pelo Carcara, pinsei o texto abaixo: For low RCS  Absorbent paint  Smooth surfaces  Surfaces angled to reflect somewhere other than towards the source  Active cancellation For high RCS  Bare metal  Rounded surfaces  Lots of bumps  Antennas So para reforçar o conceito: nao esquecer que para reduzir o RCS sao adotadas varias tecnicas e soluçoes, concomitantemente. No caso o Global Hawk certamente dispunha de alguns recursos eletronicos (active cancellation, for instance) mas dada a proximidade com o radar, trajetoria de voo (paralela ao litoral e grande angulo lateral expondo… Read more »

carcara_br

Sim, observe no diagrama pra banda X, mesmo a 90º ,apesar de ser o pico de RCS, não chega a superar os 0,1m², na realidade está por volta dos 0,01m²…

José

Exato!
Quanto as besteiras,é para não perder o costume!

Victor Filipe

Esse é o Global Hawk
https://images.wsj.net/im-83617?width=620&aspect_ratio=1.5

Esse é um Drone que tem o objetivo de ser furtivo o RQ-180 comment image

Acho que até você consegue ver as diferenças

Super Tucano

Falando em drone furtivo, o drone pesado de ataque russo OKthótnik é para ser furtivo ou não?

LBacelar

huahauahuahuaa Cara, o melhor momento do dia são os comentários desse cara!

“Insta lembrar que o caríssimo drone americano, com ‘algumas’ propriedades stealth”

“Segundo a Revista Military Watch, o drone quando foi abatido estava em ‘Full Stealth Mode’.”

Jacinto

Isso é erro de tradução. A revista não está afirmando que o drone estava no tal “Full Stealth Mode”. O que a revista está afirmando é que o Embaixador do Irã fez esta afirmação bizarra, ou seja o “Full Stealth Mode” está no artigo é uma citação de outra fonte.

Flanker

LBacelar e Jacinto, esse sujeito, que odeia os EUA, mas que usa um nick com parte em inglês – e deve usar iPhone, tomar Coca-Cola e comer Mc Donalds – é um MAV…..nada mais que isso. Ele recebe para fazer o que faz aqui. Além do mais, ele não entende nada…absolutamente nada de assuntos técnicos. O negócio dele é trollar….nada mais que isso!

Edson Parro

Flanker, eu não gosto tempo nenhum com este sujeito.

paddy mayne

O AK está confundindo o RQ-4 com o avião da mulher maravilha. Ele está no modo “Full Passar Vergonha Mode”.

horatio nelson

não sei o q é propriedades stealth em um trosso q tem a envergadura de um 737…

Antoniokings

Deve ser alguma coisa parecida com o F-15 Silent Eagle.
Os americanos falam que tem característcas stealth.
A não ser que, mais uma vez, eles estejam vendendo gato por lebre.

PauloSollo

Que o digam os indianos, que pularam fora do SU-57,afirmando que os russos queriam lhes vender gato por lebre, com capacidades stealth pifias.

Coutinho

O Silente Eagle foi cancelado. Nem está sendo vendido.

Jacinto

Envergadura não é problema. Na verdade quanto maior a envergadura menor a exposição do avião aos radares de baixa frequência. O B2 é exemplo de avião de grande envergadura e stealth. A questão é que este drone não foi projetado para ser stealth porque um dos seus principais sensores e um radar de abertura sintética. Não faz muito sentido incorrer nos compromissos exigidos pelo stealth se o drone vai ficar enviando ondas de radar.

Augusto L

Quanta besteira !
Não existe modo furtivo, ou a aeronave é ou não é furtiva.

No caso do Global Hawk ela não é, é somente LO e não é VLO.

E o Global Hawk não tem jammer, então não tem como se defender nem fazer o cancelamento ativo, se isso realmente existir porque até agora nunca vi um aeronave com, somente especulações e teórias de como seria um cancelamento ativo.

JPC3

Modo furtivo é não emitir sinais que possam ser detectados pelo inimigo.

E Talvez( achismo meu) inclua redução no uso das superfícies de controle e manobras que evitem um grande aumento da RCS.

Cancelamento ativo não existe.

José

Você é primário em conhecimento e isenção,porém és pós doutorado em puxa-saquismo russo e quejandos.
As aeronaves da IAF F-35 entraram na Síria,eles russos e sírios só ficaram sabendo após o resultado de sua passagem,que ficou foi a destruição dos objetivos perseguidos.

Antoniokings

Após a foto, todos voltaram rapidamente aos hangares para os reparos devidos.

Antoniokings

Poxa!
Que feito!!!!!

JPC3

Então acha um link dos sukhois fazendo igual…

Antoniokings

E tão usual que os russos não se preocupam com isso.

Solskhaer

Fiquei imaginando se no meio desse exercício cruzam com um Bear russo com os Su-27 de escolta!

JPC3

Não aconteceria nada. Cada um iria seguir seu rumo.

Jacinto

E tirariam umas fotos…

Antoniokings

Em linguagem matemática teríamos:

Su-35 interceptando F-22 ~ Su-27 interceptando F-35.

Victor Filipe

Su-35? aquele caça que só consegue “ver” o F-22 depois que o F-22 “derrubou” as aeronaves que ele tava escoltando.

E bem legal quando o “amiguinho” deixa você chegar perto na hora da brincadeira. mas desculpa te magoar, isso não vai acontecer no combate.

Antoniokings

Sim. Aquele caça que, ao que parece, será vendido em mais um lote à China.

MMerlin

Isso é a prova que a Rússia vive de passado.
Até o Tonho confirma isso.

Victor Filipe

Contra caças de quarta geração um bom e velho F-15 ta mais do que suficiente. só ele tencionar os músculos que muito neguinho sai de perto.

E bombardeiro para caças é alvo.

JPC3

Bá, kings, Nem vou discutir com você porque sei que seu trabalho é duro.

JBS

As vezes eu acho que o Xings é o Vader disfarçado – só para se divertir – pq não é possível alguém tão esquerdopata como o Xings!
Será que ele mesmo acredita no que ele escreve?

Diogo

O Rei Tonho parece o meu sobrinho de seis anos respondendo.

100nick-Elã

Ui….que medo! kkkkk

A verdadeira formação tríplice, que vai impor medo e abalar o mundo, é a reunião tripartite Xi-Putin-Modi no G-20. Se a India embarcar no projeto RIC definitivamente em Osaka, o mundo nunca mais será como o conhecemos.

Lembrando que a India está, ainda, vacilante sobre qual lado escolher, mas o encontro bilateral Xi-Modi durante a reunião da SCO foi tão auspicioso que o ministro das Relações Exteriores indiano, Vijay Gokhale, foi levado a descrevê-lo como “o início de um processo, após a formação do governo na Índia, para lidar agora com as relações Índia-China”.

Antoniokings

Perfeito 100nick
Mas, não podemos exigir muitas inferências do pessoal sob pena de curto-circuito.
Em tempo.
Li no prestigioso site de Economia ‘Market Watch’ que nesse encontro do G20, já poderemos presenciar o início da curva de inflexão do poder americano, com a ascensão da China como novo personagem principal no cenário mundial.
Alvíssaras!!!!!!!

Minuteman

É interessante que o 100nick-Elã ou Toinho ou Mig35 e etc comentam, e longo um deles concorda. Toinho tem uns 5 a 6 nicks.

Privatiza tudo

Eu acho o máximo isso o cara cria diversos nicks e discute entre eles….haja criatividade. Quanto aos russos estão procurando alguém para comprar o su 57 mas ninguém quer, ninguém encomenda, só mesmo uma estatal para não quebrar assim.

Antoniokings

‘Assim é (se lhe parece)’.

100nick-Elã

Antoniokings, paga uma conta para mim? afinal, somos a mesma pessoa, só com nicks diferentes, hehehehe

pampapoker

Achei que este site fosse sobre aviação, não sobre economia .

Antoniokings

Se vc não perceber as influências que um assunto tem sobre o outro, então vc está no site errado.
Definitivamente.

JPC3

Não tem relação nenhuma, o assunto é aviação e operações conjuntas entre os países que operam o caça.

Diogo

O Rei Tonho deve consumir algo pra lá de alucinógeno, só pode ser….

Minuteman

A cada nova notícia mostrando a evolução do F-35, muitos aqui, inclusive o Toinho Kings tem mini-infartes, imagine então quando o Lightning derrubar um avião inimigo, com extrema facilidade…

paddy mayne

Já deve estar até com o post pronto, é só colar: “não eram pilotos russos, não era a versão mais moderna, não tinha awacs, mimimi, etc, mimimi, etc”

Victor Filipe

queria saber qual é a defesa para a historia de um único F9F-5 Panther que enfrentou 7 MiG-15 pilotados por soviéticos e abateu 4 deles

Antoniokings

Voar agora é evolução?
Para um avião (exceto o 737-MAX) é obrigação. né?!?!?

Minuteman

Se fosse ruim, a China não teria roubado o projeto e feito uma cópia fajuta. Mesmo caso do B-29 e sua cópia bolchevique, o TU-4. Contra fatos não existem argumentos.

Ricardo

Em 30 de julho de 1970 os israelenses derrubaram vários Mig-s-21 pilotados por russos. Os israelenses montaram uma isca e os russos caíram feito patinhos. Operação Rimon 20.
https://nationalinterest.org/blog/the-buzz/how-israel-shot-down-5-russian-migs-90-seconds-25578

https://youtu.be/AeI4crLOaV8

Madmax

Agente tem mania de bater palma para doido dançar, deixa pra lá brother, ele se cansará.

sergio

Quem vai cair primeiro ?????

Oiseau de Proie

Vamos lá pessoal…Valendo uma passagem pra Venezuela num 737-MAX…. 😀

Augusto L

Off Topic: Bom para uma materia de reply.

https://www.thedrive.com/the-war-zone/28706/usaf-wants-to-network-its-precision-munitions-together-into-a-golden-horde-swarm

Parece que o conceito de guerra de mosaico e SoS tem avançado, é a Third Offset ganhado vida.

Ricardo Bigliazzi

Não há nada de mal em exercitar a musculatura. Foi mais ao menos um exercício “Nóis contra a renca toda”

Segue o jogo, deve ser interessante analisar a massa de dados que essas aeronaves conseguem captar e compartilhar.

O melhor de tudo é que os caras treinaram contra a melhor “renca toda” que existe.

Antunes 1980

Jamais iríamos ler uma noticia destas se não fosse através de uma nota OFICIAL do próprio comando norte-americano.
A mídia sputnice, russia beyond, zveda news e portais progressistas ocidentais jamais iriam admitir o avanço e real sucesso do programa F-35.

Ricardo Bigliazzi

Ter que combater uma ou duas centenas de F-22 já é um grande problema para o resto, ter que combater alguns milhares de F-35 é uma baita dor de cabeça.

Concordo contigo Antunes 1980, por mais problemas que possam existir o programa do F-35 já é um sucesso.

Jagderband#44

Tem gente que chora…
Dica: agacha e bota a cabeça entre os joelhos.

Carlos Gallani

Que surpresa, os compradores do F-35 não são burros! (Ironia)

Luiz Trindade

Isso é bom para o F-35 de modo a mostrar que ele realmente é um caça operacional e veio para ficar. Falta ver o mesmo num palco operacional de combate verdadeiro, pois ele pode ser muito bom como stealth mas ainda pairam dúvidas sobre a capacidade de um dogfight caso venha ocorrer. O F-22 já provou seu valor!

Patriota

Que bom jogarmos no mesmo time que esses caras!

Walfrido Strobel

Esta operação militar de um só dia está mais para publicidade da LM do que um treinamento militar sério.

André

Isso não é nada, a Rússia também fez um exercício com todos os operadores do su57 voando em formação.

Vocês não viram?

Alfa BR

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

Carlos Gallani

É tipo a roupa do rei, só os inteligentes conseguem ver! Hahahahahahahha

Sérgio Luís

De repente pela quantidade eles consigam fazer algo na Síria!
Tipo um enchame kamikaze!
Falando sério agora
Estampa dos jornais:
“F-35 faz rasantes sobre Latakia!”
Utopia lógico!

Flanker

Sem entrar no mérito de que o F-35 funciona, ou não, se ele tem problemas, ou não……o que não é real, hoje em dia, é um atacante realizar rasantes sobre seu alvo. .em tempos de armas inteligentes/stand-off,, é totalmente contra-producente…