Su-30SM

Sukhoi Su-30SM

Durante uma visita à Rússia nesta semana, o ministro da Defesa da Armênia, David Tonoyan, disse a repórteres que os caças Sukhoi Su-30SM – que a Armênia encomendou no início deste ano – devem ser entregues no início de 2020. Ele disse: “Quatro aeronaves serão entregues no primeiro estágio” no final do ano ou o início de 2020. ”Ele acrescentou que um pagamento inicial de uma quantia não especificada para as aeronaves já havia sido enviado para a Rússia.

O ministro da Defesa, Tonoyan, se reuniu com o diretor-geral da Rosoboronexport, Alexander Mikheev, durante sua visita e os dois disseram em um comunicado que concordaram em desenvolver a cooperação bilateral.

Yerevan fez um pedido para quatro Su-30SMs no início de 2019, o que ajudará o país a começar a atualizar as aeronaves em serviço com a Força Aérea. O ministro da Defesa, Tonoyan, indicou que a Armênia comprará mais Su-30SMs a seguir. Em fevereiro de 2019, ele respondeu a uma pergunta sobre novas aquisições: “Sim, não planejamos ficar limitados a apenas quatro unidades desse tipo de equipamento militar”.

Ele descreveu o contrato como um “primeiro estágio” esta semana em Moscou, fornecendo mais confirmação de que a Armênia aumentará o número de Su-30SMs no futuro. Acredita-se que a Armênia esteja buscando até uma dúzia de Su-30SMs no total.

Embora a Armênia tenha a obrigação de substituir os caças envelhecidos atualmente em serviço, o pequeno orçamento de defesa do país prejudicou as aquisições em grande escala. Mesmo assim, a Rússia concedeu empréstimos de centenas de milhões de dólares nos últimos anos para ajudar o país a obter da indústria de defesa russa.

Presume-se que a Armênia tenha feito uso de financiamento de empréstimos para cobrir parte do custo da compra do Su-30SM.

FONTE: Forecast Internacional

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Pelo tamanho da Armênia, esses 4 caças podem cobrir o país todo sem dificuldade

Daglian

Talvez em termos de alcance sim, mas só quatro caças são insuficientes. A Armênia até hoje tem relações ruins com seu vizinho Azerbaijão devido ao território de Nagorno-Karabakh, e na minha visão 12 Su-30SM são o número mínimo para que a Armênia consiga se garantir contra seu vizinho. A força aérea do Azerbaijão possui essencialmente por volta de uma dúzia de MiG-29, meia dúzia de MiG-21 e uma dúzia de Su-25. Sabe-se que a defesa áerea da Armênia, em termos de aeronaves de caça, é atualmente feita por um número de MiG-29 russos, e além deles a armênia não possui… Read more »

Willber Rodrigues

Eu achava que a Armênia tambem não via com bons olhos a Turquia, por causa do Genocídio Amênio. Isso procede?

Carlos Alberto Soares

Procede

Delfim

Ô se procede.
Se a então Liga das Nações punisse exemplarmente a Turquia, provavelmente não haveria o Holocausto.
Lembrando que a Turquia foi aliada da Alemanha na 1WW.

Rene Dos Reis

Eita tamanho e posição geográfica complicada para se manter independente , concordo pelo menso uns 12 no minimo, para deixar em prontidão pelo menos 6.

Carlos Alberto Soares

É um enclave, o problema ali é Islamismo x Cristãos Armênios.

Adriano RA

Trata-se de região complicada… A Armênia tem problemas sérios com o Azerbaijão, que é apoiado pela Turquia (e, pasmem, Israel). Recebe entretanto apoio da Rússia e do Irã… Podem ter certeza que a Turquia vai tentar melar essa venda de caças, levando em conta o estreitamento das relações entre Erdogan e Putin. A conferir.

Fernando Turatti

Está achando que a Rússia vai ouvir um país menor na hora de vender seus brinquedos? Só conheço um caso similar no mundo e é com EUA e Israel.

Adriano RA

São apenas negócios… Quer a Turquia como cliente ou a Armênia? Se Erdogan pedir com o cheque na mão, creio que os Russos vão cancelar esse negócio.

Carlos Alberto Soares

Erebuni é a chave.

Os SU irão para lá.

PauloSollo

Estes SU-30SM vendidos tão barato a países pobres devem contar com muitas limitações em relação a sua capacidade de combate. Softwares, radar, sensores, aviônicos, etc. Então pergunto se tem lógica para estes países de orçamento muito limitado comprarem um caça bimotor pesado com hora de vôo e manutenção caríssimas se ele estará tão limitado tecnologicamente. A única explicação é a influência russa que os impedem de comprar de outros países. Inclusive creio que a falta de um.bom caça monomotor no portfólio dos russos os deixam em desvantagem em relação a concorrência.

Rustam

They have no restrictions! Su-30SM is in the same version as for the Russian Air Force

CESAR ANTONIO FERREIRA

Não existem restrições para versões de exportação do Su-30…

A única explicação é que você não sabe explicar nada, caríssimo.

PauloSollo

Como disse em comentário anterior bloqueado, não estou explicando e sim supondo. Controle seus nervos caríssimo. E realmente não creio que um caça bimotor vendido tão barato possa ter tecnologia embarcada que se equipare a equivalentes ocidentais mais caros.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Suposições não informam.
Objetividade sim.
Opiniões embasadas em achismo apenas envenenam o ambiente discursivo.

Mateus Lobo

O jf-17 seria ideal, mas essas vendas não são definidas somente por critérios técnicos.

Augusto L

Provavelmente é o MK2, não o SM, ou o preço é maior.
Não confie muito nessas noticias russas.

Brunow Basíllio

Russos já estão indo para versão SM1, por isso passaram a versão SM para frente…

Rustam

Brunow Basíllio Russos já estão indo para versão SM1, por isso passaram a versão SM para frente… ——- To get started, learn the material about the Russian systems or ask before you say something! To not look funny SU-30MK2 (export version of SU-30M2) has not been manufactured since the beginning of 2017, the last 2 aircraft were delivered by the Air Force of Vietnam. Also for your development they were produced at the Sukhoi plant in the city of Komsomolsk on the Amur. Su-30 SM, as well as SU-30MKI-MKA-MKM, is produced at another Sukhoi plant in the city of Irkutsk!… Read more »

Brunow Basíllio

My dear
It did not say where the Su-30 and its versions were manufactured, but said about the new update that was proposed in the Su-30SM version…

Brunow Basíllio
Evgeniy (RF).

A Arménia, bem como o Cazaquistão e a Bielorrússia, são membros da OTSC, juntamente com a Rússia. Assim, eles são fornecidos com o mesmo equipamento que o exército russo.
A Armênia é também a única operadora estrangeira do complexo Iskander.

Flanker

Por um preço unitário entre 34 e 35 milhões de dólares, o preço é flyaway. Todo e qualquer pacote de treinamento, manuais, ferramentas, peças, serviços, armamento, etc….são à parte…..em contratos separados.

Rustam

Not always ! Armenia receives SU-30SM at Russian domestic prices as for the Russian Air Force

Flanker

Qu seja….não falei nada em contrário. Eu não disse que o preço não é o mesmo da Força Aérea Russa. Eu disse que, por esse valor, apenas paga-se a aeronave em si. Seu custo de operação e manutenção não está incluído em um valor de 34 ou 35 milhões de dólares por dia unidade.

Augusto L

So que nem o preco da versão SM é esse, no Flyaway.
So pra voces terem uma idéia.
O preco de 28 a 35 milhoes é preço medio para cacas de tecnologia embarcada dos anos 90 como o F-16 block 50/52 e o SU-30MK, se voce pega cacas dos anos 2000, como o SU-30MKI/SM, F-15K/SI, F-16 Block 52+, a media é de 45 milhões pra cima.

Eduardo

Só 4? É muito pouco…

Grana tá cutrta? O país é pequeno, mais valem 12 caças monomotor mais baratos de adquirir, manutenir e comprar! Gripen, por exemplo, ñ tá longe.

Coutinho

Sim, o Gripen seria ideal e mais barato de manter que os SU-30, mas a Russia já vem concedendo emprestimos a Armênia justamente para que ela compre armamento russo.

Antunes 1980

A pergunta que não quer calar, com estes quatro SU-30, a Arménia está melhor que a FAB?

Operadores do SU-30.
Angola – 18
China- 100
Índia- 200
Indonésia- 11
Malásia- 18
Vietnã- 36
Armênia- 4
Argélia- 50
Cazaquistão- 16
Rússia- 157
Uganda- 6
Venezuela- 36
Mianmar – 6

Augusto L

A Venezuela so tem 24, a Argelia 44.

Brunow Basíllio

“Augusto L”

A Argélia teria 56 unidades e a Rússia mais de 150 unidades, pois alem da Força aérea tem a aviação naval, também operam duas versões a SM e M2, além de contratos de fornecimento em aberto..
Nesta matéria de 8 meses atrás tem algumas informações do Su-30..
https://topwar.ru/146853-su-30-v-serii-i-na-mezhdunarodnom-rynke.html

Augusto L

Os SU-30MK são usados so para treinamento.
VVS:
20 Su-30MK
92 Su-30SM
Marinha:
22 SU-30SM

A Argelia ainda não substituiu sua frota de Mig pelos SU-30, então sao 44 e não 56.

Rustam

Augusto L
Os SU-30MK são usados so para treinamento.
———–

In the Russian Air Force there is no version of the Su-30MK! Once again I say learn the material or ask someone else! )

Augusto L

Tem sim, versões que tiveram que adquirir que foram canceladas por clientes externos mais um pequeno lote da versão M2, que é basicamente um MK, até o airframe, é o mesmo, o do SU-27B.

Rustam

Augusto L ——- I repeat once again! Write on paper! Su-30MK is a demonstrator !!! At the air show in Le Bourget in 1993, for the first time, the Su-30MK multi-role fighter (b / n 321) was shown for the first time. The Su-ZOMK was demonstrated along with an impressive assortment of air-to-surface weapons and containers with targeting equipment. The purpose of the demonstration is the sensing of a potential market. In the demonstrator Su-30MK (b / n 603) the first serial Su-30 test team “Test Pilots” was finalized, in 1994 the car was demonstrated at air shows in Chile… Read more »

Augusto L

Você que está se enrolando, eu não preciso falar rodas as versões, so sintetizo, o MK2 é o MK com capacidade anti-navio, é praticamente a versão russas de exportação para outros paises do MKK exportado pra China. Eu não preciso ficar usando todas essas siglas, so uso a MK, para sintetizar as versoes menos avançadas. E sim, alem da M2 que não passa de um SU-27b, com o sensores da versão MK, ou seja, é praticamente um SU-30MK, ja que os aviões de Komsomolsk-on-Amur são baseados no SU-27b, a forca aerea russa adquiriu uns SU-30MK, destinados a exportação, se quer… Read more »

Augusto L

E a VVS so tem 112.

ScudB

Amigo Augusto L!
Estes números variam dependendo da fonte , mas..
Oficialmente(!) estavam dando números 126 no VVS e , ainda, 22 – na marinha (VMF).
Ou seja , no total (considerando todas as modificações de SU-30) a Russia no final de 2018 tava com 148 unidades (114 na versão Su-30SM).
Um grande abraço!

Flanker

Se cada SU-30 vale mais que 12 F-5M e 4 A-1, sem considerar capacidade de AEW, manutenção e treinamento….e todo o resto. …se você acha que assim 4 Su-30 valem mais que isso….a resposta é sim! Eu, particularmente, e com todo o respeito, acho uma pergunta totalmente descabida.

Carlos Campos

Armênia está numa situação complicada, não se dão muito bem com seus vizinhos, e pequeno e pobre, uma pena pq pra mim aquela região é uma das mais bonitas da Europa.

Flanker

As encomendas da Índia somam 272 unidades do Su-30MKI, entre os primeiros fabricados na Rússia e os restantes, na Índia. As entregas ainda não foram completadas…talvez vão até 2021/2022.

Luís Henrique

Sei que já escolhemos o Gripen e que nosso posicionamento político atual nos deixa bem afastados da Rússia, portanto o Brasil adquirir caças russos hoje é quase impossível de ocorrer. Também não endeuso os caças russos, mas a relação de Custo e Benefícios não posso negar que são bons nisso.
Nessa condição de aquisição fly away daria para a FAB ter adquirido uns 150 Su-30 SM no lugar dos 36 Gripen.
Claro, o Gripen inclui tot, produção local, alguns anos de assistência e manutenção, etc.
Mas que a diferença é grande, é.

Augusto L

Os SU-30 qualquer versão são inferiores ao Gripen E/F, que é de uma geração superior, comparável ao SU-35.
E é duvidoso se a versão SM custa isso, essa materia, assim como, a de Miamar parecem duvidosas, um SU-30 na versão SM custo no mínimo 50 milhões á unidade.
Como eu disse essas informações russas são bem contraditórias, não se deve acredita-las em sua totalidade.

Peter nine nine

Augusto, você pode e bem, afirmar que o Gripen seja tecnologicamente mais capaz, mas não que o mesmo seja de geração superior porque não é. As versões mais modernas do Su30 como do Gripen E são ambas da mesma geração, cada avião com as suas vantagens e desvantagens. A vantagem do Gripen é o acesso a toda a mixórdia de equipamento de alta qualidade ocidental, mas é também essa a sua desvantagem, dada a diversidade excessiva de fornecedores. Vejam o gripen como ele é, um bom caça, moderno, mas de peso leve, um F16 sueco por assim dizer… Um avião… Read more »

Rustam

Peter nine nine

Por quais parâmetros o Gripen monomotor é melhor que o Su-30SM, eu quero ouvir especificamente! qual parâmetro ou qual modelo de arma?

Se você fala assim, ouvindo sua voz interior, você não precisa parecer bobo)
—-

By what parameters single-engine Gripen is better than the Su-30SM, I want to hear specifically! what parameter or what weapon model?

If you speak just like that, listening to your inner voice, you don’t have to look silly)

Augusto L

Em tudo Rustam, em tudo.
RCS, radar, EW, ESM, IRST, layout do cockpit, fusão de sensores, aceleração, capacidade de cruzeiro supersônico, manobrabilidade.

Rustam

Augusto L Em tudo Rustam, em tudo ——- I asked a question not to you! I saw your level of knowledge in this and other posts! You can not even understand the models of the Su-30, as you can talk to you! Your knowledge of the Russian technology at 0, do not make people laugh! )) —– Eu fiz uma pergunta não para você! Eu vi seu nível de conhecimento neste e em outros posts! Você não pode nem entender os modelos do Su-30, como você pode falar com você! Seu conhecimento da tecnologia russa em 0, não faz as… Read more »

Augusto L

Claro que entendo, voce que se faz, de bobo.
Eu me refiro as versões menos avançadas apenas como SU-30MK, não preciso falar MKK e Mk2, é tudo beasedo no SU-27B, diferente das SM, que são baseadas na plataforma do SU-30, com sensores mais avançados, na qual inclui a versão indiana e na da Malásia.
Como disse o SU-30 não é de 4,5 geração e é inferior tanto ao Gripen E/F ou NG, quanto aos outros atuais canards europeus.

Augusto L

O SU-30 não é um caça 4,5 geração, não é pq russos os classificam como 4+, que faz dele um 4,5° gen, até por que a classificação russa é diferente e pra eles 4++ que é 4,5° geração no ocidente. Diferente do ocidente eles acham que os cacas de 4 geração com tecnólogia dos anos 90 e 00 como uma geração superior. Alem do mais “Vejam o gripen como ele é, um bom caça, moderno, mas de peso leve”, esse fragmento mostra que voce não entende nada de caças, me poupe e vá estudar. Peso não define nada em cacas,… Read more »

Rustam

Augusto L Os SU-30 qualquer versão são inferiores ao Gripen E/F, que é de uma geração superior, comparável ao SU-35. ———- Who told you that? )) Swedish general or your inner consciousness? )) Since you don’t understand the elementary ones and you don’t even know what versions of the Su-30 are made and where they are going, how can you say something about this plane? Just ask the Americans and especially the British Air Force about their training battles with the Indian Su-30MKI The last battle between the Su-30MKI and Typhoon ended with a score of 12 – 0 in… Read more »

Augusto L

Va, você, os Typhoon deram uma surra nos SU-30, em exercícios BVR na India. Esses Exercício que voce citou não se trata nada mais que um mero combate BVR. Sobre o Gripen, ele tem RCS menor, radar superior em tecnologia e alcance, IRST superior com faormacao de imagem, integração ao Meteor e Aim-120d, sistema de guerra eletrônica e supore de guerra eletrônica infinitamente superior que qualquer caca russo, então vá voce estudar. Porque ate as versões do Gripen C/D da Suécia que são equipadas com Meteor dão um pau nesse Sukhoi, que na Caxemira foi posto fora de combate por… Read more »

Augusto L

Corrigindo, sao meros combates WVR e não são confirmados, apenas rumores.

J-20

Nenhuma versão de exportação, nem mesmo o SU-30MKI, usa um radar AESA. O gripen E já vira de fábrica com um.

Walfrido Strobel

Com certeza a Armênia não vai ficar só nas 4 unidades, muitos países compram assim, fazem uma compra inicial do que podem e depois vão compramdo mais.
A Indonésia compra assim, pois fica mais fácil passar no seu congresso, uma compra muito grande acabba sendo mais difícil de ter apoio da maioria dos partidos.