F-117

Scramble, uma revista de aviação holandesa, relatou que quatro caças furtivos F-117 foram secretamente utilizados no Oriente Médio em 2017.

De acordo com a reportagem da Scramble, pelo menos quatro caças furtivos Nighthawk do F-117 foram enviados para o Oriente Médio quando surgiu uma necessidade operacional da Força Aérea dos Estados Unidos.

“Em 2017, e ainda não divulgada por nenhuma outra fonte, a Scramble recebeu informações muito confiáveis ​​de que pelo menos quatro F-117 foram desdobrados no Oriente Médio, uma vez que surgiu uma necessidade operacional da USAF em ressuscitar o furtivo F-117”, relatou a revista de aviação.

Os F-117 realizaram missões sobre a Síria e o Iraque usando Small Diameter Bombs (SDBs).

Também acrescentou que uma das aeronaves desdobradas esteve envolvida em uma emergência durante o voo e aterrissou longe de sua base temporária que provavelmente estava localizada na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes Unidos ou no Qatar.

O primeiro caça furtivo operacional do mundo, o F-117 Nighthawk fez seu voo inaugural em 18 de junho de 1981.

Nos anos seguintes, o projeto seria mantido sob sigilo absoluto, com todo o treinamento realizado à noite, preparando o Nighthawk para sua estonteante estreia nos céus do Iraque. O Nighthawk atacaria com uma precisão notável, ajudando a levar a campanha a um final bem-sucedido em apenas 43 dias.

O Nighthawk não foi revelado ao público até 1988.

Embora aposentado em 2008, o F-117 seria a base sobre a qual os caças subseqüentes, incluindo o F-22 Raptor e o F-35 Lightning II, seriam projetados. Como foi observado durante um banquete celebrando as conquistas do avião em 2008, antes do F-117, a pergunta a ser feita era quantas aeronaves seriam necessárias para eliminar um alvo. Após o Nighthawk, a questão era quantos alvos poderiam ser neutralizados com uma única aeronave.

FONTE: Defence Blog

Subscribe
Notify of
guest

103 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Defensor da liberdade

Oxeee, e por que não usam o F-35? 1 trilhão numa aeronave para ficar só em fotos e propaganda?

Luiz Henrique

o F-117 já é um caça com uma certa capacidade comprovada, o F-35 esta no seu estagio inicial ainda, da pra entender.

Antunes 1980

Mesmo após quase 38 anos do início das operações do F-117, Rússia e China ainda não conseguiram fabricar um vetor stealth de verdade.
A cada dia a única superpotência do planeta não cansa de nos surpreender.

Antoniokings

Os sérvios é que sabem muito bem disso.

ADRIANO VINICIUS LEAO DE CARVALHO

Desculpe, não sabíamos que era invisível! Debocharam os sérvios.
Kakakaka
Stealth, é?! Mas foi abatido por um SAM bem velhinho…

Bosco

Adriano,
O SAM que abateu o F-117 era o SA-3 fartamente adotado pelo Iraque em 1991 e 2003 e lá foram inúteis contra o F-117. Será por quê?

Antoniokings

Porque sérvios não melhores operadores do sistema do que os iraquianos.
Como muito provavelmente os russos seriam melhores do que os sérvios.

Munhoz

Talvez por treinamento !

Os sérvios eram bem mais treinados que os iraquianos !

Bosco

Essa é uma possibilidade, mas que não acho a mais adequada. Primeiro, que não há como aferir de fato o grau de treinamento, mas o bom senso nos leva a crer que o exército iraquiano, depois de uma longa guerra contra o Irã, era bem treinado. Na minha opinião o fato de só um F-117 ter sido abatido apesar de seu emprego generalizado em teatros repletos de sistemas SA-3 revela claramente que foi um acontecimento pontual, esporádico, onde houve a conjunção da concorrência de diversas variáveis imprevistas. Sem dúvida houve por parte dos sérvios a “genialidade” de terem aproveitado a… Read more »

Bosco

Esqueci de citar ainda o A-10 e o AV-8B, no inventário dos EUA e capazes de atingir alvos móveis. Além, é claro, do AC-130, do B-1B, do AH-64, etc.

Munhoz

Mais uma vez discordo nesse ponto. Todo mundo sabe que os árabes são mal treinados, principalmente diante dos europeus ! Já li diversas publicações sobre o mal treinamento e as limitações na guerra Irã x Iraque e entre os árabes x Israel , eles possuem falhas graves não só no treinamento em si, mas principalmente na cadeia de comando, onde o parente ou partidário do dirigente acaba subindo de cargo da noite para o dia ! Somente como exemplo compare a incursão de blindados em Bagdá em 2003 com a incursão de blindados em Grozny em 1994. Na Servia a… Read more »

Bosco

Bem! Ouso manter minha posição. Não há por que achar que os iraquianos são menos treinados , ainda mais eles tendo sido responsáveis pelo abate de dezenas de aviões da coalizão, mas nenhum era F-117.

Estudante catarina (SC)

BOSCO, nem perde tempo com esse pessoal, você é um cara técnico, um entusiasta, esses caras são abobados de bandeiras estrangeiras, chupins de gringos…aqui é BR, aqui é ocidente!
O F-117 e outros steath quando caem os russos e chineses saem correndo para pegar os destroços.
Bosco, você é velho aqui, é da casa…sua opinião é valorosa.

Munhoz

Bosco

https://youtu.be/CjeF5SlKqlE

Sugiro este vídeo

Kommander

O o seu puxasaquismo me da vontade de vomitar.

Benjamim

“Se não tem argumentos para rebater o comentário xingue!” Acho que já vi esse comportamento antes.

Antunes 1980

A verdade é inconvertível, a malícia pode atacá-la, a ignorância pode zombar dela, mas no fim; lá está ela. (Winston Churchill).

Munhoz

Antunes

Somente para provocar.

Não conseguiram fabricar um vetor stealth, mas conseguiram eleger o presidente dos EUA, e conseguiram fazer os EUA e Israel ficarem voando com seus stealth em cima dos S 400 /300 para aprimorar suas novas técnicas de rastreamento de stealth, talvez o próprio tio Putin pediu gentilmente para reativarem os F 117 para o treinamento das baterias !

Kkkk

kayck

Para se ter ideia nenhuma midia comentou, tanto russa quanto ocidental ou seja nem os russos com seus respectivos s300 e s400 detectaram os f117.

Antoniokings

Há 20 anos já se derrubava F-117.
Hoje, com radares e sistemas de mísseis bem mais modernos, seria bem mais fácil.

SPQR

Caramba, esses russos são o bichão mesmo, hein doido. Elegem até presidente de inimigo, convencem até aliado de inimigo a dar mole voando em cima das defesas. Que medo dos seus russos de contos de fadas!

Antoniokings

Sim. E por essas e por outras é que Trump está ameaçado de ser apeado do cargo.

Hélio

Tanto não que o conceito stealth foi criado pelos russos, não pelos americanos.
A verdade é que ninguém quer pagar dois bilhões num avião furtivo de capacidades questionáveis e operação quase impossível.
A insistência dos americanos no stealth tem muito mais a ver com molhar a mão dos lobbystas do complexo industrial de defesa do que com a real necessidade das forças.
Não é nem um pouco difícil criar algo stealth, até a Suécia tem seus projetos, porque cargas d’água você fala algo assim sendo que a tecnologia nem americana é? A maior característica do fanboy é mesmo a ignorância.

LEANDRO WOLLICK

conceito stealth criado pelos russos??.. e me diga o que era o Gotha GO 229 que a alemanha nazista estava trabalhando no final da guerra?

Nilton L Junior

Não se preocupe stealth ou de baixa assinatura não é inderrubável, tem um até que virou peça de museu.

M

Os nazistas foram responsáveis pelo primeiro missel balístico, primeira bomba guiada, primeiro robô de combate, primeiro avião stealth, dentre outras coisas. Tem documentários sobre. Tentaram compensar a desvantagem em.numeros contra os aliados investindo em tecnologia, mas não deu tempo para aperfeiçoar e fabricar em grande escala estes projetos. Salvo o missel V2, cujo intuito era evoluir para atingir até Nova York. Americanos e soviéticos absorveram toda essa tecnologia nazista.

Bosco

M,
Os incompetentes e perdedores sempre usam de desculpas. Fato incontestável é que os alemães perderam a guerra que eles mesmos iniciaram quando e bem quiseram. Ou seja, eles escolheram a hora, o lugar e as armas e depois, perderam.
Guerra não é Copa do Mundo e não tem “campeão moral”. Os alemães fizeram as escolhas erradas e por mais emblemáticas que nos parece hoje a sua avançada tecnologia, não foram as escolhas certas.

Mauricio R.

Somente uma asa voadora, daquelas que fizeram a fama do Jack Northrop.
A triste verdade para russos e demais opositores dos EUA, incluindo ai a Europa, é que a furtividade pela forma, está ai e vai continuar válida e útil por um bom tempo.

Bosco

Helio,
“Tanto não que o conceito stealth foi criado pelos russos”
O avião foi inventado pelo Brasil.
“A maior característica do fanboy é mesmo a ignorância.”
Nisso eu concordo.

Hélio

Pois é, e os fanboys insistem em dizer que ambos são invenções americanas e que ninguém mais tem capacidade de fazê-lo.

Bosco

Senhores, O conceito stealth foi criado pela natureza há milhões de anos. Milhões de anos depois, quando os humanos inventaram os aviões e os utilizaram em guerras, houve quem pretendesse derrubá-los e quem pretendesse fazê-los retornar para casa. Desde sempre na aviação militar o avião tentou se manter furtivo e atacar de repente e para isso se utilizaram de pinturas que os camuflassem, etc. Com a entrada em operação do radar sempre se tentou buscar uma maneira das aeronaves não serem detectadas prematuramente. Houve por parte de países como URSS, EUA, RU, Alemanha, etc. várias tentativas de se reduzir a… Read more »

Munhoz

E o Tio Putin com isso ?
kkk

Bosco

Munhoz,
“E o Tio Putin com isso?”
Você num post sobre o F-117 cita o Trump e o Putin e faz chacota do meu comentário sobre tecnologia stealth.
Só rindo mesmo…. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vocês russófilos são cômicos.

Munhoz

Desculpe

É brincadeirinha

Na verdade não sou russofologo.

O que eu acho estranho é os EUA voarem com seus stealth sobre os S 300/400 pois mesmo que o retorno
para estes seja mínimo ele com certeza poderia ser trabalhado para se conseguir algum resultado que num medio ou longo prazo!

Abraços

Sua análise é boa !

Hélio

Toda essa volta para não dizer que o conceito é russo? “O conceito stealth foi criado pela natureza há milhões de anos” olha, se for usar isso como argumento o homem nunca inventou absolutamente nada, afinal, tudo o que foi inventado foi primeiro criado pela natureza a bilhões de anos, afinal, o homem não cria nada, só transforma.

Bosco

Hélio, A sua fanboyce nunca lhe permitiu ir fundo nos estudos relativos à criação da tecnologia stealth mas apenas e tão somente assimilou o que lhe pareceu agradável à sua mente, sem ter feito absolutamente nenhuma pesquisa além disso. Só lamento que você não dê o crédito a quem de direito em relação à tecnologia stealth, que foram os americanos, que souberam agregar conhecimentos a partir de diversas fontes e viram neles o potencial necessário para que pudesse redundar nos seus objetivos práticos. É ingenuidade achar que o trabalho do russo isoladamente, que sequer tinha objetivo militar específico, seria suficiente… Read more »

Antunes 1980

Alguém aqui falou que o conceito foi criado pelos Estados Unidos da América?
O único país que conseguiu colocar este “conceito” em prática muito antes dos demais, foi os Estados Unidos.
Russia, China e toda a Europa ainda engatinham. Fazer propaganda e mostrar dados obscuros através da mídia progressita, não significa estar operacional.
Afirmar esta verdade não torna ninguém um fanboy.

Hélio

Aiaiai, onde eu fui russófilo? Impressionante como o americanista sempre usa esse espantalho para tentar desqualificar quem expõem as mentiras contadas por vocês. Se tem algum fanboy aqui é você, e isso vem de anos, você mesmo nunca negou, mas fazer o quê, isso que dá quando se toma interesse por assuntos militares com filmes (na sua maioria muito ruins) americanos de guerra, cheios de heroísmo, bravura e toda a papagaiada ufanista criada para o público interno que acaba cativando o público externo que sonha em atravessar o deserto. Você diminui o trabalho russo com essa conversa de “milhares de… Read more »

Bosco

“quando fui russófilo?” rrsrs Faz-me rir! Desde a primeira tecla que pressiona até a última de cada texto que sai desse seu cérebro russofílico. A começar por descaracterizar totalmente o texto do post que em nada pedia que pela enésima vez vocês, petistinhas russofílicos, nos lembrassem do F-117 abatido ou que foi um físico russo que desenvolveu um dos milhares de trabalhos consultados para a formulação da tecnologia stealth. Aliás, temo até que essa história do físico russo tenha sido magnificada fazendo parte de todo o desconstrucionismo histórico perpetrado pela sua turma ao longo de 30 anos posando de monopolistas… Read more »

Bosco

Hélio,
Só uma dúvida: afinal, você acha que a tecnologia desenvolvida pelos russos é uma porcaria que não serve pra nada ou funciona maravilhosamente, mas é cara?
Você faz tanto malabarismo intelectual e relativismo retórico que até agora não entendi a sua posição.

José

Desenhe e explique o desenho para os russófilos,esse não é o seu forte!

Rui Chapéu

“A verdade é que ninguém quer pagar dois bilhões num avião furtivo de capacidades questionáveis e operação quase impossível.”

Então pq a Rússia e a China estão produzindo caças Stealth???

Além da Turquia, do Japão, da Europa inteira….. Até o Irã com seu Qaher F-313 …

Seus argumentos não conferem com a realidade.

Hélio

Então me mostra qual desses projetos custa o que um F-22 custa. Oras, o seu argumento não está batendo, se fosse barato, todo mundo teria, não é falta de capacidade, é a relação custo x benefício. Investem nisso Hime porque hoje essa tecnologia foi bastante barateada. Ou será que você acha que esses países adquiriram essa capacidade ontem?

Paulo Costa

A é verdade nao pode ser contestada por isso ideologias …

Os americanos dominam a tecnologia stealth ha anos e ninguém pode negar isso, alias ele fabricam aviões furtivos extremamente poderosos.

A Russia esta nesse mesmo caminho de forma bem mais lenta por nao ter os recursos como os americanos.

E a china na minha opinião não tem domino dessa tecnologia e apenas tenta copiar os outros mas sem sucesso por nao terem competência.

Antoniokings

Há cerca de duas décadas, os sérvios, com parcos meios anti-aéreos, derrubaram um F-117.
Hodiernamente, os russos detectaram e enquadraram o F-22. E por mais de uma vez.
Os F-35, de custo altíssimo, operação complicada e eficiência qustionável tem tido poucas encomendas e alguns cancelamentos.
Isso são fatos. Não se pode negar.

Pedro

“Extremamente poderosos” mas qdo fez o tal ataque punitivo a Síria recentemente, usou Misseis de Cruzeiro lançados de navios e aviões longe do espaço aéreo Sírio. Pq não usaram os tao poderosos aviões a quais vc citou? Ninguem sabe, mas mostra que nem os EUA ou Israel acreditam tanto assim nessas capacidades furtivas. Alias, Israel já fez vários ataques na Síria, mas nos últimos anos a grande maioria também foi com misseis de cruzeiro, onde desde o abate de um F-16I por um já obsoleto SA-5, jato algum de Israel cruzou a fronteira Síria (interessante que a IAF ja anunciou… Read more »

PauloSollo

E o F-117 ainda é uma máquina totalmente capaz e verdadeiramente eficiente, ao contrário de alguns fake “istéfies” por aí. Esta aeronave representa uma longa cadeia de desenvolvimento que continua com o F-35, e tem gente que acredita que os chinos podem criar de repente, em menos de uma década, baseados em algumas informações que roubaram, uma aeronave Stealth verdadeiramente eficiente e capaz. Nem os russos que são incomparavelmente mais capazes e têm uma longa tradição em projetos aeronáuticos conseguiram superar as inúmeras dificuldades e soluções necessárias para se fazer um 5G de verdade. E antes que algum russófilo venha… Read more »

PauloSollo

E a portas foi redesenhada para não comprometer sua furtividade quando abertas.

PauloSollo

Foram redesenhadas

Willber Rodrigues

Operacional em 81, e só revelado ao público em 88.
Isso me lembra aquele Black Hawnk stealth que foi usado na operação pra matar Osama, e qu só sabemos dele porque ele sofreu uma pane.
Imagine o que as FA’s americanas tem nesse momento, e que não fazemos idéia de que exista…

Marcos10

Contam que na primeira guerra do Golfo soldados já operavam com roupas que os tornavm literalmente invisíveis.

Willber Rodrigues

Improvável, mas eu não duvidaria.
Aliás, eu não duvido em nada que já há um protótipo de aeronave de 6ª geração voando na ÁREA 51…

carcara_br

Deve ser uma ótima plataforma pra testar novas tecnologia. Principalmente por ser basicamente a junção de um monte de placas retas.

Mauro

O físico soviético Pyotr Ufimtsev é o verdadeiro pai do F-117, F-22 Raptor, F-35 e do B-2 Spirit. Todo o resto é bla bla bla.

Rafael M. F.

Sim, e ele somente pôde desenvolver seus conceitos nos Estados Unidos, porque sua União Soviética natal ignorou seus estudos…

Flanker

Exatamente! Foi um russo que desenvolveu os primeiros conceitos e estudos sobre o tema….mas seu país natal não considerou-os. E nos EUA ele conseguiu…e lá seus conceitos foram levados adiante. Agora, dizer que o conceito stealth é russo, no entender dos russófilos, é 9 mesmo que dizer que o conceito é do país Rússia…por esse pensamento,; podemos dizer que o conceito do avião é brasileiro. ..o que tb não é verdade. Santos Dumont concebeu e construiu o primeiro aparelho mais pesado que o ar, foi o primeiro a voá-lo com registro desse feito e colaborou de maneira fundamental para o… Read more »

Coutinho

Comentario perfeito. Mais claro que isso só desenhando.

Sossego01

Vi um documentário sobre o f-117 uma vez. Tiveram que acoplar uma antena emissora de sinal pq a torre não conseguia detectar a aeronave nos testes realizados. Um verdadeiro stealth.

Carlos Campos

em 81 e a rússia até agora não consegue fazer o SU57 operacional de verdade, (T14 tá hibernando) a china eu acredito que fez um caça stealth, porém o nível ninguém sabe, com motores russo ou copias do mesmo, pq ainda não fazem motor decente, é incrível como eles ainda voam, provavelmente aluns dos poucos que ainda voam, pelo visto o F22 vai seguir a mesma linha voando por muitas décadas ainda.

Antoniokings

Os sérvios já derrubaram um desses.
E olha que os equipamentos deles não eram lá essas coisas.
Imaginem contra russos ou chineses. Sem chances.
Ademais, o equipamento russo evoluiu muito e já conseguem detectar e ‘enquadrar’ até os mais modernos F-22.

Carlos Campos

a história da Servia já sabemos, quanto a enquadrar um F22 num espaço aérea em que ninguém atira em ninguém é facil Xings. quanto a derrubar um caça todo caça pode ser derrubado quanto a taxa de abate aí é outra história, e nessa história os caças russos não tem uma boa história.

Antoniokings

Valeu Houdini!
Pratique bastante contorcionismo para tentar explicar isso.

Edimur

Eita os fanboy piram kkkk

William

E eu achando que esse aparelho ja estava pra lá de aposentado…

RENATO SANTOS ARAUJO

Kkkkkk,stealth a sérvia e os buk mandam lembranças

Gorgoroth

Ao lado do B2, minha aeronave favorita.

Ten Murphy

Existe ou é possivel fazer alguma aeronave propulsada por eletromagnetismo? Usando a força dos pólos magnéticos do imã, e assim fazendo ela se locomover silenciosa e rapidamente? Já pesquisei de todo jeito e não achei nada nesse sentido. Obrigado a quem puder ajudar.

Victor

Ten Murphy. É possível. Só que precisaria de um campo magnético muitíssimo forte e pra isso seria preciso de a quantidade muitíssimo grande se energia. Vc já alguma coisa flutuando por causa de campo magnético? Se sim, foi um imã bem pequeno, não foi? Ele tem um campo q interage com alguma plataforma ou outro imã aí a força se iguala a forca peso e então ele flutua. A ideia q vc falou é fazer a mesma coisa só com um veículo q interaja com campo magnético da terra. Isso já é usado. Satélites se orientam através de aparelhos assim.… Read more »

Bosco

Vitor,
A ideia de se utilizar MHD em propulsão de aeronaves não leva em conta a “levitação magnética” mas sim a capacidade do magnetismo mover fluídos eletricamente carregados.
A água do mar por ser eletricamente carregada é relativamente fácil de ser utilizada como fluído propulsor, tanto fazendo a água passar por um “tubo” quanto usando o próprio casco para direcionar o “jato” eletricamente orientado.
Na atmosfera tem um probleminha. Ela não é ionizada (a troposfera) e antes de ser utilizada como fluído tem que ser artificialmente ionizada para poder ser “acelerada” e aproveitada na propulsão.

Bosco

Ten,
Procure por “magnetohydrodynamic drive” e por “Wingless Electromagnetic Air Vehicle”. No Wiki tem e há referências em outros sites.

Bosco

Só de curiosidade, falavam que o B-2 tinha incorporado ao sistema de propulsão convencional um sistema de propulsão magnetohidrodinâmico. Isso nunca se comprovou ser real. https://www.viewzone.com/event66.B2b.gif

Hélio

Na verdade isso não existe, esse negócio de motor magnético de emergia infinita é fake. O EM-drive, que era uma promessa nesse capo, foi refutado recentemente.

Bosco

Ten Murphy Não liga não. O Hélio é assim mesmo. Ninguém aqui falou de EM-drive e muito menos de “energia infinita”. Estamos falando aqui de sistemas propulsivos que usam a eletricidade e o magnetismo para fazer um veículo se deslocar e inclusive os soviéticos/russos são grandes pesquisadores nessa área. Há inúmeros conceitos viáveis da utilização do magnetismo para propulsão, inclusive existem trens magnéticos e navios experimentais já foram feitos exatamente assim. Hoje, há canhões magnéticos sendo testados (railgun). Há também conceitos relativos a aeronaves que um dia podem vir à luz, talvez, inicialmente, em pequenos drones, mas que podem evoluir… Read more »

Ten Afonso

Bosco, você é de grande valia para este portal. Obrigado por compartilhar tanto conhecimento, sempre com didática e cordialidade.

Aproveito para agradecer pela explicação sobre alvos móveis, muito bem observado.

Forte abraço!

Theo Gatos

Há sempre aquelas teorias com pouco embasamento probatório, mas que eu gosto de ler pois a linha entre verdade e mito é sempre muito tênue, sobre os veículos desenvolvidos pelo Nicola Tesla usando (salvo engano) a vibração da água (se não me falha a memória claro…), só não me lembro se isso foi no âmbito do projeto Philadelphia (outra teoria “conspiratória”) ou não, mas acho que não…

Acho que seria uma fronteira interessante de ultrapassarmos essa! Mesmo que para nós hoje pareça impossível ou ficção…

Sds

Ten Murphy

Obrigado, pessoal. Vou continuar pesquisando. Na vdd achei até mais do que esperava. Inicialmente pensara em algo a partir daqueles imãs de ferro-velho. Mas quando pensava que o imã estava acoplado em um guindaste fixado no solo, imaginei que, fixado na nave, quando ligasse e ele puxasse o lado oposto da nave para si, favorecendo a propulsão, por estar acoplado em algo não fixo (a nave ao invés do solo), isso impossibilitaria a locomoção. Confuso, mas a ideia começou assim. E sem maiores conhecimentos de física ou tecnologia militar, a coisa só me confunde ainda mais. Vou aproveitar as dicas… Read more »

filipe

Esse caça já foi abatido pela Servia em 1999,os EUA aposentaram ele em 2008, se calhar ele agora serve de plataformas de teste…

Andre

Se for verdade, então os EUA usaram o f117 e eles não foram detetados. Mas tem gente que acha que a característica stealth não serve pra nada, que detectar f22 e f35 é moleza…

Chris

Provavelmente ha muitos stealth voando por ai…

Nao iriam deixar de aproveitar suas capacidades.

Ivanstop

Tem gente que até hoje, não acredita na queda do F-117 no Kosovo em 99, dizem que é notícia forjada do imprensa Russa.

cwb

É o vetor que vai operar quando esgotarem as opções americanas em relação a venezuela…(só um exercício de futurologia…)

Diego

Isso só mostra o quão defasado se encontra o outro lado (China e Rússia).
Sobre o incidente em Kosovo, trata-se muito mais de estupidez de quem planejava os ataques no mesmo curso diário, do que deficiência da aeronave.
E é incrível como um avião que completou centenas de missões sem ser detectado com um único abate vida motivo de “fracasso” nas mãos dos “especialistas”.
Bom mesmo é fazer como os russos. Investir em propaganda da família Flanker sem colocá-lo na linha de frente.

Daglian

O F-117 é uma das aeronaves mais fantásticas já criadas. Dada a sua efetividade em combate e o seu pioneirismo, sempre pensei que sua aposentadoria pela USAF foi prematura e estranha.

Mesmo assim, não imaginei que essas aeronaves estivessem secretamente ativas. Uma notícia no mínimo interessante para qualquer um que acompanhe o tema.

Andre

Que diferença esse fato faz pra nós brasileiros ??

Bosco

Para 99 % da população que só pensa em cachaça, futebol e carnaval não faz a mínima diferença. Agora, para entusiastas da tecnologia militar como eu, essa informação é muito interessante.

Ney Carlos Giordani Costa

Acho que seria necessário, caso o maduro venha a cometer alguma ignorância pois o é, os EUA deveriam enviar estas belezas para ajudar a defender a nossa nação deste que é um salafrário, cretino e insolente idiota que o mundo atual já conheceu. Ou seja, já chegar atacando por trás e de surpresa, acabando com a estabilidade e o poderio ofensivo deste calhorda !

Paulo Costa

Com certeza essa queda do F-1117 na servia em 1999 é incontestável, foi muito divulgada mas no mancha em nada as capacidades stealth dessa aeronave ou suas missões bem sucedidas.

Joli le Chat

Alguma chance de os pilotos destas aeronaves estarem nos EUA durante as missões no Oriente Médio?

Alex Nogueira

Bem que poderia ter uma matéria sobre o TR-3A e TR-3B.

ISMAEL AZAMBUJA ROCHA

A Guerra por si só já um absurdo de se aceitar e muito mais querer entender. As guerras não são “políticas” são ações desenvolvidas para freiar outras ações. É o último recurso de um País. Quando se fala em combate, qualquer tipo, sempre se pensa no uso do Homem, em qualquer ponta. É bom discutir o tipo de armamento, capacidades e neutralizacoes. Se, e se, houver guerra sempre será de curta duração e com o uso de pouca tecnologia da disponível atualmente. Qualquer das potências que atacar também será destruída. Nesse sentido é por isso que se temem e evitam… Read more »

Flávio Henrique
Carlos Alberto Soares

Bosco

Quem tem…..tem….

Quem não tem escolhe as sputinices,

Não jogue xadrez com pombos.

Paddy Mayne

“Não jogue xadrez com pombos”. Excelente frase, muito aplicável particularmente em MAVs, que não estão aqui para aprender, apenas para provocar.

rodrigo

Mas na verdade, realmente foram os russos os primeiros a criar uma aeronave invisivel, antes da Segunda Guerra, construiram um aviao feito de materia transparente.

Diego

Um F117 abatido e tanta falação, que vergonha.

fabio

Comemorar o abatimento de um único F117 de tantos que voaram sobre a servia, é o mesmo que comemorar o gol do Brasil no 7×1 da Alemanha.

Bosco

comentário preso.

Paddy Mayne

Excelente. Os que vivem no fracasso se apegam a essas pequenas vitórias, alguns inclusive postando a mesma informação varias vezes, em claro sinal de desespero.

Ricardo Bigliazzi

Daqui a pouco vão começar a falar do Werner Von Brawn.

Segue o jogo #osceusdasiriasaodetodosnos.

Se fosse Russo pedia licença e ia embora da Síria.

Bosco

Diego e Fabio, E a prova maior que o F-117 abatido o foi por uma conjunção de fatores dificilmente repetíveis é que havia abundante quantidade de sistemas SA-3 no Iraque, tanto em 1991 quanto em 2003, e nenhum caça F-117 foi adquirido e abatido por esses sistemas. O ataque inicial a Bagdá em 91 perpetrado por mísseis Tomahawk e F-117 mostrava que a artilharia AA até sabia que “algo” estava voando sobre a cidade mas não conseguia adquiri-los com seus sistemas de controle de tiro. E Bagdá tinha farta quantidade de sistemas SA-3, semelhantes aos utilizados na Iugoslávia. Igualmente quando… Read more »

Sidney

Coronel Nery, Sérgio Santana, Bosco e Ricardo N Barbosa citando os 4 nomes de quem mais busco os comentários, e me perdoem não lembrar de outros que também tem conhecimento e escrevem de forma imparcial, objetiva e racional. A vocês fans boys russófilos saiam da preguiça mental, saiam do mundo do auto engano e da ilusão, estudem ou aprendam com quem estuda e tem mais experiência, o conhecimento e a verdade são sempre a nosso favor, insistir no contrário levará sempre a tragédia, isso vale na vida pessoal e na história. Nem todos conseguiram se soltar, alguns ficarão repetindo mentiras,… Read more »

Rene Dos Reis

Noticia surpreendente , foi um divisor de águas carrega essa mancha no currículo ,eita aeronave feia viu.

100nick-Elã

Entendam de uma vez por todas: o problema não é o fato do F-117 ter sido abatido na Síria, isso acontece. O problema é que o desempenho do F-117 foi inferior ao do F-16. Entenderam ou preciso desenhar? por exemplo, um porta-aviões, em uma guerra simétrica, tem que matar pelo menos mais de 6.000 militares (não civis) e destruir equipamentos do inimigo do mesmo valor que ele custa, isso para “empatar”. Se não fizer isso, se for afundado por um único ou uma saraivada, que seja, de míssel Tsirkon, antes de causar danos, aí a coisa fica preta para o… Read more »