Um pequeno vídeo acima que circula na Internet mostra um Su-27 Flanker da Força Aérea Russa acossando agressivamente um F-15C Eagle da Força Aérea dos EUA. Não está claro onde e quando o vídeo foi feito, mas provavelmente foi na região do Báltico, quando os F-15C da Força Aérea dos EUA estavam apoiando a missão BAP da OTAN (Baltic Air Policing).

A última vez que a Força Aérea dos EUA apoiou o BAP foi durante a rotação do 45º BAP entre agosto e dezembro de 2017.

Caças Su-27 Flankers voam no espaço aéreo internacional partindo da Rússia continental para Kaliningrado e voltando, muitas vezes escoltando outras aeronaves (incluindo Tu-22, Tu-134 e An-72). Eles são freqüentemente interceptados por caças da OTAN no QRA (Quick Reaction Alert).

As aeronaves russas operam sem plano de voo e com transponders desligados e normalmente não mantêm contato de rádio com as agências de controle de tráfego aéreo local e, por essa razão, são identificadas e escoltadas por aeronaves da OTAN baseadas na Lituânia e na Estônia.

Subscribe
Notify of
guest

172 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MFB

O de sempre desde o início e “fim” da guerra fria. O eterno joguinho. A diferença é que os americanos não costumam divulgar os vídeos em que se comportam mal também kkk Querem ficar bem na foto.

Paulo Costa

Com certeza era o Tom cruise pilotando nas filmagens do novo Top gun ..

Vídeo Ficou bacana, musiquinha boa mas ficou muito curto

Eu prefiro esse original

https://www.youtube.com/watch?v=kUsFWO08CO0&ab_channel=cesar&ab_channel=cesar

bons tempos …

MFB

haha é verdade

BILL27

Se eles tivessem tal comportamento ,provavelmente a Russia tbm divulgaria

igortepe

Muita Vodka ou muita Cocaína?

Rui chapéu

Agora entendi quando falam que os russos são agressivos nas interceptações.

BILL27

Eles fazem isso tbm com os navios …VC ja deve ter visto como é a maneira que eles dão um chega pra la nos outros ,eles emparelham com o navio e abalroam sem dó …Se o F-15 ficasse em linha reta o piloto russo se chocaria com ele .Os Russos parecem ter um parafuso a menos

Rod Franklin

Um parafuso a menos? Acho que se tiver um parafuso só segurando a coisa toda já tá ótimo!!

igortepe

Muita Vodka ou muita Cocaína?

Nilton L Junior

Depende do que você entende, se você for piloto de caça da Russia ou USA ou só de consumo.

Valgo

Bota os Yankees prá correr,eles se acham!

igortepe

Muita Vodka ou muita Cocaína?

francisco

Vamos dar a Cesar o que é de Cesar. Eles são muito corajosos.

Alessandro

Eu sabia que russos eram doidos, mas não sabia que eram tão irresponsáveis assim, já imaginou se o piloto do F-15 apenas mantém a posição ? Os dois caças estariam no chão e vidas perdidas por uma manobra IDIOTA.

Brunow basillio

Isso por que VC não viu o SH na telinha do Su 35 , segundo mídias sociais Russas ouve um encontro entre Su 35 x SH e F 15 japoneses, a coisa esquentou …

JPC3

Segundo as mídias sociais russas?

Maicon

No Sputinik por exemplo não tem nada a esse respeito, seria o primeiro lugar onde iriam veicular essa “noticia” (rumor)…

Maicon

Eu acesso o vk.com mas não vi nada sobre isso nessa rede social… conte-nos mais a respeito desse interessante caso.

Clésio Luiz

Se o piloto do F-15 olha-se para o painel do próprio caça para ver qualquer informação (como combustível restante), não teria visto a aproximação e teriam colidido.

De todos os vídeos que eu vi sobre esses encontros, esse foi de longe o mais irresponsável. Se o comandante da unidade dele tivesse vergonha na cara, já teria mandado ele para a corte marcial.

Depois disso, nem voar um cargueiro cheio de banana pra Hong Kong ele teria direito.

nonato

Talvez o comandante goste desse tipo de coisa.

BILL27

Com o Su27 preenchendo todos os espelhos do cockpit , o piloto do F-15 não deve ter nem piscado .

francisco

O piloto do F-15 deve ter chegado todo cagado.

Roman

Have you ever thought that it is ”irresponsible” to intercept a governmental plane even in neutral air area? Can you imagie russian plane to come close and try to intercept in the same way an american governmental aircraft? I am pretty sure, escort jets will destroy it in a second with no priore notice. There are generally accepted instrucions how to protect governmental planes. So I don’t see anything uncommon in the action of the russian pilot. Or you think he should kindly ask NATO jet to leave? 🙂

Alex

Well said Roman, the fact is we don’t know the whole story or the context in which this intercept occurred, or even who was filming or what airplane was being intercepted by the F-15. These fanboys love to jump to conclusions.

igortepe

Muita Vodka ou muita Cocaína?

Samuka

Concordo, foi uma baita irresponsabilidade, o que custava usar o rádio? ai aumenta as tenções, tomam sanções na cabeça e depois e não sabem e reclamam

Alessandro

A camuflagem russa é EXCELENTE!! o caça só distanciou alguns metros do avião que filmava e “tomou doril”… enquanto o F-15 dava pra ver muito bem, vê se aprende FAB

Paulo

piloto de caça tem reflexo,

Rui chapéu

E vou falar outra coisa, que até o Trump falou esses dias: a Europa que se vire com a Rússia sozinha.
Se eles não querem gastar com a defesa deles que se virem.
Esse F-15 deveria estar em outro lugar.

Dodo

Exato Rui! Se eles não tem condições de segurar o tranco então admitam logo e mantenham boas relações com a Rússia, se tem condições então está na hora de pagarem por essa conta, já deu de fazer os pagadores de impostos americanos bancando patrulha aérea desses países do baltico que a galera nem saber achar no mapa sabe

francisco

Os USA estão na Europa não para defendê-la dos russos, mas para dividir o continente. para tanto nomearam a Russia como o grande vilão.

Peter nine nine

Dodo a Europa em si até tenta ter boas relações com a Rússia, se ah país que não fica satisfeito com isso são os EUA, daí a sua presença na Europa. O Báltico é facilmente encontrado no mapa pela maioria dos europeus e a intervenção e segurança da região sempre foi extremamente patrocinada pelos EUA junto dos aliados. Por mim, os americanos que saiam, a Europa simplesmente muda de ladoahkdbaj, quer dizer, estratégia (tou a brincar ^^). Seja como for, não me acredito nem por um segundo que exista uma ameaça de segurança a Europa vinda da Rússia, pelo menos… Read more »

francisco

Historicamente os países imperialistas europeus sempre foram a França,
Inglaterra e por último a Alemanha. Esse três paises são de longe os que mais prejudicaram os outros em termos de guerras e invasões.
A Russia sempre ficou na dela, enquanto a França e Inglaterra são responsáveis por invasões e depredações nos continentes Africano, Asiático e Americano. Quem quiser comprovar, basta estudar um pouco e história.

JPC3

Sim verdade, a Rússia, nunca patrocinou guerras, invasões, torturas, fome, morte de civis, destruição, assassinatos e outros diversos crimes….

E ainda manda os outros estudarem…….

Paulo Siqueira

Então leia mais sobre a Rússia imperialista com os czares Ivan,Pedro e Catarina que promoveram a expansão do império através de conquistas.Russia comunista fazendo acordo com a Alemanha nazista para dividirem a Polônia,invadindo o Afeganistão e anexando repúblicas bálticas ,invadindo Hungria e a antiga república da tchecoslovaquia.Russia moderna invadindo Ucrânia ,fincando bandeiras no ártico,expandindo e ameaçando países vizinhos.Nao sei qual foi a sua fonte, mas essa de dizer que a Rússia sempre foi um país pacífico não tem o menor sentido!

Maicon

Recomendo que você leia sobre conflitos mais recentes como a a Guerra Soviético-japonesa (1932 a 1939), Guerra Sino-soviética (1969), Guerra do Afeganistão (1979 a 1989), Guerra da Chechênia I (1994 a 1996), Guerra da ChechÊnia II (1999 a 2000), Guerra do Daguestão (1999), Anexação da Criméia (2014), Ocupação do Donbass (2014 até o presente)… esses os que eu puxei da memória, mas devem ter mais.

Não tem nenhum país santo nessa igreja euro-russa não!

Oplita

Todas guerras de fronteiras… Esqueceu a principal: contra a Alemanha!

Rogerio

Francisco precisa se atualizar, pare com sua leitura seletiva

Peter nine nine

Rui, os americanos sempre foram os primeiros a patrocinar o sentimento anti russo, não venha agora dizer que a culpa é dos europeus e eles que se danem.

Andrigo

Imagino a vontade do piloto do F-15 de “sentar o dedo”….

Tomcat4.0

Ta ligado que isso vale pros dois lados né?!rs

Paulo

Tomcat4.0, é isso aí. Simples.

Andrigo

Com certeza os 2 estão “se querendo” ali, mas quem chuta o balde é o russo.

Fabio Jeffer

Andrigo
Os pilotos russos dessa parte da Rússia são muito agressivos e muito bem treinados. Eles com certeza não chutariam o balde

Andrigo

Será que faz parte do treinamento o abalroamento de inimigos? Me parece irresponsável atirar a própria aeronave em direção a outra, sem ter a menor noção de qual reação o outro piloto vai ter.

BILL27

Na marinha faz parte do treinamento abalroar sim , no caso da força aerea ,só precisa avisar os pilotos que se chocarem com o outro ,os dois irão para o chão

Pedro nine-nine

Agora já se sabe

Max Machado

Quem estava nas 6hs?

Gilmar

Quem estava nas 3 horas para merecer uma proteção tão agressiva?

carcara_br

Neste caso quem tem o parafuso a menos são os americanos..

Pedro nine-nine

Exacto ^^

Maicon

Nesse caso retiro tudo que disse/pensei contra o piloto russo, estava apenas mostrando serviços ao patrão, errado foi o Eagle de se aventurar tão perto da aeronave de transporte militar…

GripenBR

A camuflagem visual do Flanker funciona muito bem tornando-o bastante discreto aos ? a distância.

Rui chapéu

Eu nunca entendi essa camuflagem cinza sem sal dos americanos.
Os russos apavoram nas camuflagens, antigamente os franceses TB usavam esses tons de azul, inclusive nos que vieram pra FAB. Aquela camuflagem era bonita TB.
Pena que a FAB tem uma camuflagem horrível.

Dodo

Rui, isso faz parte da estratégia militar da Rússia que vem desde a época da 2 guerra, chamado “maskvrovsk”, em que se dá mta atenção a camuflagem

ScudB

Amigo Dodo (corrigindo e completando)!
A palavra russa “maskirovka” é a tradução da palavra “camuflagem” em francês. Literalmente…Como doutrina (e primeiro uso tático) entrou antes da SGM na batalha Khalkhin Gol.
Um grande abraço!

Denis

Algum de vocês sabe quem é o “artista” que escolhe as camuflagens da FAB? Putz.

Chevalier

A camuflagem da FAB é a segunda mais horrível do planeta, só perde para aqueles Flankers de Angola verde e amarelo cheguei.

Rodrigo M

Realmente, depois que os dois se afastam um pouco, o Flanker some em meio ao horizonte enquanto o F-15 permanece visível como uma mancha no céu.

Samuka

Pra mim essa camuflagem num servia de nada, agora vejo de forma diferente, num céu azul é difícil ver srsrs
https://www.youtube.com/watch?v=GICfpOyD7wA

Tomcat4.0

Briga de au au grande,literalmente grande, mas grande mesmo, vcs estão me entendendo que são graaaaaandes???rs

Paulo

Gigantes.

Denis

Nunca tinha visto os dois juntos. Achava que o Su-27 era mais ou menos do mesmo tamanho do F-15. Êita, bichão!

Antoniokings

Sukhois e a eterna mania de colocar aviões americanos na alça de mira.

Antoniokings

Esse é, literalmente, o conhecido ‘chega-pra-lá’.

MFB

Só por curiosidade, minha memória anda falhando, mas em situações de combate, qual é o histórico das aeronaves de origem russa contra as de origens americana?

PauloSollo

Enquanto é só ameaça inofensiva. Só que no mundo real Sukhois e Migs sempre foram alvos de tiro ao pato em todos os conflitos em que caças russos e norte americanos se confrontaram. Os números não mentem Xings!

Hélio

Foram? Quantos SU27 foram abatidos em combate ar-ar?
Fora isso, você usa como parâmetro o trio f14/f5/f16. Fora isso, os números não mentem mesmo, vide a guerra do Vietnã.

Rustam

Seriously? Tell me how many aircraft of the Su-27 family were shot down in the world? Yes, go to school and do your homework)

MFB

Dont be so rude. I did not specifically talk about the SU-27 family, but since almost everything here is based on beliefs and dreams, i asked for some data on the actual combat history between Russian and American aircraft. I just asked for data from real situations, i do not usually rely only on government statements and 3D presentations.

Carlos Campos

só fazem colocar na mira pq derrubar que é bom né?

AndréRN

No seu “Fantástico mundo de Bob”….

Leo Neves

Interessante é como a pintura do Su-27 de camufla bem no céu azul. Nesse quesito é bem melhor que a pintura do F-15.

Olavio

Queria ver ele fazer isso com um F22 kkk

Antoniokings

Já fizeram parecido, mas foi com um Su-35.

Paulo
Antoniokings

Já colocou o F-22 na mira e até mais de uma vez.
E como desgraça pouca é bobagem, a Alemanha desistiu de considerar o F-35 em suas opções de compra.
É! Tá complicado.

JPC3

O que a Alemanha e o F-35 tem a ver?

É muita falta do que falar. Compare as vendas do F-35 com as dos Sukhois, e, pior ainda, dos Migs que nem Rússia quer comprar.

Que obsessão pelo F-35 e pelos Estados Unidos….

Antoniokings

Os dois, F-22 e F-35, deveriam ser ‘estélfi’.
O F-22 não é mais fabricado e o F-35 está ‘micando’.
Só isso.

JPC3

Não sei como alguém tem tanto tempo livre para escrever bobagens.

Muita falta do que fazer.

Flanker

Ultimamente? Não, Nei…..ele sempre fez isso, não só ultimamente!

MFB

Eles nem sabiam que o F-22 estava lá até ele fazer umas graças e se mostrar aos aviões russos. Menos, bem menos.

Washington Menezes

Não dá porque o F22 esta no hangar passando maquiagem no corpo, pra poder se esconder melhor.

Rene Dos Reis

deu a impressão que o F15 ficou no jeito pra tomar uma saraivada.

Luiz Henrique

Nunca vi um avião russo acossando um B-2 Spirit, deve ter um “turistando” o espaço aéreo russo neste momento.

Rene Dos Reis

Nem vai ver acha que os americanos vão da um mole destes.

Rui chapéu

Nunca.
Um bombardeiro americano voando na Rússia é declaração de guerra e troca de ICBMs na hora.

Rene Dos Reis

Digamos que de alguma forma os Russos consigam interceptar um b2 no meio do pacifico vindo do continente rumo a Guan pra fazer um videozinho pra tirar onda , a confusão iria ser igual ou maior do que essa ai do vídeo.

Mario SEAE

Amigão, ficou maluco. B2 voando sobre a Rússia???
Acorda.

Fabio Araujo

Brincadeira perigosa! Um erro e um leve toque e já se foram dois caças!

Maurício.

Fabio, são dois pilotos de caça, altamente treinados, o ego desses pilotos está em 100%, um quer ser melhor que o outro, provavelmente o piloto do F-15 quis testar o nível de “doideira” do piloto do Su-27, ele testou mas estava bem atento, bastou o Su-27 manobrar que o piloto do F-15 manobrou junto, na verdade acho que os dois pilotos saíram felizes desse encontro, eles são pilotos, a adrenalina está no sangue deles.
É uma brincadeira perigosa? É, mas eles adoram isso !

Gilmar

São sim profissionais bem treinados, mas o Americano demais da presa e o piloto Russo achou que ja era hora de agir.

Gilmar

…o Americano se aproximou demais da presa…

Gilmar

Penso que não foi uma brincadeira meu amigo.
Foi um safanão em um intruso que se aproximou demais de um alvo que estava sob proteção do Su-27.
Se o F-15 tivesse se mantido à distancia provavelmente esse empurrão não teria acontecido.

Rene Dos Reis

perfeito Gilmar penso o mesmo, ou talvez o grandão estava sem escolta e pediu apoio e o S-27 veio em socorro , chegando em grande velocidade e ja dando o chega pra la..

Maurício.

Gilmar, concordo com você, e conforme o relato do teropode, o F-15 foi avisado algumas vezes mas ignorou os avisos, obrigando o Su-27 agir dessa forma agressiva. Mas convenhamos, esses pilotos treinam a vida toda, são a elite da força aérea de seu país, e o máximo que fazem na vida real é jogar bomba em terrorista em algum país do OM, piloto de caça tem a necessidade de colocar outro caça pra correr, pelo menos uma vez na vida, pode ser num simples exercício, pode ser nesses encontros sobre o Báltico, ou nos céus da Síria, aquele piloto de… Read more »

Carlos Alberto Soares

Tom & Jerry, normal.

O Cy 27 é lindo, independentemente da sua origem.

Nilton L Junior

Nem vou comentar … só ler kkkkkk já comprei a Belco, salame e o torresmo kkkk ai ai ai a goiabeira vai partir.

Sidney

Sabe o que esse vídeo significa? Nada! Ou, apenas mais uma vez imprudência dos Russos e exibição juvenil. De valor militar não tem nada!

Wagner

O significado é claro : americanos, cuidado, não se aproximem demais. mas se você não teve capacidade de compreender isso…

Rene Dos Reis

Fala serio Sidney , e o chega pra la? aparentemente tudo foi filmado de uma aeronave maior da Russia , tipo sai fora rapa!

Rene Dos Reis

vai saber quem ou oque estava sendo transportado por ela.

Felipe

O ministro da defesa Russo estava sendo escoltado por esse Su-27 e o F-15 se aproximou e ignorou avisos. Tomou um susto merecido.

Rene Dos Reis

ta explicado.

Sidney

O F-15C voava reto e nivelado em patrulha em espaço aéreo livre e internacional provavelmente. Te pergunto, se o piloto americano não fizesse nada e houvesse um choque no ar, a culpa seria de quem? E insisto, isso tem algum valor militar, jogar uma aeronave sobre a outra? Como já se disse muito antigamente, para derrubar uma aeronave há meios menos complicados do se jogar contra ela. Essas manobras são pura infantilidade, me admira aqui neste espaço pessoas acharem graça ou que tem algum valor. Quem já teve algum contato com aviação militar ou civil real sabe que são apenas… Read more »

Lyw

Além da loucura da manobra já tratada por muitos, achei interessante o quanto a camuflagem desse SU-27 é eficiente visualmente. Quanto mais ele se distancia menos percepitível sua silhueta fica, diferente do F-15.

jack

Verdade Lyw, eu ira fazer o mesmo comentário, é nítida a diferença entre os dois padrões de cores.

Alfredo RCS

Acredito que o su tambem “paralisou” o caça americano…

Daniel Silva

Quem será que filmou?

Gilmar

Eis a questão.
Quem filmou??
Qual o valor do alvo de onde se filmou o ocorrido??

Rustam

Removed from the Tu-214 aircraft by the President of the airline Russia – transportation of the highest officials of the state

Arariboia

Provavelmente um Su-27SM/SM3…
Sobre o SM3 se fala a muito tempo que eles são equipados com o radar do Su-35S.

Sao 26 SM3 no distrito militar ocidental.

Mauro Cambuquira

Esse vídeo que você menciona é fantástico. Milhões de visualizações e comentários. Mas não foi uma interceptação. Foi um trabalho em conjunto.
Segue link: https://youtu.be/MT2zpgjD_pQ

BILL27

F-16 sumiu quando o C-295 ou C-27 mais precisou dele

Gilmar

Irresponsabilidade??
Dois profissionais muito bem treinados.
Um intruso que se aproxima demais de um alvo de grande valor.
Será que foi mesmo irresponsabilidade???

Humberto

Sim, foi irresponsabilidade.
O piloto Russo pode ser muito bem treinado, mas este não vai voar por um bom tempo, vai pegar um temporada em terra.

Gilmar

Admiro suas fontes no alto comando Russo. Pode ser que elas estejam te enganando.
Você ja pensou na possibilidade de este piloto ter sido condecorado por bravura ao invés de ser punido??

Gilmar

Para tomar uma atitude tão extrema como fez o Russo, quem pode garantir que ele já não tivesse executado a ação que você sugeriu.
Afinal, piloto militar Russo é meio louco rsrs

Gilmar

Você está sugerindo que um Su-27 derrube um F-15 americano??
Interessante.
Com toda a sensatez e conhecimento que você demonstra ter. Será que esta possibilidade de comessar uma guerra com os Americanos não seria a verdadeira irresponsabilidade.

Gilmar

E com todo seu conhecimento, você realmente acha que funciona exatamente assim entre Russos e Americanos? Você acha que um assusta o outro apenas cumprindo procedimentos legais que funcionam muito bem para assustar transportadores de drogas? Quantas vezes tivemos noticias de caças Russos pentelhando aeronaves transportando ministros ou outras grandes autoridades Americanas? Como você acha que se comportariam as escoltas Americanas em situações parecidas? Se não querem ser alvos de manobras loucas e irresponsáveis, então que se mantenham a distancias seguras dos transportadores Russos quando estes estiverem levando grandes autoridades. Penso que Americanos e Europeus usam estes voos para tentarem… Read more »

Carlos Campos

Irresponsabilidade do piloto russo, um equipamento caro, a Rússia tendo dificuldades de comprar o SU57 e ele querendo derrubar um SU 27, devia ter ligado o radar que o F15 ia ficar experto e sair de perto. o piloto do F15 também, não devia chegar tão perto, devia me manter mais longe.

Rustam

This is called protection! You were told to move away from the plane of the Russian government – you thought that you were great and you could do anything! It turned out that you are not great)))

Kommander

Mimimi, esse fórum tá cheio de americanófilo chato. Mas que f*d* o vídeo e a manobra, parece até cena de film, tipo o Top Gun. Haha

Diego

Que cena linda, me arrepiei, 2 máquinas de guerra manobrando perto. Aonde chegamos em nível tecnológico. Aah a humanidade.. Se ficassem bem com as diferenças e usasse todo esse poderio pra conquistar o espaço, ou ascender um novo modelo mundial que presace a construção em vez da destruição… Talvez um dia daqui milênios, quando todos os países forem democráticos e cada população do país mandar e vigiar nos seus governantes, poderemos eliminar a desconfiança de um país com o outro e gastar dinheiro com coisas mais importantes, que alavanquem a raça humana e a preserve da extinção.

Bispo

Quando tal utopia se materializar(homo homini lupus)…. sites como esse perdem a razão de existir…vamos todos trocar receitas nos foruns da paztecnologica …rsrsrs

Edison Castro Durval

Quem sabe que quando isso ocorrer possamos então empreender missões no espaço para encontrar novos mundos e novas civilizações indo audaciosamente aonde nenhum homem jamais esteve.

Hawk

Sem querer ser desmancha prazeres, mas é real esse vídeo?
Pois parece coisa de simulador ou animação.
No You Tube não tem informações, além do mais, uma coisa dessas não iria sair em mais sites também? Alguém achou mais informações?

Rustam

True, this is filmed at the film studio))) go to sleep

Gilmar

Kkkkk é de dar sono mesmo.

Antunes 1980

Se este vídeo fake engana até os “especialistas “ da trilogia, fico imaginando o quanto eles realmente conhecem de defesa e tecnologia.

Antunes 1980

Me parece uma montagem ao melhor estilo Hollywood.
Quem concorda dá um like !

João

O piloto do F15 deve ter dado uma borrada monstro na cueca.

Dodo

Kalinigrado é um exemplo perfeito de uma “colonia” moderna

Thales

Americanalhados piram com os caças e pilotos russos kkk

Jefferson Ferreira

Profissionalismo 0, atitude de moleque que acabou de tirar cnh e fica fazendo graça!

edcarlosprudente

Louvada seja a vodka, amem! Acredito que os Russos foram interceptados e resolveram dar um chega pra lá!

Saudações!

Mauro Oliveira

Coisa corriqueira. Ao contrário do que os soldadinhos de Call of Duty pensam, os pilotos não querem atirar um no outro. É um jogo, quem atirar primeiro perde. Na época da guerra fria, quando os russos inventaram uma manobra que foi copiada pelos chineses. Você coloca o seu caça na frente da aeronave interceptada e um pouco abaixo dela. Deixa aproximar bastante e de uma vez Atocha a manete pra frente e aciona pós combustão. O jato dos motores do caça faz o avião interceptado perder sustentação e cai como uma jaca. Pronto, avião derrubado sem atirar nele. Foi assim… Read more »

Chevalier

Essa camuflagem azul e branca russa parece muito mais efetiva do que aquele cinza!

Felipe

O que um F-15 americano estaria fazendo no Mar Báltico? Não é provocação?
Imagina uma Su-27 russo em águas “internacionais” no Golfo do México o bafafá que iria causar…

JPC3

Mar báltico não pertence a Rússia e os Sukhoi frequentemente voam até o Alasca.

Se não invadiu espaço aéreo russo então não é provocação.

Quatzy

Penso da mesma maneira. Porém, se o império pensa que o mundo pertence eles.

Flanker

Você leu o texto da matéria? Lá tá escrito o que o F-15 estava fazendo lá.

Caique Luã

O povo só observa como os Russos são imprudentes… Mas se fosse ao contrario? Se os russos se aproximassem demais de um avião de alto valor dos EUA(escoltado como é o caso), vocês acham que os americanos só iriam ficar olhando? Foi meio irresponsável? Foi! Porém, mais doido que isso seria se o Su-27 travasse o radar no F-15.

Flanker

“As aeronaves russas operam sem plano de voo e com transponders desligados e normalmente não mantêm contato de rádio com as agências de controle de tráfego aéreo local e, por essa razão, são identificadas e escoltadas por aeronaves da OTAN baseadas na Lituânia e na Estônia”

Leram o texto? Sem plano de voo, com transponders desligados e sem manter contato rádio com o controle de tráfego aéreo! E ainda assim vocês acham que não devem ser interceptados?

Caique Luã

Eu entendi muito bem o que se passou (que perigo esses tipos de voos podem representar para aeronaves civis), mas, “Caças Su-27 Flankers voam no espaço aéreo internacional”, então, eu entendo que as aeronaves que estavam voando devem esta subjugadas aos comando do seu país. E pelo o pouco que eu entendo de leis internacionais, não há nada de errado no que os Russos estavam fazendo (o fato de está voando sem se comunicar com os outros países mesmo em área intencional). Obs: Se eu estiver errado alguém me corrija. Obs2: Eu sou só um entusiasta militar, estou comentando sobre… Read more »

Pedro

Eles não parecem estar tão perto assim não. Notem que qdo o Su-27 surge, ele esta uns 50% a 70% maior que o F-15, sendo que são aviões de dimensões semelhantes. Isso se faz pelo fato do Su-27 estar mais próximo a quem esteja filmando e gera essa ilusão de que ambos estavam perigosamente próximos. Entre eles deveria haver uns 70m a 100m de distancia (sim, é próximo, mas não chega a ser algo quase suicida).

Adriano Feitosa

Pessoal só chamando o piloto de irresponsável e tal. Mas só vemos o desfecho da interceptação. Nãovi comentários do tipo. Será que o piloto do F15 estava ignorando a comunicação do piloto russo?

Sérgio Luís

Nossa mãe!!!!
Eu nunca vi um “Chega pra lá” como esse!

Sidney

Exatamente. O que me surpreende é acharem aqui neste fórum que estas manobras são manobras de combate e que tem alguma importância fora o risco que trazem para as duas aeronaves. É pura imprudência e irresponsabilidade. Imaginar que num estado de conflito declarado haverá aproximações deste tipo ou mesmo num momento de tensão diplomática isto seria válido é algo muito juvenil, para não dizer infantil. O mundo real não é cinema e a guerra não é joguinho. (E isso que eu sou um “quase” expert em DCS World).

Sidney

Estou, não devia porque é o padrão, surpreso com a quantidade de comentários de torcida organizada. O pessoal não lê este fórum, ou lê e não entende, ou lê, entende e não aceita as verdades e fatos que a trilogia e outras análises sérias que existem na net há tantos anos trazem. Também muitos, não é defeito nenhum, não leem em Inglês outras fontes para ter análises mais técnicas. Mas é muita opinião sem pé nem cabeça e apenas enaltecendo ou desfazendo um ou outro lado de acordo com seu fã clube ou ideologia. Ler a trilogia, outros canais, acompanhar… Read more »

Luiz Trindade

Olha… É espantoso ver um F-15 se retirar desse jeito. Chego a pensar que é montagem…

Sidney

E tem mais uma possibilidade, bem grande inclusive, lembrada por uma amigo que é piloto na LaTam. O SU-27 e o F-15C se coordenaram simplesmente pela frequência 123,45 ( ou 234,00 Mhz ) e fizeram a manobra propositalmente para depois mostrarem em casa para os amigos e namoradas. Só isso! Então, nesse caso, se foi, retiro a acusação de pura imprudência com irresponsabilidade do Russo.

Marcelo Andrade

Ah, pelo amor de Deus, vocês não viram o vídeo??? Os caras estão voando em formação!!! Viu o brake maneiro que eles deram?

Joli le Chat

O vídeo é mais impressionante por causa da “raridade” da situação. Não é sempre que se vê um encontro destes.

No entanto, se fosse um cessninha (se tivesse desempenho suficiente) ameaçando abalroar o F-15, o resultado seria o mesmo.

JPC3

Bom comentário.

cerberosph

de nada

Filipe Prestes

Russo fazendo russice. Gosto da cultura russa mas o pessoal tem um quê de p%rr@-louquice, principalmente os jovens.

Delfim

Mesmo numa era tão tecnológica o braço de bons pilotos ainda é um diferencial.
É como malabarismo na corda bamba, a beleza anda de mãos dadas com o perigo.
Só a habilidade impede uma tragédia.

Jeff

Me pareceu um balé aéreo, muito bonito. Só com essa imagem não dá pra tirar conclusão alguma, parecia até combinado.
Deixa eles se divertirem, são colegas de profissão e com certeza assistiram Top Gun. Ninguém vai bater em ninguém.

Relaxem!!!