Caças stealth J-20 em exibição no Airshow China 2018, em Zhuhai.

O J-20 é o avião de caça de longo alcance da quinta geração da China. Foi incorporado ao serviço de combate da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) no início deste ano.

Observar como o J-20 mantém a energia mesmo após as curvas e consegue subir na vertical em alta velocidade partindo de baixa altitude.

Imaginem como será o desempenho depois que receber os novos motores.

Subscribe
Notify of
guest

97 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carcara_br

Pra uma estréia foi bom, manobras básicas que se esperam de um caça num show aéreo, o que já é um bom sinal dado seu tamanho.

marcus

Os melhores caças do universo!!!!!! Derrubam aves de rapina Klingon e cruzadores da federação.

Cavalo-do-Cão

Foi desenvolvido para ser em nada inferior aos rivais ocidentais…a finalidade de um caça pesado bimotor não é só apenas trazer maior alcance…existem outros fatores que contribuem para sua superioridade em relação a monomotores(f-35) como maior persistência de combate e quantidade de armas…num cenário onde prevalece o combate BVR, vantagem em capacidades como persistência de combate, quantidade de armas e alcance fazem toda a diferença…recursos como empuxo vetorado tridimensional trazem ganhos de manobrabilidade, desempenho e de economia…os bocais que mudam de posição melhoram o empuxo e a propulsão direta concedendo assim uma maior manobrabilidade…com o empuxo vetorial é possível direcionar… Read more »

J-20

Uma coisa que notei é que seus estabilizadores verticais e nem seus canards se moveram muito, e olha que os estabilizadores do J-20 são completamente móveis. O piloto está se contendo ou o avião não precisava de tantas superfícies móveis assim?

BILL27

Se o canard não se move é pq ele não precisa se mover .Ele é um compensador .O Gripen vc tbm não ve se movendo muito ,se move mais no pouso e decolagem

Ricardo Bigliazzi

Faz até toneau… pensei muito e não consegui ver o embasamento para a conclusão que foi uma bela apresentação para um voo de “estreia”

A bem da verdade o “teto” de voo era muito baixo (o F-18 em Pirassunga fez manobras umas 40 vezes mais complexas) e esse tipo de avião chines não é para dog fight portanto não precisa ficar se revirando no ar, se querem imitar o F-22 esse avião é para colocar os inimigos abaixo, para isso basta voar e não ser visto. Voar a gente sabe que ele voa.

carcara_br

posso me enganar, mas foi o primeira apresentação do J-20 em um grande evento aberto ao público depois de ter sido declarado operacional, por isso estreia, e a beleza está nos olhos de quem vê rsrsrsrs, apresar de não ter dito exatamente “belo”.
Não acho que o J-20 é uma tentativa de imitação do F-22, muito pelo contrário, nisto os projetos chineses e russos se distinguem bastante, muito mais parecidos são as concepções coreanas e japonesas p/ aeronaves furtivas…

Cavalo-do-Cão

São os Stukas desta nova era…

Ricardo Bigliazzi

Não… é tentativa de ser F-22.

Cavalo-do-Cão

Escute o som que eles fazem quando passam…lembra os Stukas Alemães…

Ricardo Bigliazzi

Stukas??? Acredito que seria as sirenes dos Stukas acionadas nos mergulhos, certo?

Cavalo-do-Cão

Sim..

Antoniokings

Olhando assim, já é possível perceber que não é ‘stealth’.
Os cientistas chineses não sabem como resolver esse problema. Eu sei. E os americanos também.
kkkkkkk

Kelvin

Hahahaha

É assim mesmo Kings que os izpessialistas de olhometria costumam falar.
Pareceu o “navio britânico” e seus puxa sacos.

No mais, bela nave, muitíssimo manobrável e ágil.
Quando estiver com os WS-15 não vai ter pra ninguém.

Antoniokings

Assino embaixo.

Flanker

E foi apenas olhando que você decretou que “não vai ter pra ninguém”?…. qual o acesso que você teve, ao VERDADEIRO histórico de desenvolvimento e problemas dessa aeronave, que lhe permite afirmar isso?? Dessa maneira, você fica no mesmo balaio dos que fazem afirmações baseadas apenas no “olhômetro”. Você faz exatamente o que critica nos outros.

Kelvin

Calma, sem caixa alta, tá nervoso é?
Me referi ao novo motor, que pelo que é divulgado pelos chineses deixará o referido jato num patamar de igualdade ao análogo americano.

Flanker

Não tô nervoso, usei caixa alta para destacar justamente a palavra que é o que queria frisar. Verdadeiro, nesse caso, pelo que os chineses falam, é o que não podemos ter certeza. Como você falou, eles dizem que o novo motor vai colocar o J-20 em um mesmo patamar do F-22. Eles se referem à relação potência/peso? Ou o mesmo patamar deles quer dizer que o avião vai estar em paridade tecnológica total com o caça dos EUA? Se for isso, eu simplesmente não acredito. Se for para acreditar nisso, devemos acreditar também no que os EUA falam, de que… Read more »

Antoniokings

E Kelvin. E podemos imaginar a China, com seu poderio econômico, fabricando o J-20 aos montes.
Aliás, acabei de ler artigo dizendo que os dirigentes chineses estão implantando a doutrina de ataque do EPL (e não apenas de apenas autodefesa) tendo em vista a projeção econômica-política do País.
Os americanos estão pirando com essa nova situação.

Ricardo Bigliazzi

Belo “olhometro anti-crítica”, um ispecialista critica e outro ispecialista critica a crítica.

WVJ

Comercialmente, se é que será exportado, eu diria que não vai ter pra ninguém.
Desempenho em combate, só vendo mesmo. A possível vantagem tecnológica dos EUA, pode ser anulada pelo emprego de tática, assim, ao meu ver, é empate técnico entre f-35, f-22, su-57 e j-20.

Vinicius

boa! Mas nenhum dos três(j-20,F-35 e Su-57) foram ‘realmente’ testados em combate.Por enquanto ficamos apenas com informações dos fabricantes(SUPER TRUNFO!?). Rs.

Kelvin

Quais foram os “reais” testes do F-22 que não tenham sido “bater em gato morto”.
Diz aí.

Nilton L Junior

O teste do F-22 foi ter sido pego pelo Su-35 na Síria o que deu de choradeira e teses mirabolantes para não aceitar o fato foi impressionante.
Agora imagina se J-20 grudar num F-35 no sul do mar da China ai vai ter suicídio.

nonato

Não entendo a critica que muitos fazem ao F 22 na Síria.
Aviões stealth só podem ser detectados a distâncias relativamente curtas que podem ser 10, 20, 30 km.
Ora, a Síria é um país relativamente pequeno com aeronaves de várias países cruzando os ares a todo o instante.
Então, se dois caças passam a 20, 30 km de distância um do outro é normal que o stealth seja visto no radar do SU 35…

Nilton L Junior

Nonato depende como você quer entendera a critica, por exemplo, o que eu tenho lido nos debates é que o F-22 é um excelente caça, mas isso não o torna invencível em uma situação inesperada, agora se a pessoa entende que isso é impossível ou improvável de acontecer uma situação como essa ao F-22, então vamos ficar no debate de torcedor, isso vale para qualquer caça de 5 geração.

JPC3

Sem noção. O F-22 foi pego depois de fazer contato visual com outras aeronaves russas.

Rodrigo M

Lindão o bicho. Agora é só aguardar os comentários construtivos de costume para aprender tudo com os especialistas.

Gabriel Galdino

E como anda o WS-15 se não me engano o motor que vai propulsar esse caça ?

Léo Neves

Ainda em desenvolvimento tentando corrigir problemas… O novo motor do Su-57 provavelmente sai antes , com mais potência e com bocal 3D .
O J-20 está com motores antigos Russos , esta com pouca potencia para esse peso todo, num combate a curta distância teria dificuldades contra um Su-35 ou Su-57 , ou um F-22 ou F-35.

Cavalo-do-Cão

“Léo Neves 17 de novembro de 2018 at 21:09

O J-20 está com motores antigos Russos , esta com pouca potencia para esse peso todo, num combate a curta distância teria dificuldades contra um Su-35 ou Su-57 , ou um F-22 ou F-35.”

Na vida útil do modelo haverá atualizações dos mais diversos tipos, num processo continuado de melhoria….

Corcel

Graças aos hackers e aos motores russos.

Rodrigo M

Fazendo e funcionando, pode ser graças até ao Zé das couves, pouco importa.
No Brasil todos estão aplaudindo a tentativa de aprendermos construir um caça supersônico com os suecos.
Ah.. E diga-se de passagem com motor americano, parafuso britânico, rodinhas Israelenses, toca-CD japonês, banco de couro alemão etc..etc..
Bem vindo ao mundo globalizado e informatizado.

Ricardo Bigliazzi

Avisa os Russos e Chineses que a nova traquitana civil deles não pode ser equipada com motores ocidentais…

Antoniokings

Privilégio do pessoal poder assistir a passagem desse monstro.
Fantástico!

SPQR

Estou comendo pipoca esperando aquelas coisas de sempre:

“Não é furtivo”
“Solta pecinha”
“Tijolo voador”
“Não é invisível porque foi até filmado e visto por quem estava lá”

E segue o baile brasileiro.

nonato

E já era esperado alguém dizer que estava comendo pipoca, sem estar…

Ricardo Bigliazzi
SPQR

Não dá pra comparar F-22 com J-20! Mas dá pra comparar o J-20 com o estágio anterior da aviação militar chinesa e ver que eles estão no caminho certo.

sub-urbano

J 20 – O Dragão Poderoso

Rui chapéu

Por mim é dele o prêmio 2018!

E provavelmente daqui uns tempos será o j-31.

Pedro Bó

Furtivo mesmo é o F-39 da FAB, até agora não vimos nenhum!

MGNVS

HAHAHAHAHA
Boa! Melhor comentario.

Gelson

“Furtivo mesmo é o F-39 da FAB, até agora não vimos nenhum!”

Muito boa!

Léo Neves

Achei pouco ágil, muito pesado , falta motor para empurrar isso tudo. O Su-57 com motores atuais me parece ser bem mais ágil e tem retomadas melhores , e no quesito perca de energia o Su-34 também é melhor.
https://youtu.be/Ny6TFNYcJ-o

BILL27

O Su 57 tbm é pesadão e pouco agil …mesmo com os novos motores acredito que continuara assim .O design do avião parece não ajudar .Ja o desenho do caça chines ,acho que ira ficar mais manobravel com novos motores com empuxo vetorado

Léo Neves

O Su-57 é um dos aviões aerodinamicamente falando mais tecnológicos, a quantidade de partes móveis e seu desenho o tornam tão manobrável quanto um Su-35. A relação peso potência do Su-57 com motores atuais é melhor que a do J-20 também com motores atuais.

Léo Neves

Nesse video da pra ver claramente as partes móveis do Su-57 trabalhando…
https://youtu.be/rZy0HuTqQt4

BILL27

Compara os videos das exibiões aereras do Su 35 e do Su 57 …Não tem ne mcomo comparar a agilidade do Su 35 é maior .

Léo Neves

Exatamente o Su-35 é um pouco mais ágil que o Su-57 por que os protótipos do Su-57 nos shows aéreos não usam o TVC , imagina quando começar usar…

BILL27

O Su 57 usa TVC brother .da uma olhada nas fotos dele no solo .

Leo neves

Sim usa mesmo , mas eu Me referia ao 3D que virá só no motor novo. Erro meu.
Mas se você olhar todas manobras que o Su-35 faz o Su-57 faz também.
Na verdade algumas não foram feitas mais Por questão que o Su-57 ainda está em testes , mas os russos querem que o Su-57 seja tão manobrável quanto o Su-35.

Victor Moraes

Queixo duro. As asas são muito traseiras e o canard sustenta o peso da cabeçorra na frente. Fadiga de material especificamente no canard será a maior causa de quedas. Uma manobra em vôo supersônico pode ser fatal. Xing Ling!

Victor Moraes

Quebra o galho… Ao menos em shows de demonstração fica bonito. Mas eu tenho certeza que não põe medo nem em ursos nem em águias. Eu sou mais, eu tenho mais medo do SAAB Gripen, F 39.

Rodrigo M

Sim.
Com certeza esse avião foi desenhado a lápis no papel por algum engenheiro que achou que ele ficaria bonito assim.
Todos os super-computadores chineses (os mais poderosos do mundo) e todos os softwares de última geração são apenas para estudar novas receitas de pastel.

carcara_br

São bilhões de combinações de pasteis kkkk.
Agora não deixa de ser interessante observar que se você estender os carnads até a ponta das asas o J-20 ficaria com a aparência de um legítimo delta!

Kelvin

Hahaha.
Boa.

Victor Moraes

Computador depende de fatores humanos. Um computador é ótimo para fazer lógicas, mas depende de premissas fornecidas por humanos, chineses. Na verdade, eu confio mais no lápis e no papel do que em um computador para fazer algo “inteligente”.

Rodrigo M

Ah claro, é que eu esqueci de um detalhe..
Esses computadores vieram de Saturno e foram jogados de para-quedas lá na China.
Não foram eles que desenvolveram. (inclusive os chips).
Sua “premissa” está certinha…
Como é da China a gente sabe que vai quebrar, pois você olhou e já deu o veredito.
Parabéns jovem, você é um prodígio.

Victor Moraes

Obrigado!

rommelqe

Repetindo: o desenvolvimento e a vocaçao definida pelos “pais” do J20 é um TO BVR e, mais ainda especificamente, ataque ar-superficie maritima…..

Joao Moita Jr

“Furtivo mesmo é o F-39 da FAB, até agora não vimos nenhum!”
Ganhou na categoria Melhor Comentário!!!
Rsrsrs

Flanker

Me digam o que esse “poderoso”, ultra, mega, super avião chinês tem que os outros stealth não tem? No que,em qual, ou quais quesitos ele é superior aos outros que já estão em operação? Todos sabemos dos problemas do F-35 porque eles são divulgados pelos “imperialistas” do norte….até um problema em tubulação de combustível foi divulgado. Mas, o avião chinês é tão fantástico, perfeito, impecavelmente projetado, desenvolvido e fabricado que ele subverteu toda a história da indústria aeronáutica, em que todos os projetos sempre tiveram problemas, mas esse, assim como J-10 e todos os outros projetos chineses, passaram incólumes por… Read more »

carcara_br

Ninguém com o mínimo de bom senso vai pensar isto flanker.
Agora o J-20 é um caça notável diante das necessidades chinesas. É muito impressionante como eles desenvolveram um caça na medida exata dos seus objetivos. É fantástico analisar o J-20 sob essa perspectiva, esqueça F-35, f-22 e Su-57 por um momento e tenho certeza que também vai ficar admirado.

Jr

Ele deve ter problemas da mesma forma que o F-35 e o SU-57 tem. Ele pode cair como o F-35 caiu e ele pode pegar fogo assim como o SU-57 pegou. O ser humano ainda não conseguiu a proeza de construir uma máquina perfeita, infalível e talvez nunca consiga. Agora é elogiável que em tão pouco tempo eles tenha construído uma máquina dessas, independentemente de ela ser ou não de quinta geração. Um dia eles vão chegar lá, como americanos, europeus e russos chegaram, pois com investimento, planejamento e persistência o céu é o limite para qualquer nação

Delfim

Peso aliviado em combustível faz muita diferença em manobras de exibição.
.
Aos 0:37 faz aquele barulho de “acasalamento de baleias” que foi tema de tópico recente sobre o A220.
.
Qual a garantia que os motores WS-15 já não estivessem ali ?

carcara_br

A garantia são os especialistas de internet, e digo isso sem nenhuma maldade, o j-20 é um projeto que atrai muita atenção qualquer mudança nos motores que fosse visível externamente atrairia uma chuva de comentários e analise, como no Su-57. Então a menos que o novo motor seja idêntico externamente ao antigo, podemos deduzir que ainda estão usando a mesma coisa

Delfim

WS-15 já está em desenvolvimento desde a década de 1990, e $$$ não falta.
.
Considerando que os motores estão cada vez menos visíveis para diminuir sua assinatura de radar, como saber se há mudanças de motores ? Acreditar em informações chinesas não mesmo. Sun-Tzu sempre ensinou sobre a importância do engodo.

Munhoz

Colocar para voar e fazer manobras até o Irã ira fazer daqui a pouco, o que resta saber é qual o seu RCS, capacidade de seu recheio eletrônico, sua funcionalidade, e qual o tipo de motor e o seu desempenho ? Agora o que ocorre numa real no meu ponto de vista é que o míssil de médio alcance tanto dos Stealth como dos “visíveis” é o mesmo, ou seja “vc muda apenas o meio de lançamento mas a munição é a mesma”, até ai tudo bem pois o stealth consegue se aproximar sem ser visto e possivelmente os misseis… Read more »

Adriano RA

Off Topic: Ontem a noite o Fligth Radar mostrou um A-330 MRTT Voyager da RAF pousando no Rio de Janeiro. A rota indicava que estava vindo das Falklands/Malvinas.

Lewandowski

Não vi nada demais nas manobras do J-20, inclusive achei bastante comedidas.
.
Em termos de ser stealth, creio que seja bem mais furtivo que um Rafale, Typhoon e Su-57, mas em termos manobráveis, não se equipara, quiçá com F-22 e Su-35…
.
Sds

Luis Galvão

Acho impressionante e infantil as conclusões e afirmações de alguns aqui sobre o J20, todas baseadas num vídeo de pouco mais de 3 minutos, onde os chineses só mostraram o que lhes interessa mostrar sobre o avião.

Helio Eduardo

Rapaz, uma notícia que renderia um bocado de comentários e alguns na guerrazinha ideológica… O J-20, por ser um projeto bem mais recente, deverá ter vantagens sobre o F-22, ao menos até o Tio Sam dar uma repaginada no Raptor… E seguirá a eterna novela da busca pela superioridade tecnológica que, nem sempre, já se comprovou isso, representa superioridade no campo de batalha. Doutrina, engajamento e tradição contam, e muito. Ainda postaria todas as minhas fichas nos EUA. Quanto à China, vamos desmontar alguns mitos, ok? No que ela, a China, é auto-suficiente? Nada. Depende de insumos e combustíveis para… Read more »

Cangaceiro

No passado os EUA com F-15, F-16, F-111, F-14 e etc etc etc, teve que comprar o Harrier britânico para os fuzileiros, por não ter naquele momento uma aeronave de ataque V/STOL operacional.

Agora eu realmente não entendo o motivo da China produzindo J-10, J-16, J-20, produzir SU-27 sob liennça (J-11), ainda sim comprar SU-30 e SU-35.
É como se tivéssemos os EUA comprando Rafale!

Dodo

Look how far they have come …..

Cavalo-do-Cão

Os motores que usam foram desenvolvidos para os Flankers e como carregam menos peso sobrara ainda mais potencia…..

Munhoz

Agora que vc falou notei, acho que foi para não explodir tudo, Rsss

Gustavo

eu ia comentar isso, só passou uma vez com o PC ligado, 1:51 do vídeo.
agora imagina com o novo motor… esse caça tem tudo pra ser o melhor.

OBS: sempre com a “Luneburg Lens” em suas aparições.

BILL27

Eu observei o PC ligado por 3 vezes

Léo Neves

Mas ainda ficara atrás do F-22 e Su-57 em relação peso potência mesmo com motores novos .Mas é um belo avião.
Quero ver ele e o Su-57 com os novos motores…
Geralmente esses caças sem TVC perdem menos energia nas manobras mas não são tão manobráveis
https://youtu.be/MG6vi87my9A

Maurício.

Show aéreo por show aéreo, sou muito mais “nosso” AMX.
https://youtu.be/YYNcA29_KM4

Carlos Campos

ele continua a usar aquele troço debaixo do nariz para gerar alto RCS, muito bonito e bem manobrável, graças a Deus os EUA não escolheram o Boeing X32, mas nada até hj é tão incrível em relação a desenho de um caça quanto o YF 23

BILL27

Brother ,aquilo ali é o sistema eletro otico da aeronave .Não aumenta nada o RCS da aeronave .

Carlos Campos

“Luneburg lens” é o nome daquele treco, https://www.aereo.jor.br/2015/12/30/primeiro-caca-j-20-de-producao/

Gustavo

na vdd a luneburg lens fica do meio para trás, logo atrás da baia de armas, no caso do J-20, e no nariz do J-20 é o sistema eletro óptico mesmo e este não aumenta o RCS pois é feito na geometria especifica e com material especifico.
Abraços!

Filipe Prestes

Duvido que não tenha problemas como o F-35 e Su-57, mas há um ranço, uma birra ou pirraça em alguns comentarista que teimam em dizer “xing ling”, “solta pecinha”, “não é stealth” e outras baboseiras. Tem gente que subestima demais a China. Não duvido nada que podem fazer caças stealth ao mesmo nível que Estados Unidos e Rússia. E diga-se de passagem, estas são as três nações que de fato podem fazer isso no mundo. O restante é só projecto, exceção feita talvez ao Shinshin japonês.

João Francisco Neves

Esses com certeza não são iguais aos caças Qaher-313 iranianos, aliás, cadê eles?????????? kkkk

J-20

Quando o Irã disse que anunciaria um novo caça, completamente produzido por eles, realmente tive a esperança de que eles fossem apresentar um F-313 totalmente funcional… Mas vem aquele kibe histórico do F-5.

Renato Silva

Senhores, Boa Tarde!

Este ruído de baixa frequência na passagem dos caças em 0:36, a que se deve?

Saudações e bom Feriado!

Alessandro

Até agora é apenas mais um caça de DESFILE, não sei pq tanta animação de alguns comentaristas, tem que ser testado em algum teatro de guerra fora da China para sabermos de sua qualidades e defeitos, será que os chineses vão ter coragem de testá-lo ??

Defensor da liberdade

Se é peça de propaganda chinesa eu não sei, mas eu preferiria estar num desses numa provável guerra do que em qualquer tranqueira de geração abaixo, afinal quem vê primeiro atira primeiro.

Alessandro

Se vc mesmo afirma que não sabe, como pode afirmar que outros caças de geração abaixo é tranqueira perto do J-20 ? E tem mais, quando disse que o caça é para “desfile”, não afirmei que os chineses estão fazendo propaganda falsa, só usei a mesma lógica que os detratores do F-35 e F-22 fazem, dizendo que eles não saem dos seus hangares, oq é uma grande mentira, pois já foram testados na Síria, inclusive o Su-57 da Rússia agora quero ver o chineses fazer o mesmo, pra realmente vermos a sua verdadeira capacidade, se os chineses continuarem usando-os apenas… Read more »

Defensor da liberdade

Onde os chineses vão testar o caça? A China não se envolveu em nenhum conflito mais depois do Tibete. Já os EUA e Rússia vivem se metendo em qualquer discussão de comadres.

Alessandro

se a China tem aspirações globais cedo ou tarde vai ter que entrar em alguma “discussão de comadre” para apartar ou acirrar ainda mais, isso é oq não falta no mundo, o que não dá é ficar usando os aviões para desfile, e vendo um monte de comentaristas achando que o novo caça derruba até nave klingon, se ninguém tem ideia do que são capazes.

Alessandro

Eu não duvido que o caça será bom, tenho certeza que os chineses devem ter trabalhado duro para faze-lo, mas um avião onde não se tem noticia alguma que houve falhas, (não existe na história da aviação quem não passou por VÁRIOS problemas) e vemos que o seu motor principal não está pronto por falta de capacidade técnica, na qual os chineses tiveram que comprar e retrofitar dos russos, e sabe-se lá em qual fase está esse novo motor, é muita “inocência” achar que os engenheiros chineses são esses “superstars” da engenharia aviônica.

Bispo

motor Chinês… irão medir a velocidade em warp drive … :)~