Mirage F1 do Irã

Mirage F1 do Irã

Mirage F1 do Irã
Mirage F1 do Irã

As operações de revisão do jato de combate Mirage F1, fabricado na França, levaram 25.000 homens/horas de trabalho, enquanto o caça F-5F, de dois lugares, fabricado nos Estados Unidos, levou 12.500 homens/horas de trabalho.

As duas aeronaves se juntaram à frota da Força Aérea Iraniana depois de passar por testes operacionais.

O retorno mais recente de jatos de combate revisados ​​por especialistas iranianos foi em 25 de julho, no qual especialistas técnicos militares do IRGC (Islamic Revolutionary Guard Corps) revisaram e atualizaram 10 jatos de combate Sukhoi SU-22.

Também em 19 de julho, o Irã relatou a revisão de um F-14 Tomcat fabricado nos Estados Unidos na Base Aérea Shahid Babaei, na província de Isfahan. A operação levou 35.000 homens/horas de trabalho.

Segundo o comandante da Base Aérea de Shahid Babaei, Mohammad Jafar Tak, os esforços envidados no processo de revisão da aeronave mostram que as tentativas do inimigo de impor sanções em uma tentativa de minar as capacidades de defesa do país foram inúteis.

Os esforços também estão alinhados com a “economia de resistência” e redução das despesas, acrescentou.

F-5F iraniano
F-5F iraniano

FONTE: Mehr News Agency

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Alex II

Mas eles tem know-how pra revisarem esse caças sozinhos? É possivel isso?

Clésio Luiz

Alex, embora não pareça para nós aqui, o Irã é um país relativamente bem industrializado. Eles tem até indústria automobilística, com presença de empresas ocidentais como a Peugeot, por exemplo. Boa parte da população iraniana é bem ocidentalizada, parte disso ter resultado nos fanáticos religiosos quererem tomar o poder no final dos anos 70. Alguns anos atrás inclusive, estudantes marchavam nas ruas pedindo reformas, mas sabemos bem como isso termina por lá… No começo dos anos 70, como parte das contrapartidas comerciais da compra de 80 Tomcats, a Grumman construiu uma “sucursal” dela em território iraniano. Não duvido nada que… Read more »

Marcos10

Na Guerra Irã Iraque eles deram manutenção nos radares dos F14 fazendo engenharia reversa.
Alguém postou aqui no PA o número de engenheiros formados lá e aqui no Brasil: 7 x 1 para eles. Então, sim, eles provavelmente tem capacidade para isso.

Marcos10

Esses F1 são os iraquianos?

Delfim

Durante a primeira Guerra do Golfo (1990-1991) vários pilotos iraquianos fugiram para o Irã em seus F-1.

RENATO DE MELLO MACHADO

No outro site, os caras estavam zoando.Até que um iluminado, os fez ver verdades.Lá eles operam F-14, MiG-29UB, Phantom e iriam de F-16 se não tivesse sido cancelada as vendas.E nós nem saímos do F-5.Muito correto, os comentários aqui.

Fabio Mayer

O Irã tem uma característica atávica: É DETERMINADO!

Foi assim antes do Xá, é assim depois do Xá e com os aiatolás.

É um país difícil de dobrar….

Samuel

Porém ficaram sucateados com esses Aiatolás malucos, em termos de força áreas.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O que só demonstra sua determinação: ficaram sucateados mas as aeronaves continuam voando. São antigas, já não tem mais aquele potencial militar de outros tempos, mas não viraram montes de sucata.

Helano

Necessidade, a mãe de todas as engenharia!

Will Nogueira

Ok – São somente alvos para um f-16, imagina para os F-18, F-15, F-35 e F-22 – No Brasil seria manter os Mirages 3, 2000, Xavantes e chamando o Tio Sam para a Briga. O único parabéns é pela dedicação na insistência pela sua própria sobrevivência, nisso o Irã tem foco, mesmo que em uma situação extrema todos sabemos como será o fim da novela. Tio Sam e Jacob nunca aceitarão uma ameaça Persa, o resto é história, enquanto os Persas estiverem com estes estilingues tudo voa nos vales do Tigre e Eufrates

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

No dia que o Irá quiser, Rússia e China lhe vendem caças de alta capacidade…

Carlos Alberto Soares

Clésio Luiz 7 de agosto de 2018 at 19:22

Ok.

Continuam sendo anvs ultrapassadas para o TO, basta ver as FA’s do outro lado do Golfo:

https://www.google.com.br/maps/place/Ir%C3%A3o/@31.9740371,44.6740084,5z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x3ef7ec2ec16b1df1:0x40b095d39e51face!8m2!3d32.427908!4d53.688046

Clésio Luiz

Sim, e o que isso tem a ver o que eu escrevi?

Mauricio R.

Podem revisar, sabe-se lá o que os iranianos entendem por isso, a vontade, uma hora a vida útil da célula e da turbina acabam e ai vão fazer o que????
Construir mais mock-ups de “Qaher-313”????
Pois ninguém está vendo sequer dezenas, qnto mais centenas, de “HESA Saeqeh” ou “HESA Azarakhsh”, voando por ai.
Aliás seria bem interessante de se ver, um por assim dizer clone do F-20, motorizados por TF-30 ex-F-14 ou J-79 ex-F-4.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Já é extraordinário o fato deles manterem estes aviões voando, mas daí a fabricar outros modelos, é outro assunto…

Rodrigo Maçolla

Eu acredito que eles tem a mão de obra especializada, ou seja devem ter ainda muitos mecânicos treinados nos anos 70 e 80 na manutenção dos F-4, F-5 e F-14, deve ter esquemas técnicos, manuais desenhos de todos os sistemas deste caças, tudo resultado da antiga parceria com os EUA, e por isso ainda conseguem manter estes vetores, Mais o que eles não tem é peças….. por isso tiveram que canibalizar várias células para manter outras em voo, fazer engenharia reversa e apelar para ajuda dos Russos (especialmente no caso do F-14, onde os rumores é que voa com motor… Read more »

ednardo curisco

Que eu me lembre, a principal função dos F14 é alerta antecipado, devido ao seu poderoso radar,que era o melhor de sua frota. mas depois de 40 anos duvido que o radar esteja lá estas coisas todas. E é notório o peso do embargo. Nem mesmo aeronaves modernas russas ou chinesas eles têm. MiG-29 Russia multirole 20[24] Sukhoi Su-24 Russia attack 23[24] Sukhoi Su-22 Russia attack 10[25] Chengdu F-7 China fighter 17[24] license built MiG-21 Northrop F-5 United States fighter F-5E/ Saeqeh 26[24] the Saeqeh is a derivative of the F-5 F-4 Phantom II United States fighter-bomber D/E/RF 47[24] 16… Read more »

TJLopes

Muito bem, tem que deixas os alvos novinhos para saírem bonito na foto na hora de serem abatidos.

Nilton L Junior

O que tenho lido é que os Persas tem como ponto forte de defesa o emprego dos misseis, e não sua força aérea.

Augusto L

Com a levantada das sanções e o descongelamento do dinheiro iraniano no exterior, é facil.
E ainda há iluminados que acham que eles iriam, usar esse dinheiro para melhorar a vida de seus cidadãos, não, eles vão promover a guerra.

Alexandre Esteves

Se não fosse a poderosa frota de F-14 e seus mísseis Ar-Ar de longo alcance… Creio que a revolução islâmica não teria a longevidade que tem.

CRSOV

Revisados em que nível ?? Substituição de radares, sistemas de navegação e comunicação e motores mais antigos por mais novos e mais modernos ?? Capacidade de levar outros tipos de armamentos e pods ??

Flanker

Revisar é manter operacional, mas sem alterar as capacidades e configurações originais. Substituir radares, motores, sensores, etc não é revisão,e sim, modernização.

Soldat

Lembrança.

A Venezuela deu ao Ira um F-16 para eles então com certeza os novos caças Iranianos serão baseados nesse F-16 Iranianos no futuro e talvez os Chinas deverão está por trás desse projeto?!
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Mas são só Conjecturas……
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como o Tio Jaco não tem capacidade de pegar na mão os Persas com certeza os Âmis darão um jeito….

Pobre Ira.

Soldat

!

Claudio Calabria

O Mirage F1 é um dos caças mais bonitos entre todos.

Fernando

Pessoal o Irã tem uma grande capacidafe industrial e técnica. Veja que eles dominam capacidades importantes como a tecnologia de turbinas a jato utilizadas nos seus misseis de longo alcance e anti-aéreos. Tambem possuem capacidades na area de siderurgia/metalurgia i dustria quimica e petroquimica, mecânica, etc. A educação é uma área que recebe muita atenção do regime e a formação de tecnicos e cientistas é incentivada. E a economia apesar das restriçoes impostas pelos EUA é pujante. Lembrem que eles produzem petróleo, fertilizantes, máquinas agricolas, veículos, tapeçarias de alto valor agregado pela tradição milenar, caviar, medicamentos, etc. Apesar das restrições… Read more »

Mauricio R.

Matador de F-4 e F-5.

Mauricio R.

“…a tecnologia de turbinas a jato utilizadas nos seus misseis de longo alcance e anti-aéreos.”

Parei de ler aqui, foi qndo comecei a rolar de rir.