Home Aviação de Caça Foto: MiG-31BM com mísseis ar-ar R-77 ‘Amraamski’

Foto: MiG-31BM com mísseis ar-ar R-77 ‘Amraamski’

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O site russianplanes.net divulgou foto de um caça MiG-31BM equipado com mísseis ar-ar R-77-1. É a primeira vez que uma aeronave deste tipo é vista equipada com o míssil BVR (Beyond Visual Range) russo apelidado de “Amraamski”, devido à semelhança de características com o AMRAAM AIM-120 americano.

Em 2015 foram anunciadas novas capacidades na versão modernizada do MiG-31, que poderá interceptar aeronaves stealth, mísseis de cruzeiro e drones hipersônicos. Ele seria capaz de engajar seis alvos simultaneamente.

A Rússia planejava atualizar mais de 60 interceptores MiG-31 para a versão MiG-31BM até 2020. A versão modernizada está equipada com aviônicos atualizados e links de dados digitais, um novo radar multimodo, telas coloridas multifuncionais no cockpit, e um sistema de controle de armas mais poderoso.

Ele pode detectar alvos aéreos na faixa de 320 quilômetros (200 milhas) de distância e, simultaneamente, rastrear até 10 alvos.

AA-12 Adder

O Vympel NPO R-77 (designação da OTAN: AA-12 Adder) é um míssil ar-ar de alcance médio de orientação ativa. Também é conhecido por sua designação de modelo de exportação RVV-AE.

O R-77 teve seu desenvolvimento iniciado em 1982. Foi visto pela primeira vez em 1992 no Moscow Airshow (MAKS), quando recebeu o apelido de “Amraamski” pelos jornalistas ocidentais.

A versão mais avançada do R-77 pesa 190 kg, tem 3,71 metros de comprimento e conta com uma ogiva de 22,5 kg de alto explosivo. A espoleta de proximidade funciona a laser. O míssil tem um alcance máximo de 110 km, mas a versão R-77M em desenvolvimento promete alcançar 193 km.

A orientação é inercial com atualização de meio curso e terminal por radar ativo. Uma outra versão têm também buscador por infravermelho.

Míssil R-77
Míssil R-77
Buscador do míssil Vympel-R-77
“Seeker” do míssil Vympel R-77

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Dortmund Brazil
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Dortmund Brazil

Interceptador raiz, altíssima velocidade e poder de cobertura territorial monstruosa. Foi utilizado amplamente na sua versão de reconhecimento, com câmeras de alta resolução. Foi capaz de identificar todas as grandes bases européias em territórios como Ucrânia e Turquia. Também fotografou quase todas as bases de Israel e Arábia Saudita lá no oriente médio. Na versão interceptador, é a primeira linha de defesa da Rússia.

Nilton L Junior
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Nilton L Junior

Segundo alguns entendido, fez tudo isso e era de madeira imagina então se fosse de metal.

Bruno Vinícius Campestrini
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Bruno Vinícius Campestrini

Quem disse que era de madeira? Duvido seriamente que alguém pensaria que um avião que viaja a Mach 3 era feito de madeira.

Arariboia1
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Arariboia1

Só uma correção. Eles usam a Versão russa melhorada R-77-1 e não a R-77 que por varios motivos, nunca foi adotado pela VKS. É esses 60 modernizados são uma modernização do já modernizado BM. Em forums russos são chamados de série 3 BM3.

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

Interceptador puro, rústico e eficaz!
Mas o f-15 X é melhor por levar mais mísseis e é infinitamente melhor se houver tempo pra dogs!

Alfredo Araujo
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Alfredo Araujo

Um macaco sobe em árvores melhor q uma baleia. Mas se a comparação for quem nada melhor…
Não compare alhos com bugalhos… Mesmo se for alho com alho, se um alho for norte-americano e o outro asiático, provavelmente, eles servirão para fazer pratos diferentes.

Yan Klows
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Yan Klows

A função do MIG-31BM nunca foi entrar em combate de curta distância. A função dele é atirar o mais longe possível e alvos de alto valor como bombardeiros, aviões radar e posto de comando no ar… etc.
E é isso que eles faz… Voa acima dos 20mil metros e mach 3 com um enorme e sofisticado radar Zaslon M que rastreia 24 e ataca 8 e disparando Mísseis R-33M/37 e agora R-77-1.
E isso por mais que doa na torcida americana… Não tem F-15 ou qualquer outro que possa fazer igual.

MGNVS
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MGNVS

Yan
Sim… o MiG-31 é realmente uma aeronave impressionante pelas caracteristicas que tem e tbm por ser de uma geraçao anterior aos caças mais modernos.

Augusto L
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Augusto L

Mas os radares mais sofisticados como os AESA do F-22 e F-35, tem alcance maiores e detectam mais aeronaves, alem de poderem fazer isso sem o inimigo detectar sua emissões.
Até o radar problemático do F-18SH tem capacidade de rastreamento de alvos maior, apesar de ter um alcance menor.
Quanto aos misseis, em quanto forem ativos, podem ser lançados todos que couberem, num caça ao mesmo tempo.
Não tem porque as qualidades do MIG-31 doer, à não ser pra quem não tenha caças e misseis modernos.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Augusto L Saudacoes Independente de todos os contras que vc citou, ainda assim o MiG31 é um aviao impressionante por ser de uma geracao anterior a caças mais modernos como F22 e F35 , sem contar q ele tbm teve sistemas atualizados. Augusto L… vc pode ate ser abertamente pro-EUA, é um direito seu, mas deixando a ideologia de lado, temos que reconhecer que o MiG31 é um aviao excelente. E o MiG31 nao foi feito para se contrapor aos caças de 5 geracao, os alvos dele sao outros, ele nao vai entrar em dogfights, vai disparar contra os objetivos… Read more »

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

Outro coisa! Com o advento do F-15X não tem nada pra “peitar esse velhinho de briga “!!
Não tem Natimorto!
Não tem chamuscado!
Não tem limitado!
Nunca houve nada mais eficaz tipo assim ” Ele vem, ele vê e ele vence ” !!
Se discordar é só dizer quantos F-15 foram abatidos em combates aéreos em mais de 30 anos de serviços prestados!!

Rinaldo Nery
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Rinaldo Nery

Tem a camiseta do F-15? Tatuou no braço?

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Rinaldo, ajude a gente a baixar a temperatura do debate e as provocações, por favor, porque ultimamente está sendo bem difícil, com o pessoal com nervos à flor da pele. Agradecemos desde já.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Esses comentários apaixonados enchem o saco. Infantilidade. Parece a turma do F-35zetes. Quem sabe aprende.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

De fato, muitos comentários enchem bastante o saco quando viram coisa de torcida. Mas reitero o pedido.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Nunao…

Vc tem razao… essa briga de torcidas realmente enche o saco, eu postei um comentario rindo e so depois vi o seu pedido… peço desculpas… pode apagar meu comentario… mas olha so… que o comentario do Rinaldo Nery foi engraçado… isso foi. Igual o do R2D2 no F15.

jose luiz esposito
Visitante
jose luiz esposito

Tranquilos . Para os torcedores do América . Saibam que o América sempre morre na praia !

MGNVS
Visitante
MGNVS

Rinaldo Nery 8 de agosto de 2018 at 21:21

“Tem a camiseta do F-15?
Tatuou no braço?”

hahahahahaha… essa foi boa igual a do R2D2. no F15… rindo demais.

Delfim
Visitante
Delfim

Olha o tamanho do radome do bicho. Assim como no F-14, tamanho do radome é documento.
Haja gálio para se fazer um radar AESA daquele tamanho.

Augusto L
Visitante
Augusto L

O radar dele tem alcance menor do que o do F-22, aliás um F-35 tem um radar com alcance semelhante, so que superior, AESA.

Delfim
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Delfim

Eu sei que não é AESA. Mas seria impressionante se fosse.
O antecessor Mig-25 tinha radar valvulado, que era dos melhores em sua época apenas pela potência bruta, mesmo sem sofisticação.

EduardoSP
Visitante
EduardoSP

O que é um radar “valvulado?

Coutinho
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Coutinho

O radar do MIG-25, chamado de Foxfire pela OTAN utilizava válvulas ao invés de semicondutores. Isso também explicava o avantajado tamanho do radar.

Marcelo
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Marcelo

O radar do Mig-31, o Zaslon, é um PESA, aliás, o primeiro operacional no mundo.

Bosco
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Bosco

Marcelo,
O Zaslon foi o primeiro radar PESA instalado em um “interceptador” e não o primeiro radar PESA operacional do mundo e nem o primeiro radar PESA instalado em aeronave.
Antes do Zaslon no MiG-31 teve o radar o do E-3 AWACS, o radar do sistema Aegis do Ticonderoga, vários radares fixos em terra para detecção de misseis balísticos intercontinentais, o radar do sistema Patriot, o radar do porta-aviões Enterprise e do cruzador nuclear Long Beach, etc.

Bosco
Visitante
Bosco

O que se deduz da informação é que ampliou-se o leque operacional do interceptador, que antes era voltado contra aviões de baixo desempenho, como bombardeiros, transportes, AWACS, JSTAR, tanques, etc.
O R-77 agrega porque apesar de ter alcance bem menor que o R-37 (por exemplo) tem maior capacidade de manobra o que o faz mais apto a engajar caças. Quanto a ser melhor pra engajar aeronaves stealths faltou o texto explicar como em tese isso seria conseguido.

W
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W

Também sou curioso ao ponto de apoiar o pedido de explicações, mas acredito que por se tratar de algo sensível – principalmente quando tocamos no assunto da tecnologia stealth – seria o equivalente a pedir a um ladrão para explicar como ele irá cometer o próximo furto…

Papan
Visitante
Papan

Parabéns Yan, aqui tem muitos que falam as coisas sem mesmo pensar, Rs, a uma altitude dessas e a uma velocidade dessas não tem DOG Kkkkkk. Gente vamos pensar antes de dar opiniões erradas. Abraço a todos.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Papan
Realmente, a briguinha de torcida EUA x RUSSIA atrapalha bastante o site.

Para os pro-Russia as armas deles sao “fantasticas” e para os pró-EUA nenhuma arma presta a nao ser que seja americana ou israelense.

Essa baboseira ideologica atrapalha bastante os comentarios.

Tallguiese
Visitante
Tallguiese

Uma pergunta. Na guerra do golfo, porque os migs-25 não atiraram primeiro? O F-15 tiveram tempo de fazer identificação visual e foram para o dogs contra eles. Já no combate contra os migs-23 os Eagles atiram uma salva de sparrow além do alcance visual e derrubaram três no ar, o quarto já tinha voltado pra base por causa de um defeito. Piloto de sorte! Tá antes que perguntem eu por coincidência estava assistindo combates aéreos no Discovery

Coutinnho
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Coutinnho

A Coalizão utilizava aeronaves E-3 e E-2 no conflito e portanto tinha uma consciência situacional muito maior que os iraquianos. Além disso o MIG-25 era um vetor russo e por isso seguia uma doutrina russa de interceptação que ditava uma rigida obediência ao Controle de Solo. Para completar o radar Foxfire não tinha um alcance tão longo (os mísseis que o MIG-25 levava então, os R-40 se não me engano, tinham um alcance pífio de cerca de 40 Km se não me engano. Apesar disso, conseguiram derrubar um F/A-18 da U.S.Navy. Claro que enfrentar a Coalizão com alguma chance de… Read more »

Anselmo Cavalcante
Visitante
Anselmo Cavalcante

Nem um pouco. Acrescentando ao seu comentário, vale lembrar que, em terra, a Coalizão superou as forças iraquianas na razão de dois para um. A Coalizão era constituída em sua maioria por soldados profissionais ao contrário dos inúmeros conscritos iraquianos.

Tamandaré
Visitante
Tamandaré

Tallguiese, vou tentar responder tua pergunta com o pouco que sei! Se eu estiver errado, alguém me corrija, por favor… rsrsrs – Os iraquianos, além de terem muitas estações de radar destruídas logo no alvorecer da guerra, passaram também por problemas de comando e controle. Muitas aeronaves devem ter decolado de forma atropelada, sem um bom planejamento de missão, sem definição de alvos e objetivos…. então, decolando puramente para interceptar contatos de radar, tiveram dificuldades para identificar e rastrear alvos. – Do lado de lá, a coalizão não apenas teve tempo de planejamento, como dispunham também de táticas avançadas, equipamentos… Read more »

Tamandaré
Visitante
Tamandaré

Sem contar que tinham AWACS, sistemas de designação amigo-inimigo…. não sei se Saddam tinha isso!

W
Visitante
W

…mas o tópico não é sobre o MIG-31 ? o.O

Rodrigo
Visitante

Sim mais o MIG-31 nada mais é a evolução do MIG-25 Foxbat, ele é todo baseado no MIG-25, Ambas máquinas muito impressionantes mesmo e até onde sei o MIG-25 ainda continua em serviço na RUSSIA, mais fora a Russia alguém sabe dizer se em algum pais das antigas republicas da URSS ainda estaria em serviço? Por tempo o MIG-25 também é um dos principais responsáveis pelo IRÃ ter selecionada e comprado o F-14 Tomcat (na época que os Persas eram amigos dos EUA) pois este era o único capaz de “frear” os constantes passeis dos MIG -25 do Iraque faziam… Read more »

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Ambos estão corretos.

Edcarlos Prudente
Visitante
Edcarlos Prudente

Se eu não estiver enganado a ultima vez que um caça dos EUA abatido em combate foi no Iraque e o autor da proeza foi um MiG-25.

Saudações!

Augusto L
Visitante
Augusto L

O F-15 tinha um radar com maior alcance e rastreio que o MIG-25, mas as versões A/B só podiam guiar 1 missil por vez, uma desvantagem em relação ao MIG-25, mas em 91 já estavam operacionais as versões C/D, que não tinham essa desvantagem.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Ok. Bonito anv. Tem similar Chinês ?

MGNVS
Visitante
MGNVS

Aeronave impressionante pelas caracteristicas que tem e pelo tipo de missao que cumpre e mais ainda por ser de uma geracao anterior aos caças mais modernos.

Ricardo da Silva
Visitante
Ricardo da Silva

Já ouvi chamarem o MiG-31M de caça “estratégico” multifuncional.
E a Rússia já teria planos para substituí-lo.

Yan klows
Visitante
Yan klows

Ricardo. Alguns dos modernizados, podem ser equipados com mísseis anti radar kH-31/58 e bombas por laser e GPS/satélite. Fora o último agora Kh-47M2.

E ele é contemporâneo família F14/15/16/18… Não existem muita diferença da data inicial.

Ricardo da Silva
Visitante
Ricardo da Silva

Na verdade ele, o MiG-31, se coloca “entre” os F-14 / F-15 e os F-16 / F-18. Pelo que já li ele pode lançar armas de longo alcance para abater aeronaves, mísseis e alvos em terra, em especial estações de radar. Sem falar dos monstruosos e rústicos AA-6 Acrid que ele “herdou” do MiG-25, Sem dúvida uma pela peça de engenharia aeronáutica

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

O problema do MiG-31 é que apesar dele encontrar um avião tanque a 320km (ou mesmo um caça a essa distancia) ele também é visto por causa do seu RCS de um elefante… se tiverem caças furtivos fazendo escolta avançada de aeronaves de alto valor (aeronaves de reabastecimento ou AWACS) o MiG-31 vira apenas um enorme alvo…

Eu sinceramente imagino que aonde estiver um avião de reabastecimento ou um AWACS voando vai ter uma escolta voando bem a frente dele. isso dificulta o trabalho do interceptador, não importa qual seja.

Ricardo da Silva
Visitante
Ricardo da Silva

Victor,
Parece que esse seria o mesmo argumento que estaria levando ao desenvolvimento de um “PAK alguma coisa” para substituto

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

A Russia só “precisa” de um interceptador furtivo por causa do tamanho do seu território que é enorme e precisam de uma aeronave rápida para cobrir a distancia, mas agora, isso é um gasto desnecessário para a Russia. se o SU-57 fosse ser adquiridos em números dignificativos ele poderia exercer essa função

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Significativos*

Helio Eduardo
Visitante
Helio Eduardo

Trata-se de uma aeronave impressionante, não só por suas especificações (tamanho, desempenho, envelope de voo) mas, também, por ser um verdadeiro sobrevivente, que se renova com o passar dos anos (décadas…..). Avisando que não sou “torcedor” deste ou daquele lado, não vejo o F-15 como um adversário do MIG-31: são aeronaves para cenários distintos. O F-15, salvo melhor juízo, nasceu como interceptador e para escolta dos bombardeiros estratégicos (um amigo certa vez disse que ele era o P-51 da era à jato…). Já o MIG-31 nasceu para interceptar à longa distância grandes alvos como AWACS, aviões tanque, etc., não tendi… Read more »

Bruno Vinícius Campestrini
Visitante
Bruno Vinícius Campestrini

O F-15, mais do que um interceotador, é uma aeronave de superioridade aérea que surgiu como resposta a um hipotético MiG-25 que estava no imaginario da inteligência norte-americana, uma vez que esta acreditava que as enormes asas eram para o dogfight enquanto que na verdade era uma resposta ao alto teor de aço utilizado no MiG. Assim, em um combate entre F-15 e MiG-31 é esperado que o norte-americano se saia melhor, haja vista o F-15 ser “concorrente” do SU-27/35 e não do MiG-31.

Bruno Vinícius Campestrini
Visitante
Bruno Vinícius Campestrini

Interceptador*

Yan klows
Visitante
Yan klows

Uma curiosidade, é que o MIG-31 foi a aeronave russa pôs fim da URSS que menos vou nos anos 90 e início de 2000. Pelo fato de ser muito caro pra época e a economia em frangalhos.

Luís Henrique
Visitante
Luís Henrique

Bosco 7 de agosto de 2018 at 21:01 …Quanto a ser melhor pra engajar aeronaves stealths faltou o texto explicar como em tese isso seria conseguido. ———————— Caro Bosco, O radar do MiG-31 é um Monstro. O radar foi totalmente modernizado e suas capacidades foram ampliadas. O alcance máximo dobrou para cerca de 400 km. Claro que ninguém vai divulgar dados secretos, mas está implícito que a capacidade de detectar alvos pequenos e furtivos também foi ampliada. Eu já li em sites russos que o ‘novo’ Zaslon-M possui o dobro de alcance contra aeronaves furtivas, quando comparado ao IRBIS-E. Os… Read more »

Bruno Vinícius Campestrini
Visitante
Bruno Vinícius Campestrini

O alcance de 90 km para detecção de aeronaves furtivas para o IRBIS-E é contraditório com o outro dado fornecido pelos russos de que esse radar é capaz de detectar um alvo de 3 metros quadrados de RCS a 350 km. Pela equação do radar (que nenhum radar convencional consegue fugir), o alcance máximo do IRBIS-E para um alvo de RCS = 0,01 metro quadrado é de aproximademente 20 km. Óbio que essa acaba sendo uma conta meio que “de padaria”, porém o alcnace real não consegue fugir muito disso. Além disso, o Zaslon-M, por ser mais antigo tem uma… Read more »

Luís Henrique
Visitante
Luís Henrique

Desculpe, Você fez a conta errada. A fórmula matemática para determinar Alcance de Detecção radar x RCS é a seguinte: R1/R2 = (RCS1/RCS2)^(1/4) Se você aplicar na Fórmula 350 km de alcance como R1 e 3 m² como RCS1 e 0,01 como RCS2, o R2 (alcance detecção para novo RCS informado), será de 84 km. E não 20 como você diz. Os russos ainda dizem que o alcance máximo de detecção do IRBIS-E é entre 350 – 400 km. Se utilizar 400 km como R1, o R2 para um alvo de RCS 0,01 será de 96 km. Portanto, o dado… Read more »

Bruno Vinícius Campestrini
Visitante
Bruno Vinícius Campestrini

Realmente eu havia feito a conta de maneira errônea. Todavia, quanto ao radar do MIG-31, por ser um PESA dos anos 80 ele tem um alcance bem menor do que o IRBIS-E para aeronaves furtivas, apesar do maior diâmetro.

Tadeu Mendes
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Tadeu Mendes

Eu gostaria de saber se o R-77 tem a ver com o tal missil hipersonico desenvolvido ou em desenvolvimento pela Russia.

Nilton L Junior
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Nilton L Junior

Acho que não mas quem sabe deve superior ao AIM-120D

Ypojucan
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Ypojucan

Caros, vamos ao fatos: O Mig 25 foi retirado de operação na Russia (VVS) na função de interceptador no começo dos anos 2000. As versões de treinamento e reconhecimento operaram na base de Monchegorsk até meados de 2013. O enorme AA-6 “ACRID” foi retirado de serviço a pelo menos 10 anos. O MIG-31 nunca foi um interceptador Mach 3, sua velocidade máxima é de Mach 2.8 ou quando em cruzeiro supersônico, a velocidade máxima é de Mach 2.35. Não, o MIG -31 não foi concebido como interceptador puro e nem é essa sua função principal nas forças russas (VKS e… Read more »

HMS TIRELESS
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HMS TIRELESS

Outro ponto interessante Ypojucan é que ao contrário do Mig-25 o Mig-31 tem um canhão, aliás um canhão gatling de elevada cadência de tiro (10.000 tiros/min) mais até que o consagrado M61 Vulcan (6.000 tiros/min)

Ypojucam
Visitante
Ypojucam

Sim, bem lembrado. Porém, os relatos são contraditórios quanto a se esse canhão funciona nos dias de hoje ou se inclusive foi removido nos jatos modernizados ( o”casulo” do canhão ainda existe na lateral, mas algumas fontes dizem que faz muito tempo que esse canhão não é mais utilizado – alguns acidentes inclusive teriam acontecido, levando a perda de aeronaves por falhas no canhão, além de que com uma cadência tão alta, a utilização era inútil pois a munição acabava rapidamente. Lembrar que para um interceptador que notadamente deveria derrubar os seus alvos a grande distância o canhão de fato… Read more »

Ypojucan
Visitante
Ypojucan

Sobre a modernização, um primeiro protótipo realizou seu voo em Janeiro de 1999 (número 58) e após uma série de refinamentos decorridos do que se observou nos testes em voo, o “58” foi convertido para o padrão de série e decolou para seu voo inaugural em setembro de 2005 e foi enviado para o centro de testes de Akhtubinsk em dezembro do mesmo ano, sendo seguido pelos MIG-31BM números 59 e 60. A campanha de testes e qualificação terminou em novembro de 2007 com a recomendação de modificação em série do tipo e os primeiros 12 jatos foram então contratados… Read more »

CRSOV
Visitante
CRSOV

Esse MIG 31 está mais mortal a cada dia !! Pouco tempo atrás ele foi visto carregando o míssil hipersônico de ataque chamado de kinzhal (adaga em russo) e agora esses mísseis ar ar !! Mesmo em termos apenas convencionais a Rússia é carne de pescoço !!

Bruno w Basillio
Visitante

10 ou 11 unidades do Mig31 ,parece que teve seu radar parcialmente removido ,esta modificação foi feita para que ele pudesse carregar o Kinzhal , agora chamam no de MiG 31 K….