Home Aviação de Ataque Gripens da República Tcheca completam upgrade MS20

Gripens da República Tcheca completam upgrade MS20

3808
20

A Saab concluiu a atualização da frota de caças Gripen da República Tcheca para o padrão MS20. A atualização “aumenta muito as capacidades de combate e comunicação do Gripen”, de acordo com um comunicado à imprensa da Saab.

O MS20 permite que o Gripen atinja alvos terrestres usando bombas não guiadas e guiadas a laser. Enquanto isso, a capacidade ar-ar é melhorada através da introdução de novos modos de radar.

Como parte do novo padrão de software, os Gripens tchecos também passarão pela integração do pod de indicação de alvos eletro-óptico Rafael Litening III. O casulo israelense será usado para guiar mísseis e bombas, bem como para reconhecimento aéreo e em missões de defesa aérea.

A atualização do MS20 também implementa o link de dados Link 16, bem como os criptomodulos para comunicação secreta.

“Graças à modernização dos aviões tchecos Gripen, as capacidades operacionais da Força Aérea Tcheca serão significativamente aumentadas”, disse o coronel Petr Tománek, comandante da base aérea Čáslav da Força Aérea Tcheca. “Nossa equipe apreciou uma estreita e frutífera cooperação com a parte sueca nesse projeto específico de modernização, bem como a cooperação durante os 13 anos em que operamos aeronaves Gripen.”

A atualização de capacidade envolve atualizações de hardware e software. Em 12 de março – aniversário da entrada da República Tcheca na OTAN – o novo pacote de software foi integrado às versões de um e dois assentos do Gripen tcheco. Após testes de voo bem sucedidos, o software MS20 foi integrado nos caças restantes.

Pod Rafael Litening III

“Estamos muito satisfeitos com o sucesso desta atualização de capacidade”, disse Jonas Hjelm, diretor da área de negócios da Saab Aeronautics. “Estamos honrados em ter um parceiro de longa data na Força Aérea Tcheca. É em grande parte devido a esta cooperação mútua a longo prazo entre a FMV sueca, a Força Aérea Tcheca e a Saab que a atualização decorreu sem problemas e de acordo com o previsto. Desejamos que os pilotos e toda a força aérea continuem tendo sucesso no cumprimento de seus objetivos, tanto em suas operações de proteção do espaço aéreo como em suas operações conjuntas da OTAN”.

A Força Aérea Tcheca – formalmente a Vzdušné síly Armády České republiky (Componente Aéreo do Exército da República Tcheca) – recebeu 12 JAS 39C Gripen monopostos e um par de JAS 39D bipostos, com entregas iniciadas em abril de 2005.

Em março de 2014, o governo tcheco concedeu a aprovação de uma prorrogação de 12 anos do contrato de arrendamento com a Saab, segundo o qual todos os JAS 39C/D Gripens são operados, com a opção de prolongar por mais dois anos. Essa extensão, supostamente avaliada em 16,5 bilhões de coroas (US$ 841,4 milhões), levará o arrendamento até 2027, ou 2029, se a opção adicional for exercida. A Saab anunciou em dezembro de 2014 que havia recebido o contrato para a extensão do arrendamento.

A frota checa do Gripen é operada pelo 211. Taktická Letka (211. TL, 211º Esquadrão Tático) em Čáslav, no leste da Boêmia.

FONTE: Air Forces Monthly

20
Deixe um comentário

avatar
8 Comment threads
12 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
16 Comment authors
Zorannjorge AlbertoDanielGuizmoAlex Nogueira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Gustavo
Visitante
Gustavo

Será que eles irão oferecer atualizações e modernizações para os C/D para suportarem o MS23 que virá com os NG?

USGrant
Visitante

Esse mono já foi testado em alguma operação real?
Parece um f.5 do sec. 21.

jorge Alberto
Visitante
jorge Alberto

kkkkkk sem comentarios….. kkk

USGrant
Visitante

Leve e aparentemente frágil.

jorge Alberto
Visitante
jorge Alberto

tirou o dia!… kkk

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

Uma interessante explanação sobre a reestruturação da FAB.
Alguns pontos que chamam a atenção (ano 21016):
Das 600 aeronaves da Força Aérea Brasileira, só 250 são (ou estão) operacionais.
A força aérea anunciou ao final 2016, a intenção de 55 aeronaves de caças adicionais, muito provavelmente essas aeronaves seriam Saab Gripen.
A força aérea também anunciou a sua intenção de adquirir uma aeronave de treinamento avançado. O vídeo nota ainda, a redução de aeronaves biplaces modernizadas (feita pelo governo) e que, as aeronaves biplaces Gripem serão em um número reduzido.

https://www.youtube.com/watch?v=PXSGFfcuUvQ

Papan
Visitante
Papan

Gripen NG será uma Excelente máquina de Guerra Moderna para o Brasil, excelente fusão de dados.

Rui Chapéu
Visitante
Rui Chapéu

Alguém sabe qual a função da tomada ali?

Adriano R.A.
Visitante
Adriano R.A.

Carregar o celular do mecânico.
Brincadeira… acho que conecta o caça a uma APU ou auxiliary power unit, que fornece energia externa para os sistemas do avião… acho…

Wagner
Visitante
Wagner

pode ser que seja para transmissão de dados via cabo. Sem possibilidade de interferência ou hacker.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Exatamente, conecta um laptop ali e puxa todos os dados da aeronave. Relatório de integridade de todos os sistemas operantes.

Paulo Jorge
Visitante
Paulo Jorge

Atingiu o padrão MLU.
Os Gripens Tchecos eram bem limitados, mas agora estão preparados para mais 10 anos até o próximo ciclo.

Sds.

Zorann
Visitante
Zorann

Eles não eram limitados. Eles receberam em 2015 o MS19 block3. Agora com o MS20, estão aptos a usar o Meteor, coisa q se não me engano os poderosíssimos Rafales ainda não são capazes de fazer (se nao me engano a integração ainda não está completa – se eu estiver errado, me corrijam).
A SAAB pretende continuar atualizando os Gripens C/D.

Guizmo
Visitante
Guizmo

Poucas coisas me irritam tanto quanto instalar mísseis Sidewinder nos cabides internos, ao invés de colocar nos trilhos da ponta das asas………vai entender, deve ser “toque”

Daniel
Visitante
Daniel

Guizmo
Pensei a mesma coisa quando vi a foto kkkkkk.
Mas algum propósito acredito que teve.