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Qatar exerce opção de compra de 12 caças Rafale adicionais

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Rafale nas cores do Qatar

SAINT-CLOUD, França — O exercício da opção para a compra de 12 caças Rafale adicionais para o Catar entrou em vigor hoje.

Esta opção foi exercida em 7 de dezembro de 2017 em Doha, na presença do Presidente da República Francesa, Sr. Emmanuel Macron, e sua Alteza Xeique Tamim bin Hamad Al Thani.

Seguiu-se o contrato assinado em 4 de maio de 2015 entre o Estado do Qatar e a Dassault Aviation para a aquisição de 24 aeronaves Rafale.

Uma vez que estes dois lotes tenham sido entregues, a Qatar Emiri Air Force irá operar 36 caças Rafale.

A Dassault Aviation e seus parceiros agradecem às autoridades do Qatar por terem dado a ela essa oportunidade renovada para consolidar 40 anos de excelente cooperação entre a indústria de aviação francesa e a Qatar Emiri Air Force.

Com mais de 10.000 aeronaves militares e civis entregues em mais de 90 países no último século, a Dassault Aviation acumulou conhecimento reconhecido mundialmente no projeto, desenvolvimento, venda e suporte de todos os tipos de aeronaves, desde o caça Rafale até a família high-end de jatos executivos Falcon e drones militares. Em 2017, a Dassault Aviation registrou receita de € 4,8 bilhões. A empresa possui 11.400 funcionários.

As armas do Rafale – clique no infográfico para ampliar

FONTE: Dassault Aviation

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Jr
Jr
2 anos atrás

Compra meramente política, apenas para agradar um aliado, assim como o fizeram com Grã Bretanha e EUA, adoraria saber de onde eles vão tirar pilotos para os rafales, F-15 e Typhoons que eles compraram. Para uma força aérea que só tinha 12 mirages fica difícil acreditar que eles precisam realmente dessa grande quantidade de caças.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Jr
2 anos atrás

acho que se fosse meramente politica, teriam ficado apenas com os 24 iniciais.

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Jr
2 anos atrás

Eles poderiam, na minha opinião, terem sido mais eficientes se tivessem divido melhor entre Rafale, Gripen C/D F20 e o nEUROn. O F-15 e o Typhoon, com certeza, são excelentes aeronaves, mas são ainda mais caros de adquirir, operar e manter. É importante mesclar qualidade com quantidade, nem somente umas, nem somente outra, podem balançar o resultado de uma guerra a seu favor.

É o que eu penso para o Brasil, inclusive.

Gabriel
Gabriel
2 anos atrás

Esse dai é o melhor caça multifunção de 4,5 geração junto com o F-18 SH em operação no ocidente

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Gabriel
2 anos atrás

Typhoon Tranche 3> Gripen E/F> Rafake F3> F-18SH block 3 🙂

Gabriel
Gabriel
Reply to  Mateus Lobo
2 anos atrás

Explique a razão

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Mateus Lobo
2 anos atrás

Depois do que tenho lido vou até mudar a ordem
Typhoon Tranche 3> Gripen E/F> F-18SH block 3 > Rafale F3

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Mateus Lobo
2 anos atrás

Sério?!?! kkkkkkkkkkkkkkk

Jean-Marc Jardino
Reply to  Mateus Lobo
2 anos atrás

Vc com certeza nao entende nada de aviação.

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Mateus Lobo
2 anos atrás

Só me expliquem o porquê de estar errado, mais argumentos e menos deboche.

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Gabriel
2 anos atrás

Vai ficar um pouco grande, mas vou tentar dividir em partes para não ficar confuso.

Radares
Typhoon Tranche 3 – Captor-E (1426 T/R modules, swashplate)
Gripen E/F – Raven ES-05 (968 T/R modules, swashplate)
Rafale F3 – RBE 2 AESA (838 T/R modules)
F-18 SH Block 3 – AN/APG-79 (~1100 T/R modules)

RCS (informação bem difícil de se achar com boas fontes, deu trabalho)
Typhoon – (0.05~0.1 m²)
Gripen – (0.05~0.1 m²)
Rafale – (0.1~0.3 m²)
F-18 SH – (0.1~0.5 m²)

Manobrabilidade
comment image?x71037

Amanhã (daqui a algumas horas kkk) posto o restante.

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Mateus Lobo
2 anos atrás

Esse gráfico de taxa de de giro provavelmente está errado, porque lembro que estudos mais detalhados comparando o f-15 com o SU-27 em vária velocidades, mostrou que eles são bem parecidos nesse quesito.

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Mateus Lobo
2 anos atrás

Ignora esse último comentário, chequei aqui e trata-se de um jogo, não de um estudo e essa matéria deu uma reforçada na diferença entre o f-15 e o su-27 http://www.aereo.jor.br/2010/01/06/o-dia-em-que-o-su-27-derrotou-o-f-15-tem-territorio-norte-americano/

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Mateus Lobo
2 anos atrás

Sério que tu achas que o Typhoon em um RCS menor do que o Rafale?!?! Outra coisa, o Captor E AESA ainda não existe operacionalmente.

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Wellington Góes
2 anos atrás

Sim, Wellington Góes. Como você deve saber informações sobre RCS são muito difíceis de serem obtidas, as informação do RCS do Typhoon Tranche 2, Gripen C e de um outro caça que não me recordo com precisão qual foi, mas acho que foi uma versão do f-16 similar ao block 60, foram vazadas na apresentação a Noruega. Infelizmente os links pelo estão fora do ar (lembre-se que isso foi em 2006) e eu mesmo não consegui ver pessoalmente os dados divulgados pelos fabricantes, tendo que me contentar pelos post da discução que envolviam a menção de tais dados em um… Read more »

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Gabriel
2 anos atrás

Suite de guerra eletrônica Typhoon – Praetorian https://en.wikipedia.org/wiki/Praetorian_DASS Gripen – Arexis (usa GaN ao invés de GaAs) Com os sistemas internos ele é capaz de atuar nas frequências C, X, Ku, K e com o pod esse leque de frequências é ampliado para VHF, UHF, L, S, C, X, Ku, K, ou seja é praticamente um Growler http://www.aereo.jor.br/2018/02/19/caca-saab-jas-39e-gripen-sistemas-de-guerra-eletronica-e-radar-aesa/ http://www.aereo.jor.br/2010/04/13/suite-de-guerra-eletronica-do-gripen/ Esse link compara os sitemas https://epamuodikkaitaajatuksia.com/2017/11/13/saab-arexis-turning-tables-in-gripen-e-fs-favour-in-hx-program/ Rafale – Spectra Não encontrei nada muito detalhado, mas é basicamente um sistema que atua presumidamente nas bandas C, X, Ku, K https://en.wikipedia.org/wiki/Thales_Spectra F-18 SH – AN/ALQ-214 Basicamente a mesma coisa do Gripen, logicamente com… Read more »

paisano
paisano
2 anos atrás

Sugiro mudar o título para “exerce opção de compra”

Chico Novato
Chico Novato
2 anos atrás

Parabéns à Dassault e aos seus clientes. Já podemos dizer que o Rafale é um sucesso de vendas? Acho que sim.

É um excelente caça, sem dúvidas.

Robsonmkt
2 anos atrás

Independente de motivações políticas (qual compra de defesa não as tem?), o fato é que o Rafale conseguiu se consolidar como um produto atrativo no restrito mercado de aviação de caça.
Mesmo sem ter o peso do lobby americano (e de sua FMS) e do pontapé inicial de um consórcio como o Typhoon, O Rafale conseguiu exportações expressivas se levarmos em conta seu preço, o atual momento da economia global e o fato de seu portfólio de carga paga estar restrito a armas e sistemas de origem europeia.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Robsonmkt
2 anos atrás

Realmente tem surpreendido mesmo as vendas do Rafale, bela máquina em todos os sentidos.

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Robsonmkt
2 anos atrás

Algumas correções, meu amigo. Não há restrição para que o Rafale só use armamentos europeus, o que existe é que só foram integrados armamentos europeus, porque seu operador inicial só fez assim, conforme seu próprios interesses. Nada impede que os clientes não europeus do Rafale, se assim desejarem fazer, integrar armamento de outras origem. A diferença aqui é que eles terão que pagar tal integração. No mais, não há sentido algum querer integrar armamento estadunidense (que é a “justificativa” de alguns “iluminados”), por exemplo, se o país que for querer fazer isto, não tiver acesso aos aviões, o que dirá… Read more »

Bueno
Bueno
2 anos atrás

esta ai Dassault Aviation, aeronaves civis e militar. Será que a EMBRAER Defesa, conseguira chegar neste patamar depois do advento Boeing ? O tempo , ele nos respondera

Nonato
Nonato
Reply to  Bueno
2 anos atrás

Não. Se vendida para a Boeing a Embraer sumirá.
A Embraer atual é a terceira maior fabricante de aviões, incluindo comerciais, executivos e militares.
A Dassault fica para trás… Bem como a Bombardier…
Se vendida, a Embraer além de sumir, logo ou mais adiante, não irá desenvolver um caça. Isso fica com a Boeing e seu F18…

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Nonato
2 anos atrás

É mesmo Nonato? Conte-nos mais dessas mudanças que nem os executivos da Boeing nem da Embraer divulgaram e que, provavelmente, ainda não foram nem definidas completamente.

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

É sério que tu achas que precisam divulgar isto e dessa forma?!?!

Augusto
Augusto
2 anos atrás

A razão das aquisições de fato é política, em meio a muitas incertezas no Oriente Médio. Entretanto, apesar de o dinheiro poder tudo, seria mais inteligente se eles mantivessem somente 1 tipo de caças (ou dois, se 1 fosse mono e o outro birreator) e comprassem meios terrestres e navais dos outros aliados, ao invés de fazer essa salada de aviões muito similares funcionalmente, todos biturbinas similares.

A capacidade logística e de treinamento de pilotos em um país de meros 2,5 milhões de habitantes não deve ser das melhores.

Amadeu Parrinha
Amadeu Parrinha
Reply to  Augusto
2 anos atrás

O Qatar só tem 313000 habitantes qataris o resto são estrangeiros

Augusto
Augusto
2 anos atrás

Repeti o “similares” no segundo parágrafo sem querer.

Guizmo
Guizmo
2 anos atrás

A suite de armamentos do Rafael é sensacional. Que belo sistema de combate, completo, e em operação.

JDSSjunior
JDSSjunior
2 anos atrás

O Qatar tem uma situação complicada do ponto de vista vida geopolítica do oriente médio. Como exemplo tem severas diferenças com a Arábia Saudita, que é um aliado norte americano de peso. Creio que isso explica em parte essa estratégia semelhante na da Índia, na hora de adquirir armamento. Para o Qatar ficar na “mão dos EUA” incomoda muito.

PauloR
PauloR
2 anos atrás

Muita coragem do Qatar em confiar sua força aérea nos EUA, França e Reino Unidos. Esses países costumam agir em conjunto e se Arabia Saudita e outros países do O.M decidirem atacar o Qatar esses países não vão fazer nada, apenas olhar o pau comer. Seria bom comprar uns SU-35 + S400 para equilibrar o jogo.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
2 anos atrás

Salvo engano os EUA têm instalações militares do Qatar.

Gabriel
Gabriel
Reply to  HMS TIRELESS
2 anos atrás

Tem sim e se bobear a é a maior de todas no Médio Oriente

Jacinto
Jacinto
Reply to  PauloR
2 anos atrás

O Catar abriga a maior base aérea dos EUA na região: Al Udeid Air Base. Ela abriga mais de 10 mil militares americanos e de outros países e mais de 100 aviões de combate.

Washington Menezes
Washington Menezes
2 anos atrás

E o Rafale, depois de um incio difícil se solidificou.Parabéns a França.

Everton Matheus
Everton Matheus
2 anos atrás

Imagino o Brasil chegando la com o São Paulo, o A1 e uns lança granada soldado no casco kkkkkk – Baile dos aposentado.
#GRIPENVemlogo

BILL27
BILL27
2 anos atrás

Esta camuflagem do Rafale ficou muito bonita .Tomara que a FAB use esqema de pintura parecido no Grispen

Daniel
Daniel
Reply to  BILL27
2 anos atrás

Concordo. A camuflagem deste “draw” ficou bem legal, mas não serve pra qualquer país.

Não faz sentido, por exemplo, a Suécia que é um país nórdico (frio) ou Israel que é um país de clima seco, camuflar seus caças em tons de verde oliva que remete a floresta.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
2 anos atrás

O Rafael pode ser muito bom,mas seu custo é alto a hora de vôo e o dobro do grispen,pode ser avião para o quatar a India mas sinceramente não é avião pro Brasil não.Não falo da performance mas do custo / beneficio,vamos de grispen que tá bom demais.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Ronaldo de souza gonçalves
2 anos atrás

Francamente as vezes me pergunto se essa economia vale a pena , uma vez que não vamos compensar numericamente as desvantagens. Perder a superioridade aérea num conflito moderno custa muito mais caro que os Rafale F3,o F-18 SH ou o Sukhoi 35… as vezes a destruição é tamanha que o país não se levanta nunca mais!

Pedro
Pedro
Reply to  Ronaldo de souza gonçalves
2 anos atrás

Desculpem o off-topic, mas realmente queria entender de onde sai ou saiu esse “Grispen”…
Não sei se seria dislexia, analfabetismo funcional, algum corretor ortográfico meio capenga, gozação/má fé, ou simplesmente ignorância mesmo…

Gabriel
Gabriel
Reply to  Pedro
2 anos atrás

Deixa de ser chato

Felipe Morais
Felipe Morais
2 anos atrás

Acho que a única coisa que evitou que o bloco de países árabes “honestos” invadisse o Qatar no ano passado, por suposto auxílio ao terrorismo, foi a base americana lá. Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes, Egito etc fizeram várias exigências que, caso não fosse cumpridas, acarretariam na invasão do país. No fim, o Qatar não atendeu e ficou por isso mesmo. Eu no lugar deles estaria fazendo o mesmo…Porque se esses países resolverem invadir, com os EUA provavelmente fingindo não ser nem com eles, as coisas ficarão ruins para eles. Mas, por hora, enquanto os americanos estão lá, melhor não… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Eles estão negociando S-400 com os russos…

dacta
dacta
2 anos atrás

Grispen????????? que mania que brasileiro tem de falar errado; De verdade fica até feio de ver comentários assim.

Almeida
Almeida
2 anos atrás

Tem uma resposta minha presa aí administração…

Bavaria Lion
2 anos atrás

Depois que vendeu pra Índia, arrumou mais alguns contratos.
É bom que essa indústria, base de uma escola, não morra.