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Testes estruturais de terceira vida concluídos para o F-35A Lightning II

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F-35A Lightning II third life testing

O modelo em escala total AJ-1 do caça F-35A, projetado para decolagem e pouso convencionais (CTOL), completou seu teste de terceira vida – equivalente a 24 mil horas de voo – na instalação de teste exclusiva da BAE Systems em Brough, East Yorkshire, no Reino Unido.

A estrutura foi sujeita à gama de cargas que se espera que experimente no voo real, com testes de durabilidade realizados para simular o uso da frota na vida real com base em requisitos operacionais projetados. A estrutura de teste de durabilidade do F-35A passará por inspeções detalhadas nos EUA.

Única de seu tipo no Reino Unido, a plataforma de teste de durabilidade da BAE Systems possui mais de 20 milhas de fiação, 2.500 medidores de tensão e 160 atuadores de carga, que estão conectados à estrutura durante o teste.

Kathy Nesmith, líder da equipe de estrutura do escritório comum do Programa F-35, disse: “O programa F-35 exige uma vida útil de 8.000 horas de voo. Isso é verificado através de testes de durabilidade para duas vidas, ou 16.000 horas. Concluir testes de terceira vida no modelo de durabilidade do F-35A nos fornecerá os dados para permitir que os combatentes mantenham e sustentem o avião além de 2050.”

Andy Prendergast, gerente de operações para teste estrutural e dinâmico da BAE Systems, disse: “Este teste levou a estrutura do F-35A aos seus limites para garantir que ele voe de forma segura e efetiva ao longo de sua vida.

“Nós verificamos continuamente a estrutura para quaisquer sinais de estresses e tensões e relatamos resultados de volta ao programa para que melhorias estruturais possam ser feitas, se necessário, muito antes de surgirem problemas na frota que voa”.

FONTE: Aerospace Testing International

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JorgemarcosomagDiogo de AraújoJustin CaseClaudiney Recent comment authors
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carcara_br
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carcara_br

A parafernália de testes impressiona
Olha, o F-35 tem rebite também, quem diria, não é só o Su-57 ou o J-20.

edcarlos
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edcarlos

Na ultima imagem, aquela estrutura não pode ser o estabilizador vertical original.

Espera, o estabilizador vertical original aguentaria a pressão que aquela peça aguenta.

Saudações!

HMS TIRELESS
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HMS TIRELESS

BAe Brought eram as antigas instalações da Blackburn, que produziram o Buccaneer.

Galeao Cumbica
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Galeao Cumbica

Impressionante a engenharia envolvida! um salve aos Engineers!

sds
GC

Sérgio Luis
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Sérgio Luis

Parece que está em uma UTI !

Tiger 777
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Tiger 777

Quando vamos ter a capacidade de fazer um teste destes!!!
Parabéns a Bae Systems.

Jorge
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Jorge

Eu sou técnico de ensaios na Embraer e nossos ensaios são tão impressionantes quanto este ou até mais.
Te convido a procurar conhecer o nosso laboratório!

Att,
Jorge.

JT8D
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JT8D

Tiger 777 10 de novembro de 2017 at 23:13
Quando desenvolvermos um caça

Mazzeo
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Mazzeo

HMS TIRELESS 10 de novembro de 2017 at 22:28

Os Buccaneer não eram montados, mas sim esculpidos de um bloco !
Aeronave sensacional

Antonio de Sampaio
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Antonio de Sampaio

Tiger 777 10 de novembro de 2017 at 23:13 Tem foto do AMX e do F5M sendo submetido a testes, com um equipamento parecido com este, não tão complexo, mas bastante também. É certo que este em questão deve ter a capacidade de medir mais dados, mas a Embraer usa esse tipo de equipamento também… __________________ carcara_br 10 de novembro de 2017 at 22:01 Todo avião é emendado, completamente emendado, suas partes são emendadas para caso uma delas sofra um dano estrutural como uma rachadura por fadiga ou outro problema, essa rachadura só vai se estender até o fim dessa… Read more »

Clésio Luiz
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Clésio Luiz

Para você ver como a tecnologia avança. No livro O Grande Circo, Clostermann reclama que os Spitfires que o esquadrão para o qual ele foi transferido estão velhos e surrados, pois possuem quase mil horas de voo…

camargoer
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Olá Colegas. Acho que já vi uma foto deste tipo de ensaio com um supertucano. Só não lembro se o equipamento está na Embraer ou em outro centro de pesquisas. Talvez alguém da FAB ou próximo à Embraer possa esclarecer melhor isso.

camargoer
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Claudiney
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Claudiney

O sistema de teste é simples de construir. Sistemas hidráulicos entregando forças e provavelmente vibrações controladas. Também não é difícil fazer as leituras necessárias. Basta ter $$ para investir. A parafernália assusta, mas não é tão complexa. Minha empresa pode construir algo assim.

Na foto do Supertucano os pistões hidráulicos são pretos e não laranjas como no F35.

Justin Case
Visitante
Justin Case

Olá, amigos. Esses são testes dinâmicos, para verificar a resistência à fadiga. Há outros ensaios, ditos estáticos, que verificam os limites de carga em que pode ocorrer deformação estrutural permanente ou mesmo ruptura. Nestes testes de fadiga, busca-se replicar o perfil operacional planejado para a aeronave. Como é praticamente impossível que a aeronave venha a cumprir exatamente o perfil esperado, é estabelecido um fator de correção para a expectativa de vida em fadiga (scatter factor). Por exemplo, foi citado um valor 2 para esses ensaios no F-35. Isso quer dizer que será liberada uma vida em fadiga operacional que é… Read more »

Diogo de Araújo
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Minha Nossa Sinhora di Aparicida desculpem as palavras mas “o barato é louco hein” como pode, como alguém tem tanta inteligência assim para desenvolver um maquinário desses.

camargoer
Visitante

Olá Colegas. Qual a razão do ciclo de vida ser padronizado em 8.000 horas? De qualquer modo, fiz uma estimativa de quanto tempo um motor simples à gasolina consegue operar (em média) e cheguei a valores entre 4.000 e 5.000 horas, dependendo de como é feita a estimativa.

marcosomag
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marcosomag

Pior “mico” da história da USAF. Leia o que escreveram no “National Interest” , um “think thank” ligado ao Partido Republicano, sobre o F-35: http://nationalinterest.org/blog/the-buzz/the-f-35-14-trillion-dollar-national-disaster-19985?page=show .
Sorvedouro de dinheiro inútil.