Home Aviação de Caça Mais informações do voo supersônico do caça Saab Gripen E

Mais informações do voo supersônico do caça Saab Gripen E

11248
37
Caça Saab Gripen E quebrou a barreira do som pela primeira vez no dia 18 de outubro

A empresa de defesa e segurança Saab anunciou que o caça inteligente (Smart Fighter) Gripen E voou supersônico pela primeira vez. A aeronave quebrou a barreira de som sobre o Mar Báltico no dia 18 de outubro.

O caça inteligente Gripen E voou a velocidades superiores à velocidade do som, em mais de Mach 1, como parte do programa de testes em voo em curso. O objetivo foi coletar dados da aeronave à medida que alcançava e sustentava velocidade supersônica. O voo ocorreu no mar Báltico e a aeronave voou a uma velocidade supersônica durante vários minutos, enquanto realizava manobras, demonstrando a combinação bem-sucedida do design do caça e seu poderoso motor.

“Como pilotos do Gripen estamos acostumados a uma velocidade extrema, mas passar pela barreira do som pela primeira vez com a aeronave ainda é um momento para comemorar. É importante que a aeronave faça a transição suavemente através do que chamamos de zona transônica em torno da barreira do som e ela certamente o fez, foi muito suave”, disse Marcus Wandt, piloto de testes da Saab.

Congratulando-se com as notícias, Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe de área de negócios da Aeronáutica, disse: “marcos individuais, como esse voo supersônico, demonstram o rigor da nossa abordagem de engenharia e a validade da modelagem. É uma evidência adicional de que o programa de teste de voo do Gripen E está indo extremamente bem, enquanto o cronograma de entrega para nossos dois clientes continua sendo nosso foco principal”.

Este marco foi precedido por mais de 20 horas de voo desde o primeiro voo em 15 de junho de 2017.

FONTE: Saab

Subscribe
Notify of
guest
37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jad.Bal.Ja
Jad.Bal.Ja
2 anos atrás

Caça inteligente?

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
2 anos atrás

Sim, é como o fabricante (o texto é baseado numa nots à imprensa) classifica o caça há uns dois anos (se não antes).

Carlos Conceição
Carlos Conceição
2 anos atrás

maravilha

Gustavo
Gustavo
2 anos atrás

Boa! aos poucos vão chegando mais informações…

IvanStop
IvanStop
2 anos atrás

Show. Há vinte anos acompanho ( e tem gente que acompanha a muito mais) noticias do F-X ~ Caça Tampão ~ F-X 2 ~ Caça tampão do caça tampão e por fim a vitoria do Gripen. Vai ser muito bem vindo quando chegar.

André Bueno
André Bueno
2 anos atrás

Penso que o termo caça inteligente possa ser por conta da fusão de dados.

Sérgio Luis
Sérgio Luis
2 anos atrás

Caça inteligente?!?!
E os outros 4,5 ++ não são??
A alma do negócio é a propaganda!!!
E isso a SAAB sabe fazer!
Espero que o caça também!!!

José Lemos filho
2 anos atrás

É porque o caça gripen tem cérebro ou neurônios artificiais.Porisso mesmo, que, ele é considerado inteligente. Respondir tudo?

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
2 anos atrás

André Bueno, na verdade é uma coleção de atributos explorados pelo marketing e embalados com o rótulo de caça inteligente:
https://m.youtube.com/watch?v=C6duEaaICsI

Sérgio Luis
Sérgio Luis
2 anos atrás

José
Se vc estiver certo tá bom demais esse Gripen uai!!!

Top Gun Sea
Top Gun Sea
2 anos atrás

Como eles também sabem fazer marketing. As vinhetas e vídeos parecem a franquia dos fimes de Tom Cruise ” Missão Impossível 1,2,3,4…” E estamos nos acostumando a ver tudo isso. Temos que ver como será na prática.

JT8D
JT8D
2 anos atrás

Acredito que “smart fighter” seja uma analogia com “smart phone”, pois a arquitetura do software do Gripen é inspirada nos aplicativos dos celulares

Caco
Caco
2 anos atrás

Que ótimo atingiu vel. supersônica mas…. com ou sem pós combustão?

JT8D
JT8D
2 anos atrás

Esse doberman é complicado

Engenheiro Não Muito Gato
2 anos atrás

Uma grande oportunidade de ver os Gripen C de muito perto.
Incrível como eles viabilizam esses encontros, muita gente fotografando e acenando. Ninguém invade a pista, ninguém foi sugado no air intake e tampouco saiu quicando no jet blast. Ninguém faz lambança e todo mundo conseguiu fotografias fantásticas.
Gostaria muitíssimo de ter uma oportunidade como essa.
https://youtu.be/96mecUOXtq8

WAGNER
WAGNER
2 anos atrás

Propaganda é a alma do negócio.
Mas na real o Grippen E é bom mesmo. Ótima escolha da FAB!
Curioso, mas eu, como sou das antigas, sonhava na minha adolescência com uma frota de Saab Viggen aqui no BR e a agora teremos uma máquina muito superior! Que bom!

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
2 anos atrás

Em um voo supersônico de vários minutos o Viggen teria mamado o tanque.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
2 anos atrás

Quem falar mal do Viggen vai ser ver comigo! Eu era daqueles que quando garoto tinha o pôster do Viggen, aquele da pintura quase Branca com os mísseis verdes.

EParro
EParro
2 anos atrás

Delfim Sobreira 28 de outubro de 2017 at 1:57

Bem lembrado Delfim, bem lembrado! “Pequenos” detalhes que fazem uma baita diferença.

Saudações

IvanStop
IvanStop
2 anos atrás

Se até a bateria moura é inteligente; Porque um caça não vai ser? kkkkkkkkkk

JT8D
JT8D
2 anos atrás

Vamos ver se o doberman está de bom humor hoje.
“Smart Fighter” é uma analogia com “Smart Phone”, pela similaridade da arquitetura do software com a dos aplicativos para celulares

JT8D
JT8D
2 anos atrás

Desisto, não vou postar mais nada. Fica tudo retido na tal da casinha do doberman. Tchau

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  JT8D
2 anos atrás

JT8D, seu comentário de ontem falando a mesma coisa já havia sido liberado mais cedo.

Ivanmc
Ivanmc
2 anos atrás

HMS TIRELESS 28 de outubro de 2017 at 9:41
“Quem falar mal do Viggen vai ser ver comigo!”
.
Eu não vou falar mal do Viggen, mas eu queria ver você para trocar uma idea e eu aprender muitas coisas.

JT8D
JT8D
2 anos atrás

Obrigado Nunão. Permita-me fazer uma crítica construtiva. Se eu não gostasse do blog, ao invés de fazer a crítica eu simplesmente deixaria de frequentá-lo. É o seguinte: quando se posta um comentário, é muitas vezes em resposta a algo que acabou de ser dito por outras pessoas, ou seja, é uma conversa, uma troca de ideias. Aí, por motivos impossíveis de se entender, o seu comentário fica retido por cinco horas, enquanto que os comentários das outras pessoas continuam fluindo. Quando seu comentário finalmente é liberado, já não será mais lido pelas pessoas às quais estava direcionado e a troca… Read more »

JT8D
JT8D
2 anos atrás

Alexandre Galante 28 de outubro de 2017 at 14:04
Entendo perfeitamente, Galante. E agradeço por todo trabalho que vocês fazem para manter o ambiente do blog “respirável”

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
2 anos atrás

Ivanmc 28 de outubro de 2017 at 12:08

É mais fácil eu aprender alguma coisa com você amigo! No mais eu sempre fui MUITO fã do Viggen. Era o meu segundo caça de preferência ( O primeiro, ontem, hoje e sempre é o imortal, poderoso, imbatível e inalcançável F-15 Eagle).

angelo
2 anos atrás

Exemplo da inteligência o advance tatical link do gripen C ” não o E ” em combate lhe diz quem está melhor posicionado para disparar contra o inimigo você ou seu colega , lhe informa se seu colega já disparou um míssil contra aquele alvo para que você não disperdisse munição , datalink tem alcance de 500km teoricamente um gripen sobre São paulo poderia conversar com um sobre o Rio de Janeiro. Seria legal se ganhasse aquela função do rafale que o f16 adquiriu de quando o piloto desmaia a aeronave estabiliza sozinha para o piloto se recuperar .E acho… Read more »

angelo
2 anos atrás

Poxa se eu fosse presidente eu iria questionar se não dá para colocar um IRST na raiz da asa traseira do gripen assim quando disparasse um míssil contra o inimigo poderia se evadir , acompanhar e guiar o artefato com mais segurança . Seria um ” meio DAS do F35 “.
A idéia parece boa ou não com a palavra os colegas mais entendidos.

camargoer
2 anos atrás

Olá Angelo. Riso. Cuidado para não passar por cima do seu Comte da Aeronáutica. Ele pode ficar muito zangado com a sua intromissão. Aliás, ainda teria o seu Min.Defesa que é o superior imediato do Comte da Aeronáutica. Riso.

angelo
2 anos atrás

A gente que quer o melhor para o país as vezes se empolga “já sei alguns vão dizer que esse não é o melhor , isso não está em julgamento” , mas o sensor já está pronto só não sei se o calor da turbina atrapalharia a leitura.
Agora que aprendi a postar os editores estão arrancando os cabelos , mas calma minha férias estão acabando.

Manuel Flávio
Manuel Flávio
2 anos atrás

A RFA que chegou às bancas traz uma entrevista com o Pres. da COPAC para falar sobre o projeto do GripenNG.

Eu tirei uma foto do trecho onde ele explica porquê o GripenNG terá um custo de manutenção menor que o C/D e o custo de ciclo de vida menor até que os caças atuais de alta performance da FAB:

comment image

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
2 anos atrás

O grispen tudo indica somará muito na Fab.Veremos com os treinamento se teremos um caça super respeitado na américa latina.

Leonardo
Leonardo
2 anos atrás

Devemos entender ” CAÇA INTELIGENTE” como o todo que o projeto Gripe NG se propõe. Troca-se uma turbina de um F-53 no mesmo tempo que um Gripen? Ou de um SU-30/35?
Qual o custo de um Rafale, incluindo hora voo e manutenção, comparado ao Gripen?
Essa é a ideia da Saab por trás do termo Smart Fighter.
Não quero criticar ninguém aqui… Mas quem acompanha realmente o PA entende isso antes de mesmo de ler a matéria.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
2 anos atrás

Grispen…Ai

Zorann
Zorann
2 anos atrás

O titulo de ‘Caça Inteligente’ tem a ver com a arquitetura do projeto. Tem a ver com o fato de se fazer o mesmo que outros caças de mesma geração fazem com custo menor. Com soluções práticas que o tornam mais barato de voar, manter e fazer upgrades. Como o Leonardo explicou acima.