A Saab divulgou que o protótipo 39-8 do caça Gripen E realizou hoje seu segundo voo. A aeronave foi pilotada por Robin Nordlander em um voo que durou 68 minutos.

O primeiro voo aconteceu no dia 15 de junho e durou 40 minutos.

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Gustavo
Gustavo
3 anos atrás

Pelo jeito em breve teremos duas aeronaves voando bastante. Que acelerem o passo pois estamos precisando aqui! Rs

Leandro Costa
Leandro Costa
3 anos atrás

Excelente notícia. Será que vai rolar algum follow-up da SAAB dessa vez como ocorreu no primeiro vôo? Acho difícil, mas não custa nada sonhar um pouco. Bom ver que o cronograma continua firme e que provavelmente diversos outros novos vôos virão pela frente.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
3 anos atrás

Ansioso para ver as especificações de desempenho apresentadas, espero que se confirme o supercruise em configuração de interceptação e combate, e quero ver também a razão de subida e taxas de giro. Aeronave linda, no futuro ficaremos com um quarteto muito bonito na FAB (F-39, A-29, KC-390 e R-99).

Clésio Luiz
Clésio Luiz
3 anos atrás

Esses suecos são uns mentirosos. Não podemos confiar nessa gente que se comporta assim.
.
Disseram que o segundo voo só aconteceria algumas semanas depois do primeiro. Mas só se passou uma.

Marcandrey
Marcandrey
3 anos atrás

Clésio Luiz 23 de junho de 2017 at 8:34

Esqueceu que é apenas um aviãozinho de papel???

Zmun
Zmun
3 anos atrás

Esse avião norueguês é bom mesmo!

AL
AL
3 anos atrás

Zmun 23 de junho de 2017 at 9:51
Esse avião norueguês é bom mesmo!

What!?!?!?!?!?!?!?!?!?!? Rolou confusão aí, não é??? Ele é sueco…

Zmun
Zmun
3 anos atrás

Meu presidento discorda você, AL.

Zmun
Zmun
3 anos atrás

Só estou zoando o Temer, AL.

gustavo
gustavo
3 anos atrás

Alex Nogueira , e com certeza F5 também. Ate 2025 … 2030… .

MBP77
MBP77
3 anos atrás

Ah, vá… quer dizer que o avião que sequer existe já procedeu com o 2º vôo?!
Estou chocado! 😀
Sds.

Flick
Flick
3 anos atrás

Isso não é um avião, é um espectro.
Só esses suecos pra abusarem de nossa inteligência.
Deveríamos mandar carnes pra eles em retaliação, onde já se viu?!

José Lemos filho
3 anos atrás

As negativas são apenas dor de cutuvelo!!! A realidade está aí, e o Brasil vai comendo pelas orlas. MTo Boa notícia. Gente amiga, estou preocupado com prosub nuclear, a população terá que fazer um forte apelo de sentimento nacionalista para que se desenvolva o mais rápido possivel, pois, esta máquina, é uma das molas Mestre para mantermos protegido com total soberania: Territorial, intelectual,econômica e social. Conto com vcs!!!!

Gen. Escobar
Gen. Escobar
3 anos atrás

Impressão minha ou ele está mais “encorpado” nesse voo do que no primeiro? Vejo mais antenas e sensores…ou estou viajando?

Emmanuel
Emmanuel
3 anos atrás

Malditos suecos e sua tecnologia de ponta. Não é porque teremos um caça que será superior a tudo que existe na Rússia, aos projetos americanos da década de 70 e em pé de igualdade com os mais recentes projetos europeus que eles podem fazer esse tipo de coisa. Deveríamos ter comprado aviões no limite do seu desenvolvimento tecnológico ou, mais, caças que não condizem com nossos hangares, ferramentas de manutenção e que tem péssimo serviço pós-venda (caça daquele país que usa cirílico e que tem aviões com qualidade duvidosa no seu fabrico). Esses suecos são uns safados, isso sim. Abraço… Read more »

Roberto
Roberto
3 anos atrás

onde se localiza na estrutura do caça Gripen do Brasil, o sensor de busca e rastreamento no infravermelho IRST.

Guilherme Poggio
Editor
3 anos atrás

O bom é que o programa já começou muito antes do primeiro voo do Gripen E. O Gripen NG vai voando e testando diversos sistemas do futuro avião. Olha só esse aí da foto ainda não tem o EOS no nariz. Mas o Gripen NG já tem e vai testando.

Alexandre Galante
3 anos atrás

O 39-8 não tem o IRST no nariz porque está levando vários equipamentos de teste a bordo.

Alexandre Galante
Reply to  Alexandre Galante
3 anos atrás

Senhores, discussões sobre o submarino nuclear são lá no Poder Naval.

ivo
ivo
3 anos atrás

e eu continuo sem saber para que serve o “espeto” no bico do avião………..
sera que quando acaba os misseis e munição do canhão eles partem para a esgrima???

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  ivo
3 anos atrás

“Gen. Escobar às 12:19”
Alternativa 2, está viajando.
“Ivo às 14:22”
É o tubo de pitot, sensor de velocidade. Um monte de caças tem esse sensor exatamente no mesmo local. Alguns outros têm em outros locais.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
3 anos atrás

ivo te explicaram detalhadamente num post que você perguntou isso algum tempo atrás.

Volte a acessar o post em que fez a pergunta que está lá a resposta.

ivo
ivo
3 anos atrás

até que enfim, o mistério foi solucionado!
obrigado nunão.

ivo
ivo
3 anos atrás

valeu Rafael Oliveira 23 de junho de 2017 at 14:46
vou verificar.

ivo
ivo
3 anos atrás

meus agradecimentos pela explicação a
Rinaldo Nery 15 de junho de 2017 at 13:49 e
Rommelqe 15 de junho de 2017 at 13:58
aos demais peço perdão por poluir a pagina, não havia visto a explicação antes.

Wellington Góes
Wellington Góes
3 anos atrás

Qual é a previsão de ser montado e testado um Gripen E com o WAD FABiano?!

Paulo Jorge
Paulo Jorge
3 anos atrás

Não vi o IRST e nem o pod de reabastecimento em vôo… e ainda falam que já é a versão definitiva dele, o que é muito estranho, já que o NG testou muita coisa por meses, Inclusive os citados sistemas.
A versão brasileira ainda tem o MFD em tela única, diferente do modelo sueco.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
3 anos atrás

Paulo Jorge, o probe para revo é retrátil, fica do lado esquerdo na parte de cima da entrada de ar, só é visto quando vai ser utilizado.

Eduardo
Eduardo
3 anos atrás

É só equipar um radar de 500km e mísseis meteor que vai derrubar até F22 F35 e T-50 Su-35 e nem precisa ser stealth

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
3 anos atrás

Gustavo 23 de junho de 2017 at 1:01
2022