terça-feira, maio 18, 2021

Gripen para o Brasil

KC-390 retornando para a Europa

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

KC-390 a caminho de Malta

Após dois dias de demonstrações em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) o protótipo do avião de transporte médio KC-390 (PT-ZNF) desenvolvido pela Embraer decolou na manhã dessa sexta-feira (22/7) rumo à Europa. A aeronave pousou no Aeroporto Internacional Luqa, na ilha de Malta (região central do Mar Mediterrâneo) antes do meio dia (horário local).

O roteiro da aeronave não foi divulgado e até mesmo a visita a Abu Dhabi foi mantida em segredo até o último minuto. Pode ser que ela faça mais uma visita a outro provável cliente na Europa ou retorne para o Brasil. Aguardaremos os próximos movimentos do PT-ZNF.

- Advertisement -

134 Comments

Subscribe
Notify of
guest
134 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Washington Luis

Bom dia. Alguém sabe onde encontrar fotos dessa viagem, algum fotografo acompanha a equipe? Vida longa ao cargueiro brasileiro. Como foram os desempenhos nessas áreas, alguém conhece os engenheiros? E quanto ao protótipo que está em Campo Grande, será que foram testados pousos de assalto com a Brigada Paraquedista? Será que já estão a disposição os tanques internos de REVO? Qual foi a velocidade máxima alcançada? Editores, Cel Nery? Desculpem, minha ansiedade, abraços a todos.

Elezer Puglia

Que pena! Como só vou pousar no Luqa International na segunda-feira, acho que não vai dar pra ver de perto.

SILVIO

Algum cliente africano? Por quê não!?!?!

bruno gallego

ele acabou de decolar de malta.

Clésio Luiz

Está prestes a decolar. Aparentemente é para voltar para o Brasil, já que a primeira curva é para passar sobre o norte da África e não em direção à Europa.

Marco Antonio Capoeira

Após uma escala na ilha de Malta, no ar novamente. Rumo norte da África?

Maria do Carmo Lacoste

Está indo pra Itália, pode apostar.
Cheguei a pensar nessa possibilidade de voltar para a Europa, e a ida para Abu Dhabi direto foi apenas uma forma de demonstração de prestígio aos Emirados Árabes Unidos, quem sabe um cliente quase certo, daí a prioridade.
Se for isso mesmo, pode ser que ainda vá para Suécia e Polônia.

Rafael M. F.

Trazendo prá cá a polêmica do nome:
.
Que tal KC-390 “Argo”?
.
Em english: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Argo
.
Penso “Argo” por três razões:
.
– “Cargo”, só que sem o “C”;
– Nome fácil de assimilar;
– É um barco mitológico que foi construído com madeira de uma floresta sagrada, abençoado por Poseidon e dá nome à uma constelação.

Mais infos, ler a lenda da mitologia grega “Jasão e os Argonautas”.

FF

Muito legal acompanhar as viagens. Seria interessante se divulgassem fotos e dados de desempenho do avião, etc…

Alexandre

Nosso avião acabou de sair de Malta

Alexandre

Chegando na Tunísia

Maria do Carmo Lacoste

Gente, ele não está voltando para a Europa, ele está neste momento indo pro norte da África.
Deve estar voltando para o Brasil.
Um escala em Senegal ou próximo e voltar pro Brasil.

Reinaldo Deprera

Uma pena. Errei meu prognóstico.
No momento a proa é Ilhas Canárias, Las Palmas. A segunda perna deve ser para Recife.
https://www.flightradar24.com/PTZNF/a6c74e3

Save Ferris!

Clésio Luiz

Em homenagem ao hermanos Bob Santanta e Paulo Lopez, aqui vai um link do Flightradar24 com um voo de quarta feira do 002, onde ele dá uma arrancada em voo plano (na verdade subindo ligeiramente) e chega até 920 km/h:

https://www.flightradar24.com/data/aircraft/pt-znj#a67a352

FF

Deve estar voltando para o Brasil. Deve passar pelo norte da Africa (Tunísia, Argélia e Marrocos) e fazer uma escala em algum lugar como Tenerife.

Jr

Ele tá voltando para o Brasil, lá na Rep.Tcheca disseram que ele ia partir no dia seguinte para Abu Dhabi, ia ficar dois dias lá e depois ia voltar direto para o Brasil.

Marco Antonio Capoeira

Só é interessante ele não ter seguido direto de Abu Dhabi para a África e ter dado essa pernada até Malta.

Eduardo couto

este sobrevoando a tunisia agora.

Jr

Marco, ele deu essa pernada até Malta para evitar passar pelo espaço aéreo Líbio.

Alexandre

Chegando a Argélia.

FF

Sim, Possivelmente esta fazendo esta rota para evitar áreas de conflito. Evitar riscos…

Eduardo

Estava sobrevoando o espaço aéreo Argelino mas agora sumiu do radar.

Paulão

Prezado Poggio,

Desculpe a pergunta, mas como é o passo a passo para identificar o KC390 no flightradar?

Abs

Lucas Lima

Ou seja !! não sabemos de nada pra onde ele ira

Jr

Pela trajetória eu apostaria nas Ilhas Canárias

Eduardo

Paulão, basta botar o prefixo do KC390 (PT-ZNF) na busca.

JT8D

Interessante, estou monitorando um Gulfstream G550 (GLF5) que está fazendo exatamente a mesma rota do KC390, e ele não perdeu cobertura radar na região sobrevoada pelo KC

JT8D

Opa, PT-ZNF voltou a aparecer sobrevoando a Algeria

JT8D

Aparentemente o destino é a Ilha do Sal, em Cabo Verde

RICARDO CAMPELO ESTEVES

Já está visível novamente no Flightradar24. No momento o KC-390 (PT-ZNF) está se aproximando da fronteira entre Argélia e Mauritânia.

Reginaldo

Os dois E2 em voo agora: 12:53

Maria do Carmo Lacoste

Reginaldo 22 de julho de 2016 at 12:53
Qual o código dos E2 no flight?

Marco Antonio Capoeira
Marco Antonio Capoeira

O E2 001 quase atingiu mach 1. Até printei a tela: 1.135 Km/2 a 12.314 mts

FF

Deve fazer uma última escala na Mauritania ou no Senegal. Depois terras brasileiras, em casa!

Nonato

Eita. Todo mundo viajando na maionese.
A expectativa inicial era só Farnborough mesmo.
Ai, vieram visitas a Portugal, República Tcheca, Abu Dabi…
E pensamos que ia rodar o mundo.
Voltando à realidade… Gavião Peixoto…

Luiz Fernando

Pois é… Todo mundo literalmente viajando na maionese!!!

Carvalho2008

Um nome para o KC390?
.
Em homenagem aos franceses eu colocaria:
.
– Carrinho de Mão !
.
Aqui pra eles…nosso carrinho de mão voa !!!!

Marco Antonio Capoeira

KC-390 voltou ao rastreio.

Eduardo

Aparentemente está indo para o Aeroporto de Dakar.

DarKnightBR

Olá amigos! Primeiramente, gostaria de parabenizar à toda equipe do site pelo excelente trabalho que vocês fazem… Acompanho o site há muito tempo, porém, é minha primeira postagem! Feito isso, duas perguntas (perdoem-me caso sejam devaneios, porém, apesar de entusiasta, sou leigo no assunto): 1º – Se o objetivo era evitar o espaço aéreo da Líbia, não seria mais rápido ir pelo sul ao invés do norte? Ou haveria problemas com “áreas quentes” por ali também? 2º – Se a parada for em Cabo Verde, existe a possibilidade de rumar para os EUA (Flórida), ou é certeza que é “caminho… Read more »

Rodrigo

Quase em Dakar.

JT8D

E alguns achavam que o KC 390 iria para Austrália, Japão e cruzaria o Pacífico até a Argentina

JT8D

Rumo a Cabo Verde, como havia previsto

Hawk

Sensacional esse site Flightradar! Ouvi falar bastante nele mas é primeira vez que mexo nele mesmo.

Maria do Carmo Lacoste

Cabo verde, mudou a rota agora.

Jr

JT8D, ele deve passar na Argentina quando estiver indo para o Chile para os testes de ventos cruzados

Eduardo

Mudou de rota, agora indo em direção a Cabo Verde.

Gente, menos… ninguém pode esquecer na compra de material militar não basta apenas ter o melhor produto, pois a geopolítica também entra na equação.

FF

Deve fazer a última escala em cabo verde. rs…

Clésio Luiz

A julgar por essa perna do voo, a velocidade de cruzeiro econômico do KC-390 é de 400 nós, sendo 440 a velocidade de cruzeiro “rápido”. Tem que levar em consideração também se ele está voando com vendo de proa ou de cauda.

Reportagens especiais

Avançam os trabalhos nos quatro últimos F-5E ‘ex-Jordânia’ que estão no PAMA-SP

Preparação das últimas células pelo PAMA-SP, que precede o envio para modernização na Embraer, mostrou um avanço significativo nos...
- Advertisement -
- Advertisement -