Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 1 Nunao - Poder Aereo

Fernando “Nunão” De Martini

Dentro da programação desta quarta-feira, 18 de maio de 2016, quando foi finalmente apresentado na Suécia o primeiro protótipo do Gripen E, estava um show aéreo do Gripen C. Nos comandos, o piloto de testes da Saab Fredrik Müchler.

Foi uma exibição aérea que já começou com um detalhe inusitado: os convidados foram transportados de ônibus da área da fábrica da Saab, junto ao aeroporto de Linköping, até próximo da área gramada ao redor da pista que serve tanto à fábrica quanto ao terminal civil da cidade. No meio do caminho, passamos pelo Gripen C que iria se exibir, no momento em que este realizava as últimas checagens pré-voo dos comandos. A aeronave estava em configuração praticamente limpa (apenas com os pilones instalados sob as asas e fuselagem) e em sua superfície vertical de cauda pudemos reparar em seu numeral 277.

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 2 Nunao - Poder Aereo

Assim que o ônibus em que estávamos passou ao seu lado, o caça começou a nos acompanhar pela pista de táxi adjacente – ou seja, nós no ônibus, ele no táxi…

Por alguns segundos, o Gripen se moveu na mesma velocidade que o ônibus, como numa formatura aérea, porém em solo. O nosso “guia” na ocasião, também piloto de testes como Müchler, até brincou com o fato: “nós estamos no melhor ônibus”.

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 3 Nunao - Poder Aereo

Mas logo os nossos caminhos se separaram e, após desembarcar, nos posicionamos para acompanhar o show aéreo.

Müchler iniciou a corrida de decolagem e acionou os dispersadores de fumaça que têm formato de mísseis, instalados nos trilhos das pontas das asas. Após as rodas deixarem o solo, o piloto realizou uma ascensão com curva acentuada antes de recolher o trem de pouso.
Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 4 Nunao - Poder Aereo

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 5 Nunao - Poder Aereo

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 6 Nunao - Poder Aereo

Seguiu-se uma série de manobras ao longo de cerca de sete minutos: curvas de alta e baixa velocidades alternadas, loopings, rolamentos rápidos e lentos, ascensões em altos ângulos, voo invertido, além de passagens tanto em alta quanto em baixíssima velocidade.

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 7 Nunao - Poder Aereo

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 11 Nunao - Poder Aereo

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 13 Nunao - Poder Aereo Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 10 Nunao - Poder Aereo

Em alguns momentos, o caça sumia nas nuvens daquele início de tarde cinzento em Linköping. Mas logo reaparecia em mergulhos acentuados, fazendo valer a visão do espetáculo mesmo naquelas condições climáticas desfavoráveis para esse tipo de voo de apresentação ao público.

A esse respeito, o próprio Fredrik Müchler já havia dito o que esperar da apresentação pouco antes, durante a programação de boas-vindas da manhã, quando foi perguntado pela mestre de cerimônias se o dia mais cinzento era uma preocupação para o show aéreo que viria a seguir: “O tempo não é problema para o Gripen”.

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 14 Nunao - Poder Aereo Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 8 Nunao - Poder Aereo Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 12 Nunao - Poder Aereo

Já de volta à pista após o pouso, Müchler ainda nos brindou com um giro completo do caça ao redor de seu eixo, em seu caminho de volta ao hangar, abrindo também os freios aerodinâmicos localizados próximos à tubeira do jato sueco.

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 15 Nunao - Poder Aereo Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 16 Nunao - Poder Aereo Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 17 Nunao - Poder Aereo Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 20 Nunao - Poder Aereo

Continue acompanhando fotos e informações do evento de apresentação do novo Gripen aqui no Poder Aéreo, nas próximas matérias.

O editor Fernando De Martini viajou à Suécia a convite da Saab

Subscribe
Notify of
guest
20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
EParro
EParro
4 anos atrás

Bela sequência de fotos. Parabéns!

Kolchak
Kolchak
4 anos atrás

a turbina tem algum controle vetorial? ela esta inclinada nas fotos.

fonseca
fonseca
4 anos atrás

quantos convidados estavam presentes?
só jornalistas?

Jr
Jr
4 anos atrás
Juliano Lisboa
4 anos atrás

Rollout do Gripen D? Título errado.

Alexandre Galante
4 anos atrás

Obrigado Juliano, corrigido. Abs

Carlos Campos
Carlos Campos
4 anos atrás

off topic
https://www.youtube.com/watch?v=rXRecWwJWoo
oriente médio continua maluco, EUA é liado da Turquia e dos Curdos, mas os dois últimos focam se matando

hueycobra1985
hueycobra1985
4 anos atrás

Belas imagens!

Delmo Almeida
Delmo Almeida
4 anos atrás

Off-Topic
.
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36328947
.
Mais um que caiu…

Delmo Almeida
Delmo Almeida
4 anos atrás

PS: O que eu coloquei é diferente do link do Jr, o meu é de um a320 com pinta de terrorismo…

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

Por que tanto “off topic”? A matéria não é da demonstração?

JT8D
JT8D
4 anos atrás

Sugiro a criação de uma área específica para que os usuários possam postar seus “off topics” sem bagunçar os comentários das matérias

Gerson
Gerson
4 anos atrás

Parabéns pelo caça que foi escolhido ainda no Governo do PT…

JT8D
JT8D
4 anos atrás

Gerson 19 de maio de 2016 at 21:23
Parabéns à FAB, que soube suportar 13 anos de enrolação e conseguiu emplacar o avião que queria, ao invés do preferido do Sr. Luiz Inácio

Bruno W.
Bruno W.
4 anos atrás

JT8D 19 de maio de 2016 at 16:23
.
“Sugiro a criação de uma área específica para que os usuários possam postar seus “off topics” sem bagunçar os comentários das matérias”
.
Também já pensei isso.
Seria interessante uma coluna só para os “off topics” da vida.
Tem gente que parece sentir prazer em enviar isso.

Lucas Fernandes
4 anos atrás

Interessante a foto com o freio aerodinâmico acionado, pensava que eram paineis de manutenção.
Esses offtopics deviam ser proibidos mesmo, só polui, chega a dar preguiça de ler. Mais chato que mensagens de bom dia/tarde/noite no grupo da família no whatsapp.

Paulo Vinícios Maffi
4 anos atrás

Penso que para haver maiores possibilidades de uso dos recursos das FAAs, além de ter um projeto de estado realmente comprometido, seria de suma importância discutir a farra com os recursos destinados do Ministério da Defesa para o pagamento de pensões. No ano de 2014 esse montante chegou a estratosféricos 58 bilhões de reais. Daí eu pergunto? E se tivéssemos um aporte adicional desse no âmbito operacional? Pensões para ex-combatente, além dos mortos em função é uma condição orgulhosamente aceitável, mas salvo engano a grande maioria dos beneficiários estão longe de se enquadrarem nisso.