Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 1 Nunao - Poder Aereo

Fernando “Nunão” De Martini

Dentro da programação desta quarta-feira, 18 de maio de 2016, quando foi finalmente apresentado na Suécia o primeiro protótipo do Gripen E, estava um show aéreo do Gripen C. Nos comandos, o piloto de testes da Saab Fredrik Müchler.

Foi uma exibição aérea que já começou com um detalhe inusitado: os convidados foram transportados de ônibus da área da fábrica da Saab, junto ao aeroporto de Linköping, até próximo da área gramada ao redor da pista que serve tanto à fábrica quanto ao terminal civil da cidade. No meio do caminho, passamos pelo Gripen C que iria se exibir, no momento em que este realizava as últimas checagens pré-voo dos comandos. A aeronave estava em configuração praticamente limpa (apenas com os pilones instalados sob as asas e fuselagem) e em sua superfície vertical de cauda pudemos reparar em seu numeral 277.

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 2 Nunao - Poder Aereo

Assim que o ônibus em que estávamos passou ao seu lado, o caça começou a nos acompanhar pela pista de táxi adjacente – ou seja, nós no ônibus, ele no táxi…

Por alguns segundos, o Gripen se moveu na mesma velocidade que o ônibus, como numa formatura aérea, porém em solo. O nosso “guia” na ocasião, também piloto de testes como Müchler, até brincou com o fato: “nós estamos no melhor ônibus”.

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 3 Nunao - Poder Aereo

Mas logo os nossos caminhos se separaram e, após desembarcar, nos posicionamos para acompanhar o show aéreo.

Müchler iniciou a corrida de decolagem e acionou os dispersadores de fumaça que têm formato de mísseis, instalados nos trilhos das pontas das asas. Após as rodas deixarem o solo, o piloto realizou uma ascensão com curva acentuada antes de recolher o trem de pouso.
Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 4 Nunao - Poder Aereo

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 5 Nunao - Poder Aereo

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 6 Nunao - Poder Aereo

Seguiu-se uma série de manobras ao longo de cerca de sete minutos: curvas de alta e baixa velocidades alternadas, loopings, rolamentos rápidos e lentos, ascensões em altos ângulos, voo invertido, além de passagens tanto em alta quanto em baixíssima velocidade.

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 7 Nunao - Poder Aereo

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 11 Nunao - Poder Aereo

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 13 Nunao - Poder Aereo Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 10 Nunao - Poder Aereo

Em alguns momentos, o caça sumia nas nuvens daquele início de tarde cinzento em Linköping. Mas logo reaparecia em mergulhos acentuados, fazendo valer a visão do espetáculo mesmo naquelas condições climáticas desfavoráveis para esse tipo de voo de apresentação ao público.

A esse respeito, o próprio Fredrik Müchler já havia dito o que esperar da apresentação pouco antes, durante a programação de boas-vindas da manhã, quando foi perguntado pela mestre de cerimônias se o dia mais cinzento era uma preocupação para o show aéreo que viria a seguir: “O tempo não é problema para o Gripen”.

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 14 Nunao - Poder Aereo Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 8 Nunao - Poder Aereo Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 12 Nunao - Poder Aereo

Já de volta à pista após o pouso, Müchler ainda nos brindou com um giro completo do caça ao redor de seu eixo, em seu caminho de volta ao hangar, abrindo também os freios aerodinâmicos localizados próximos à tubeira do jato sueco.

Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 15 Nunao - Poder Aereo Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 16 Nunao - Poder Aereo Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 17 Nunao - Poder Aereo Gripen C - apresentacao aerea no roll out do Gripen E - foto 20 Nunao - Poder Aereo

Continue acompanhando fotos e informações do evento de apresentação do novo Gripen aqui no Poder Aéreo, nas próximas matérias.

O editor Fernando De Martini viajou à Suécia a convite da Saab

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
EParro

Bela sequência de fotos. Parabéns!

Kolchak

a turbina tem algum controle vetorial? ela esta inclinada nas fotos.

fonseca

quantos convidados estavam presentes?
só jornalistas?

Jr
Juliano Lisboa

Rollout do Gripen D? Título errado.

Alexandre Galante

Obrigado Juliano, corrigido. Abs

Carlos Campos

off topic
https://www.youtube.com/watch?v=rXRecWwJWoo
oriente médio continua maluco, EUA é liado da Turquia e dos Curdos, mas os dois últimos focam se matando

hueycobra1985

Belas imagens!

Delmo Almeida

Off-Topic
.
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36328947
.
Mais um que caiu…

Delmo Almeida

PS: O que eu coloquei é diferente do link do Jr, o meu é de um a320 com pinta de terrorismo…

Rinaldo Nery

Por que tanto “off topic”? A matéria não é da demonstração?

JT8D

Sugiro a criação de uma área específica para que os usuários possam postar seus “off topics” sem bagunçar os comentários das matérias

Gerson

Parabéns pelo caça que foi escolhido ainda no Governo do PT…

JT8D

Gerson 19 de maio de 2016 at 21:23
Parabéns à FAB, que soube suportar 13 anos de enrolação e conseguiu emplacar o avião que queria, ao invés do preferido do Sr. Luiz Inácio

Bruno W.

JT8D 19 de maio de 2016 at 16:23
.
“Sugiro a criação de uma área específica para que os usuários possam postar seus “off topics” sem bagunçar os comentários das matérias”
.
Também já pensei isso.
Seria interessante uma coluna só para os “off topics” da vida.
Tem gente que parece sentir prazer em enviar isso.

Lucas Fernandes

Interessante a foto com o freio aerodinâmico acionado, pensava que eram paineis de manutenção.
Esses offtopics deviam ser proibidos mesmo, só polui, chega a dar preguiça de ler. Mais chato que mensagens de bom dia/tarde/noite no grupo da família no whatsapp.

Paulo Vinícios Maffi

Penso que para haver maiores possibilidades de uso dos recursos das FAAs, além de ter um projeto de estado realmente comprometido, seria de suma importância discutir a farra com os recursos destinados do Ministério da Defesa para o pagamento de pensões. No ano de 2014 esse montante chegou a estratosféricos 58 bilhões de reais. Daí eu pergunto? E se tivéssemos um aporte adicional desse no âmbito operacional? Pensões para ex-combatente, além dos mortos em função é uma condição orgulhosamente aceitável, mas salvo engano a grande maioria dos beneficiários estão longe de se enquadrarem nisso.