Em 2 de fevereiro de 1974 voava oficialmente pela primeira vez o protótipo do F-16 Fighting Falcon, com o piloto de testes Phil Oestricher nos comando. O avião decolou da Edwards Air Force Base, atingiu 400 milhas por hora e 30.000 pés de altitude.

Mas o voo zero (“Flight 0”) foi realizado no dia 21 de janeiro e quase acabou com um acidente que poderia ter encerrado o programa logo no início.

No vídeo abaixo o piloto Phil Oestricher (falecido em 18.12.2015 aos 84 anos) mostra como foi essa primeira decolagem e como ele conseguiu salvar o YF-16 da queda prematura.

Hoje o F-16 tem mais de 4.500 unidades produzidas e ainda é considerado o caça “benchmark” para medir o desempenho de todos os outros caças do mundo.

Subscribe
Notify of
guest
28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jakson de Almeida
Jakson de Almeida
4 anos atrás

E olha que a FAB podia te-lo no seu inventario.

Jose Souza
4 anos atrás

ok.. F-16 … um marco na historia da aviação…. – Horten Ho 229 … provavelmente o primeiro avião Stealth da historia… isso em 1945 (quando voou com sucesso). – Avião caça nazista criado pelos irmãos Hortens (Walter e Reimar) que seguindo as ideias do projetista de aviões Frederich Lippisch conceberam um avião com design de asa delta. – Northrop B-2 … seria uma “cópia” do avião dos Hortens ? – Sobre o avião em si vou transcrever o que diz Rus Lee curador do Air and Space Museum Smithsonian: – “Além da tendência de “yaw” lado a lado com o… Read more »

Fábio LM
Fábio LM
4 anos atrás

Jose Souza, para sua pergunta “Northrop B-2 … seria uma “cópia” do avião dos Hortens ?” Procure pelo Northrop N-1M que teve seu primeiro voo e 1940 e pelo N-9M que teve seu primeiro voo em 1942. Esses dois derivados de estudos e protótipos desde a década de 20, com destaque para o Northrop X-216H de 1929. Todos esses que citei foram protótipos do mesmo fabricante do B-2 que voaram muito antes do Horten Ho 229, que teve um voo guiado em 1944 mas nunca, até onde se sabe, um voo sozinho. Vale lembrar que ele só caiu na mão… Read more »

romulo
romulo
4 anos atrás

Que piloto!

Mauricio R.
4 anos atrás

Jack Northrop era “doente” no sentido corinthiano, pelo design da “asa voadora”.

Jeff
Jeff
4 anos atrás

Esse cara é um herói hein? Tudo bem é piloto de testes, mas tem que ser arrojado ao extremo, e esse cara é (foi).
Quem diria que dessa decolagem desastrosa sairia um dos melhores jatos já fabricados no mundo.

Eduardo Simões
4 anos atrás

Fantástico um protótipo desses há 42 anos…
Dai você olha para um Tejas e JF-17 da vida…

tadeumar
tadeumar
4 anos atrás

A General Dynamics criou um dos mais versateis interceptadores (F-16), na historia da industria aeronautica americana. Mas se formos falar em B-2s. , SR-71/72, F-117s, a Northrop Grumman é a mais avançada industria aeronautica do mundo. A famosa divisao Skunk Works deles, é um celeiro de genios. Russia e chineses tentam imitar, mas ta dificil. E vem ai a futura arma estrategica que vai dar outro giro de 180 graus no inventario belico americano. O sistema que está em fase de testes preliminares chama-se Prompt Global Strike. Na semana passada experimentamos varios fenomenos acusticos na costa leste americana (desde South… Read more »

Mauricio R.
4 anos atrás

“A famosa divisao Skunk Works deles, é um celeiro de genios.”
.
A Skunk Works aonde foram concebidos o SR-71 e o F-117, pertence a Lockheed-Martin.

Tomcat
4 anos atrás

Mauricio, acho que o Tadeumar quis mencionar o equivalente da Northrop Grumman, em relação ao Skunk Works da Lockheed-Martin

tadeumar
tadeumar
4 anos atrás

Voces tem a razao (Mauricio e Tomcat )

Skunk Works é da LM.

Nao posso confiar mais na minha memoria .

Preciso de um upgrade urgente. Rsrsrs.

Duanny D.
Duanny D.
4 anos atrás

Pessoal falou na Skunk Works me lembrei de uma, eles estão desenvolvendo um reator de fusão nuclear com um tamanho pequeno, dizem ser do tamanho de uma turbina de Boeing. Em contraste com o gigantescos reatores toroidais (em forma de anel) tipo Tokamaks concebidos pelos soviéticos para fusão, tendo um em construção nesse momento na França, o ITER.
Se o conceito revolucionário que esta sendo testado se provar realmente eficaz, podem começar a repensar tudo que vem sendo feito no mundo porque tudo, tudo mesmo, iria mudar de uma lapada só.

carlos alberto soares
carlos alberto soares
4 anos atrás
BrancoF-16
4 anos atrás

vida longa para a lenda que se tornou o F-16 na história da aviação mundial, realmente um caça fantástico.

carlos alberto soares
carlos alberto soares
4 anos atrás

O 2º Vídeo é Show sobre todos aspectos.
Sou simplesmente Super Fã do F 16. o Block 60 seria o ideal para nós.

Ben-Hur
Ben-Hur
4 anos atrás

Na minha opinião, o Caça mais versátil já produzido.

carlos alberto soares
carlos alberto soares
4 anos atrás
AL
AL
4 anos atrás

Bom, avião que decolou pela primeira vez a mais de 40 anos, com novos fabricados ainda hoje e sonho de muitos, o que me vem à cabeça é isso aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=YCVD57grVaw

carlos alberto soares
carlos alberto soares
4 anos atrás

Lembro que os F 16i SUFA tem pacote de maldades.
Lembro também que o Block 61(?) dos EAU são Top, é o que se diz.
Some-se a isso, doutrina, capital Humano e outras maldades ….. São Fodásticos e o serão por muito tempo.

carlos alberto soares
carlos alberto soares
4 anos atrás

Diz a lenda que o Lavi era superior e que a pressão dos Âmis foi muito grande para “empacotar” esse vetor, chegou a voar (não me lembro se um ou dois protótipos). Reza a lenda que em troca os Âmis ofereceram os F 16 num “brecinho de brimo” (rs) e + umas arminhas. Reza a lenda que o Tio David iria dotar a IAF e depois começar a vender para pagar o P&D e colaborar com plata para a IAF. Iria atrapalhar as vendas do F 16. Não é lenda, a suposta venda do projeto para os Han não incluiu… Read more »

Nilo Rodarte
Nilo Rodarte
4 anos atrás

Se não tivesse o vídeo para provar, ninguém ia acreditar que ele salvou essa decolagem se ele contasse! Esse Phil era fera mesmo!

Carlos Campos
Carlos Campos
4 anos atrás

Uma lenda, demais esse avião até hj continua atual, voará até a o inicio de 2050 tenho certeza

carlos alberto soares
carlos alberto soares
4 anos atrás

Recordar é viver:
http://www.aereo.jor.br/2011/08/19/o-programa-lavi/
A pressão foi gigantesca para que esse programa fosse descontinuado.
Sabem por quê ?

Marcelo Pamplona
Marcelo Pamplona
4 anos atrás

Bom dia, colegas!

O F-16 faz parte do meu quarteto de aeronaves militares norte americanas preferidas.
Os outros são o SR-71, F-14 e o F-22.
O F-16 é versátil, pequeno, bonito e mortal.
Sem sombra de dúvidas, uma das melhores aeronaves militares já produzidas pelos EUA.
Um verdadeiro marco!
Parabéns pelo aniversário! 🙂
Sds.

Obs.: Que perícia fantástica demonstrada pelo piloto de testes. Competência e habilidade no estado puro da arte!

Alexandre Samir Maziz
4 anos atrás

Realmente um lindo avião , se a FAB tivesse a mesma quantidade de F-16(57) no lugar do F-5 a gente estaria numa situação melhor do que agora …

Thiago Soares
Thiago Soares
4 anos atrás

O mais bem sucedido dos Teens? Acho que sim.