domingo, agosto 1, 2021

Gripen para o Brasil

Poder Aéreo no Fort Worth Alliance Air Show 2015

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Fort Worth Alliance Air Show 2015 - 1

Em setembro participamos do Fort Worth Alliance Air Show 2015, realizado no aeroporto Worth Alliance em Fort Worth, no Texas.

Este show aéreo é patrocinado pela Bell Helicopter e coordenado pel Alliance Air Productions, uma organização sem fins lucrativos.

Desta vez pegamos um tempo bom e por termos chegado bem cedo ao local, tivemos acesso às aeronaves antes da chegada do grande público, o que facilitou a realização das fotos. Ficamos praticamente sozinhos com as aeronaves por mais de uma hora. 🙂

Os aviões que logo chamaram a atenção na entrada foram dois F-5B da Noruega. Mais tarde descobrimos pesquisando que esses aviões foram adquiridos por uma empresa para fornecer treinamento de pilotos militares estrangeiros no Texas, mas o negócio acabou não indo adiante.

Logo ali do lado havia um T-38 Talon nas cores dos Thunderbirds, o que permitiu uma comparação entre as aeronaves.

Pelo lado que entramos no aeroporto não vimos alguns dos aviões presentes e fomos supreendidos por um grande, mas este vocês só vão ver no próximo post.

Fort Worth Alliance Air Show 2015 - 3
Um T-34 Mentor

Fort Worth Alliance Air Show 2015 - 2
F-5B da Noruega

Fort Worth Alliance Air Show 2015 - 4

Fort Worth Alliance Air Show 2015 - 5

Fort Worth Alliance Air Show 2015 - 6

Fort Worth Alliance Air Show 2015 - 7

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Christyano

Sacanagem heim Galante…rs

Iväny Junior

O que é aquilo no bico do F-5? E aquela outra coisa na ponta da asa dele?

Alexandre Galante

Aquilo no nariz do F-5A é um RWR e na pota da asa é um tanque de combustível.

Carlos Alberto Soares

Lindas fotos.
Células integras do F 5, alô FAB !

Carlos Alberto Soares

Viram o “SOMBRA” ?

Carlos Crispim

Embora tenha feito história, hoje não passa de um museu, mas no Brasil é a espinha dorsal da FAB, ainda bem que não temos inimigos, seria um passeio tomar esse boteco.

ZANZAN_PAMPA

Belas fotos!Parabéns!

Iväny Junior

Interessante, nunca tinha visto nenhum dos dois. Esse tank tão pequeno pode ser supersônico. Saudações e obrigado pelo esclarecimento.

Jodreski

Lugar incomum para se colocar um RWR, acho que nunca tinha visto nenhuma foto de F-5 com RWR naquele local em específico e nem com Tanque de combustível na ponta das asas. Agora em termos de aviônica acho que nossos F-5 sejam superiores, o tamanho do bico dos F-5 Holandeses deixa transparecer que o Radar dele deve ser bem limitado, um Radar Grifo não sabe dentro do Bico do F-5 Holandês nem com muita gambiarra. Porém a estrutura do caça junto com sua pintura parecem estar impecável! Bora comprar ele e levar pro PAMA-SP e depois pra Embraer pra fabricar… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Jodreski em 18/12/2015 as 10:52 … o tamanho do bico dos F-5 Holandeses deixa transparecer que o Radar dele deve ser bem limitado” Jodreski, . Trata-se, como o próprio texto da matéria diz, de um F-5B, biposto de primeira geração do F-5. Ele não era equipado com radar. Aliás, nem o F-5A (monoposto de primeira geração do F-5) tinha radar. Instalação de radar veio com as versões F-5E e F. E mesmo assim, uma antena bem pequena, o que levou a FAB a aumentar o tamanho do radome na modernização para o padrão F-5EM/FM (roubando um pedaço da parte metálica… Read more »

Celso

Este F5B eh biposto da primeira geracao e identicos no geral aos q foram recebidos aqui pela FAB para uso na conversao dos pilotos e muito rapidinho foram deixados de lado por nao atenderem requisitos. Os da FAB sao F5E…um pouco mais potentes e maiores……atualizados q foram, passaram a F5EM., os bipostos atuais tem outra nomenclatura q nao me lembro agora rrsrsrrs Sds

Carlos Alberto Soares

“Como já recomendei diversas vezes, o campo busca do blog é a porta de entrada para uma fonte quase inesgotável de conhecimento, fotos etc.

Perfeito Editor.
Reforço e reitero que tenho mencionado isso sistematicamente, chego a ousar ….. a Trilogia é realmente “quase inesgotável” e os comentários dos Foristas estudiosos, Militares, Editores etc …. são realmente a corroboração da afirmação do De Martini.
Vejam, ele colocou (8) oito link’s, imaginem os textos somados aos comentários !

Franco Ferreira

Nunão – Você tem toda razão no comentário que fez, Entretanto, onde está o botão de “busca” no blog?

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, Franco, desde a última mudança no layout do site, o campo busca ficou menos óbvio do que era antes.

Canto superior direito, logo abaixo da palavra “logout”, tem o ícone de uma lupa. É só clicar que o campo se abre para digitar o que se quer buscar, bastando depois clicar em “search”.

Abraço e Boas Festas antecipadas, Franco!

Franco Ferreira

Achei!!!!!!!!!! ‘Brigado! Boas Festas, também.

Leonardo.

Falando em F-5, a FAB divulgou uma foto de dois F-5 carregados com 5 bombas cada, com uma substituindo o tanque ventral:
comment image?oh=8daca6d6e531e5d96074a8d2f6548876&oe=5720702E&__gda__=1461649534_a892688e48f084cb4099902a256e4d10

Iväny Junior

O interessante é que as células B que a FAB tinha foram desativadas por causa da incompatibilidade com os sistemas do “E/F”. Agora poderiam ser elevadas ao padrão Mike, porém, já foram vendidas para colecionadores, ao que me consta. Uma pena, biplaces são complicados de encontrar, poderiam ajudar nas conversões.
A espanha é que foi inteligente e montou um esquadrão de treinamento composto de F-5B e modernizou-os…

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