CAF F-14 - 1

O F-14A Tomcat é um dos destaques no museu do Commemorative Air Force (CAF) em Midland, no Texas.

O exemplar em questão estava com a pintura muito desgastada pela exposição ao sol e deverá ser restaurado em breve.

CAF F-14 - 7

 

CAF F-14 - 2

CAF F-14 - 3

CAF F-14 - 4

CAF F-14 - 5

CAF F-14 - 6

Previous articleCommemorative Air Force (CAF) – MiG-17
Next articleIAF aposenta jatos A-4 Skyhawk após 48 anos de serviço
Subscribe
Notify of
guest
20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carlos alberto soares

Belas fotos,
“O exemplar em questão estava com a pintura muito desgastada pela exposição ao sol e deverá ser restaurado em breve.”
O estado do vetor não ajuda muito, mas felizmente restauração a caminho.
Certamente uma das maravilhas da aviação de combate.

Eduardo

Gostei… Faltou fotos dos exaustores das turbinas! 😉

Carlos Crispim

O avião mais lindo do mundo! E mortal, com mísseis Phoenix era invencível.

Clésio Luiz

Deu um desgosto agora vendo o bicho nesse estado. Se for assim é melhor doar ele para outro museu, garanto que candidatos não faltarão.

Alfa BR

Aeronave imponente!!!

Alex Faulhaber

O legal é que lá é tudo aberto, as pessoas podem andar envolta do avião, tirar foto praticamente dentro das turbinas. Aqui no Brasil é faixa pra todo lado isolando as aeronaves. Talvez seja reflexo da educação do povo pode ser.

Rodrigo Maçolla

Clésio Luiz, bem que o Musal ou ainda o Museu da Tam, ou aidna qualquer outro podiam fazer uma “desfeita” e trazer um destes para ficar em exposição no Brasil, ia ser muito “Punk” por exemplo esse ai em troca de alguma outra aeronave e uma nova pintura e funilaria porque esse ta precisando. mais enquanto isso não acontece vemos as fotos aqui no poder aéreo, Valeu

Rodrigo Maçolla

Atenção Pessoa!!l: Como gosto muito do F14, fui verificar o “Number” deste avião e descobri uma coisa muito importante, que justifica e muito a restauração deste avião. Foi “comissionado” em 1978, deu baixa em 1998 e foi um dos dois F14A que derrubou 2 Su-22 Fitter Líbios em 1981, no que ficou conhecido como “Incidente no Golfo de Sidra”, podem confirmar isso no mais completo site sobre F-14: http://www.anft.net/f-14/f14-serial-08.htm#95 Me espanta os Americanos que são dão tanta importânica a sua história (e com rasão) deixar este avião chegar a este estado. Tomara que restaurem logo

Rodrigo Maçolla

Correção: o correto é “importância” e “razão”, Desculpem Tava muito empolgado com a descoberta

Clésio Luiz

Rodrigo, infelizmente o Musal fica bem embaixo na lista de prioridades da empobrecida FAB, o que é compreensível. Então o Musal acaba limitando a maioria das suas aquisições com aviões aposentados das nossas FAs, o que é o mínimo de obrigação com a nossa história. Podia ser pior, poderíamos não ter museu algum dedicado à aviação. Já o Museu da TAM acho que vai acabar fechando, infelizmente, porque era um projeto pessoal do fundador da empresa e com a morte deste, acaba sendo uma sangria de fundos que a nova diretoria deve ver como um desperdício de dinheiro dos acionistas.… Read more »

Frederic

Clésio, caríssimo;

Não devaneie você que as mazelas da FAB devem-se somente à esquerdalhada. Isso dá lastro para que aventureiro se aproprie da solução para que no fim não faça nada. Desde sempre a Força Aérea Brasileira não recebe a atenção que merece ter. Desde o seu dia 1,com falta de reposição de p-47 e pilotos na Itália, ate o F-5 que assume funções do GDA.
Quanto ao Musal, se está de pé ate hoje, isso se deve ao talento e doação dos profissionais que lá estão, apesar, inclusive, de alguns não tão profissionais que também lá estão.

sergio peixoto

Nossa !!!! Este equipamento está em muito mal estado !!!! Inclusive o Mig-17…..

Renan Costa

Poxa Clésio, agora bateu um sentimento de culpa em mim: nestas férias fui visitar o Museu da TAM e agendei a visita justamente para uma quarta-feira, quando a entrada é franca… Poderia ter contribuido com R$ 50,00 para ajudar a manter esse belo patrimônio… 🙁

Renato Carvalho

O mais belo de todos, um Top Gun 2 com F35 também teria seu charme!

Clésio Luiz

Renato, o astro de Top Gun foi F-14. Tom Cruise era coadjuvante. Top Gun 2 com F-35 é o mesmo que Transformers de Michel Bay (que queime no inferno…) com todos os veículos trocados por causa do marketing: não dá para engolir.

Rodrigo Maçolla

OK Clésio, você fez uma análise realista e agora que “desci das nuvens” concordo plenamente com você, é triste mais poderia até ser pior. Inclusive com relação ao Mirage III e 2000, são belas aeronaves, sendo o Mirage III um verdadeiro clássico são com certeza aeronaves que muitos museus ficariam interessados em ter no seu acervo, a troca seria interessante em vez de deixarem eles ao relento lá no GDA. Falando em Guerra Fria no musal temos o F104 certo, mais foi doação dos Italianos não…… Abraço

Renato B.

O Museu da TAM realmente é fantástico, os aviões não parecem recuperados, eles parecem novos. Se tem um argumento para manter leis de incentivo à cultura esse museu é um deles. Mas como o Clésio disse, manter esse tipo de museu é complicado, no Reino Unido usa-se museu de aviação até para casamento. E fazem todo o tipo de evento para manter o lugar frequentado. O museu de tanques de Bovington, por exemplo fazia quase um carnaval de tanques, com participação do público. Já o museu de Southampton, a terra do Spitifire era pequeno, pouco frequentado e cheirava a mofo.… Read more »

Ricardo Nascimento

Dá pena de ver um avião como esse nesse estado, ainda bem que haverá a restauração!

Clésio Luiz

Rodrigo, fui revisitar o site do Musal e além do F-104S tem um F-86K venezuelano e um Jaguar britânico. Pelo menos no caso do F-86 teve troca para adquiri-lo. No nosso caso acho difícil museus europeus se interessarem pelos Mirage, porque a França já deve ter feito muitas trocas por lá. Mas fora da Europa acho que pode rolar muitas trocas interessantes.

Rodrigo Maçolla

Sobre o Jaguar Clésio, é verdade não me lembrava……. Agora que você “falou” me recordei, vi noticias de quando esse avião foi incorporado ao acervo do Musal aqui mesmo no Poder aéreo, é um avião muito importante, legal ter no Musal. Acho até que este museu é muito pouco divulgado para o público em geral, tem ótimos exemplares e com um Marketing melhor direcionada o público em geral, poderia conseguir mais recursos financeiros penso eu. Agora o F86K eu não sabia não ! é novidade, fiquei sabendo agora com sua informação. Na Europa com certeza o Mirage III deve ser… Read more »