Rússia pretende atuar a partir de mais uma base aérea na Síria

24

Russian_Sukhoi_Su-25_at_Latakia

A Rússia expandiu suas operações militares na Síria para incluir uma segunda base aérea, bem como outras instalações, de acordo com uma fonte oficial dos EUA.

A presença russa cresceu para um total de quatro bases operacionais avançadas, incluindo bases adicionadas recentemente em Hama e Tiyas. Mas o mais preocupante para o Pentágono é a segunda base aérea em Shayrat que pode receber aeronaves de asa fixa, expandindo a capacidade da Rússia para ataques aéreos, que começaram em 30 de setembro.

“Os russos estão operando helicópteros a partir do aeroporto de Shayrat, mas eles estão se preparando para pousar aeronaves de asa fixa”, confirmou um outro funcionário dos EUA à Fox News.

Shayrat está localizada a 25 milhas (cerca de 40km) da cidade síria de Homs, uma hora de carro do vizinho Líbano.

Desde setembro a Rússia tem operado com seus aviões e helicópteros a partir do aeroporto internacional de  Bassel al-Assad em Latakia, um dos últimos redutos remanescentes Assad ao longo da costa do Mediterrâneo. O Pentágono não pôde confirmar a presença de jatos militares russos em Shayrat, mas há relatos de que a Rússia enviou algumas aeronaves nas últimas horas.

Outras duas bases avançadas são usadas por helicópteros russos para defender o regime de Assad contra os rebeldes sírios.

Um bombardeiro russo Su-24 foi abatido pela Turquia na semana passada. Em seguida um helicóptero Mi-8, enviado para resgatar os pilotos abatidos, foi destruído por um míssil anticarro TOW por rebeldes sírios. Após esses incidentes, os russos agora possuem 31 aviões e 15 helicópteros em Latakia.

Um oficial militar norte-americano também disse que a Turquia estava “muito chateada”, quando a Rússia bombardeou rebeldes turquemenos, etnicamente ligados à Turquia,que lutam contra Assad na Síria e advertiu a Rússia em diversas ocasiões para não invadir o seu espaço aéreo antes de disparar contra o avião russo na semana passada.

FONTE: FOX News (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

NOTA DO EDITOR: A utilização da Base Aérea de Shayrat pelos russos permitiria que os jatos de ataque Sukhoi Su-25 bombardeassem as forças contrárias ao regime de Assad no entorno da cidade de Deir ez-Zor, onde grupos do Estado Islâmico atuam frequentemente. Atualmente estes aviões não possuem autonomia para este tipo de investida quando partem de Latakia (ver mapa abaixo)

Su-25 raio de combate na siria

Embora o texto não tenha citado, é de interesse da Síria e da Rússia a retomada da Base Aérea de Rasin El Aboud (Kuweyres) localizada a leste da cidade de Alepoo (ver mapa acima). Intensos combates ocorreram na região ao longo dos meses de outubro e novembro e a forças de Assad e seus aliados estão obtendo relativo sucesso neste objetivo. Assim como Shayrat,  a Base Aérea de Rasin El Aboud também permite ataques de Su-25 à região no entorno de Deir ez-Zor, além de colocar os aviões muito próximos da fronteira com a Turquia e os grupos contrários a Assad que ali atuam

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dafranca

Ministro da Defesa Russo apresenta provas contundentes do envolvimento Turco com ISIS:
http://eng.syria.mil.ru/en/index/syria/news/more.htm?id=12070708@cmsArticle

Em dois meses de missão na síria foram destruídos:
32 Instalações de produção de petróleo
11 Refinarias
23 Estações de bombeamento
1080 Caminhões tanques

Marinho Av

realmente a Russia estar dando um bom prejuízo a o Presidente apoiador de terrorista da Turquia

Dafranca

Guilherme Poggio, Acho pouco provável que a Russia operar em base aérea de ALEPPO, onde os confrontos estão sendo travados e ha’ diverssos grupos terroristas na area, entre eles, al-Nusra(braco da al-Qaeda na Siria), ISIS e principalmente FSA que matem controle de areas a menos de 1KM do aeroporto: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/51/Rif_Aleppo2.svg FSA possui centenas ou milhares de TOW que podem destruir os valiosos equipamentos Russos a 4.5KM de distancia. Homs foi escolhida por ter pouquíssima resistência de rebeldes remanescentes, e esta ultima resistência, que se encontram em Waer ao Norte de Homs. A Base Aérea de Rasin El Aboud esta localizada… Read more »

Paulo Arruda

Parabens ao esforço russo em proteger a Síria e ao mesmo tempo bombardear o EI, nota zero ao EUA e a aliança ocidental que não passam de capachos do interesse dos EUA.

Dafranca

Guilherme Poggio,

Kuweyres seria provável candidato, fiz confusão com a base de Al-Nayrab.

Ednardo de oliveira Ferreira

Não tem virgem na ‘zona’. ISIS é uma coisa “chata” que aconteceu. “Só isso”. Virou desculpa para todos intervirem segundo seus interesses. O mote é ‘tou entrando na confusão para bater no ISIS”. Restringindo-se ao caso da Síria, sem falar do resto da região: – Europa e EUA nos últimos anos atacaram mesmo foi o regime do Bashar al-Assad; – Rússia está apoiando mesmo é o Bashar al-Assad; – Turquia aproveita e mete o cacete nos curdos; – Os curdos aproveitam para ganhar independência. – tem um sem número de grupos menores lutando por interesses particulares. – O Bashar al-Assad… Read more »

XFF

Não sei pq tanto espanto dos EUA. Acham que a Rússia vai deixar o terroristas patrocinados pelo Pentágono chegar ao poder na Síria? Estão enganado.

carcara_br

Dafranca,
Os caras são trolls mesmo
https://www.youtube.com/watch?v=AHx-4XCgzDY

Ricardo

Zmu, claro a poderosa aliança dos EUA tem feito 3 ou 4 ataques por dia!!! Claramente não tem intenção alguma de derrotar a ISIS. Parece até que o Obama está com medo dessa organização ou está escondendo algum escândalo por de trás dos panos.

Melky Cavalcante

Não sei se há necessidade disso, o que se precisa fazer é estabelecer linhas de defesa solidas em regiões já conquistadas de modo a liberar tropas dessas áreas para uma frente unificada, com contingente e equipamento suficiente para ser capaz de aproveitar com eficiência o apoio aéreo russo, tentar romper a posição inimiga em várias frentes é inútil, fadiga o sistema logístico e é, acima de tudo, cansativo para as tropas, incapazes de fazer uma rotação para um descanso apropriado.

Ronilson

O interessante e tanta bomba caindo e poucos terroristas mortos por elas

Dafranca

Especulações:

Reporter do Sunday Times disse que alem de Homs, Russia vai operar na base aerea de Hama. Fonte dela seria um general Sírio.
https://twitter.com/HalaJaber/status/671770002492665856

Disem que bateria S-300 já esta operacional em Damascus, e que Iran vai levar dois esquadroes para operar na base aerea de Tiyas:
https://elijahjm.wordpress.com/2015/12/02/s-300-fully-in-service-in-the-hands-of-damascus-and-two-iranian-squadrons-to-the-t4-in-homs-serviced-by-russia/

Pedro

Carcara, no video que publicas te, a bandeira era a da turquia?

Lyw

Off topic pertinente:

Primeiro Ministro grego X Primeiro Ministro turco

http://www.express.co.uk/news/world/623137/Greece-Turkey-Alexis-Tsipras-Ahmet-Davutoglu-European-Union-Russian-Jet-Vladimir-Putin

“Estamos gastando bilhões de dólares. Você – para violar nosso espaço aéreo, nós – para interceptar você” (fala do Chefão grego).

carlos alberto soares

carcara_br 2 de dezembro de 2015 at 16:21
Quem acredita que é só para a Turquia ?

carlos alberto soares

Para o URSO não tem essa de ISIS, EI, DAESH, inimigos do Assad.
O objetivo é restabelecer o domínio quase completo to território, certamente de tudo que for importante. Falta combinar com alguns, mas que é isso é !

Jagderband44

O su 25 lembra um pouco o AMX. …

Rafael

Será que Israel vai deixar o Irà operar tão perto de suas fronteiras com aeronaves ??? Duvimuti lyw que o Irã irá enviar aeronaves

Pereira

Porquê não tem Mig’s 29 operando na Síria?

Vader

E a conta vai subindo… 🙂

Leo

Vader, sim vai subindo mas no final não vai mudar muito, em conta de boteco o dobro de aeronave faz o serviço na metade do tempo, e operando mais próximo aos altos fica mais barato. Combustível para os russos sai a preço de banana bombas burras a preço de abóbora, o maior gasto e de manter uma logística trabalhando enviando suprimento.

Leo

Corrigindo “alvos” no lugar de altos

chris

É lindo ver o Vader torcendo contra… kkk

Mas será que ele se dá conta que está torcendo contra os russos e a favor de assassinos terroristas que arrancam e matam bebés/fetos de mulheres grávidas, vendem mulheres, crucificam pessoas, etc?

Ah tá…o ódio dele pela Rússia é tanto que isso não importa.