Home Noticiário Internacional Rússia pretende atuar a partir de mais uma base aérea na Síria

Rússia pretende atuar a partir de mais uma base aérea na Síria

6486
24

Russian_Sukhoi_Su-25_at_Latakia

A Rússia expandiu suas operações militares na Síria para incluir uma segunda base aérea, bem como outras instalações, de acordo com uma fonte oficial dos EUA.

A presença russa cresceu para um total de quatro bases operacionais avançadas, incluindo bases adicionadas recentemente em Hama e Tiyas. Mas o mais preocupante para o Pentágono é a segunda base aérea em Shayrat que pode receber aeronaves de asa fixa, expandindo a capacidade da Rússia para ataques aéreos, que começaram em 30 de setembro.

“Os russos estão operando helicópteros a partir do aeroporto de Shayrat, mas eles estão se preparando para pousar aeronaves de asa fixa”, confirmou um outro funcionário dos EUA à Fox News.

Shayrat está localizada a 25 milhas (cerca de 40km) da cidade síria de Homs, uma hora de carro do vizinho Líbano.

Desde setembro a Rússia tem operado com seus aviões e helicópteros a partir do aeroporto internacional de  Bassel al-Assad em Latakia, um dos últimos redutos remanescentes Assad ao longo da costa do Mediterrâneo. O Pentágono não pôde confirmar a presença de jatos militares russos em Shayrat, mas há relatos de que a Rússia enviou algumas aeronaves nas últimas horas.

Outras duas bases avançadas são usadas por helicópteros russos para defender o regime de Assad contra os rebeldes sírios.

Um bombardeiro russo Su-24 foi abatido pela Turquia na semana passada. Em seguida um helicóptero Mi-8, enviado para resgatar os pilotos abatidos, foi destruído por um míssil anticarro TOW por rebeldes sírios. Após esses incidentes, os russos agora possuem 31 aviões e 15 helicópteros em Latakia.

Um oficial militar norte-americano também disse que a Turquia estava “muito chateada”, quando a Rússia bombardeou rebeldes turquemenos, etnicamente ligados à Turquia,que lutam contra Assad na Síria e advertiu a Rússia em diversas ocasiões para não invadir o seu espaço aéreo antes de disparar contra o avião russo na semana passada.

FONTE: FOX News (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

NOTA DO EDITOR: A utilização da Base Aérea de Shayrat pelos russos permitiria que os jatos de ataque Sukhoi Su-25 bombardeassem as forças contrárias ao regime de Assad no entorno da cidade de Deir ez-Zor, onde grupos do Estado Islâmico atuam frequentemente. Atualmente estes aviões não possuem autonomia para este tipo de investida quando partem de Latakia (ver mapa abaixo)

Su-25 raio de combate na siria

Embora o texto não tenha citado, é de interesse da Síria e da Rússia a retomada da Base Aérea de Rasin El Aboud (Kuweyres) localizada a leste da cidade de Alepoo (ver mapa acima). Intensos combates ocorreram na região ao longo dos meses de outubro e novembro e a forças de Assad e seus aliados estão obtendo relativo sucesso neste objetivo. Assim como Shayrat,  a Base Aérea de Rasin El Aboud também permite ataques de Su-25 à região no entorno de Deir ez-Zor, além de colocar os aviões muito próximos da fronteira com a Turquia e os grupos contrários a Assad que ali atuam

Subscribe
Notify of
guest
24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dafranca
Dafranca
4 anos atrás

Ministro da Defesa Russo apresenta provas contundentes do envolvimento Turco com ISIS:
http://eng.syria.mil.ru/en/index/syria/news/more.htm?id=12070708@cmsArticle

Em dois meses de missão na síria foram destruídos:
32 Instalações de produção de petróleo
11 Refinarias
23 Estações de bombeamento
1080 Caminhões tanques

Marinho Av
4 anos atrás

realmente a Russia estar dando um bom prejuízo a o Presidente apoiador de terrorista da Turquia

Dafranca
Dafranca
4 anos atrás

Guilherme Poggio, Acho pouco provável que a Russia operar em base aérea de ALEPPO, onde os confrontos estão sendo travados e ha’ diverssos grupos terroristas na area, entre eles, al-Nusra(braco da al-Qaeda na Siria), ISIS e principalmente FSA que matem controle de areas a menos de 1KM do aeroporto: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/51/Rif_Aleppo2.svg FSA possui centenas ou milhares de TOW que podem destruir os valiosos equipamentos Russos a 4.5KM de distancia. Homs foi escolhida por ter pouquíssima resistência de rebeldes remanescentes, e esta ultima resistência, que se encontram em Waer ao Norte de Homs. A Base Aérea de Rasin El Aboud esta localizada… Read more »

Paulo Arruda
Paulo Arruda
4 anos atrás

Parabens ao esforço russo em proteger a Síria e ao mesmo tempo bombardear o EI, nota zero ao EUA e a aliança ocidental que não passam de capachos do interesse dos EUA.

Dafranca
Dafranca
4 anos atrás

Guilherme Poggio,

Kuweyres seria provável candidato, fiz confusão com a base de Al-Nayrab.

Ednardo de oliveira Ferreira
4 anos atrás

Não tem virgem na ‘zona’. ISIS é uma coisa “chata” que aconteceu. “Só isso”. Virou desculpa para todos intervirem segundo seus interesses. O mote é ‘tou entrando na confusão para bater no ISIS”. Restringindo-se ao caso da Síria, sem falar do resto da região: – Europa e EUA nos últimos anos atacaram mesmo foi o regime do Bashar al-Assad; – Rússia está apoiando mesmo é o Bashar al-Assad; – Turquia aproveita e mete o cacete nos curdos; – Os curdos aproveitam para ganhar independência. – tem um sem número de grupos menores lutando por interesses particulares. – O Bashar al-Assad… Read more »

XFF
XFF
4 anos atrás

Não sei pq tanto espanto dos EUA. Acham que a Rússia vai deixar o terroristas patrocinados pelo Pentágono chegar ao poder na Síria? Estão enganado.

carcara_br
carcara_br
4 anos atrás

Dafranca,
Os caras são trolls mesmo
https://www.youtube.com/watch?v=AHx-4XCgzDY

Ricardo
Ricardo
4 anos atrás

Zmu, claro a poderosa aliança dos EUA tem feito 3 ou 4 ataques por dia!!! Claramente não tem intenção alguma de derrotar a ISIS. Parece até que o Obama está com medo dessa organização ou está escondendo algum escândalo por de trás dos panos.

Melky Cavalcante
Melky Cavalcante
4 anos atrás

Não sei se há necessidade disso, o que se precisa fazer é estabelecer linhas de defesa solidas em regiões já conquistadas de modo a liberar tropas dessas áreas para uma frente unificada, com contingente e equipamento suficiente para ser capaz de aproveitar com eficiência o apoio aéreo russo, tentar romper a posição inimiga em várias frentes é inútil, fadiga o sistema logístico e é, acima de tudo, cansativo para as tropas, incapazes de fazer uma rotação para um descanso apropriado.

Ronilson
Ronilson
4 anos atrás

O interessante e tanta bomba caindo e poucos terroristas mortos por elas

Dafranca
Dafranca
4 anos atrás

Especulações:

Reporter do Sunday Times disse que alem de Homs, Russia vai operar na base aerea de Hama. Fonte dela seria um general Sírio.
https://twitter.com/HalaJaber/status/671770002492665856

Disem que bateria S-300 já esta operacional em Damascus, e que Iran vai levar dois esquadroes para operar na base aerea de Tiyas:
https://elijahjm.wordpress.com/2015/12/02/s-300-fully-in-service-in-the-hands-of-damascus-and-two-iranian-squadrons-to-the-t4-in-homs-serviced-by-russia/

Pedro
Pedro
4 anos atrás

Carcara, no video que publicas te, a bandeira era a da turquia?

Lyw
Lyw
4 anos atrás

Off topic pertinente:

Primeiro Ministro grego X Primeiro Ministro turco

http://www.express.co.uk/news/world/623137/Greece-Turkey-Alexis-Tsipras-Ahmet-Davutoglu-European-Union-Russian-Jet-Vladimir-Putin

“Estamos gastando bilhões de dólares. Você – para violar nosso espaço aéreo, nós – para interceptar você” (fala do Chefão grego).

carlos alberto soares
carlos alberto soares
4 anos atrás

carcara_br 2 de dezembro de 2015 at 16:21
Quem acredita que é só para a Turquia ?

carlos alberto soares
carlos alberto soares
4 anos atrás

Para o URSO não tem essa de ISIS, EI, DAESH, inimigos do Assad.
O objetivo é restabelecer o domínio quase completo to território, certamente de tudo que for importante. Falta combinar com alguns, mas que é isso é !

Jagderband44
Jagderband44
4 anos atrás

O su 25 lembra um pouco o AMX. …

Rafael
Rafael
4 anos atrás

Será que Israel vai deixar o Irà operar tão perto de suas fronteiras com aeronaves ??? Duvimuti lyw que o Irã irá enviar aeronaves

Pereira
Pereira
4 anos atrás

Porquê não tem Mig’s 29 operando na Síria?

Vader
4 anos atrás

E a conta vai subindo… 🙂

Leo
Leo
4 anos atrás

Vader, sim vai subindo mas no final não vai mudar muito, em conta de boteco o dobro de aeronave faz o serviço na metade do tempo, e operando mais próximo aos altos fica mais barato. Combustível para os russos sai a preço de banana bombas burras a preço de abóbora, o maior gasto e de manter uma logística trabalhando enviando suprimento.

Leo
Leo
4 anos atrás

Corrigindo “alvos” no lugar de altos

chris
chris
4 anos atrás

É lindo ver o Vader torcendo contra… kkk

Mas será que ele se dá conta que está torcendo contra os russos e a favor de assassinos terroristas que arrancam e matam bebés/fetos de mulheres grávidas, vendem mulheres, crucificam pessoas, etc?

Ah tá…o ódio dele pela Rússia é tanto que isso não importa.