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Papéis soltos na cabine causaram a queda do F-16 da OTAN em Albacete

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NATO crash Albacete

Documentos podem ter mudado a posição do controle de trim, de acordo com a comissão de inquérito

MIGUEL GONZÁLEZ

ClippingNEWS-PAUm descuido aparentemente insignificante, que deixou alguns documentos soltos na cabine, pode ter causado a queda do F-16 grego em 26 de janeiro passado na base aérea Los Llanos (Albacete) a maior catástrofe da OTAN em tempo de paz, na qual morreram dois pilotos gregos e nove franceses. Assim, conclui o relatório final da comissão de inquérito presidida pela Grécia com a participação de Espanha, França, Alemanha, Itália e os EUA, divulgado pelo Ministério da Defesa francês.

Documentos soltos dentro do cockpit podem ter causado o acidente com o F-16 grego em Albacete
Documentos soltos dentro do cockpit podem ter causado o acidente com o F-16 grego em Albacete

A causa foi a “modificação acidental” da posição do compensador que controla o leme, provavelmente, esfregando um documento com ordens de missão e gráficos do exercício, o que afetou o avião e causou sua descompensação, afetando a aeronavegabilidade consideravelmente. O giro do botão de roda completamente no sentido horário deveria ter sido detectado na checagem anterior ao voo, mas esta foi de 20 minutos antes da decolagem, quando a aeronave ainda estava no estacionamento e não no taxiway, como é obrigatório.

Além disso, o F-16 não possui um alerta para avisar que o compensador está em posição incorreta, e esta circunstância passou despercebida pelos pilotos até que fosse tarde demais. As tentativas de corrigi-lo em voo foram insuficientes para controlar o dispositivo.

Apenas 7,8 segundos após a decolagem, o F-16 caiu em um hangar no caminho onde outros participantes aguardavam decolagem no Programa de Liderança Tática (TLP) da OTAN. O vento cruzado, a configuração assimétrica da aeronave ou a presença de tanques de combustível externos agravou a situação.

Em contrapartida, a investigação conclui que todos os auxílios à navegação e de comunicações funcionaram normalmente. Os dois pilotos gregos eram experientes e tinham 1527 e 1.140 horas de voo, respectivamente. Um deles foi ejetado do avião, mas não conseguiu salvar a sua vida.

Além dos 11 mortos, outros 17 militares (10 italianos e 7 franceses) ficaram gravemente feridos e mais 16 levemente feridos. Além do F-16 grego, um Mirage 2000 e um Alpha Jet franceses foram totalmente destruídos, enquanto seis outros caças sofreram vários danos.

FONTE: El País

DOCUMENTOS DA INVESTIGAÇÃO (colaborou o leitor Alfavega)

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Oganza
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Oganza

O dito compensador está visível na foto? Alguém saberia responder?

Grande Abraço.

Intruder
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Intruder

Hipoteticamente… uma tela única eliminaria a necessidade de informações impressas em papel. Já vi o uso de tablets por pilotos de SH em alguns videos.

Delfim
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Delfim

O fly-by-wire do F-16 não deveria atuar pra manter a aeronavegabilidade ?

Melky
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Melky

Oganza

Os controles do compensador não aparecem na foto. Olhe esta foto (http://www.dekkers.net/css/home_pic_cockpit.png).
Os Controles são o segundo grupo de chaves, logo acima da conexão de ar na parte inferior esquerda.

Melky
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Melky

Oganza essa foto aqui é bem melhor(http://www.dekkers.net/images/left/left.jpg), e uma coisa que da pra reparar nela é que bem próximo desses controles há um local indicado para se colocar esses ditos “papéis” que supostamente provocaram esse acidente.
Será que esses controles são tão fáceis de serem movidos assim ? Algum piloto saberia nos informar ?

Roberto Santana
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Roberto Santana

Prezado Melky,

Depende do fabricante da peca, e consequentemente do aviao.
Geralmente oferecem boas resistencia a forca, por seguranca. O melhor na minha opiniao, e o duplo, que e dividido ao meio transversalmente, se acionado um ou outro, nada acontece, voce tem que agarra-los e mover os dois juntos para que haja o acionamento.
Esse do F-16 chega a ser ridiculo.

Oganza
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Oganza

Melky e Roberto,

Muito obrigado… e realmente o “Porta Papel” é bem perto mesmo, mas convenhamos, o cockpit do F-16 me parece mais um kitnet do mundo dos caças.

Por favor me corrijam: me parece que o tal Compensador, se eu estiver olhando para a chave certa claro, ainda tem uma proteção contra toques acidentais.

Seria a chave branca em forma de “dial”, ao lado da Roll Trim e embaixo da Pich Trim? Me desculpe se escrevi os nomes errado, realmente não consegui ler direito.

Grande Abraço.

Melky
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Melky

Oganza, olhe os links que o Alfavega disponibilizou, são em zoom e são as fotos que fazem parte da investigação, tem detalhes bem legais.
Obrigado Roberto, você acha que peso desses “papéis” seria capaz de mover esses seletores ?

Roberto Santana
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Roberto Santana

Prezado Melky,

No link que o Alfavega postou, o último Appendix D, mostra perfeitamente como pode acontecer ( a ilustração está no final do documento). Um checklist jogado ou posto bem entre a guarda e o switch pode tranquilamente mover o seletor, esse do F-16 em especial.
O trim fora de ajuste já matou muita gente, assim como chaves de combustível, etc.
É preciso cumprir o checklist e olhar sempre para os consoles em qualquer ação.

Esse acidente foi terrível!

Oganza
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Oganza

Melky,

vlw… vou dar uma olhada sim… já os baixei, mas a Trilogia hj estava impagável com a patrulha dos MAVs… 😀

Grande Abraço.

Aldo
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Aldo

Penso que o resultado foi conclusivo atendendo algum ‘interesse’ que não sei identificar. Mas identifico a absurda vulnerabilidade dum vetor do calibre do F-16 a uns meros papéis que, pelo manuseio GIRARAM uma chave que, no mínimo, por segurança!, deveria ter uma uma ergonomia mínima necessária que obrigasse o piloto a prestar atenção totalmente focado exatamente! no seu manuseio.

Será?

Roberto Santana
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Roberto Santana

Melky,

Preste atenção em 01:36, e você verá o trim.
Não sei, agora pareceu difícil ter acontecido.
Você vai notar que o mecânico atua outros switch parecidos no console esquerdo, não são iguais, mas dá para perceber que são bem suaves e fáceis de girar,não é possível que um roll trim seja tão fácil assim.

https://www.youtube.com/watch?v=VOeXKWRxaMc

vmax
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vmax

E porque diabos teria um papel ‘solto’ em cima do console esquerdo durante a decolagem que, afinal, é um procedimento que requer atenção e determinada regularidade?
Como diz a matéria, eram mesmo pilotos experientes.