Home Acidente Aéreo Papéis soltos na cabine causaram a queda do F-16 da OTAN em...

Papéis soltos na cabine causaram a queda do F-16 da OTAN em Albacete

459
11

NATO crash Albacete

Documentos podem ter mudado a posição do controle de trim, de acordo com a comissão de inquérito

MIGUEL GONZÁLEZ

ClippingNEWS-PAUm descuido aparentemente insignificante, que deixou alguns documentos soltos na cabine, pode ter causado a queda do F-16 grego em 26 de janeiro passado na base aérea Los Llanos (Albacete) a maior catástrofe da OTAN em tempo de paz, na qual morreram dois pilotos gregos e nove franceses. Assim, conclui o relatório final da comissão de inquérito presidida pela Grécia com a participação de Espanha, França, Alemanha, Itália e os EUA, divulgado pelo Ministério da Defesa francês.

Documentos soltos dentro do cockpit podem ter causado o acidente com o F-16 grego em Albacete
Documentos soltos dentro do cockpit podem ter causado o acidente com o F-16 grego em Albacete

A causa foi a “modificação acidental” da posição do compensador que controla o leme, provavelmente, esfregando um documento com ordens de missão e gráficos do exercício, o que afetou o avião e causou sua descompensação, afetando a aeronavegabilidade consideravelmente. O giro do botão de roda completamente no sentido horário deveria ter sido detectado na checagem anterior ao voo, mas esta foi de 20 minutos antes da decolagem, quando a aeronave ainda estava no estacionamento e não no taxiway, como é obrigatório.

Além disso, o F-16 não possui um alerta para avisar que o compensador está em posição incorreta, e esta circunstância passou despercebida pelos pilotos até que fosse tarde demais. As tentativas de corrigi-lo em voo foram insuficientes para controlar o dispositivo.

Apenas 7,8 segundos após a decolagem, o F-16 caiu em um hangar no caminho onde outros participantes aguardavam decolagem no Programa de Liderança Tática (TLP) da OTAN. O vento cruzado, a configuração assimétrica da aeronave ou a presença de tanques de combustível externos agravou a situação.

Em contrapartida, a investigação conclui que todos os auxílios à navegação e de comunicações funcionaram normalmente. Os dois pilotos gregos eram experientes e tinham 1527 e 1.140 horas de voo, respectivamente. Um deles foi ejetado do avião, mas não conseguiu salvar a sua vida.

Além dos 11 mortos, outros 17 militares (10 italianos e 7 franceses) ficaram gravemente feridos e mais 16 levemente feridos. Além do F-16 grego, um Mirage 2000 e um Alpha Jet franceses foram totalmente destruídos, enquanto seis outros caças sofreram vários danos.

FONTE: El País

DOCUMENTOS DA INVESTIGAÇÃO (colaborou o leitor Alfavega)

11
Deixe um comentário

avatar
11 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
vmaxAldoMelkyDelfimIntruder Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Oganza
Visitante
Oganza

O dito compensador está visível na foto? Alguém saberia responder?

Grande Abraço.

Intruder
Visitante
Intruder

Hipoteticamente… uma tela única eliminaria a necessidade de informações impressas em papel. Já vi o uso de tablets por pilotos de SH em alguns videos.

Delfim
Visitante
Delfim

O fly-by-wire do F-16 não deveria atuar pra manter a aeronavegabilidade ?

Melky
Visitante
Melky

Oganza

Os controles do compensador não aparecem na foto. Olhe esta foto (http://www.dekkers.net/css/home_pic_cockpit.png).
Os Controles são o segundo grupo de chaves, logo acima da conexão de ar na parte inferior esquerda.

Melky
Visitante
Melky

Oganza essa foto aqui é bem melhor(http://www.dekkers.net/images/left/left.jpg), e uma coisa que da pra reparar nela é que bem próximo desses controles há um local indicado para se colocar esses ditos “papéis” que supostamente provocaram esse acidente.
Será que esses controles são tão fáceis de serem movidos assim ? Algum piloto saberia nos informar ?

Oganza
Visitante
Oganza

Melky e Roberto,

Muito obrigado… e realmente o “Porta Papel” é bem perto mesmo, mas convenhamos, o cockpit do F-16 me parece mais um kitnet do mundo dos caças.

Por favor me corrijam: me parece que o tal Compensador, se eu estiver olhando para a chave certa claro, ainda tem uma proteção contra toques acidentais.

Seria a chave branca em forma de “dial”, ao lado da Roll Trim e embaixo da Pich Trim? Me desculpe se escrevi os nomes errado, realmente não consegui ler direito.

Grande Abraço.

Melky
Visitante
Melky

Oganza, olhe os links que o Alfavega disponibilizou, são em zoom e são as fotos que fazem parte da investigação, tem detalhes bem legais.
Obrigado Roberto, você acha que peso desses “papéis” seria capaz de mover esses seletores ?

Oganza
Visitante
Oganza

Melky,

vlw… vou dar uma olhada sim… já os baixei, mas a Trilogia hj estava impagável com a patrulha dos MAVs… 😀

Grande Abraço.

Aldo
Visitante
Aldo

Penso que o resultado foi conclusivo atendendo algum ‘interesse’ que não sei identificar. Mas identifico a absurda vulnerabilidade dum vetor do calibre do F-16 a uns meros papéis que, pelo manuseio GIRARAM uma chave que, no mínimo, por segurança!, deveria ter uma uma ergonomia mínima necessária que obrigasse o piloto a prestar atenção totalmente focado exatamente! no seu manuseio.

Será?

vmax
Visitante
vmax

E porque diabos teria um papel ‘solto’ em cima do console esquerdo durante a decolagem que, afinal, é um procedimento que requer atenção e determinada regularidade?
Como diz a matéria, eram mesmo pilotos experientes.