WASHINGTON — Os militares anunciaram na quarta-feira que estavam aterrando todos as suas aeronaves V-22 Osprey , uma semana depois que oito membros do Comando de Operações Especiais da Força Aérea morreram em um acidente na costa do Japão.

A Força Aérea, a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais tomaram a medida extraordinária de aterrar centenas de aeronaves depois que uma investigação preliminar do acidente da semana passada indicou que uma falha material – algo deu errado com a aeronave – e não um erro da tripulação levou às mortes.

O acidente levantou novas questões sobre a segurança do Osprey, que esteve envolvido em vários acidentes fatais durante seu tempo relativamente curto de serviço. O Japão aterrou sua frota de 14 Ospreys após o acidente.

O tenente-general Tony Bauernfeind, chefe do Comando de Operações Especiais da Força Aérea, ordenou a suspensão “para mitigar o risco enquanto a investigação continua”, disse o comando em comunicado. “Informações de investigação preliminar indicam que uma possível falha de material causou o acidente, mas a causa subjacente da falha é desconhecida neste momento.”

Em um aviso separado, o Comando de Sistemas Aéreos Navais disse que estava aterrando todos os Ospreys. O comando é responsável pelas variantes do Corpo de Fuzileiros Navais e da Marinha da aeronave.

A Força Aérea disse que não se sabe por quanto tempo a aeronave ficará aterrada. Ela disse que se espera que a suspensão permaneça em vigor até que a investigação determine a causa do acidente no Japão e faça recomendações para permitir que a frota retorne às operações.

O Osprey, fabricado nos EUA, é uma aeronave híbrida que decola e pousa como um helicóptero, mas pode girar suas hélices para frente e voar muito mais rápido, como um avião, durante o voo. O Comando de Operações Especiais da Força Aérea tem 51 Ospreys, o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA voa mais de 400 e a Marinha dos EUA opera 27.

O Osprey ainda é uma aeronave relativamente jovem na frota militar – os primeiros Ospreys tornaram-se operacionais em 2007, após décadas de testes. Mas mais de 50 soldados morreram em testes do Osprey ou na realização de voos de treinamento na aeronave, incluindo 20 mortes em quatro acidentes nos últimos 20 meses.

Um acidente do Osprey em agosto na Austrália matou três fuzileiros navais. Esse acidente também ainda está sob investigação.

FONTE: Voice of America News

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Angelo

Fuzileiros navais mais de 400 osprey , guarda costeira tem F35 , era outro patamar, não sei se hoje com o orçamento um pouco mais apertado fariam tanto.
Apesar que lá é só ter uma ameaça que o congresso libera.

Santamariense

“… guarda costeira tem F35…”

🤔🤔🤔

Rinaldo Nery

Também fiquei em dúvida…

marcus mendes

Também tem 50 canoas fabricadas pelos povos originários da Amazônia.

Sequim

Dinheiro demais acabam comprando tranqueira; dinheiro de menos acabam comprando sucata. Problemáticas as duas situações.

chris

Se nao existir ousadia… O mundo nao evolui !

Bosco

Tranqueira? O V-22? rsss

Bosco

Ele voa no dobro da velocidade do mais rápido helicóptero e no dobro da distância do helicóptero com maior alcance e leva quase tanta carga quanto um Chinook.

Vinicius Momesso

E tão seguro quanto. Pegue a linha do tempo desde o início de operação de ambos e verás que o Chinook tem mais acidentes dentro do mesmo período.
O V-22 no quesito segurança está no mesmo nível que as cápsulas da Soyus.

Jadson S. Cabral

Qual foi a última vez que alguém morreu dentro de uma Soyus?

Vinicius Momesso

Morreram no começo, mas depois que o projeto ganhou maturidade, a Soyus se tornou um dos veículos mais seguros do mundo. O V-22 vai no mesmo caminho.

Rui Mendes

Vai no mesmo caminho???
Não parece, fora estes acidentes mortais, os Israelitas eram para comprar também, mas depois de experimentar, desistiram, sem explicações.

Aéreo

Em 1973 na missão Soyuz 11. Desde então foram 135 missões sem fatalidades.

Rui Mendes

Quem lhe dera, ser tão fiável como a Soyus.

Bosco

Isso é relativo. A Soyuz é descartável. Cada lançamento é um evento eletivo único altamente controlado e realizado dentro de parâmetros ideais com variáveis quase reduzidas a zero, levando 3 pessoas. Um V-22 opera centenas de vezes somando milhares de horas de voo nas condições mais adversas levando mais de 20 pessoas por uns 20 anos, pelo menos. Multiplique isso por quase 500 e verá que um V-22 tem que ser muitíssimo mais seguro e maduro que uma nave espacial, incluindo a Soyuz. A tecnologia de foguetes apesar de bem dominada ainda é uma atividade de risco mil vezes maior… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Bosco
Jadson S. Cabral

Pode fazer isso tudo, mas não é tão confiável. É uma máquina complexa demais, cara demais e que mesmo depois de décadas de desenvolvimento e acidentes, um atrás do outro, continua sendo uma aeronave perigosa.
Eu não diria tranqueira, mas tbm não o consideraria essas coisas como você o faz, com essa mania de pensar que algo tem que ser excelente só porque é americano.

Bosco

É o preço a se pagar pela inovação.
O Brasil perdeu 21 vidas no seu programa espacial e nunca chegou à órbita e não há nenhuma esperança de chegarmos nesse século. Não honramos as vidas perdidas. Apenas se perderam nas brumas do tempo.
Alguns continuam avançando.

leonidas

Exatamente.
Projetos avançados custam vidas, é um preço alto concordo.
Mas faz parte do progresso.

lucena

Fico imaginando se essa parada for eterna… quantos osprey irão para o ferro velho…. bilhões de dólares que se gastou na “supermáquina” osprey para ter esse fim.
.
Não ficarei surpreso se gastarem mais bilhões de dólares na “supermáquina” em melhorias para que a fama de “fazedora de viúvas”…. não exista

Um Simples Brasileiro

Essa aeronave é fantástica.

chris

Alem do conceito… O design deste modelo nao permite falhas… Se apenas um motor der problema…

Bosco

Os dois motores são interligados. Se um falhar o outro dá conta de fazer a aeronave pousar, pelo menos.

Fernando Vieira

Se um motor falha quando eles estiverem na vertical vai ser o equivalente a um helicóptero perdendo o rotor de cauda. A aeronave vai querer girar em torno do eixo do motor que está funcionando. Como ele corrige isso?

Marcelo

os rotores são integrados mecanicamente por eixos que atravessam a asa, em caso de falha de um motor, este é desacoplado e o motor que continua funcionando faz girar os 2 rotores.

EduardoSP

Os rotores estão ligados aos dois motores. Se um falhar o outro aciona os dois rotores.

Nessa figura mostra o esquema.

https://qph.cf2.quoracdn.net/main-qimg-ddc8d3992eef5fba61083d92f36da56e-lq

Jadson S. Cabral

Se os dois motores são interligados, ainda que a aeronave venha a perder um motor, o que sobrou mantém os dois rotores girando, mantendo tanto o o torque quanto a sustentação.
O problema que vejo não é nem perder um motor, é a complexa caixa de transmissão dar problema e não transmitir o movimento.

Nereu

vixi parece que soltou pecinha novamente

Filipe

É constante que solta pecinha. Fosse Russo ou Chinês a torcida estaria eufórica, mais como é dos EUA, aí tome arrumar desculpa.

Sequim

Exatamente, meu caro. Vejamos outra aeronave polêmica: o F-35. Há notícias de 70 (!) mortes de operadores do F-35? A questão, eu já disse muitas vezes, é a ideologia travestida de racionalidade. Os próprios usuários do Osprey perderam a confiança no equipamento. Com toda razão, pois virou uma caŕíssima fazedora de viúvas.

EduardoSP

346 pessoas morreram em acidentes como 737-8 MAX.
1346 pessoas já morreram em acidentes com todos os modelos da família A320 CEO.
Eles também são fazedores de viúvas?
Número de óbitos apenas não diz muita coisa.

Sequim

Quanto ao 737 MAX, depois das investigações que concluiram que esse avião era um improviso determinado pela nova direção da Boeing, que mandou colocar esse produto no mercado sem os rigorosos testes de qualidade que caracterizavam o sistema produtivo da Boeing, e que foram desmontados para se economizar e gerar mais dividendos para os acionistas, em uma visão de curto prazo absolutamente irresponsável, foi um golpe fatal na credibilidade da Boeing.

Bosco

Vcs utilizam a transparência e o zelo pela vida humana que o Ocidente tem com narrativas contra o próprio Ocidente.
As tranqueiras russas e chinesas devem cair todo dia e matar centenas e ninguém fica sabendo e continuam a voar como se não houvesse amanhã.

Sequim

A soma de dois erros não é um acerto.

Mirade1969

Mas desta vez foi a tranqueira americana que tá caindo vez por outra, lembrando que a versão civil até hoje não voo pois não é seguro.

Burgos

Se constando o problema ou falha acredito que o fabricante deverá fazer um tipo de “Recall” e corrigir o problema, pois é uma anv imprescindível manter-se no seu ciclo operativo e ao que ela entrega de serviços e préstimos a essas Forças no qual elas servem.

Maurício.

O que anda mais perigoso, viajar para passar as férias no RJ ou voar no Osprey? 🤔😂

JuggerBR

Tem muitos anos que quero fazer essa viagem, mas cada vez que planejo, percebo que o buraco por lá ficou maior, insanidade morar nessa terra…

Leandro Costa

RJ com certeza.

BraZil

Bom dia a todos. Caixão voador e acham o máximo. mas se fosse Russo…

Leonardo Bastos

A aeronave mais perigosa do mundo…