Home Aviação Naval Primeiro ataque de caças Rafale da Marinha Francesa ao Estado Islâmico

Primeiro ataque de caças Rafale da Marinha Francesa ao Estado Islâmico

287
11

Rafale M pronto para enganchar em missão de 25fev2015 contra o EI - foto MD França

Ataque foi realizado na manhã de 25 de fevereiro, por dois caças Rafale M que decolaram do navio-aeródromo francês Charles de Gaulle, cujo grupo aéreo embarcado inclui doze jatos Rafale M e nove Super Étendard Modernisé.

Clique aqui para conferir mais fotos e informações em matéria publicada no Poder Naval.

Rafale M pronto para lançar em missão de 25fev2015 contra o EI - foto 2 MD França

Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz
Clésio Luiz
5 anos atrás

A coisa que me atrai no Rafale, e por consequência qualquer caça bem projetado (como o F-16 e o Su-27) é a eficiência do projeto.

Comparado aos outros caças navais de seu porte, o MiG-29K e o F-18C, ele é mais curto, ligeiramente mais leve, carrega mais carga sem restrições de configuração e ainda por cima, apesar de ter menor envergadura e ter asas em delta, tem menor velocidade de pouso.

Não é perfeito, lógico, mas é um bom exemplo de aeronave bem pensada para o seu propósito.

Iväny Junior
5 anos atrás

Bem notado Nunão

Se aparecer algum problema pelo ar, vai ser resolvido pelo canhão.

Kojak
Kojak
5 anos atrás

Iväny Junior

É.

Os caras não tem coisas que voam nesse nível lá, se é que tem algo que voe.

“Vida longa e próspera”

Hamadjr
Hamadjr
5 anos atrás

Salam Aleikum

Kojak, tem eles tem, por exemplo alguma coisa derrubou o jato do piloto jordaniano, se não foi com arma então foi com sorte, nesse caso é a prudência recomenda aos demais paises uma aeronave mais confiavel e pelo visto a França é quem assumido mais o papel de atacar.
Ah outra coisa que pode ser notado as caminetes dos integrantes da IE é tudo importada deve ser por causa do calor então tem que vir com ar condicinado, o dono da revenda deve estar feliz.
Abraços

Iväny Junior
5 anos atrás

É isso Kojak.

Hamadjr até agora a gente não sabe o que derrubou o piloto jordaniano. Sobre ameaças aéreas, só sabemos que o EI se apossou de alguns velhos Mig-21 e 23 sírios, que seriam patos de mira para os Rafales.
Artilharia antiaérea não poderia parar os pássaros franceses, porque com este damoclès e bombas inteligentes dá pra ficar bem acima do raio de atuação dos sistemas antiaéreos mais modernos.

Um grande abraço e um ótimo domingo a todos.

Kojak
Kojak
5 anos atrás

Iväny Junior “…..o EI se apossou de alguns velhos Mig-21 e 23 sírios……” São versões desatualizadas, não creio que tenham saído “da chon” na Síria e nem no Iraque (norte). Caso tenham feito, foi voltinha no quarteirão. (rs) Parece que já foram destruídos, Tio David andou bombardeando vetores “na chon”. F 16 Jordaniano ? Voo solo rasante ou a baixa altitude em área hostil ? É o que se fala. http://www.aereo.jor.br/2014/12/24/caca-jordaniano-cai-na-siria-e-piloto-e-capturado-pelo-estado-islamico/ “joseboscojr 26 de dezembro de 2014 at 0:44 # O próprio texto menciona a possibilidade de ser um manpads. Se o EI está de posse e capacitado a operar… Read more »

Iväny Junior
5 anos atrás

Na época da derrubada aventamos muitas possibilidades. Queimaram o piloto vivo e não deixaram ele falar o que foi.

joseboscojr
joseboscojr
5 anos atrás

Clesão,
Há de se saber se um Rafale naval com esse corpinho de bailarina aguenta desaforo igual ao F-18?
Imagino que haja algum motivo pro capa americano ser mais robusto.
Não seria alguma exigência estrutural do usuário?
Ou seja, será que um F-18 SH é capaz de pousar e decolar mais vezes, durante um tempo maior, levando uma carga maior e trazendo mais carga de volta que o caça francês?
Se não tiver nenhuma razão do F-18 ser mais robusto (e pesado), é lícito chegar à conclusão que os americanos estão literalmente emburrecendo e desaprendendo a projetar caças.

_RJ_
_RJ_
5 anos atrás

Bosco,

São estilos diferentes de projeto, mas pelo que eu já li, a persistência (aguentar “desaforo” do inimigo) é a mesma para as duas aeronaves.

Mas se por “desaforo” você quis dizer piloto de mão pesada, daí o “corpinho de bailarina” do Rafale também significa menos esforços transmitidos para a estrutura.

E o F-18 é mais pesado, mais gastão, e mais… barato de adquirir e de consertar.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
5 anos atrás

Bosco, eu me referia ao modelo C do Hornet, já que o E cresceu muito e agora está na categoria dos caças pesados (embora mais leve que um F-14 ou Su-33). O motivo para os “hornetinhos” serem mais pesados que o Rafale, imagino eu, se devem ao fato de serem fisicamente maiores e transportar mais combustível interno que o Rafale M. Não tem mágica aqui. Porém, o modelo “C” tem velocidade de pouso maior que o “E”. O Rafale M tem velocidade de pouso menor ainda que o Super Hornet, só perdendo para os majestosos 19 metros de envergadura do… Read more »