Home Aviação de Caça Suecos dão adeus ao Gripen A/B

Suecos dão adeus ao Gripen A/B

513
17

Modelos de um e dois lugares da primeira geração do caça ainda voavam em unidade de treinamento, que se despediu da versão A/B na semana passada com um voo natalino e pintura especial comemorativa

Na foto do alto, o chefe da segunda divisão da Ala F7 da Força Aérea Sueca, major Stefan Rexling, deixa a cabine de um caça Gripen A (JAS 39 A) pela última vez. A aeronave recebeu uma pintura inédita para o Gripen, em comemoração a este último voo que foi realizado na quinta-feira passada, 13 de dezembro.

Essa última surtida em Gripen A/B foi coordenada para coincidir com o tradicional “voo de Natal”, em que as aeronaves se exibem numa formação de árvore natalina, acendendo seus faróis para que o pessoal em terra veja a “árvore” brilhando. Neste ano, a formação sobrevoou sete localidades.

A Ala F7 foi a primeira a receber o JAS 39 Gripen, em 1996, e torna-se a última a voar a versão inicial A/B, encerrando uma era. Porém, nada vai mudar realmente na função dessa unidade de treinamento de pilotos, dado que ela já vinha se reequipando com os modelos JAS 39 C/D desde 2010. A única diferença é que os novos pilotos de Gripen (lembrando que estrangeiros também recebem treinamento na unidade) iniciarão seus voos no caça diretamente nos modelos C e D.

Na foto abaixo, pode-se ver detalhes do padrão especial de pintura aplicado à aeronave voada pelo chefe da segunda divisão da Ala F7. A camuflagem remete ao antecessor do Gripen tanto na Força Aérea Sueca quanto na linha de montagem da Saab, o Viggen. Para saber mais sobre o desenvolvimento de ambos, clique nos três últimos links da lista abaixo, que também trazem belíssimas imagens deste padrão de pintura no Viggen.

FONTE / FOTOS: Forças Armadas da Suécia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em sueco)

VEJA TAMBÉM:

17
Deixe um comentário

avatar
17 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
13 Comment authors
GiordaniLuisMayuanMauricio R.Vader Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Guilherme Poggio
Editor
Famed Member

Muio legal a ideia da pintura comemorativa nas cores do Viggen

Giordani
Visitante
Member
Giordani

Oh-how…
Gripen A/B…ripen A/B…ipen A/B…pen A/B…en A/B…n A/B…A/B…F A/B…

A camuflagem do Viggen era simplesmente sensacional!

Nick
Visitante
Member
Nick

Em que estado eles estão? 🙂

[]’s

Edgar
Admin
Member

Pois é em Nick, se o preço ajudar, poderia ser uma boa em 😀

jacubao
Visitante
jacubao

Olha o tampão aí geennnteeee… ;-P

Almeida
Visitante
Member
Almeida

Esse aí é finalista do FX-3…

Observador
Visitante
Observador

Taí o novo tampão para a FAB…

Justin Case
Visitante
Member
Justin Case

Amigos,

Aviões descartados por não terem mais capacidade de cumprir missão?
Não, obrigado.
Tampax nunca mais!
Abraços,

Justin

Observador
Visitante
Observador

Justin Case disse:
20 de dezembro de 2012 às 17:12

Com este governinho?!

Esquece.

Por este pessoal, a FAB que se vire e, se quiser, que compre algum caça usado com sua própria verba, ou só vai ter os F-5 a partir do ano que vem.

Daglian
Visitante
Daglian

De fato, valeriam a pena os Gripen A/B? Quero dizer, estes seriam a bastante para a FAB ou representariam um salto de qualidade considerável em relação ao F-5EM? Penso que ao menos o Gripen C/D seria necessário.

Sobre esta história de Tampão ou não… bem, tendo em vista que o GF demora para finalizar o FX-2, para não dizer que nunca o fará, penso que para a FAB é Tampax ou nada. Nestas condições, prefiro Tampax, o que está longe do ideal, mas ao menos é melhor que F-5EM.

Justin Case
Visitante
Member
Justin Case

Amigos, É óbvio que esses tampões que estão sendo cogitados são mais capazes do que as aeronaves que temos hoje. O problema é que, se o Brasil comprar qualquer coisa dessas, isso significa matar a possibilidade de contratar um F-X pelos próximos dez anos. O Governo vai achar que o problema “imediato” está resolvido. Que a necessidade para os próximos cinco (?) anos estará atendida… Deixará F-X para o próximo mandato ou, talvez, para quando “o dinheiro estiver sobrando”. Tem que ser F-X ou continuar com o que já temos. Comprar resto dos outros é fria. É só minha opinião,… Read more »

Vader
Visitante
Member

Esses A/B podem ser convertidos ao padrão C/D?

Se sim, sabe-se qual o estado deles? Quantas horas de vôo tiveram? Qual seu custo de manutenção? E o mais importante, que armas opera e a que custo?

Creio que caberia a análise pela FAB. Dada a precariedade de nossa defesa aérea, com uma dúzia de Mirage-2000C no “pó da rabiola”, desarmados e desdentados, e dado que não virá FX algum, esses caças poderiam cobrir o rombo quase que imediatamente.

Não é o ideal, mas dado o PIBinho e seus efeitos na cabeça da “gestora”, pode servir.

Giordani
Visitante
Member
Giordani

A eterna protelação do FX chegou ao absurdo de que nem tampax resolve mais. Explico. F-16 como tampax só se for para receber F-16 novos. F-18 Legacy de tampax só se for para receber outro Legacy. O que não faz nenhum sentido! Gripen? Só se for para receber gripens novos e por aí vai…
Eu não consigo imginar uma opção viável de tampax na atualidade…

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

“Eu não consigo imginar uma opção viável de tampax na atualidade…”

Qntos Typhoon Tranche 1 estão precisando descartar, na Europa???

Giordani,

Obrigado pela chance de fazer uma propaganda básica, do meu avião.

Mayuan
Visitante
Mayuan

Onde estão os legacy hornets? Não poderíamos alugar um esquadrão enquanto a Boeing não nos entrega os novos? Não seria um bom tampão sem com isso implicar em perdermos o FX e ficarmos com duas linhas?

Luis
Visitante
Luis

São 53 Typhoon ingleses e 28 italianos. Fora os alemães e espanhóis. Sobre quem quer vender o que, são outros 500. Outra boa alternativa são os Gripen C/D dos estoques suecos. Tem hora de voo bem mais barata do que os EF2000.

Giordani
Visitante
Member
Giordani

Amigos,
Torno a repetir. O tampax deverá estar obrigatoriamente ligado ao F-X.

Mauricio R,
Typhoon-1 de tampax? Qual seria o F-X então? Tranche 3? F-35?

Bom, já que tu fez propaganda do teu, vou fazer do meu. 😉

F-X: Su-35

Mas como nada acontecerá…NADA…
De tampax, Su-30 retirado direto dos esquadrões.