terça-feira, maio 11, 2021

Gripen para o Brasil

Eslováquia sedia exercício de guerra eletrônica com Gripen, Growler, Rafale, Typhoon e F-16

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

MACE XVI - Rafale - foto Força Aérea Eslovaca

Exercício MACE XVI ocorre entre 8 de setembro e 3 de outubro, envolvendo 14 países

Desde 8 de setembro, e até 3 de outubro, está sendo realizado na Eslováquia o exercício MACE XVI, um dos maiores exercícios internacionais de guerra eletrônica, com participação de 14 países. Nos últimos dias, as Forças Armadas da Eslováquia têm divulgado fotos e informações sobre a chegada de aeronaves como o Gripen da Suécia, o Rafale da França, o Typhoon da Espanha, F-16 da Bélgica, Dinamarca e Noruega, Diamond DA-20 da Noruega, Learjet 40 da Alemanha, C-130K da Dinamarca e EA-18 Growler dos Estados Unidos, além de meios da própria Eslováquia. A fase principal do exercício começou em 16 de setembro e as operações aéreas, para boa parte dos participantes, se dá nesta semana.

MACE XVI - Gripen - foto Força Aérea Eslovaca

MACE XVI - Typhoon - foto Força Aérea Eslovaca

 

A Eslováquia proporciona cenários bastante realistas de sistemas de defesa terra-ar para as aeronaves participantes, a maioria de países membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que organiza o exercício de guerra eletrônica com ênfase em aprimorar a autodefesa das aeronaves e treinar a capacidade de penetrar numa área não permissiva, com análises das ameaças e dos resultados dos voos, para compartilhamento das informações e refinamento das táticas entre os participantes. As aeronaves enfrentam sistemas de defesa aérea de origem russa como o SA-10B Grumble, SA-6 Gainful e SA-18 Grouse.

MACE XVI - foto 2 Força Aérea Eslovaca

MACE XVI - foto Força Aérea Eslovaca

FONTES: Força Aérea Eslovaca e Força Aérea Francesa (compilação, tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em eslovaco e francês)

FOTOS: Força Aérea Eslovaca

- Advertisement -

1 Comment

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iväny Junior

Ah, eu só gostaria de saber porque quando a Luftwaffe manda os Typhoons a frança não manda rafale… Nem treino de combate é…
Mas enfim, qualquer coisa parecida com combate que houver, vão estar lá os Typhoon’es. Quero mesmo ver acabando as conversinhas.

Reportagens especiais

Poder Aéreo nos Estados Unidos: CAF AIRSHO – parte 1

No finalzinho de agosto tivemos a oportunidade de participar do show aéreo da Commemorative Air Force (CAF) na cidade...
- Advertisement -
- Advertisement -