Suspeita de sabotagem fez Brasil investigar franceses em Alcântara

22

acidente alcantara - foto estadao

Lucas Ferraz

ClippingNEWS-PACom a suspeita de que era espionado pela França, o Brasil investigou se agentes do serviço secreto francês promoveram ação de sabotagem para explodir a base de lançamento de satélites de Alcântara, no Maranhão.

Em 2003, um acidente no local matou 21 pessoas, entre engenheiros e técnicos do CTA (atual Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial), órgão da Aeronáutica.

A Folha obteve documento secreto da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) que revela pelo menos três operações de contraespionagem cujos alvos eram espiões franceses e seus contatos brasileiros e estrangeiros.

Houve também monitoramento do serviço de inteligência em órgãos de cooperação e cultura ligados à Embaixada da França.

O objetivo era proteger o setor espacial brasileiro da espionagem internacional.

A Folha revelou ontem que o governo brasileiro espionou diplomatas de países como Rússia, Irã e EUA. A Presidência afirmou que eram ações de contraespionagem.

O documento obtido pela reportagem evidencia que o Brasil monitorava o que os agentes da Abin descrevem como “rede de espionagem” da DGSE (sigla de Direção-Geral de Segurança Externa, a agência de inteligência da França), ativa no Maranhão e em São Paulo.

Um ex-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) confirmou à Folha que o governo sabia da espionagem internacional em Alcântara. Após o acidente, a investigação sobre a eventual sabotagem francesa prosseguiu, conforme disse um ex-dirigente da Abin que pediu para não ser identificado.

Apesar das evidências de espionagem francesa, o governo não encontrou provas de sabotagem. Oficialmente, a explosão foi provocada por uma pane elétrica que causou ignição antecipada de um dos propulsores do foguete.

A localização da base brasileira no Maranhão é considerada uma das melhores do mundo para o lançamento de foguetes com satélites comerciais, pela proximidade ao Equador. A estimativa é que os lançamentos de Alcântara economizem até 30% em combustível.

Se desse certo, a base de Alcântara (que está sendo reconstruída) se transformaria na única concorrente do Centro Espacial de Kourou, localizado na Guiana Francesa, território que faz fronteira com o Brasil e que pertence ao país europeu.

Conforme documento obtido pela reportagem, ao menos desde 2002 a Abin vigiava a movimentação de espiões franceses em Alcântara. Sob condição de anonimato, um oficial de inteligência que acompanhou o caso disse que um dos alvos era um agente francês do DGSE que se apresentava como Olivier. Ele atuava na região disfarçado de professor de kitesurf, e recrutava informantes na base brasileira.

A Abin fotografou o francês e seus contatos.

Os agentes também descrevem no relatório ações para monitorar a rede de espionagem em órgãos como Cendotec (Centro Franco-Brasileiro de Cooperação Técnica e Científica), ligado ao consulado francês em São Paulo, e Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Até 2003, ao menos oito relatórios de inteligência foram produzidos sobre o caso.

Procurada, a embaixada da França não se manifestou.

FONTE: Folha de São Paulo, via UOL

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
champs

Esses vazamentos, de operações de contra-espionagem da Abin, parecem ser propositais para mostrar à sociedade que o órgão não estava parado durante esta avalanche de informações que Snowden jogou no ventilador.

Franco Ferreira

… E os americanos; investigaram?

Alguém já relacionou o 747 lançador do laser destrutivo com o acidente? A eles também não interessa!

André Sávio Craveiro Bueno

Off Topic

Índia inicia com sucesso sua primeira viagem a Marte

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2013/11/05/india-inicia-com-sucesso-sua-primeira-viagem-a-marte.htm

Se não me engano Índia e Terra de Santa Cruz iniciaram seus programas espaciais na mesma época, meados da década de sessenta. Penso que somente o fato de os hindus possuírem grande número de PHDs em sua sociedade não é suficiente para estarem galáxias a nossa frente nessa área. Eles, como nós, não são uma nação economicamente rica. Ao que parece, são mais decididos ao definirem e levarem adiante seus projetos. Mesmo que tenham contado com ajuda russa além da necessidade de vetores para atingir o Paquistão.

Antonio M

Não duvido da espionagem mas, essas estórias são novamente divulgadas agora para desviar do real problema em que a culpa pelo ocorrido é de nosso próprio governo, o grande sabotador e não somente dessa área, que é responsável pela crônica falta de investimentos que levam a obsolescência e até improvisações que fazem tantas coisas darem errado, falta de investimento que não existem nas aeronaves, outros veículos e nos “lanchinhos” com que se esbaldam de graça. Se o próprio programa espacial americano no seu auge com bilhões em investimentos e cérebros privilegiados também tiveram tantos desastres, como seria diferente por aqui?… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

Grato Poggio.

Ivan

Um mapa simplificado com os sítios de lançamento de foguetes espaciais ao redor do mundo: http://www.spacetoday.org/Rockets/Spaceports/LaunchSites.html Observem o sítio 5 (Kourou) e 6 (Alcântara), ambos na América do Sul, ambos próximo a linha do Equador, sendo que o brasileiro é mais próximo. Alguma dúvida que são sítios potencialmente concorrentes? Era, É e continuará sendo esperado e até mesmo justificado que os franceses espionem o Centro de Lançamento de Alcântara. Geograficamente concorrente e, consequentemente, uma ameaça aos negócios aeroespaciais da Arienespace. Para quem não sabe, Arienespace é um negócio que ultrapassa 1,3 bilhões de Euros, em crescimento para algo em torno… Read more »

Antonio M

Se o Brasil tivesse líderes, governantes e políticos com visão de fato, pragmáticos a base de Alcântara poderia ser multinacional minimamente com EUA e França, desenvolvendo a cooperação de modo a construir um excepcional centro de tecnologia que poderiam render ótimas divisas sem falar na tecnologia, expandindo ainda mais o eixo industrial tecnológico de RJ-SP para essa região. Porém, também sabemos da “resistência nacionalista” contra tais “entreguistas” como vimos em qualquer movimentação que havia quanto esse assunto era trazido à tona, onde até mesmo a localização próxima de vilas de quilombolas, matas etc seria uma justificativa para impedir essa “abominação… Read more »

Baschera

Pesquisem aí…. sobre as sono boias encontradas logo após o acidente de Alcântara….. de algum lugar elas devem ter vindo.

Sds.

Colombelli

Se sabotaram e espionaram estavam cumprindo seu dever de nação séria.

Enquanto isso, aqui, o ex presidente os tomava por “amiguinhos” e altruistas. Um amador aparvalhado.

Quanto ao laser dos EUA, não seria necessário tamanha sofisticação para uma sabotagem. Nada que um pouco de dinheiro não resolvesse.

Ivan

Colombelli, Sabotar NÃO. Costumo ver meus concorrentes como adversários, sendo que as vezes são empresas administradas por amigos. A espionagem, tentar saber o que o outro está fazendo, é aceitável e uma prática comum. Mas sabotagem não. Significa uma destruição proposital de ativos, com eventual risco de vida. É coisa de inimigo e como tal deve ser tratado. No caso em questão acredito firmemente que houve espionagem, o que seria (e continua sendo) esperado. Mas descarto até prova em contrário a sabotagem. Até por que ninguém melhor que nós mesmos para nos sabotar. Haverá quem coloque a “culpa” nos governos… Read more »

Antonio M

Ivan 5 de novembro de 2013 at 15:38 # Culpados são os governos sim, particularmente e infelizmente tenho anulado meus votos o que não resolve muito mas, culpar quem vota não faz muito sentido pois quem votou em candidato que não ganhou como ficaria sua “cota de culpa”? Ainda, já viu alguma campanha onde candidatos dizem que são incompentes para um, dois ou tudo que envolve governar? Que a campanha é de mentirinha apenas para ele chegar lá ?!?!?! Para quem ganhou a eleição o eleitor só interessa para ganhar pois todos nós pagamos impostos. Algum candidato mesmo em eleição… Read more »

geobosco

Que os “nossos ” amigos franceses espionaram, concordo sem nenhuma dúvida. Mas, Porém, Todavia e Contudo também tenho que concordar que os nossos sabotadores somos nós mesmos, pos gastamos muita grana ( e bota muita nisso !!!!!) com nada , a não ser para dar vida boa sos nossos governantes, como o caso do caviar do Ministro da Fazenda e abastecer os bolsos de corruptos. Mas também não podemos deixar de lembrar dos “nossos” amigos americanos que também gostam de nos sacanear. Vous apenas falar mais uma coisa, que pode ser lembrada para o ano de 2014: as ELEIÇÕES estão… Read more »

Mayuan

São impressionantes as coisas que as vezes leio aqui. Então quer dizer que os países tecnologicamente mais desenvolvidos que o nosso estão certos de promover sabotagem que destrói patrimônio material e intelectual além de tirar a vida de 21 pessoas? Só não digo o que me vem a mente porque sou contrário a agredir os colegas de fórum, por mais que esse tipo de opinião valha menos do que deixamos pra trás quando vamos ao banheiro.

Mayuan

Antônio, Com todo o respeito, nada contra você mas divergindo da opinião que você emitiu. A culpa é do povo sim. Culpa de um povo que não sabe em quem votou mas sabe a escalação da seleção de 1952. De um povo que nem cogita se inteirar da vida política do país, que acha política chata mas adora ver novela. Que não sabe quais os projetos tramitam no legislativo (assim mesmo com minúsculas pois eles não tem feito por merecer mais) mas sabem tudo da vida dos artistas. Que reclama de taxas de juros mas não tem ideia de quem… Read more »

champs

Mayuan,

Você tem toda razão, mas só queria fazer uma pequena ressalva sobre uma das frases de Ulysses Guimarães:

“Quem não gosta de política é governado por quem gosta.”

Estaríamos muito melhor se fosse realmente assim, mas infelizmente o voto no Brasil é obrigatório, o que inverte a frase:

Quem gosta de política é governado por quem não gosta.

Qualquer reforma política que não transforme o voto em facultativo não é reforma política.

Antonio M

Mayuan 6 de novembro de 2013 at 1:38 # Não há problema em divergências e não vejo nisso motivo para briga ou fazer inimigos. Sim, o povo não ajuda principalmente por não exigir melhorias que valham, apenas espamos em manifestaçõe s que logo se deixam contaminar por radicais comandados por interessados em manter como as coisas estão. Mas são quase 30 anos de eleições livres para todos os cargos, mais do que suficiente para uma classe política ter colocado o pais nos trilhos de forma muito mais efetiva e concreta. E novamente, como foram as promessas de campanha X realizações… Read more »

Marcelo

sabotagem nada; falta de investimento e continuidade nas pesquisas mesmo….

espero sinceramente que a situação melhore e finalmente lancemos esse conjunto foguete+satélite nacional. Afinal, até a CORÈIA DO NORTE já fez isso ano passado. Artefato foi satelizado com confirmação até dos EUA….se isso não é vergonhoso para nós não sei o que poderia ser.

P.S. estamos atrás do Irã também (nessa área)….

Rinaldo Nery

No dia anterior ao fatídico dia do acidente, estava de sobreaviso na BAAN. Fomos acionados a fim de localizar um navio suspeito, civil, de bandeira norte americana, que foi localizado próximo a Fernando de Noronha, com proa de São Luis, MA. Suspeitava-se que o referido navio tinha por objetivo colher informações durante o lançamento do VLS. Decolamos a bordo de um R-99, e encontramos o referido navio a 48 NM de Parnaíba, às 22;30h. Recolhemos na BAFZ, onde havia um P-95 em sobreaviso. Passamos as informações àquela tripulação, a qual decolou e acompanhou o navio até o través de Belém,… Read more »

joseboscojr

Franco, O ABL era claramente voltado para conter um ataque da CN. A aeronave permaneceria em espaço aéreo protegido no território da CS e mesmo assim poderia destruir mísseis balísticos na fase de impulso logo que adentrassem à mesosfera. Para isso o 747 deveria estar a mais de 10.000 metros de altitude e teria um alcance de uns 600 km, mantendo o feixe por uns 3 segundos por alvo e sendo capaz de engajar cerca de 80 mísseis antes de precisar ser reabastecido em terra. Se lá ele não foi usado e os norte-coreanos lançam seus foguetes impunemente, é pouco… Read more »

Soldat

Por mas nacionalista que eu seja e Anti-Âmis e Anti -Comunista(socialistas e bolivarianos), tenho que concorda e fechar com o colega forista.

Marcelo

6 de novembro de 2013 at 15:17 #.

sabotagem nada; falta de investimento e continuidade nas pesquisas mesmo….[2]