Índia lança sua primeira missão a Marte

4

marte-india4

ClippingNEWS-PAA Índia lançou nesta terça-feira (5) sua primeira missão ao planeta Marte, um ambicioso projeto que só Rússia, Estados Unidos e Agência Espacial Europeia conseguiram com sucesso, informou o órgão espacial indiano em seu site.

O primeiro lançamento interplanetário do país asiático, com custo de US$ 73 milhões, estava previsto para as 14h38 locais (7h08 de Brasília) no Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh, sul do país.

A aeronave Mangalyaan – veículo de Marte – de 1,35 toneladas ficará na órbita terrestre até 1º de dezembro quando começará sua viagem de 300 dias até o planeta vermelho. O módulo espacial deve chegar a Marte no dia 24 de setembro de 2014, após percorrer 400 milhões de quilômetros.

O veículo que orbitará ao redor do planeta vermelho leva cinco instrumentos para estudar a superfície, a topografia e a atmosfera de Marte, e vai se concentrar na busca de metano.

“Orbitar Marte é um desafio por si só”, disse ao jornal local “The Times of India” o presidente da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, sigla em inglês), K. Radhakrishnan, que acrescentou que haverá “missões maiores depois”.

A Índia comemorou no ano passado 50 anos do início de seu programa espacial. Seu primeiro lançamento foi em 1975, quando enviou ao espaço o satélite Arybhatta, utilizando um foguete russo. Desde 1999, a ISRO, através de seu braço comercial, também coloca em órbita satélites estrangeiros.

A Índia, que enviou em 2008 sua primeira sonda lunar, tem planos de lançar em 2016 sua primeira missão espacial tripulada.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joner

E nós somos o país do futuro, pena que esse futuro nunca chega!!!

André Sávio Craveiro Bueno

Se não me engano Índia e Terra de Santa Cruz iniciaram seus programas espaciais na mesma época, meados da década de sessenta. Penso que somente o fato de os hindus possuírem grande número de PHDs em sua sociedade não é suficiente para estarem galáxias a nossa frente nessa área. Eles, como nós, não são uma nação economicamente rica. Ao que parece, são mais decididos ao definirem e levarem adiante seus projetos. Mesmo que tenham contado com ajuda russa além da necessidade de vetores para atingir o Paquistão.

Marcos

Por que os americanos, franceses, ingleses, russos, chineses e marcianos não sabotaram o programa espacial deles?

Marcelo

puxa vida, ver essa imagem ao lado da nossa torre de lançamento torrada, é de f…..