Crise na aviação civil pode acabar com financiamento público

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“Grandes empresários são os primeiros a pedir ajudar do governo”, critica economista

 

vinheta-clipping-aereoEm crise, o setor de aviação civil deixa de lado as regras do mercado e procura ajuda do governo federal para obter recursos públicos e resolver os seus problemas. Essa prática, muito comum no Brasil, não leva em consideração os riscos inerentes ao negócio, não se comprometendo com as boas regras de administração e vários outros problemas. “Os empresários brasileiros, principalmente os grandes, só conhecem a lógica da ajuda governamental. Quando tudo vai bem, ninguém bate na porta do governo para dividir o lucro, mas quando vai mal, são os primeiros a pedir ajuda”, critica o professor de Administração e Finanças da Fundação Getúlio Vargas Management (FGV), Sérgio Bessa.

FONTE: jb.com.br

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Baschera

Corsário137,

Veja onde se inspiraram para este modelo de helicóptero…..

https://farm3.static.flickr.com/2746/4491578393_7bec27042c_m.jpg

Sds.

Corsario137

kkkkk…pois é. Eu acho horrorendo!

Baschera

Quanto ao assunto da matéria, eu já escrevi aqui antes, não entendo como este modelo de negócios da aviação civil pode funcionar…..

Não conheço uma empresa ocidental que não esteja no vermelho…. e as orientais, se parecem bem de saúde financeira (pois compram aviões como se fossem biscoitos) não temos certeza se o poder público não as subsidia.

Mataram a única que já funcionou no Brasil… agora que aguentem…

Sds.

Corsario137

Baschera,

As Orientais (Qatar, Emirates, etc…) são altamente subsidiadas.

Antonio M

O professor tem razão mas, o peso do Estado brasileiro com seus encargos e impostos até justificaria a tal ajuda porém fico admirado esses mesmo empresários que não patrocinam uma representatividade decente, não fazerem nada para mudar esse quadro talvez por terem se acostumado ao “capitalismo BNDES”, pedir e receber socorro. Até o presidente da FIESP “virou socialista”, aderiu a partidos e usa a verba da entidade para fazer propaganda política para si e o governo, por isso que fica difícil mudar alguma coisa em terras tupiniquins, é pouca discussão, contestação e muita adesão a quem está no poder …… Read more »

Baschera

O BNDES virou uma cópia daquela moça que fica na esquina tarde da noite de salto alto, micro saia e que fica o tempo todo virando a bolsinha….

Sds.

Fighting Falcon

É impressionante como funciona esse negócio de pedir ajuda ao governo.
Na industria automobilistica pedem para baixar o IPI para conseguir vender, mas desde então não deixaram de aumentar o preço dos carros.
Como exemplo, tem um hatch recem lançado que pelo sucesso de vendas já teve 3 aumentos durante o ano.
Ou seja, somos punidos duas vezes, pois em algumas áreas o governo concede o subsídio (com nossos recursos) e eles não deixam de baixar os preços com a desculpa de aumento de custos.
Aqui será a mesma coisa…

Marcos

O problema especifico do Brasil é que ainda não somos uma economia de mercado.

ricardo_recife

Somos um capitalismo de boquinhas, nada de economia de mercado, apenas cartórios pendurados no Tesouro Nacional. Que falta faz um bom liberalismo!

Abs,

Ricardo

Marcelo Andrade

Concordo com o Antônio M. Sem querer defender as empresas mas, em todos os setores a carga tributária é altíssima.

Buschera, trabalhei no Banco Nacional que funcionava dentro da Varig, entre 1989 e 1993, apesar de ser muito respeitada dentro e fora do país, ela não aguentou a concorrência pois, seu conselho de administração junto com a Fundação Ruben Berta, demoraram muito a despertar, fora as benesses do DAC e GF, quem não se lembra do caso Panair?

DrCockroach

Nao conheco o caso da Qatar (alem de ter voado algumas vezes), mas possivelmente eh subsidiada. Mas a Emirates nao parece ser o caso. Subsidio eh quando se retira de “A” (impostos) e transfere p/ “B” (subsidio). Dubai nao tem impostos e tb nao tem petroleo. Na verdade, o governo nao parece transferir recursos p/ a Emirates Airlines na forma de subsidios, mas recebe renda da Emirates (p/ compensar falta de impostos) na forma de dividendos; os dividendos que a Emirates paga ao governo de Dubai eh uma importante fonte de receita do governo. Aqui talvez seja a distincao: embora… Read more »

Vader

Resolver todos os problemas da aviação civil? Rárárá, simples como 1 + 1: Passo 1: o governo retira a tributação do combustível de aviação; Passo 2: o governo acaba com a limitação de investimento estrangeiro; Passo 3: abrem-se os céus (open skyes) e deixa a concorrência entrar e fazer vôos domésticos internacionais, espaciais, intergalácticos, etc. Passo 4: o governo fica de lado, apenas controlando o espaço aéreo (FAB) e fiscalizando e punindo a companhia que tratar mau seus consumidores (ANAC). Voilá! Estão resolvidos os problemas da aviação civil! O empresário que se adaptar vai sobreviver; o que não se adaptar,… Read more »