Navio detido no Panamá transportava caças MiG-21 para a Coreia do Norte

4

A embarcação saiu de Cuba com “armamento obsoleto”, segundo Havana, e se dirigia à Coreia do Norte para reparos

 

MiG-21 encontrado em navio que seguia para a Coreia do Norte

vinheta-clipping-aereo

As autoridades panamenhas encontraram neste domingo dois aviões Mig-21 escondidos no barco norte-coreano apreendido no dia 10 de julho com armamento cubano não-declarado, anunciaram as autoridades, que anteciparam que a Cruz Vermelha visitará na segunda-feira os 35 tripulantes detidos.

— Até agora são dois aviões Mig-21 e baterias antiaéreas e outros equipamentos — afirmou neste domingo a jornalistas o presidente do Panamá, Ricardo Martinelli.

— Aparentemente esses aviões estavam em uso porque tinham combustível — acrescentou o presidente, que foi ao porto de Manzanillo, em Colón (norte do país), para participar da inspeção dos contêineres.

Os aviões estavam nos contêineres ocultos sob toneladas de sacos de açúcar que o cargueiro norte-coreano “Chong Chon Gang” transportava ao ser detido pela polícia panamenha, enquanto cruzava o canal do Panamá pelo lado Atlântico.

Cuba reconheceu na terça-feira a propriedade do material bélico e enumerou sistemas de mísseis, partes de foguetes e motores de avião e dois caças Mig-21. Além dos aviões, também foram encontradas baterias anti-aéreas, radares de controle anti-míssil e carros para o transporte, segundo o fiscal de drogas Javier Caraballo.

— Estamos falando evidentemente de material bélico, mas serão os especialistas que nos dirão se o material é obsoleto ou não — disse Caraballo.

No dia 5 de agosto, está prevista a chegada no Panamá de especialistas do Conselho de Segurança das Nações Unidas para analisar o armamento e avaliar se a Coreia do Norte ou Cuba descumpriram alguma resolução da ONU, que proíbe comercializar armas com o país asiático devido a seus testes nucleares.

FONTE: Zero Hora

FOTO: AFP (R. Arangua), via Zero Hora

COLABOROU:T F Baptista

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando "Nunão" De Martini

Depois dessa notícia, estou começando a gostar mais dessa postura aventureira de Cuba e Coreia do Norte.

Pra fazer um troço desses, os caras têm que ser muito Rock and Roll !!!

Que o diga a camiseta do funcionário lá do Panamá inspecionando a carga!

Vader

E é com essas aeronaves modernérrimas que a toda poderosa Força Aérea da República Popular da Coréia pretende enfrentar Coréia do Sul, Japão e EUA…

Mas cara, de fato, que cara de pau a da ditadura dos homicidas Castro. Vai ser caradura assim lá longe. Esconder avião de combate no açúcar, como se fazia com brinquedo antigamente? 🙂

eduardo pereira

Isso ae é tao mulambento que nem era pra preocupar ninguém.Deixa levarem esse equipamento velhaço embora pro gordin maluco brincar c/ ele!rs
Quando vejo estas velharoias, apenas assim, da pra achar nossas forças armadas top ,ao menos melhor que alguém nós estamos!rs

Joner

O caixão voador em um container, será que querem embalsama-lo!!! kkkkk
Isso é peça de museu irmão! kkkkk