CREDN ouvirá o ministro da Defesa sobre a compra dos caças para a FAB

14

NOVO - Protesto pró - F-X2

Para presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados,  ‘demora na complexa negociação de modernização dos equipamentos pode gerar prejuízos à capacidade de Defesa do espaço aéreo brasileiro’

vinheta-clipping-aereoA Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados ouvirá o ministro da Defesa, Celso Amorim, em agosto, em data a ser negociada com o MD, sobre a compra dos aviões de caça para a Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com requerimento do presidente da CREDN, Nelson Pellegrino, “a demora na complexa negociação de modernização dos equipamentos pode gerar prejuízos à capacidade de Defesa do espaço aéreo brasileiro”.

Celso Amorim será convidado para falar à Comissão sobre o processo e a situação dos 12 Mirage 2000 que terão o contrato de manutenção encerrado. Segundo Pellegrino, “renovar a frota é uma necessidade para responder aos novos desafios da Defesa: combater o narcotráfico e o terrorismo, proteger todo o espaço aéreo e áreas sensíveis como as do pré-sal e da Amazônia, e ainda a extensa faixa de fronteira do país”.

Conhecido como FX-2, o programa está orçado em US$ 7 bilhões e prevê a aquisição de 36 caças. Três empresas disputam a licitação: a norte-americana Boeing, com o F-18; a sueca Saab, com o Gripen NG; e a francesa Dassault, com o Rafale.

“Entendemos que dois critérios são cruciais para a decisão que as autoridades brasileiras deverão tomar a respeito: o primeiro diz respeito à tecnologia do controle das aeronaves; o segundo as eventuais parcerias que os fornecedores podem estabelecer com a indústria aeronáutica nacional, permitindo agregar conhecimento e oportunidades de negócio”, afirmou Pellegrino.

Ainda de acordo com o parlamentar, “o ministro poderá nos esclarecer sobre o cronograma das negociações, de modo a tranquilizar o país quanto à proteção permanente do seu espaço aéreo”.

O Fim do mundo está mais próximo que o fim do F-X2 - HQ completa - Nunão

FONTE: Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados

NOTA DO EDITOR: o subtítulo foi acrescentado pelo Poder Aéreo, assim como as imagens

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joner

Nelson Pellegrino, “a demora na complexa negociação de modernização dos equipamentos pode gerar prejuízos à capacidade de Defesa do espaço aéreo brasileiro”.

Pode gerar prejuízos? Minha nossa! De onde é esse cara?
Pode gerar prejuízos…. Não tem mais jeito mesmo!!! É o fim!!!! 🙁

Roberto Bozzo

Vejo que esse pode ser um momento importante, enviando informações e sugestões de questões aos deputados pertencentes ao CREDN estas podem ser feitas ao MD sobre a aquisição, assim podemos usar este momento de “revolta” da base aliada para pressionar por uma decisão já.

Oganza

A especialidade do GF é reunir “us cumpanheru” e bater papo, o que essa turba de ineptos já conversou, não é brincadeira. “Celso Amorim será convidado para falar à Comissão sobre o processo e a situação dos 12 Mirage 2000 que terão o contrato de manutenção encerrado.” CONVIDADO? Esse Sr. tem que ser intimado pra depois ser expurgado do DF como persona non grata e nunca mais pisar os pés lá. Roberto Bozzo disse: 19 de julho de 2013 às 21:44 Roberto, não tem mais o que sugerir e falar nada, esses ai da CREDN já deveriam saber de có… Read more »

Roberto Bozzo

Oganza, concordo. É que conhecendo nossos políticos esta será mais uma forma de enrolar a situação. Imagine que vão fazer um requerimento para solicitar as informações para a FAB e esta terá não sei quantos dias para responder; depois haverá novo prazo para analisar os dados recebidos e marcar nova reunião…. não dá mais para esperar. Só quero “adiantar” este pedido enviando informações e sugerindo algumas questões para serem elaboras ao MD, pois assisti a uma das sessões da CREDN e eles sequer sabem o quê perguntar, detalhes simples, financiamento proposto, etc. Para eles, o que o MD falar esta… Read more »

Oganza

Leva o Aurélio pra eles, e mostra os verbetes DEFESA, CAÇA, PAÍS e NAÇÃO, se eles não entenderem, passa o Link: aereo.jor.br…. mas eles tem que estudar as mais de 500 páginas do Aero… putz esses caras não sabem a diferença de revolver pra pistola, como eles vão fazer perguntas sobre a aquisição de caças? Isso tudo é Fog on the battlefield, e nós somos os refugiados… simples assim

ricardo_recife

Isto não vai dar em nada. É uma grande e imensa palhaçada.

Esse ministro da Defesa com certeza somente teria o cargo que tem no Brasil, em país sério não serviria nem cafezinho.

Abs,

Ricardo

Joner

Os investimentos da MB nos subs franceses foram maiores que o gasto que haverá com os caças, então por que já se passaram 15 anos e ninguém toma a decisão? Será que não esta rolando a comissão que os políticos querem? Pois é difícil de entender, o que são 5, 10 ou U$ 20 bilhões de dólares para a sexta economia do planeta? Sem falar que se essa compra tivesse sido feita quando o real estava em alta, teríamos “ganhado” muito dinheiro! Usando a frase que já anda pelo site, mas não sei de quem são os : ” O… Read more »

Joner

Usando a frase que já anda pelo site, mas não sei de quem são os :
Faltou créditos!!! kkk

Tadeu Mendes

Removeram meu comentario sem nenhuma justificativa.

Vader

Amigos, eu fiz minha parte e mandei a seguinte solicitação à CREDN: “Senhores Parlamentares, bom dia. Há cinco anos se arrasta lamentavelmente essa novela chamada de FX2, programa de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira. Tal questão agora se torna tremendamente urgente, uma vez que os caças franceses Mirage-2000 do Grupamento de Defesa Aérea, de Anápolis (GO), que provêm a defesa do espaço aéreo do Planalto Central, chegam ao fim de sua vida útil no final deste ano de 2013, sem substitutos. É sabido que os caças de alta performance, para um país enorme como o Brasil, e que não possui… Read more »

DrCockroach

Prezado Vader,

Bela iniciativa e mensagem, a qual compartilho.

Abs!

F - 5

Vader meu velho, onde eu assino???
Fantástico e-mail!
Parabéns cara!

Roberto Bozzo

Vader é disso que eu falo. Perfeita sua carta.
Nossos politicos merecem todos os adjetivos que recebem, mas nem por isso devemos deixar de fazer a nossa parte; estou elaborando, com base nas informações do blog, um texto com informações para enviar aos parlamentares do CREDN para que este tenham subsídio para questionar o MD do por que da falta de decisão.