terça-feira, maio 18, 2021

Gripen para o Brasil

Mais imagens do ‘conquistador’ Qaher-313, o avião furtivo do Irã

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Qaher 313 - foto via RT

Qaher 313 - foto 4 via RT

Qaher 313 - foto 3 via RT

Qaher 313 - foto 2 via RT

FOTOS via RT

Colaborou: Natan

- Advertisement -

49 Comments

Subscribe
Notify of
guest
49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi

Até pode ser de verdade… mas que existe algo que não fecha, existe. Por exemplo, o material de cobertura da fuselagem, em tese alumínio, em determinados lugares apresenta rugas e bolhas que parecem mostrar que foi mal colado… será? O imenso espaço atrás da cadeira do piloto não é nrmal; a falta de equipamentos de vôo e navegação… o trem de pouso paree não ter amortecedores compatíveis… o tamanho da garça é incompatível com o transporte de armas e munições… equipamento de mira… HUD… o combustível de dar para um turno de pista… Che, até acho que voou mesmo, apesar… Read more »

Leonardo

Bastante aço, madeira e epóxi, bons pintores, ou seja, com uma boa equipe de profissionais da para transformar em Mock up o designer inspirado em videogames do“Conquistador”!!!!! Até que não é feio!!!!! Veio na boa, a sorte desse Maluco Beleza do Ahmadinejad é a logística envolvida para um ataque por parte de Israel devido a distância e essa é uma deficiência que a Heyl Ha’ Avir possui, e para complicar ainda mais os EUA atravessam um período de “contenção de despesas”, mas acho que maior sorte dele foi a manutenção do poder Democrata nos EUA, pois fosse novamente Republicano esse… Read more »

tiagobap

Acho que essa “aeronave” foi inspirada num filme do Ediie Murphy…

http://www.dvdactive.com/reviews/dvd/i-spy.html

(ver a quarta foto do site acima)

Baschera

Trata-se de um mock-up…. com fibra de vidro e pintura epoxi…não tenho mais dúvidas. Todas as fotos indicam isto. Nem turbina há… e achei alguns rebites apenas em pequenas partes da empenagem vertical traseira… Reparem, então, nas fotos do canopi (fiberglass0 e do cockpit… com um espaço tosco e um painel de helicoptero de pequeno porte e olhe lá…. Não há espaço no “bico” para um radar…a não ser que o piloto seja um anão ou não tenha pernas…. O vídeo da margem a dúvidas imensas… imaginando eu serem de um radiomodelo …. não há, até agora, nem um vídeo… Read more »

joseboscojr

Baschera,
E quanto à conexão do canopy (mal polido, devo salientar) com seu “batente” no cockpit. Não existe nada lá que indique haver uma junção hermética com algum tipo de travamento.
Nosso engenheiro aeronáutico falecido “Joãozinho Trinta” faria melhor.

Marcos

joseboscojr´

É, esse dai serve bem para o Carnaval. Só!!!

E gostaria de lembrar que o Ira já teve a mais bem equipada
Forca Aérea do Oriente Médio, possuindo nada menos que 80 F-14, entao a mais moderna aeronave de combate do EUA, algo como hoje os F22.
Hoje o Ira virou isso dai… nada mais que uma piada.
É o que dá um país virar ”cumpanhero”.
Brasil que se cuide.

Baschera

Bosco,

Sim…. veja melhor o encaixe na foto abaixo…

http://mod.ir/sites/default/files/images/f313.18.preview.jpg

E lembrei de outra coisa…compare aquele espaço “enorme” atrás do banco do piloto….. em um avião militar aquilo “non ecxiste”…a não ser que seja para levar a “mochila”…. KKKKKK.

Sds.

Baschera

Última foto do meu agente do Mossad…. mostrando a “enorme” baia interna de armas….

https://i45.tinypic.com/24bu58m.jpg

Sds.

Vader

Vergonha alheia records…

Vader

O pior é saber que esse é o 313, ou seja, tem 312 antes desse… 🙂

Sapula-pula, rsrsrs…

Guilherme Poggio

Acho que encontrei a explicação.

Este é o projeto nacional (feito pela Embraer) para um caça de 5ª geração. Trata-se do ‘Elo Perdido’, roubado pelos aiatolás. Reparem que pela numeração ele fica entre o Tucano (312) e o Super Tucano (314).

Roberto F Santana

Nesse dia de hoje que já se finda, vi tais fotos.
Senti um imenso mal-estar, uma depressão, um desgosto.
Pior ainda é como explicar tal coisa, o porquê disso.
A gente fica angustiado tentando achar respostas, tentando explicar o significado de tal coisa.
Pelo menos achar uma palavra…
Achei enfim…

Que _______!

EDITADO

Ozawa

F – 313, só que é “F” de ‘fake’…

Apresentado em época de carnaval, e na esteira de comentários anteriores, daria um bom “abre-alas” de escola de samba…

“Portela na avenida com sua tradicional águia”, só que agora furtiva…

Carcará 01

Eu to é rindo!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Meldels!!! Será que voa com Radio Futaba de 6 canais?? kkkkkkkkkkkkkkk

Carcará 01

E ainda botaram umas luzinhas no chão, dai ficou parecendo cabaré mesmo!!! hauhahuahuauhuhahuhuahuauha!! Que palhaçada!!

HRotor

Sugestões de nomes: Night Troll… Persian Fake… Gargalhada de Alá…

Ozawa

Se o Armadinejad lê o ‘Poder Aéreo’, vai praguejar: “Inviéis, valam do meu vake vurtivo, e a vorça aérea de vocês que é toda ela vake ?”

AlexJ

Não imaginava que regime dos aiatolás estivesse tão avançado científica e tecnologicamente. Até desenvolveu uma aeronave em materiais compósitos. Fibras e polímeros. Madeirite, isopor e epóxi. Os americanos que se cuidem. kkkkk

Roberto F Santana

A civilização persa não merece tal vexame.

Ainda tem coisa boa lá:

http://www.youtube.com/watch?v=fh9RkKBZYX8

Fabio ASC
DrCockroach

Coisa mais ridicula, visando o publico interno, com um propaganda barata de nacionalismo e de desenvolvimento quando na verdade eh um governo caotico, mas p uma parte da populacao ignorante isto funciona bem.

Ainda bem que no Brasil nao temos algo sim… ou “A Petrobras eh nossa” seria…

[]s!

Rogério

Meu Deus, não me canso de ver essas fotos ridículas, aquele palhaço nem consegue encostar a cabeça no assento, de tão pequeno que é, kkkk deve ter sido projetado com as medidas do Ahmadinejad.

Cadê o povão que vive dizendo que o Irã não é o Iraque?? Que usamericanu marvados tem medo de enfrenta-los, rssss, se o Saddam fosse vivo, morria de tanto rir hehehe

Rogério

As portas do trem de pouso são tão finas que parecem de papel, não existe um único painel de acesso visível!!! ô gente desprezível.

Rogério

Vai Brasil sil sil……, isso sim que é aliado…..

Almeida

Para um regime que odeia tanto os imperialistas norte americanos, eles usam marcações demais em inglês, não acham?

É danger, do not touch, pull here before flight, etc pra todo lado!

Giordani

Vergonha! Os projetistas da boeing, da Northrop, da Sukhoi devem estar morrendo de rir!

E por aí, nessa web mundo a fora, os troladores de plantão se regojizam…e são sempre os mesmos trols, aqueles do eterno papinho da mãe russia…USAmericanus malvados…

Tem um cara que teve a cara-de-pau de dizer que o F-22 é um demonstrador de tecnologia posto em serviço…Eu pergunto: Isso aí é o quê então?!?!?!?!?!!??

Se Israel depender do meu aval para acabar com esse mussolini persa…

Baschera

Tipico caso em que o tiro saiu pela culatra…..marketing é bom…. mas as vezes, no afã…. vira descrédito. Isto serve de aviso para muito marmanjo neste carnaval….. tem muito “avião” bombado por aí que não “voa”…rssss !

Este F-313 virou piada de blogs/forúns do mundo inteiro….. mas que deu um susto deu 🙂

Sds.

Nautilus

Bela maquete (mock-up)! Os iranianos são ótimos artesãos!

eduardo pereira

Gente,gente ta todo mundo zuando mas se for na rreal mesmo vai calar a boca de muita gente e convenhamos que por se tratar de um regime tao sistemicamente intolerante tem muita chance de ser vero.
Obs. entao seria pior pra nós que sem embargo algum nao desenvolvemos nada em anos.

Giordani

O marketing dos aiátolas andou mal da cabeça essa semana…esse mico e agora a história do macaco…

Ricardo Santos

Só faltou o “motorádio” no cockpit!

Leonardo Crestani

Com toda certeza do mundo ele não voa, pois nem o F-22 voa quem dirá esse ai, mais como diria o ministro da propaganda nazista, uma mentira dita dez vezes torna-se verdade. Mais fica o recado pro Brasil, porque não poe turbina a jato nos super tucanos, deixem suas curvas mais futuristas e lancem uma aeronave de 5° geração como o Irã! Uma coisa é louvavel no Irã, pelo menos eles tentam coisa que o Brasil não faz!

Vader

Caro Leonardo, poderia explicar essa de “pois nem o F-22 voa”?

Ozawa

E vocês pensam que vai ficar nisso… Israel pode ajudá-lo nessa vontade de “ir pro espaço”… “Ahmadinejad diz que quer ser primeiro astronauta do Irã” O GLOBO – Com agências internacionais Publicado:4/02/13 – 16h22 Atualizado:4/02/13 – 17h32 TEERÃ — Em um declaração surpreendente durante a abertura de uma exposição sobre as conquistas espaciais iranianas – onde foram apresentados dois novos pequenos satélites de fabricação local – o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta segunda-feira que estaria disposto a se tornar “o primeiro astronauta do programa espacial” do país. – Nossa juventude está decidida que, de agora a quatro ou cinco… Read more »

Giordani

Leonardo Crestani disse:
4 de fevereiro de 2013 às 8:42

Por favor, conte-nos mais…por favor…o Raptor pra ti também é um “demonstrador de tecnologia posto em serviço”????

Viva a Terra Média…

********************
Ozawa disse:
4 de fevereiro de 2013 às 17:17

Mas será que vai ser ele mesmo que voltará ou vão errar de macaco também? 😉

ivan.ffilho

Não sou especialista em aviões, mas uma coisa que sempre vi neles são tubos pitot e fiz questão de confirmar que até os F-22 e F-35 os tem, cadê eles aí nas fotos?
Ou será que pilotos/piloto automático iranianos sabem a velocidade do avião só no tato/olhar?

joseboscojr

Ivan.ffilho,
Aquele tubão de pitot saliente no F-22 era só nos protótipos ou coisa que o valha.
Hoje ele tem esses “tubos” de forma mais discreta, menores.
Mas você está certo, esse 313 não tem nem tubão, nem tubinho.

ivan.ffilho

Bosco, o “tubão” que você falou seria esse que ficava bem na ponta do protótipo do F-22:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f1/YF-22.jpg
https://www.airplanesgallery.com/gallery/f22-raptor/f22_raptor_4.jpg

Os que me referi do F-22 e F-35 são os respectivos:
http://0.tqn.com/d/chicago/1/0/J/D/-/-/F22RaptorZoom.JPG
http://www.avionics-intelligence.com/content/dam/avi/online-articles/2012/02/F35-Testing-01.jpg

Creio que esses sejam os tubinhos, correto?

joseboscojr

É isso mesmo!

joseboscojr
joseboscojr

Todo caça em desenvolvimento tem esse “tubão” na ponta do nariz que depois vira dois ou mais “tubinhos” espalhados pela fuselagem.
Pelo visto o 313 aí do Irã já é de “produção”.

joseboscojr

Opa!
Injustiça! O 313 tem um tubão sim. Só agora percebi.
Os “engenheiros” não esqueceram de nada.

ivan.ffilho

Vendo direito a foto do YF-22 que postei, ele mudou bastante na versão final! O canopy do protótipo parece acrílico também por sinal.
Mais uma coisa, o conquistador não tem HUD! Nem parece ter um HMD… então deve ser uma coisa muito avançada mesmo (insterface mental?)! HOTAS também é coisa do passado, e como já comentaram, o canopy se prende à fuselagem por um meio quase mágico!

ivan.ffilho

Bosco, verdade, o pitot tá lá, com a proteção vermelha… putz, que mancada minha! Mas só tem ele também… o YF-22 já tinha o pitot de série no protótipo, e o PAK FA tem uns 4 pitot fora o grande na ponta…
Ah, outra coisa, os caras são bons de verdade! Nem os russos conseguiram uma fuselagem sem parafusos a mostra, mas o irã é o irã… os caras são fo&@$… hehehehe

joseboscojr

Ele não tem nem HUD, nem HMD e muito menos HOTAS. De tão avançado ele tem só o HOS (mão no manche) não tem o manete de potência e o piloto usa a mão esquerda pra controlar as telas sensíveis ao toque. Interface Mental? Duvido! Talvez nas próximas versões, dentro de uns 5 anos. Acho mais provável que o Conquistador seja mais convencional e o piloto use uma lente de contato LCD ou então que os dados sejam projetados diretamente na retina por algum sistema laser de baixa intensidade. Também a interface se dá provavelmente por algum sistema de comando… Read more »

Leonardo Crestani

Giordani e Vander

Pelo que sei os F-22 estão no chão ainda pois estão ou estavão tendo problemas em enviar oxigenio aos pilotos!

Vader

Leonardo Crestani disse:
5 de fevereiro de 2013 às 8:01

Bem, acho que o amigo está um pouco desatualizado: o problema com o OBOGS foi resolvido e não houve incidentes com tal equipamento desde então. Tanto é assim que um F-22 se acidentou no final do ano na Flórida (coisa que só acontece com aeronave que voa).

http://www.aereo.jor.br/2012/11/17/cai-mais-um-f-22-raptor/

joseboscojr

Leonardo, Um buraquinho numa autobahn alemã faz com que toda a pista seja interditada até que o problema seja resolvido de forma satisfatória, já nossas rodovias não fecham nunca, apesar das crateras, e continuam produzindo vítimas diariamente. São dois pesos e duas medidas e se usarmos um critério viciado para avaliarmos as duas vias poderemos chegar à conclusão equivocada que as rodovias alemãs são piores que as brasileiras. Do mesmo modo é o caso dos OBOGS do F-22. Lá eles mandam groundear as aeronaves, em outras paragens eles continuariam voado e o piloto no máximo seria alertado para ficar com… Read more »

[…] Mais imagens do ‘conquistador’ Qaher-313, o avião furtivo do Irã […]

Reportagens especiais

Um pouco sobre Seção Reta Radar (RCS) e tecnologia ‘stealth’

O termo "stealth" é conhecido desde 1980 nos círculos de Defesa, mas tornou-se popular na década de 1990, com...
- Advertisement -
- Advertisement -