Entre os tipos mostrados, estão os jatos Gloster Meteor que recebiam revisão geral no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), onde hoje são revisados os caças F-5M.

A data de 1968 do descritivo original talvez não seja coerente com essas cenas dos caças F-8 Meteor sendo mantidos e voltando a voar, pois justamente  no final da década de 1960 os jatos estavam dando baixa em massa, devido à fadiga estrutural que condenou praticamente toda a frota (a não ser que o documentário mostre exatamente essas aeronaves sendo estocadas ao final da vida útil). No encerramento, cenas de controle de tráfego aéreo.

Colaborou: Roberto Santana

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto F Santana

O Privateer em 24:54, PT-BEG, é uma surpresa, o oficial fazendo o voo de experiência no F-8 após revisão completa, todo no alumínio, entre outras, esse filme é um verdadeiro tesouro.

jacubao

Rapaz…. Naquela época os pilotos tinham que voar todo elegante daquele jeito mesmo??????????
Só mais um detalhe!!!!! Ja repararam que o PUCARÁ tem uma certa semelhança com o G. meteor???? Será que os “los hermanos” se inspiraram nele?????

jacubao

http://www.google.com/imgres?um=1&hl=pt-PT&client=firefox-a&sa=N&tbo=d&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1280&bih=880&tbm=isch&tbnid=XoPhWt5bXZU9FM:&imgrefurl=http://wingsovereurope.com/gloster_meteor_nf11.html&docid=GYkq9LxUDB2CNM&imgurl=http://wingsovereurope.com/postwar%252520fighters%252520bombers%2525203/Gloster%252520Meteor%252520NF-11..G-LOSM…Koksijde%2525202011%252520%283%29.JPG&w=1280&h=853&ei=xcTXULbPNoaY8gTz5YHIBQ&zoom=1&iact=hc&vpx=972&vpy=598&dur=667&hovh=142&hovw=233&tx=168&ty=102&sig=103681579380411832122&page=2&tbnh=142&tbnw=233&start=32&ndsp=37&ved=1t:429,r:37,s:0,i:205

calopesdasilva

Caravelle decolando!!!! Q anv linda! E os P15, no sobrevoo do H13 conseguimos perceber como o patrulheiro era grande, tanto quanto os B17. Sobre a desativação dos Gloster, se era um programa de TV da Tupi, tvz não fosse interesse da FAB (em plena luta interna) mostrar fraqueza com o groudeamento dos seus caças de linha de frente, aí a peça publicitaria se esforçasse por mostrar justamente o contrário, os F8 voando.

HRotor

O piloto voando H13 com bibico e gravata lembrou o próprio Igor Sikorsky com seu inseparável chapéu ensaiando o VS300…
O piloto voando Gloster com japona, calça de tergal e sapato indica como já éramos peladeiros (melhor dizendo, já tínhamos grande capacidade de adaptação…).

Guilherme Poggio

HRotor

Lembrei-me da mesma coisa quando vi o “traje” do piloto do “Bolha (assassina)”

HRotor

Hahahahaha….
Don’t worry, be happy my (fighter) friend…