Home Aviação de Caça O Rafale não é para o Natal

O Rafale não é para o Natal

63
11

Antonio Ribeiro

“François Hollande tentou abrir a conversa com Dilma Rousseff uma, duas, três vezes, mas não avançou um centímetro na encalacrada venda dos jatos Rafale para a FAB”, escreveu no Radar on-line, o meu amigo e colega Lauro Jardim.

O governo francês foi além das investidas de Hollande. Isso até no jantar de gala em homenagem a Dilma Rousseff, no Palácio Eliseu, para 250 convidados – menos Lula que cancelou presença no pós-Marcos Valério. O cerimonial do Quai d’Orsay, o Itamaraty francês, colocou juntos, na mesma mesa, o ministro da Defesa, Celso Amorim, Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores, e o dono majoritário da Dassault Aviation e do jornal Le Figaro, o ex-senador Serge Dassault. Como reforço do lado francês, também Laurence Parisot, a presidente do Medef, o sindicato dos empresários e Jean-Yves Le Drian, ministro da Defesa da França. Ali, o prato principal foi ave de aço recheada de eletrônicos, o Rafale.

No fim do jantar, preparado pelo chef Guillaume Gomez, Monsieur Dassault comentou ao Blog de Paris que a concorrência da Boeing, fabricante do caça americano Super Hornet F-18 estava difícil. E sobre as autoridades brasileiras, lamentou: “Não estão dizendo nada, acho que não será desta vez e não há previsão de quando sairá o resultado”. Nonagésimo sexto homem mais rico do mundo, segundo lista da revista Forbes, Serge Dassault, de 87 anos de idade, considera o seu avião em desvantagem na corrida por ser o mais caro. A razão de acordo com Dassault: o seu caça tem etiqueta estampada em euros enquanto o F-18 é vendido em dólares.

O caça sueco Gripen NP (sic) também tem seu preço em euros – é o mais barato dos três concorrentes. Perguntamos ao Monsieur Dassault se ele cogitava de reduzir o preço? “Não, é impossível”, respondeu. Dilma deixou claro em sua na entrevista coletiva a jornalistas franceses e brasileiros que não é momento oportuno para compra dos caças devido a situação atual da economia brasileira.

Em contrapartida, no jantar, entre os queijos e a sobremesa, torta de mousse de chocolate com nozes, François Hollande passeou com Dilma entre as mesas dos convidados. Não há almoço de graça muito menos jantar gratuito. Aliás, o segundo caso, é quase sempre mais oneroso – no particular, servido em louças Limoges e sob o lusco-fusco dos lustres de cristais Baccarat na sede do governo francês. No movimento, o presidente da França apresentou Dilma ao discretíssimo e de temperamento arisco, Jean-Charles Naouri, presidente do grupo Casino que, recentemente assumiu o comando do Pão de Açucar, a maior rede varejista do Brasil. A presidente gastou seu francês dos tempos de colégio: “Soyez le bienvenu.” E repetiu, uma vez mais, sem trocar de idioma: “Seja bem-vindo.”

FONTE: Veja.com

11
Deixe um comentário

avatar
11 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
11 Comment authors
VaderOptimusernaniborgesMauricio R.thomas_dw Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Nick
Visitante
Member
Nick

Escolher o Rafale não seria fácil nem na época das vacas gordas. Agora é que não dá mesmo.

Se a Dona Dilma resolver escolher um caça dentro da Short-list, acredito que seguirá as recomendações da FAB. Ou, aprovar verba para um caça semi-novo quase usado….

[]’s

Giordani
Visitante
Member
Giordani

Demorou tanto, mas tanto, mas tanto que o gripen já está na versão “NP”…
Esse governo, verdadeiros “thugs” do país, merecem é um gripen, mas na versão PQP!!!

Baschera
Visitante
Member
Baschera

Não é para o natal, nem para o réveillon, nem para o carnaval, nem para a páscoa, também não para o sete de setembro…. nem para o próximo natal… a info agora é que se sair…será no final de 2014.

PS: Por um acaso destes da vida ….encontrei em um hotel, hoje de manhã, a PresidentA e como estava em companhia de um parente e por outro político,além outras duas pessoas… ao passar … a PresidentA cumprimentou os presentes e de quebra eu também….. mas ela não quis comentar nada sobre o FX-2…. rssssss.

Sds.

Darkman
Visitante
Darkman

Nick,
Acredito que sua opinião esteja correta.
Mas acredito fortemente que vamos de Mirage 2000 usados e o FX2 será sabe lá quando vai ser anunciado.
Saindo o Fx2 devemos ir de F18/SH, uma situação complicada esse processo de escolha.
Ainda nem se quer ainda se cogitou sobre o Prosuper que deve durar uns 15 anos para sair sua definição.

Groo
Visitante
Member
Groo

Hehehe, desta vez não tem previsão.

Acho que não vai ter nem tampão, vão mandar uns F-5BR para o GDA e reduzir as horas de voo para as aeronaves durarem mais.

Ivan
Visitante
Member
Ivan

As vezes mensagens são enviadas sem palavras e um surdo ou parvo interlocutor não escuta. Realmente não sei o que uma comitiva do governo brasileiro foi fazer em Paris após o Presidente indigenista François Mitterrandovich Hollande ter recebido com toda a pompa e circusntância o midiático líder caiapó Raoni Metuktire apenas alguns dias antes. Um trecho publicado no Brasil com algumas pérolas parisienses: “François Hollande, “lembrou a mobilização da França para a preservação da grande floresta tropical e a proteção dos povos indígenas, que vivem na Amazônia e em todo o mundo “, continuou o presidente. O Presidente, de acordo… Read more »

thomas_dw
Visitante
thomas_dw

A credibilidade do Governo Dilma neste assunto esta zerada, chegamos ao ponto em que se faz lobby em jantar … quer dizer, os criterios sao se a Presidente esta ou nao disposta, o que falta e´ qualquer interesse, em dois anos nenhum projeto foi inciado e NENHUM sera ate o fim do mandato.

Nao ha interesse nenhum e nao havera nenhum ate o proximo Presidente, que comprara FA-18E usados da Marinha dos EUA.

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

Eles não tem compromisso algum c/ o Brasil, somente usam conforme suas vontades.

ernaniborges
Visitante
ernaniborges

Se os franceses querem vender caças, que os vendam aos povos indígenas. Esses sim são seus parceiros estratégicos !

Optimus
Visitante
Optimus

“…a info agora é que se sair…será no final de 2014.”

Ou seja, só depois das eleições, caro mestre Jedi! O que vier antes disso será pura especulação…

Sds.

Vader
Visitante
Member

Como é que é???

“É impossível” (by Sérge Dassault) baixar o preço do Rafale?????

Estou de alma lavada. O tempo é mesmo o senhor da razão.

E aí rafalechetes? Eu estava errado então é? 🙂