Turquia põe em alerta caças perto da fronteira síria

1

A Turquia pôs aviões caça F-16 em sua base aérea de Incirlik em alerta de “decolagem urgente”, informou neste sábado o jornal turco “Milliyet”. Segundo a publicação, que cita fontes do Exército turco, na base de Incirlik há a partir de agora sempre dois F-16 prontos para a decolagem, com os pilotos já na cabine, enquanto outros ficam de prontidão na sala do aeroporto.

A base de Incirlik, perto da cidade de Adana, no sul da Turquia, se encontra a menos de 150 quilômetros da zona fronteiriça de Hatay, onde nas últimas semanas caíram numerosos projéteis disparados da Síria.

É na província síria de Idlib, fronteiriça com a turca de Hatay, onde ocorrem os combates entre as tropas do regime de Damasco e os grupos armados rebeldes. Há uma semana, os caças turcos saíram para advertir um helicóptero sírio que perseguia rebeldes perto da fronteira, segundo confirmou à Efe um fonte do governo de Ancara.

Bombardeio imediato

A mesma fonte afirmou que há ordem de bombardear imediatamente os pontos de onde são disparados os morteiros que acabam caindo em território turco. No total, 27 projéteis disparados da Síria caíram na Turquia, cujas forças de segurança efetuaram 87 disparos de represália, garantiu o “Milliyet”, citando fontes militares.

Nove bombas de obuses caíram na província de Hatay e 18 perto de Akçakale, 250 quilômetros ao leste na província de Sanliurfa, onde no dia 3 de outubro morreram cinco civis pelo impacto de morteiro, acrescentou. O fogo de represália turco matou 12 soldados sírios, além de destruir cinco tanques, três blindados, um caminhão de munição e duas baterias antiaéreas, de acordo com o rotativo.

Até agora, o fogo turco de represália sempre se realiza em proporção ao disparo recebido e não se emprega “força desproporcional”, concluiu o jornal.

FONTE: Folha de São Paulo (com informações da EFE)

FOTOS: Força Aérea Turca

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Groo

Se fosse Israel o jornal acusaria de ” força desproporcional”.