Turquia envia caças F-16 para base próxima à fronteira com a Síria

0

Vinte e cinco caças adicionais foram desdobrados para a base de Diyarbakir  na segunda-feira – já são seis dias de disparos de artilharia da Síria atingindo território turco, em meio a fortes combates de rebeldes que tentam conquistar cidade na província síria de Iblid

Segundo notícia veiculada pela Aljazeera nesta terça-feira, 9 de outubro, a Turquia confirmou que está desdobrando mais caças a jato para uma base aérea próxima à franteira com a Síria, em meio a trocas de disparos de artilharia na sua tensa fronteira sul com o país.

Pelo menos 25 caças F-16 adicionais foram desdobrados para a Base Aérea de Diyarbakir nesta segunda-feira, no fim do dia. O anúncio surge em meio a notícias de fortes combates na província Iblid do norte da Síria, onde rebeldes tentam obter o controle de uma cidade estratégica.

“Assad… só consegue se manter em pé com muletas”, afirmou  Tayyip Erdogan, Primeiro-Ministro da Turquia, que já foi no passado um aliado próximo do presidente sírio Bashar al-Assad. Erdogan, em reação a seis dias consecutivos em que projéteis disparados da Síria caíram sobre território turco, disse que a Turquia não vai se encolher (da guerra) caso seja forçada a agir.

Porém, a Turquia também deixou claro que relutaria em montar qualquer operação de maior monta em território sírio, e nesse caso somente com apoio internacional.

Nesse sentido, o secretário-geral da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Anders Fogh Rasmussen, afirmou que a Turquia pode contar com a Aliança, que tem “todos os planos necessários em dia para proteger e defender a Turquia, se necessário.” Ele lembrou que se deve ter cautela em relação ao perigo de uma escalada do conflito na Síria, destacando que a Turquia, membro da OTAN, mostrou que está mostrando uma louvável contenção em sua resposta aos disparos de artilharia sobre seu território fronteiriço.

FONTE: Aljazeera (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTOS: Força Aérea Turca

NOTA DO EDITOR: segundo o site da Força Aérea Turca, o país tem em seu inventário 196 caças F-16C (monopostos) e 44 F-16D (bipostos)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments