Iraque pressiona EUA para entregar mais rápido os caças F-16 já encomendados

9

 

País pediu urgência na entrega do primeiro lote de 18 aeronaves, em  meio a conversações para o contrato de um segundo lote

Segundo reportagem do Daily Star (com informações da AFP) publicada na quinta-feira, 18 de outubro, o Iraque instou os EUA a acelerem a entrega de armamentos encomendados pelo país, especialmente dos 18 caças F-16 já encomendados num primeiro lote. O pedido ocorreu em meio às conversações para o acordo de um segundo lote dos caças F-16, que também compreende 18 unidades. E surge logo após a assinatura de um acordo de compra de armas com Moscou , no valor estimado de 4,2 bilhões de dólares.

O acordo com os russos fez com que a Rússia se tornasse o segundo maior fornecedor de armamentos para o Iraque, depois dos Estados Unidos. A solicitação do Primeiro-Ministro Nuri al-Maliki deu-se durante conversações, em Bagdá, com o vice-secretário de Defesa Ashton Carter, dos Estados Unidos. Ele instou os EUA a “acelerarem o rearmamento do Exército Iraquiano com o que ele precisa em termos de armas defensivas que podem proteger a soberania do Iraque e sua independência, e prover uma dissuasão contra qualquer ataque.” 

O porta-voz de Maliki, Ali mussawi, disse à AFP que o Primeiro-Ministro insistiu especialmente na entrega mais rápida de 18 caças F-16, que o Iraque deseja receber no ano que vem, mas cujas entregas estão programadas para 2014.

Sobre a compra do segundo lote de 18 caças, a informação da reportagem é que se estava perto de fechar o acordo para sua aquisição, mas que o porta-voz da Embaixada dos EUA, Frank Finver, afirmou que o acordo ainda precisava ser finalizado. (Nota do editor: reportagem da Reuters do mesmo dia – veja matéria no alto da lista ao final desta – trouxe a informação do ministro da Defesa do Iraque de que o acordo foi assinado. Assim, essa pode ser apenas uma diferença temporal entre as notícias de uma ou outra fonte. Em outras ocasiões, também houve a solicitação de entregas mais rápida, como se pode ver nos links abaixo.)

FONTE: AFP, via Daily Star (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

IMAGENS: Lockheed Martin

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edgar

59ª Economia mundial…

Vader

Pois é…

alphasr71a

Coitado do F-16, um avião tão bonito em sua forma original…
Está parecendo aquelas modificações de mau gosto feita aos carros. Mas, beleza não é nada em um caça.

RomauBR

Caro alphasr71a

eu, ao contrário de vc, gostei mt das modificações que o Falcon sofreu ao longo do tempo, e essa foto é emblemática e pra mim talvez a mais linda que já vi desse aparelho.

Pois é…

RomauBR

Agora, Iraque pressionando é o fim da picada, neh nao??

Daglian

RomauBR,

O pressionando, no caso, está no sentido de o Iraque pedir para os EUA darem uma acelerada no processo porque eles estão precisando. Não é uma atitude “agressiva”, é só um pedido.

RomauBR

Sim, Daglian, eu simplesmente não penetrei nos meandros dessa questão, que pra mim é surreal. Quem diria que o Iraque, algum dia, pediria ao EUA pra acelerar a entrega de ARMAS!! Vou te dizer, é chocante. De mais a mais, na verdade o dinheiro é que fala mais alto, e nesse caso o Iraque nada em petróleo, que provisoriamente é uma matriz energética altamente valorizada.

alphasr71a

Tá querendo os caças pro seu espaço aéreo não virar corredor pros israelenses.

Vassili

No final da década de 80 o Iraque estava prestes à receber da França aeronaves modelo Mirage 2000………..

Questão: foram pagas e não estregues???????? isso pq ao meu ver, na Força Aérea Iraquiana tem espaço para mais um modelo de aeronave de alto desempenho.

Sei lá o motivo de estar fazendo aqui esta pergunta, talvez seja a vontade de ver o Rafale longe de nosso espaço aéreo, pois gosto da FAB.

abraços.