Enquanto muitos aproveitavam o feriado de sete de setembro para viagens e descontração, o time dos blogs do Poder Aéreo/Poder Naval /Forças Terrestres foi a campo para trazer muito mais informação e cultura para os seus leitores.

Cobrirmos o ‘Desfile Naval’ na orla marítima da cidade do Rio de Janeiro e ainda apoiamos a visitação dos navios. Acompanhamos a exposição de veículos militares antigos, estivemos presentes nos “Portões Abertos” na Base Aérea de Anápolis  e agora mais essa: visitamos o Museu Eduardo André Matarazzo, na cidade paulista de Bebedouro.

Lá podem ser vistos diversos veículos entre carros antigos (uma bela coleção) e aeronaves históricas. Mas a peça mais preciosa do museu é este avião que aparece na foto acima. Um autêntico Saab90 Scandia, ÚNICO avião do seu modelo existente em todo o mundo!

Infelizmente as condições de preservação desta e de outras aeronaves não são das melhores. Na verdade, elas estão simplesmente “depositadas” em um local aberto, sofrendo todo o tipo de castigo das intempéries. Um verdadeiro crime contra o patrimônio aeronáutico mundial.

Já assistimos capítulos desta novela aqui no Brasil anteriormente, quando quase perdemos o histórico hidroavião Jahú (naquela vez para os cupins e não para a corrosão). O Jahú, assim como o Scandia, também representa o último exemplar do seu modelo no mundo e foi recuperado com a ajuda da Aeronáutica Militar Italiana.

Em breve, mais fotos e informações sobre o Museu de Bebedouro.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
HRotor

Wikipedia: “The last flight with a 90 Scandia was on July 22, 1969. The sole surviving Scandia is the 16th built, ex VASP PP-SQR, which is preserved in deteriorating condition by a museum at Bebedouro in the state of São Paulo.”
Talvez a própria SAAB se interesse em contribuir pela conservação desse belo avião (off-set do Fx2….?!).