Resposta do último desafio: F-5B na Base Aérea de Santa Cruz

0

No “Desafio Poder Aéreo” número 97 (clique na imagem ao lado para acessar) lançado ontem, perguntamos que aeronave estava retratada, onde se localizava e qual a fase da Lua que aparecia em pleno céu azul. O leitor e colaborador Roberto Santana acertou quase todas as respostas.

Como pode ser visto claramente na foto de cima, trata-se de um F-5B da FAB e, mais especificamente, da aeronave com a matrícula 4805, que após muitos anos armazenada no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) foi repintada em sua camuflagem original – já um tanto “desbotada” pelo sol – e transformada em um monumento na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

E por que perguntamos qual a fase da Lua, que na nova foto aparece pequena acima da cauda, mas que no ângulo da imagem aproximada do desafio mostrava-se bem grande, junto ao canopi? 

Perguntamos para dar uma pista aos leitores de quando estivemos lá. O leitor Roberto Santana chegou perto, mas só errou o mês ao indicar que seria no quarto crescente do final de abril. 

Na verdade, trata-se do quarto crescente iniciado na segunda-feira passada, 28 de maio, dois dias antes de visitarmos a base, no dia 30. E hoje, quando a Lua está entrando em sua fase cheia, aproveitamos para avisar que muito em breve traremos matérias exclusivas sobre um dos esquadrões que operam na base, e que nos recebeu com toda a atenção. Aguardem!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments