EUA podem usar ex-base soviética para atacar o Irã

3

Na quarta-feira a Rússia informou que não poderia descartar a possibilidade da utilização, por parte dos Estados Unidos, da base aérea de Manas, localizada na ex-república soviética do Quirguistão, para um eventual ataque ao Irã.

“Não se pode excluir que esta base seja utilizada em um potencial conflito com o Irã,” informou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Lukashevich, aos repórteres. “Esperamos que esse cenário apocalíptico não se concretize.”

EUA poderiam ser despejos

O Presidente do Quirguistão, Almazbek Atambayev, falou em dezembro passado que era “muito perigoso” para o Estado sediar os amricanos em Manas e ameaçou-os com a expulsão quando o contrato atual expirar em 2014.

EUA violaria o acordo em caso de ataque ao Irã

A base utilizada pelos EUA está localizada na capital Bishkek e é atualmente empregada como um hub central para aeronaves em operações no vizinho Afeganistão. Lukashevich disse que o uso da base aérea para o lançamento de ataques preventivos ao Irã exigiria “alterações ou, em vez de violações” ao contrato de arrendamento entre Washington e Bishkek. “As declarações de que Washington não exclui uma solução militar para a crise nuclear iraniana tem causado preocupações graves na região da Ásia Central”, disse ele.

FONTE: http://www.examiner.com

NOTA DO BLOG: a base aérea de Manas não parece ser uma opção interessante, tanto na questão geográfica como no aspecto político. Existem diversas outras opções no próprio Golfo Pérsico e até mesmo a partir de bases da OTAN na Turquia e na ilha de Diego Garcia.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto F Santana

Prezados,

Penso que o melhor site para se apreciar fotos de aeronaves do Irã. seja esse:

http://www.irandefence.net/showthread.php?t=1947&page=219

Olhando as fotos , não dá para imaginar o porquê de se fazer guerra contra essa gente, parecem ser boas pessoas.

tplayer

Engraçado como o mundo da voltas, 30 anos atrás a noticias seria: “EUA podem usar base iraniana para atacar União Sovietica”.

Como o mundo foi mudar tanto em tão pouco tempo.

DrCockroach

Resta esperar que o bom senso prevaleca e nao ocorra um ataque ao Iran.

[]s!