Azul autorizada a utilizar equipamento EFB nos jatos Embraer

0

Primeira empresa a utilizar o dispositivo no Brasil, a Azul recebeu autorização da Anac para fazer uso do Eletronic Flight Bag Class II, conhecido por EFB. O equipamento avançado funciona como uma central eletrônica de informações onde são disponibilizados documentos e manuais eletrônicos, software para cálculos de desempenho, peso e balanceamento, cartas eletrônicas para navegação, além de uma série de funções para as operações de voo.

Os EFBs classe II estão instalados em todos os jatos Embraer da Azul e funcionam como um painel adicional do avião. Com EFB fica totalmente dispensável o uso de documentos impressos, exceto as guias de referência rápida de voo (QRH).

A certificação desse equipamento traz grandes benefícios às operações da companhia, além de serem mais sustentáveis. “O equipamento fornece aos pilotos todas as informações necessárias durante o voo, conferindo mais segurança e navegabilidade”, afirma o Cmte. Miguel Dau, Vice-presidente Técnico-operacional da Azul.

Além dos jatos Embraer, a companhia aguarda a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil para certificar também a frota dos novos turboélices ATR 72-600, equipados com o mesmo modelo de EFB. Quando aprovado, a companhia deverá passar a utilizar o EFB em toda sua frota, até o final deste ano.

FONTE: Agência Estado

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments