quinta-feira, setembro 29, 2022

Gripen para o Brasil

Amorim espera decisão de caça no primeiro semestre

Destaques

Alexandre Galante
Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Por Ana Flor

BRASÍLIA, 19 Jan (Reuters) – O ministro da Defesa, Celso Amorim, espera para o primeiro semestre deste ano uma decisão do governo sobre a compra de 36 novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), uma aquisição de cerca de 10 bilhões de reais que visa modernizar a frota e substituir as aeronaves usadas atualmente.

A opção de adiar a escolha foi tomada no início do ano passado pela presidente Dilma Rousseff, que priorizou o corte de gastos em seu primeiro ano de governo.

“A presidenta está consciente da importância, e eu espero que isso possa ser encaminhado em breve, eu não quero fixar prazo. Você pergunta a minha expectativa, eu gostaria que fosse tomada no primeiro semestre, porque leva um tempo, depois de tomar a decisão, para concretizar, para chegar o primeiro avião”, disse o ministro em entrevista à Reuters.

O ministro avaliou que a manutenção dos Mirage 2000, atualmente usados pela FAB, ficará excessivamente cara a partir de 2013, o que aumenta a importância da escolha do modelo que os substituirá.

“Os nossos Mirage no final de 2013 não poderão continuar, ou a manutenção vai se tornar excessivamente cara… No fundo você deixa de gastar de um lado e gasta do outro”, afirmou.

O processo de escolha do novo caça para a FAB, conhecido como FX-2, se arrasta desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Estão no páreo os caças Rafale, da francesa Dassault; o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing; e o Gripen NG, da sueca Saab.

Apontado como opção mais cara, o Rafale ainda não encontrou nenhum comprador fora da França e, em dezembro, o ministro da Defesa francês disse que a Dassault pode suspender a produção do caça caso não seja encontrado um comprador externo.

O Rafale chegou a ser apontado como favorito na disputa, pois atenderia os requisitos brasileiros de transferência de tecnologia apesar do preço.

O F-18 é visto por especialistas como uma opção já testada, mas o histórico de restrições do governo dos Estados Unidos à transferência de tecnologia podem pesar contra a aeronave norte-americana.

O Gripen NG é visto como opção mais em conta por ser um caça de menor porte. No entanto, críticos veem nessa característica um problema para um país continental como o Brasil.

Mesmo reconhecendo que os cortes no orçamento previstos para este ano irão influenciar na escolha do modelo a ser utilizado no Brasil, Amorim afirmou que a prioridade é a transferência de tecnologia.

“Tem que ser junto com transferência de tecnologia, porque o barato sai caro também se você for só comprar o avião e não puder fabricar ele aqui no futuro”, disse.

Originalmente o plano da FAB prevê a compra de um lote inicial de 36 aeronaves, mas esse total pode ser ampliado no futuro.

A troca dos aviões de combate da FAB estão em pauta desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Durante seu mandato chegou a ser lançado um processo de disputa, o F-X, posteriormente cancelado por Lula.

O processo foi relançado em 2008 com o nome de F-X2, mas Lula decidiu deixar a decisão para sua sucessora. (Reportagem adicional de Anthony Boadle)

FONTE: Reuters

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

31 Comments

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

“Fabricar caça no Brasil”? Meu Pai, esse idiota sabe por um acaso do que está falando?

De resto, de novo, no estilo Macunaíma: “Aaaaiii, que preguiça”.
🙂

Corsario137

E eu sou o Bozo!

Mas vá lá…

F-18 na cabeça. E serão entre 70 e 90 unidades 😉

Tem coisa melhor que especular? kkkk….

Giordani RS

Quando Deus fez o Brasil colocou tudo que havia de bom: clima tropical, belezas naturais, mulatas, litoral paradisíaco, água em abundância e livre de todos os perigos da natureza, um verdadeiro paraíso
Então, um dos anjos observou:
– Mas Senhor. O senhor colocou terremoto nos EUA, furacões no Caribe, vulcões no Japão e neste lugar o senhor não colocou nada , só coisa boa! Para quê esse privilégio ao Brasil?
E Deus Respondeu:
– Espere até ver o povinho que eu vou colocar lá…

edcreek

Olá,

Bom e blablablablabla, blablabla, blablabla e blablabla, e pera ai blablablablablabla, e blablablabla.

Abraços,

Corsario137

E no mais acho errado quando dizem que o processo se arrasta desde o governo Lula, não pelo presidente em questão, mas porque diminui a gravidade do atraso. Mudaram o nome de pato pra ganso mas o processo de licitação é, em tese, o mesmo, ou seja, substituir os Mirage de Brasília, bem como futuramente os F-5BR. Entonces entendidos da impresa, o correto seria dizer que o processo se arrasta desde o governo FHC. E se não me falha a memória, desde os idos de 1997!!! Histórico: Resultado do FX na Era FHC: O presidente diz que decisão é importante… Read more »

Corsario137

Caro EdCreek,

Só faltou o “Whiskas Sachê” kkkkk….

Abraço.

alexandre

Creio que essa vai ser a novela mais longa da dramaturgia mundial. Rsrs. Falando sério agora. Está na hora dos nossos políticos abrirem bem os olhos, pois as coisas no mundo não estão ficando muito boas. Se queremos proteger alguma coisa, devemos ter forças armadas de qualidade, se queremos fazer parte do CS, devemos ter poder de dissuasão. Não será protelando as decisões importantes, que teremos o respeito das demais nações.

Paulo José

….e a novela continua….. Será que estão aguardando a decisão da Índia, para bater o martelo aqui? Nem precisa esperar, que venham o FH18 SH ou Gripen NG.

Abc

Paulo

Nick

Amorim fazendo que o Jobin fazia, que #%%Q@$!@!! :/

Falou…falou..falou…e não disse nada. Que dureza.

[]’s

Guilherme Poggio

Correção: é primeiro TRIMESTRE, e não semestre.

Alexandre Galante

Poggio, acho que é semestre mesmo, a Reuters colocou trimestre primeiro no texto e depois corrigiu.

Almeida

Bem, primeiro, apesar de algumas pequenas escorregadas, esta matéria da Reuters está MUITO MELHOR do que vemos por aí na imprensa nacional. Bem explanada, embasada, sem falácias. Corsario137, eles citam que o processo vem desde o governo FHC sim, esta no penultimo paragrafo, leia com calma e sem rancor. Segundo, triste o Amorim dizer primeiro SEMESTRE. Seis meses é muito vago e muito tempo para uma decisão que deveria ter sido tomada, citando apenas a presidente Dilma, no início de 2011, meados de 2011 quando da saída de NJ e, no mais tardar, janeiro deste ano para não comprometer seriamente… Read more »

juarezmartinez

A vonta de é a seguinte: anunciar até abril, e logo após o Brig Saito deve pedir o bonmé e ir para o pijama.

grande abraço

Daglian

Quando leio isso sempre tenho esperanças, mas não acredito realmente que vai sair. Acho que são seis meses para adiarem de novo, não para comprarem os aviões! 😀

Marcos

Para mim é indiferente se vão comprar ou não, ou o quê vão comprar. Depois do que ví, comprando qualquer coisa, pagando preços absurdos, empresas tradicionais sendo substituidas por empreiteiras, políticos “trabalhando” como diretores nas empresas que estão vendendo para o governo, preços exorbitantes sob a justificativa de “transferência de tecnologia”, empresas paraquedistas se habilitando à vender equipamentos complexos, programas sem nenhum objetivo ou critério técnico. Vai lá na concessionária e pede um modelo de carro. O vendedor diz? é preço tal, se você não quiser tem outro que quer. Agora vai lá é diz: quero cinquenta modelos desse carro.… Read more »

Almeida

Marcos, o que fazem há 500 anos… estão pilhando-o!

Clap, clap, clap para seu post!

Requena

Daqui a pouco os argentinos acabam comprando novos caças antes da gente… E olha que lá não tem FX nenhum!

Marcos

O que esperar desse povo de Brasília?
Só maracutaias, fraudes, desvio de dinheiro e enriquecimento ilícito.

Afinal de contas, como diz o slogan do governo, esse é “um país de todos”…

Coloca uma letra “L” ali e explica tudo…

Justin Case

Amigos, bom dia. Off topic: http://www.dassault-aviation.com/en/aviation/press/press-kits/2012/presentation-of-the-neuron-to-the-government-representatives.html?L=1 “Presentation of the nEUROn to the Government representatives 2012-01-20 The technical team of the six European countries have been working as a single unified team in Istres to achieve the nEUROn final assembly. Istres, France, January 20th, 2012 – The nEUROn, European UCAV technology demonstrator, has been officially presented to the representatives of the six participating countries by Mr. Charles Edelstenne, Chairman & CEO of Dassault Aviation. Mr. Serge Dassault, Honorary Chairman of the company, as well as the representatives of the nEUROn industrial team – Saab (Sweden), Alenia Aermacchi (Italy), EADS-CASA (Spain), HAI… Read more »

Vader

Marcos disse:
19 de janeiro de 2012 às 20:51

Comentário brilhante. Parabéns.

Que me desculpem os otimistas (também já fui assim), mas esse país não tem conserto.

Nick

Realmente. Se a FAB tivesse incluido a reforma das bases e hangares junto com a compra dos caças, e a ODT estivesse em parceria com QUALQUER uma das 3, já tinha saído o FX-2 faz tempo.

Faltou essa “visão” à FAB 🙁

[]’s

edcreek

“juarezmartinez disse:

19 de janeiro de 2012 às 20:30

A vonta de é a seguinte: anunciar até abril, e logo após o Brig Saito deve pedir o bonmé e ir para o pijama.

grande abraço”

Olá,

Grande juarez, porque nosso Brigadeiro se aposentaria com o anuncio? por ir contra a ideia dele, seria isso?

Não nos deixe curiosos !!!!

abraços,

Vader

Edcreek, pelo que sei já era pro Saito ter ido pra casa faz muito tempo; ele só não foi por causa do FX.

Baschera

Marcos e Requena….

Parabéns pelos comentários. Eu também já “sentei o páu” tantas vezes que cansei….. que se exploda este país. Somos assim, lenientes e fracos, porque queremos. Fossemos um país sério faltaria cadeia para toda esta catrefa.

Quanto ao Saito, nem ele aguenta mais…… e porque abril… está é fácil…. este país só pega no tranco depois do Carnaval….. até lá é so fumaça…..

Vale o que o Todo Poderoso disse na piada….. “que povinho”

Sds.

Baschera

Será que o próximo na fila é o Brig. Aprígio ou o Burnier ??

Sds.

Grifo

Será que o próximo na fila é o Brig. Aprígio ou o Burnier ??

Caro Baschera, o brigadeiro Azevedo assumiu o EMAER mesmo sendo o brigadeiro Burnier mais antigo. Acredito que de comum acordo entre todos.

Não acredito que o brigadeiro Saito saia do Comando da Aeronáutica antes do final do atual governo.

juarezmartinez

Será que o próximo na fila é o Brig. Aprígio ou o Burnier ?? Sds. Leia mais (Read More): Amorim espera decisão de caça no primeiro semestre | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil Baschera! O Burnier vai para o pijama, até porque por uma infelicidade do destino, o pai dele foi dos que “chafurdaram” em Xambioá, então prevaleceu o rancor, o Brig Aprigio é um ofical general de fundamento, não muda o rumo da força. que foi remodelada por homens como Saito, Burnr, Nicacio, Chaves Kersul, e outros grandes oficiais que a força teve.… Read more »

juarezmartinez

Grande juarez, porque nosso Brigadeiro se aposentaria com o anuncio? por ir contra a ideia dele, seria isso?

Não nos deixe curiosos !!!!

abraços,

Leia mais (Read More): Amorim espera decisão de caça no primeiro semestre | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

Caro Ed! ele vai porque faz 70 anos, é aposentadoria compulsória, e com o anúncio do FX 2, a missão estará cumprida, o Brigadeiro deve nos conceder a honra de vir morar aqui nos pagos do sul.

grande abraço

Grifo

Caro Juarez, ao que eu saiba para os comandantes das Forças Armadas não existe compulsória aos 70 anos. Inclusive o brigadeiro Baptista continuou além desta idade.

juarezmartinez

Só em caso de guerra, em tempos de paz ou ele vai para o pijama ou vai para o TJM.Nada impede um canetaço que ele continue com comandante, mas eu acredito que ele já cumpriu a sua missão e deve estar bastante cansado de lidar com politicos, mentirosos, bestuntos e demais do mesmo naipe…..

Grande abraço

Grifo

Caro Juarez, pelo que eu me lembro isto foi levantado na época do brigadeiro Baptista, e se não me engano o entendimento foi que o comandante tecnicamente já está na reserva e portanto nada se alteraria com a idade.

Tomara que não saia, mas se sair mesmo pelo menos sai de cabeça erguida, fez (está fazendo) um grande comando, engoliu muito sapo na época do velho decrépito e depois do Jobim mas fez o que foi melhor para a FAB.

jacubao

Eu já vi essa história antes… Acho que os fantasmas do passado vai voltar a nos atormentar…

Últimas Notícias

VÍDEO: Novos caças Gripen sobem aos ceús no Brasil

Dois caças Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB) chegaram ao Brasil no último domingo, 25 e voaram hoje,...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -