Sonda pode ter caído no Brasil, diz agência espacial russa

12

Oficiais russos admitiram na segunda-feira não ter indicação firme do local onde a sonda Fobos-Grunt caiu. A Roscosmos (a agência espacial russa), que já havia afirmado que os destroços caíram no Pacífico, agora afirmam que eles teriam se chocado contra o chão possivelmente em território brasileiro. A nave, que deveria chegar a Fobos (uma lua de Marte), se perdeu no espaço e acabou por cair na Terra dois meses após o lançamento. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

Anatoly Shilov, chefe da Roscosmos, afirmou ao canal estatal Vesti que a agência acredita que a queda ocorreu no Brasil, em uma área que tem o Estado de Goiás como centro. Segundo Shilov, a agência usou dados de especialistas em balística para chegar a essa conclusão.

O equipamento de US$ 170 milhões é uma das mais pesadas e tóxicas peças de lixo espacial a atingir a Terra. Contudo, especialistas dizem que o combustível que poderia contaminar a superfície deve ter queimado durante a reentrada.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), os radares da Aeronáutica, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) não registraram nenhum dado que indique a queda da sonda no Brasil. Contudo, os militares não descartam a possibilidade de que os destroços possam ter caído e não tenham deixado registro.

Conforme a FAB, se o objeto teve uma queda em um ângulo vertical muito acentuado, por exemplo, e em uma velocidade muito alta, os radares podem não ter registrado. Além disso, um operador pode ter até feito um primeiro registro do objeto, mas como no segundo ciclo de varredura do radar a sonda não apareceu, o técnico pode ter descartado, já que não era um objeto em tráfego aéreo.

FONTE: Terra

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Putz, não sei se rio ou se choro dessa notícia.

Na verdade não sei o que é pior: se são os russos que simplesmente “perderam” uma sonda espacial que tinha a pretensão de chegar a Marte (?!?), mas que não pôde ser encontrada nem na Terra, ou se a nossa FAB que não tem nem como saber se o objeto caiu ou não no território nacional, a menos que ele atinja a cabeça de algum pobre-diabo por aí.

Que fiasco…

Vader

Aliás, já que caiu aparentemente no Planalto Central, bem que podiam ter falado pros russos acertarem uns e outros por lá…

Tá loco, russo não presta nem pra isso… 🙂

Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

Vou olha no meu quintal para ver se ela caiu aqui.

Rogério

Falar mais o que!!!!

[]s

Marcos

O pessoal que manda e que faz tanta exigência e que diz que o Brasil é isso, é aquilo não vai protestar?

Giordani RS

Porcaria de sonda! Não é nem capaz de acertar “duas torres” no planalto central…heheheehhee…

Almeida

Poxa, Brasília estava ali tão pertinho…

Mas sério agora, imaginem se fosse um ICBM. Nem detectá-lo iríamos.

jacubao

Tinha que ser um ICBMAC (AC de anti-corrupto) e que caísse no planalto, mas só exterminassem corruptos. 😀

jacubao

Imaginem a m… que ia dar??????

Marcos

Não ia dar em nada!

Os polacos conseguiram se livrar de toda a turma de uma vez só e… nada. Outros os substituiram.

E em relação a sonda: até agora ninguém falou nada. Se fosse sonda americana estaria todo mundo protestando, exigindo explicações dos americanos, etc, etc.

eraldocalheiros

Então meu caro Jacubao, se era pra exterminar so corrupto no planalto, não iria sobrar ninguem por lá, uma pena mesmo isso não ter acontecido, coitados dos inocentes rssssssss.Ate nisso os caras são sortudos….

Almeida

Marcos, é verdade. A mais pura verdade!