O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu hoje (15) à Assembleia Legislativa agilidade para aprovar a lei que fornece mais meios de operação e de combate para os aviões K-8, adquiridos recentemente. O objetivo é ajudar no combate ao narcotráfico e permitir que aviões usados para o tráfico sejam derrubados caso não obedeçam à ordem de aterrissagem.

Nos últimos anos, a Força Especial de Luta contra o Narcotráfico detectou um aumento no uso de aeronaves para o transporte de cocaína.

“Temos seis aviões preparados para o combate ao narcotráfico. Acho importante termos uma norma para que possamos derrubar aviões de narcotraficantes caso eles não obedeçam à ordem de aterrissagem”, disse Morales. Alguns países vizinhos têm esse tipo de norma e a Bolívia não tem.”, acrescentou.

Morales voltou a pedir à comunidade internacional e aos países industrializados, onde há grande consumo de cocaína, apoio tecnológico para o combate ao narcotráfico.

Os aviões foram comprados da China por US$ 57,8 milhões e montados na cidade de Cochabamba pela Força Aérea Boliviana. O general Tito Ganrarillas, da Forças Aérea, explicou que eles podem interceptar aeronaves que invadam o espaço aéreo boliviano sem autorização, como fazem os aviões usados pelos narcotraficantes.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Eu não sou bom conhecedor das coisas da Bolívia, mas não deixa de ser curioso essa ação do Morales, visto que ele apoia os produtores de coca. Mas posso estar enganado, e agradeço se alguém puder esclarecer a relação entre os produtores e Evo Morales.

Hammadjr

Salam Aleikum

Clesio, o presidente Evo por sua origem nativa tem relação social e cultural com as comunidades nativas que plantam a coca junto com outras culturas de subsistência. A pasta extraída da coca para se fazer a xeraína tem ligação com o tráfego internacional, esse não tem nenhuma relação cultural com os povos andinos e deve ser combatido seja com derrubada de aeronave seja com todos os meios legais que o estado tem para isto. É claro que entre o ideal e real há um abismo considerável a ser superado.

Hammadjr

Apenas uma curiosidade, nós usamos o EMB-312 para fazer estas operações e salvo engano, esta aeronave cumpre bem esta tarefa, será que esses k-8 são mas em conta que Tucano.

Fernando "Nunão" De Martini

Hammadjr,

Só para esclarecer, se na sua afirmação “nós usamos o EMB-312” o “nós” se refere ao Brasil, na verdade o EMB-312 Tucano já foi substituído nessa função, na FAB, pelo EMB-314 Super Tucano.

A não ser, é claro, que você esteja falando de outro país, como o Peru, por exemplo.

Fabio ASC

Se aprovada a Lei do Abate por lá, o primeiro avião a ser abatido será o Presidencial. (se é que eles têm um).

Esses amigos do Mollusco, roubam-nos o tempo todo, e nem pro molusco vender uns aviôezinhos para eles.

Vassili

Fabio,

Vc se esqueceu que o EMB-314 usa motor de procedência norteamericana, e a venezuela está na lista negra do tio samuel?????

Não podemos no esquecer quem foi que financiou a campanha presidencial que colocou Evo Morales no poder, né??????

abraços.

Vassili

Sobre o possível avião presidencial boliviano, sei que a FAB ( a de lá, é claro) possuia um Sabreliner para esta função, mas ao que parece o mesmo foi desativado.

Tb ouvi algo a respeito da aquisição de um Falcon para substituir esse Sabreliner. Mas posso estar enganado.

abraços.