Home Estratégia Ministério da Defesa Sueco propõe orçamento maior, o que inclui Gripen NG

Ministério da Defesa Sueco propõe orçamento maior, o que inclui Gripen NG

212
4

O Ministério da Defesa Sueco deseja ampliar gastos em núcleos de unidades militares, organizações de apoio e sistemas, na proposta de orçamento de 28 bilhões de dólares (para o período 2012-15) submetida nesta semana ao parlamento do país.

A proposta destina aproximadamente 6 bilhões de dólares aunuais para funções centrais de defesa e 600 milhões, em média, para organizações de apoio como a agência de aquisição de materiais (FMV) pesquisa em defesa e funções militares de inteligência

Para 2012, seriam 6,73 bilhões, seguidos de 6,92 bilhões, 7,2 bilhões e 7,3 bilhões, respectivamente em 2013, 2014 e 2015. A proposta recoloca o foco da estratégia de aquisição do Comando das Forças Armadas em soluções de prateleira (off the shelf), ao mesmo tempo em que corta gastos em tecnologias de defesa e pesquisa e desenvolvimento.

A proposta de orçamento foi bem recebida pelo Comando das Forças Armadas, que durante as consultas para sua elaboração solicitou um aumento nos gastos que levasse em conta as necessidades militares para a aquisição de helicópteros táticos, submarinos de nova geração, veículos blindados, mantendo mais investimentos na nova geração do caça Gripen.

Se aprovado o aumento orçamentário, uma parte será destinada à reforma de programas, especialmente a transição das organizações militares para uma força de deslocamento rápido com estrutura modular, que seria mais útil para a defesa do país e missões internacionais.

O orçamento sugerido para 2012-2015 também inclui propostas de redução de custos. No caso, o aprofundamento da cooperação internacional para apoiar programas de aquisição conjuntos, dividindo capacidades militares e recursos com nações amigas – inicialmente os vizinhos Noruega, Finlândia e Dinamarca.

FONTE: Defense News  FOTOS: Saab

4
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
AugustoRicardo CascaldiIvanGuilherme Poggio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Guilherme Poggio
Editor
Famed Member

Imagino que lá, quando um orçamento é aprovado pelo parlamento, ele vale alguma coisa.

Ivan
Visitante
Member
Ivan

Poggio, Pelo que sei a Suécia é uma democracia parlamentarista unicameral, ou seja, há apenas uma câmera legislativa nacional (chamada Sveriges Riksdag) com cerca de 350 deputados (Riksdagsledamöter) com mandato de quatro anos. O Chefe de Estado é o Rei, mas este não manda em nada, sendo o Chefe de Governo (o tal Primeiro Ministro) indicado pelo Presidente do Riksdag dentro da coalizão que tenha a maioria. Este Primeiro Ministro indica um Conselho de Ministro que deve ser aprovado pelo parlamento e a qualquer momento qualquer ministro pode ser alvo de um voto de desconfiança e perder o posto. Diante… Read more »

Ricardo Cascaldi
Visitante

E alguns dizem: ” Pra que comprar um avião que nem o país que o desenvolve quer? ”

Cada coisa que nós temos que ler 😀

Abraço!

Augusto
Visitante
Augusto

Poggio e Ivan, apesar de ser off-topic eu não posso deixar de seguir no assunto iniciado por vocês. Dentro do parlamento, a sala colocada à disposição de cada legislador sueco tem aproximadamente 25m2, que o parlamentar deve dividir com mais dois assessores, além de ter de arrumar espaço para sua biblioteca pessoal. Não existem coisas arcaicas como carro à disposição do parlamentar, verba de gabinete, apartamento funcional, etc. O parlamentar geralmente usa transporte público ou carro particular e sente na pele o que cada cidadão sueco sente: o preço do combustível, a condição de conservação das ruas e por aí… Read more »