Guatemala: tráfico de drogas não quer financiamento do Brasil para compra de Super Tucanos

4

  1. O governo da Guatemala, conforme acordo com o governo brasileiro, encaminhou ao Parlamento pedido de autorização de créditos por 170 milhões de dólares para aquisição de aviões Super Tucano da Embraer e equipamentos de radar e rastreamento. Os Super Tucanos têm sido da maior eficácia no combate ao tráfico de cocaína. Pela Guatemala transitam, por ano, 300 toneladas de cocaína vindas da Colômbia para os EUA.
  2. Surpreendentemente, surgiu e cresceu uma onda de alguns setores, inclusive empresariais, contra a compra dos Super Tucanos. Especialistas afirmam se tratar de movimento orquestrado pelo tráfico de drogas para impedir a operação de compra e assim evitar que a repressão se torne muito mais eficaz.
  3. Os dois candidatos a presidente que disputam o segundo turno são favoráveis à compra dos Super Tucanos e equipamentos.

FONTE: Ex-Blog do Cesar Maia

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

“Os Super Tucanos têm sido da maior eficácia no combate ao tráfico de cocaína.”

Hhhhuuuummmm, menos vai, sem forçar tanto a barra, por favor!!!
Um Caravan devidamente equipado tb faz o mesmo serviço, mas aí não é produto da Embraer.
E se for patricinado pelo “titio Samuel Wilson” então, vem c/ uns brinquedinhos aos quais o ST não tem acesso.
A devantagem é que costuma vir acompanhado de uns caras da DEA, umas verdadeiras malas sem alça, o que dependendo do país; pode ser politicamente inviável.

Marcelo

Caro Mauricio, sugiro a leitura do seguinte artigo da Time:
http://www.time.com/time/world/article/0,8599,2090425,00.html

Antonio M

Se os EUA quisessem prejudicar a Gautemala e/ou Brasil era muito mais simples: bastava embargar a venda dos equipamentos que fornece ao Super Tucano, como vez com a Venezuela.

A tese conspiratória não tem cabimento……..

jacubao

Caro Mauricio.
Cadê o orgulho ao seu país? O ST é uma realidade hoje e um motivo de orgulho para nós, pois poucos equipamentos militares de países que não fazem parte das grandes potências se destacam dessa forma no cenário mundial.