Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Putz, realmente era bonito esse Tigershark. Uma pena.

Clésio Luiz

Se eu não me engano esse foi o acidente causado pelo piloto ter apagado após puxar muito G numa manobra. Acontece nas melhores famílias, como no último acidente com os Blue Angels.

Fernando "Nunão" De Martini

Clésio, também já li sobre essa versão para o acidente. A potência maior do F-20 (em relação ao F-5) aprimorou enormemente vários parâmetros de manobrabilidade e, sem o Fly-by-Wire para ajudar a limitar os Gs, ele passava com facilidade do máximo suportável. Se for verdade essa versão, creio que essa era uma questão potencialmente grave, e que precisaria ser resolvida (mesmo com um sistema FBW mais simples que em outros caças) caso o F-20 recebesse alguma encomenda. Dizem que o avião era muito bom, mas que as quedas de dois de seus protótipos também não ajudaram na hora de conseguir… Read more »

Giordani RS

O F-20 era lindo! Eu sou suspeito para falar dele, sou fã! Foi o melhor F-5! John Boyd tería orgulho dele. Era limitado? Sim. Carregava tanto quanto um F-5? Sim. Eu acredito da teoria do apagamento, pois o F404 permitia explorar toda a ótima manobrilidade do Tiger(com exceção do pitch que dizem que é lento). Vale lembrar que ele era para continuar sendo um caça austero, portanto, não tinha FBW…piloto apagou em baixa altitude, já era… Também fico pensando que com esse motor a perna que já erra curta deve ter diminuído ainda mais. O F-20 não foi adiante porque… Read more »

Clésio Luiz

Giordani, o F-20 tinha comandos de voo FBW sim. É provável que o problema nem tenha sido o FBW e sim a roupa anti-G que pode não ter se inflado na velocidade suficiente. Quedas provocadas por G-lock (ou blackout) não são incomuns. O ultimo acidente fatal com os Blue Angels foi por causa disso.