Otan admite ter atingido veículos dos rebeldes líbios

9

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) afirmou neste sábado que seus aviões desfecharam esta semana um ataque contra uma coluna de veículos militares das forças de oposição líbias. Segundo os rebeldes, 16 de seus combatentes ficaram feridos.

O porta-voz dos insurgentes, Farag al-Moghraby, disse na quinta-feira (16) que o ataque aéreo ocorreu em Ajdabiyah, no leste da Líbia, e seis caminhões dos rebeldes carregados com armas antiaéreas tinham sido destruídos.

“A Otan pode agora confirmar que os veículos eram parte de uma patrulha da oposição”, informou a aliança atlântica em um comunicado, depois de investigar o relato feito pelos insurgentes.

“Este incidente ocorreu numa área de conflito entre as forças da oposição e forças de [Muammar] Gaddafi”, informou a Otan.

“Uma coluna de veículos militares, incluindo tanques, foi observada numa área onde forças de Gaddafi estiveram operando recentemente. Num cenário de batalha especialmente complexo e fluido, constatou-se que esses veículos eram uma ameaça a civis. Em seguida, eles foram atingidos pela aviação da Otan.”

A Otan vem concentrando sua campanha aérea, iniciada em 31 de março, nas forças de Gaddafi, mas diz que irá atacar quaisquer unidades militares que julgar serem uma ameaça aos civis, os quais tem obrigação de proteger, segundo uma resolução da ONU que lhe deu esse mandato.

O comunicado diz que a Otan lamenta a perda de vidas e os feridos.

No início de sua campanha aérea a Otan atingiu acidentalmente posições rebeldes em várias ocasiões. Na época, informou que a semelhança entre os equipamentos e unidades militares dos dois lados, num térreo desértico, dificultava a localização do alvo.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Se continuar assim, vão perder a credibilidade logo logo e Gadaffi certamente vai usar a seu favor.

E vão chamar “ozamericanumalvadu” de novo para dar um “forcinha”.

A atuação de forças terrestres estão fazendo falta …..

Vader

Que beleza de guerra não?

Wagner

deveriam dividir o pais imediatamente, manda tropas da Onu para guarnecer fronteira, cria a Libia do Leste e a Libia do oeste, aliás, era assim a muito tempo atrás.

Mas ao inves disso a Otan usa o país como campo de provas.

O kadafi segue matando, os rebeldes nao são santos.

E ninguem se importa com as vidas perdidas…

LuppusFurius

Por isso o Conflito na Líbia é chamado de………..
…..ZONA DE GUERRA………..

DrCockroach

Guerra eh sempre um horror, eh tomar decisoes dificeis, parafraseando um veterano, nao existe glamour na guerra, existe eh tristeza. Nao obstante, a luta contra o obscurantismo eh valida. Mas a OTAN realmente precisa uma auto-reflexao. O incidente acima eh de se esperar, eh um erro, alias que lembre eh o terceiro a acertar os rebeldes, mas vejamos os numeros ateh agora: “Air Operations Since the beginning of the NATO operation (31 March 2011, 08.00GMT) a total of 11781 sorties, including 4469 strike sorties*, have been conducted.” (site da OTAN) ou seja, 3/4469 = 0.0006 de erro. Outro dia um… Read more »

DrCockroach

E os tanques irao acabar parados no deserto por falta de combustivel…

“The colonel is running on empty
The tide continues to flow against Muammar Qaddafi”
http://www.economist.com/node/18837167

[]s!

DrCockroach

lendo = lento, pilula azul novamente…

DrCockroach

Pensando novamente no Comandante Ingles: vcs perceberam que ele fala abertamente das limitacoes orcamentarias sem ser chamado de “golbista”? E estamos falando da Inglaterra, terra da Magna Carta (1215), da Revolucao Gloriosa (1688), de um Parlamento que da prazer assistir os debates com o Primeiro Ministro (passa na TV a cabo normalmente as segundas). E aqui? Quando vem corte o que o NJ diz? Como chefe das Forças Armadas, Nelson Jobim prometeu cumprir a ordem de reduzir os gastos sem questioná-la e evitou fazer uma avaliação do tamanho da tesourada que afetará a pasta. “Não temos que achar coisa alguma.… Read more »

DrCockroach

NO Freeman shall be taken or imprisoned, or be disseised of his Freehold, or Liberties, or free Customs, or be outlawed, or exiled, or any other wise destroyed; nor will We not pass upon him, nor [condemn him,] but by lawful judgment of his Peers, or by the Law of the Land. We will sell to no man, we will not deny or defer to any man either Justice or Right. Magda Carta, 1215, secao 29. http://www.legislation.gov.uk/aep/Edw1cc1929/25/9/section/XXIX Existe a versao em portugues, vale a pena a leitura de um documento escrito 796 anos atras. []s! P.S.: “golbista” = “golpista”, putz… Read more »