Índia vai converter seis A319 em plataformas AEW&C e comprar 56 aviões de transporte C295
O Comitê de Segurança do Gabinete da Índia decidiu em 8 de setembro abrir caminho para a compra de 56 aeronaves de transporte C295MW.
Também aprova a conversão de seis aviões A319 da Air India em plataformas aerotransportadas de alerta antecipado (AEW).
A conversão dos A319 significa que a Índia abandonou os planos de adquirir aviões Airbus A330 para o projeto de alerta aéreo antecipado (no gráfico abaixo).
Quarenta desses C295 serão construídos na Índia pela Airbus junto com o Consórcio Tata.
“Dezesseis aeronaves serão entregues em condições de voo da Espanha dentro de 48 meses da assinatura do contrato e quarenta aeronaves serão fabricadas na Índia pelo Consórcio TATA dentro de dez anos da assinatura do contrato”, disse o Ministério da Defesa em um comunicado.
É a primeira vez que se aprova um projeto desse tipo em que uma aeronave militar será fabricada no país por uma empresa privada.
Além do Consórcio Tata, o projeto dará um impulso ao ecossistema aeroespacial na Índia, onde várias Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) espalhadas pelo país estarão envolvidas na fabricação de peças da aeronave.
A função de alerta atencipado é hj feita por aeronaves Embraer, Paquistão compraram aeronaves Embraer para converter nesta função tbm (compraram usados no mercado). Não sei se isso influenciou a Índia usar outra plataforma, o fato que sempre achei que a Embraer deveria ter feito um projeto com uma aeronave de maior capacidade que o Phenon ou EB 145
Após a aquisição dos Embraer a Índia passou a buscar aeronaves maiores para a função, tanto é que adquiriu 5 Beriev A-50 dos quais 3 já estão em operação e mais 2 foram encomendados.
Realmente uma aeronave maior e mais capaz seria a evolução natural e poderia abrir novos mercados, mantendo também a opção menor e mais econômica dos EMB-145 para países que não tenham necessidade de algo maior ou não possam arcar com os custos.
O Paquistão não utiliza plataforma EMBRAER. Usa o SAAB 2000.
A Índia já é uma potência militar regional, porém com certeza veremos ela se armando cada vez mais. Ela está praticamente rodeada de inimigos, em especial Paquistão / China e agora até mesmo o Afeganistão.
A Índia é sem dúvidas o 4o poder. E no futuro poderá ter condições de rivalizar com a China.
Sei não. Muita miséria e pobreza. A renda per capita é muito baixa, o território é relativamente pequeno e com as condições ambientais se alterando, há expectativa de ampliação de regiões áridas, onde hoje há uma grande população.
por ser mais pobre é que eles podem passar ou equiparar a China, lembrar que essa sua analise cabia na China dos anos 70/80
Errado, é uma potencia Mundial, não regional.
Eu vejo uma oportunidade que foi perdida por parte da Embraer em ter parceiros do nível da Argentina no desenvolvimento do C390. Não sei se o C390 atenderia às necessidades indianas, mas imagina a Índia comprando ao menos uns 15 C390.
Do nível da Argentina atual? Sem chances…
A EMBRAER deveria ter feito parceria mesmo direto com a Índia.
A Índia adquiriu recentemente seus C130, não haverá necessidade de substituição dessas aeronaves em um futuro próximo, e se forem ampliar a frota de transporte nessa categoria o mais lógico seria a aquisição de C130 adicionais.
Agora quanto a parceria a HAL pretende avançar no mercado de jatos regionais então em breve será um concorrente direto da Embraer…
A FAB via MD e Ministério da Economia poderia estar planejando um E2 para substituir o E99. . Ainda que demore uns 4 ou 8 anos, uma plataforma nova recém desenvolvida poderia ter oportunidades, via política de governo, em países que estão atrás de soluções não emericanas no mercado. . No meio tempo os E99 ainda teriam muitos anos pela frente para serem negociados governo a governo, possibilitando negocios com empresas nacionais. . Talvez os componentes de inteligencia dos E99 possam travar este tipo de negociação, sendo um peso importante. . Há também a substituição dos P3 em futuro próximo.… Read more »
A capacidade AEW&C reduzida é um dos calcanhares de Aquiles da IAF. O Paquistão conta com 5 Saab 2000 com radar Erieye e 4 Y-8 de origem chinesa, enquanto os indianos dispõem apenas dos dois E-99 e dois A-50, com um território maior que o paquistanês.
já está com 3 A-50 e mais 2 a caminho.
A Índia não dispõe de E-99, ela tem o 145 AEW Índia, e são 3 aeronaves.
Sobre os c295, gostaria que fosse de Kc390 da embrear iria ficar mega orgulhoso, pq a embrear não foi lá pra melar o negócio da Airbus?
Aeronaves de categorias diferentes, o C295 teria como concorrente na mesma categoria o C27 Spartan e não o C-390.
Além disso na categoria do C-390 a Índia adquiriu recentemente os C-130 é não expressou qualquer informação sobre ampliar a frota e capacidade de transporte nessa categoria.
Interessante que o Radar do avião é feito na índia, sendo que eles operam radares suecos, e deixaram para usar um rapadar de produção local, mostra a confiança na tecnologia local de radares, parabés a India, aqui no Brasil temos um AESA, mas temos que avançar e tentar dominar os AESA de GaN, e quem sabem tentar apartir dessa experiência fazer semicondutores de GaN.
Now all new local radar systems are AESA either GaN or GaAs based
Ficou confuso: o radar do avião é feito na Índia, sendo que ele operam radares suecos… Eles quem?
A330 based AWACS project is still active and will be a follow on to the A319 based AWACS
Com a pandemia muitas aeronaves foram aposentadas, sejam elas por já estarem perto do fim da vida útil ou até mesmo precocemente. No caso da Air índia, ela está extremamente endividada e seu novo proprietário está enxugando a frota com a venda de aeronaves excedentes. A frota da empresa inclui vinte e um A319-100 s, nove A320-200 s, vinte e sete A320-200neo , vinte A321-200 s, quatro B747-400 s, três B777-200 (LR) s, treze B777 -300 (ER) s, e vinte e sete B787-8 s. Além disso, a Air India Express opera vinte e quatro B737-800 s, oito dos quais são alugados. Talvez esses A-319 foram vendidos por um bom preço, as vezes os momentos de crise podem ser transformados… Read more »
Oque sobra no mundo é avião usado ou seminovo ! Só com essa pandemia, em 2020 foram aposentadas mais de 800 aeronaves mundo a fora.
Jatos como os Boeing 747, 757 e 767 e Airbus A330 e A340 estão sendo retirados de serviço antes do previsto por várias companhias aéreas.
Durante a pandemia, a frota de Airbus A340-600 foi diminuída em 30%.
Aqui no Brasil, a azul se desfez de seus aviões E-195 para a aquisição de novas aeronaves E195-E2.
O governo indiano ao comprar(ou receber como pagamento, vai saber…) essas aeronaves da Air índia ,fez uma boa jogada…
tá na hora do KC-X, muito avião que pode ser covertido
exatamente ! Oque não falta é avião virando clip mundo a fora…
Alguns conseguem vislumbrar uma oportunidade em meio a crise, outros mesmo com óculos não enxergam tal opção…
Exatamente.
Poderiam aproveitar.
Bom dia! A Embraer estará perdendo uma grande oportunidade, por não ter ainda o seu novo avião médio de transporte do nível do C295.
Você deve achar que se criam peidorreira da noite para o dia, e que desenvolver uma aeronave é simples, rápido e barato… Só assim para tecer tal comentário sem noção.