Mesmo procurando não ser o “centro das atenções”, o peso militar dos EUA no esforço multinacional para cumprir a resolução 1973 da ONU é bastante significativo. Juntas, a USAF e a USN respondem por:

  • 80% de todas as aeronaves de reabastecimento
  • 75% de todas as horas de vigilância aérea
  • 100% das missões de guerra eletrônica
Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato Oliveira

Caramba, imagina se eles quisessem bater de verdade…

André

E apesar disso só se destaca na mídia a atuação das FA francesas.

Antonio M

Putz! é a decadência do demônio do norte !!! rsrsrsrsrsr!

Antonio M

E lá está o “sucatão” deles, o 707 !!!!

Dá-lhe sucatão !!

Rodrigo

Como não me canso de repetir….

Há quem combata e quem fala que combate.

Vader

Quem pode faz, quem não pode manda falar que fez…

Marine

Pois e,

Hoje nao existe guerra convencional de real peso por parte do Ocidente sem os EUA. A Europa e simplismente eunuca.

Sds!

Luiz Paulo

Contra fatos (e números) não há argumentos.

O pessoal anti-satã do norte, deve se jogar no chão e fazer muita birra quando vê essas coisas, rsrs.

Enrolam e enrolam com suas teorias e ideologias e bla bla bla. Mas ficam só nisso mesmo.

Ainda bem que Tio Samuel tá em forma. O dia que a ‘coluna’ dele começar a enferrujar (daqui a muito tempo) vou falar pro meu neto se esconder do dragão, rs.

Sds.

Leonardo

É por isso que tenho sempre comentado que a operação está errada, se os EUA atuando apenas “coadjuvantes” respondem por todos estes números, não é preciso mais nada para saber que os europeus não têm a menor condição de manter esta operação em andamento por muito tempo, ou seja, mais cedo o mais tarde, tudo isso caíra novamente no colo deles.

Ivan

A administração Obama está buscando diminuir o protagonismo americano nas crises mundiais, sem contudo deixar de participar. Ser “polícia do mundo” é muito caro e politicamente desgastante. Assim sendo, acredito que é realista a estratégia americana na Líbia de deixar os holofotes para outros interessados, repassar o comando para a Otan e informar qual será a verba destinada no futuro próximo. Desta forma atinge alguns objetivos: – Atenua a imagem de unilateralismo da adm Bush; – Força aos aliados Europeus um envolvimento na solução de um problema que aflige mais eles mesmos; – Põe um limite no que pretende gastar… Read more »

Observador

Eu vejo a “falta de protagonismo” dos EUA como preocupante a longo prazo. O espaço existe para ser ocupado. E quem ocupará o espaço que os EUA estão deixando? Quais os valores dos países que passarão a ter mais influência? Imaginem um aumento da influência do Irã, China e Rússia. Os valores deles serão copiados, mesmo que estes países não movam um dedo para difundí-los. Imaginem outros países copiando os modelos de governo destes três? Está ficando claro que os EUA não querem mais manter o custo da máquina de guerra para defender interesses que não sejam os deles. Se… Read more »

Rodrigo

Marine disse:
1 de abril de 2011 às 11:01

Os europeus, acostumaram a ficar sob o guarda-chuva dos gringos apesar de afirmarem o contrário.

Vader

Observador disse: 1 de abril de 2011 às 13:21 Eu já acho que a diminuição de protagonismo dos EUA é irreversível. O povo americano está de saco cheio de mandar seus filhos para morrer defendendo interesses meramente mediatos, e como contrapartida receber apenas a ingratidão e o ódio do mundo. A América não precisa de ninguém para viver bem e ser feliz. Mas é o que sempre digo: ai do mundo no dia em que os “ianques forem pra casa” definitivamente. Todos iremos descobrir que as garras da Águia eram extremamente leves perto da mandíbula do Dragão, ou dos braços… Read more »

Observador

Vader: Minhas esperanças é que outras nações que têm a cabeça no lugar como Japão e Coréia do Sul e a Turquia (em oposição ao Irã nas nações islâmicas), aumentem a sua influência. Antes, eu tinha esta esperança em relação à Europa, achava que esta avançaria para uma unidade política e militar e renasceria como uma potência. Mas agora com a débâcle da economia européia, acho difícil. Antes, com dinheiro à rodo, eram todos amigos; agora as velhas rusgas não tardarão a aparecer. Também não tardarão a aparecer países dispostos a abrir mão dos valores democráticos sob a ilusão de… Read more »

Luiz Paulo

Sendo um pouquinho apocaliptico pro Brasil. Pegando a conversa do Vader e Observador. Daqui a 50 anos os EUA estão recolhidos mantendo apenas seus interesses e parceiros que têm real valor. China, Índia e Russia começando a abocanhar o mundo. O Brasil deitado em berço esplêndido… ‘soft-power’. Vai faltar comida pra alimenta muito gente,nesse tempo. Pelo menos isso é fato. Água também. Eles primeiro vão pegar a Africa, mas nem toda a Africa é cultivável. Basta lembrar das aulas de geografia, rs. Qual o lugar no mundo que maior número de terras plantáveis? Em que se plantando, tudo dá? E… Read more »

Observador

Caro Luiz Paulo:

Não é delírio nenhum infelizmente.

Muito já escrevi sobre isto aqui na Trilogia. Para não ser chato, toda a situação pode ser definida por duas frases:

“A fome é má conselheira”. (provérbio popular)

“Aqueles que transformam suas armas em arados, passarão a vida arando para aqueles que têm armas.” (Thomas Jefferson)

Ivan

“A arte da guerra nos ensina a confiar,
não na possibilidade do inimigo não vir,
mas sim, na nossa prontidão para recebê-lo.”
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . (Sun Tzu)

Control

Srs Apesar da visão de muitos, os EUA não são um império no sentido do termo como se aplicava ao Império Romano. Quando muito, os EUA é um Império Mercantil. Eles não tem a cultura de império como tiveram povos antigos como os romanos e os persas e, em conseqüência, não conseguem sustentar políticas de intervenção que levem a longos conflitos de ocupação (vide Vietnam, Iraque, etc). Oscilam entre participação e intervenção em eventos externos aos EUA e isolacionismo. Isto aconteceu após a IGM e após o Vietnam. Só invadiram o Iraque e o Afeganistão após o 11 de setembro… Read more »

Baschera

Quem não gostar das ações de Tio Samuel…. pode chamar Tio Davi….. KKKKKKKK….. já imaginaram… a oposição (me pergunto o que é afinal esta oposição líbia…) líbia pedindo ajuda ao Tio Davi ?? Os USA ainda tem grana e poder militar para impor suas ações onde bem entenderem… mas, daqui a 20 ou 30 anos, só vão intervir onde for absolutamente necessário. O primeiro motivo é que seu período de vacas gordas terá acabado, já que as contas destes duplos déficits (interno e externo) terá que ser paga. O segundo motivo é que deverão diminuir sua sede por ouro negro… Read more »