terça-feira, maio 18, 2021

Gripen para o Brasil

Controle de tráfego aéreo: como antes

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

O Brasil tem quase 900 controladores de tráfego aéreo a menos do que a meta estabelecida pelo Departamento de Controle do Espaço aéreo há mais de dois anos. Estressados, os profissionais hoje em atividade são 3.114.

FONTE: Correio Braziliense (nota de Luiz Carlos Azedo e Leonardo Santos), via Notimp

- Advertisement -

3 Comments

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
tplayer

Tenho um amigo que se formou controlador há cerca de 6 meses e começou a atuar no aeroporto aqui da cidade. É incrível como nesse tempo ele passou de uma pessoa calma para uma pessoa super nervosa e de pavio curto.

A situação dos profissionais deve ser mesmo lastimável.

Observador

Quem planta vento colhe tempestade. O Brasil colheu o fruto do descaso com o controle de tráfego aéreo no desastre do Voo Gol 1907. E o problema não é só no controle aéreo, como mostrou o desastre do Voo TAM JJ3054, quando a Infraero liberou a pista para pousos cinco minutos antes do fatídico pouso. Importante ressaltar que o controle aéreo e pilotos consideravam na época a pista escorregadia. É claro que neste caso houve outros fatos que contribuíram para o acidente (reverso pinado, erro do piloto), mas a falha na drenagem da pista por si só não deixava margem… Read more »

Vader

Deus é brasileiro mesmo…

Reportagens especiais

PAMA-SP 2018: pássaros raros no Domingo Aéreo paulistano

Aeronaves incomuns de se ver em São Paulo, como o protótipo do YT-25B Universal II do PAMA-LS e C-98...
- Advertisement -
- Advertisement -