Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Caras, gosto é gosto, e coisa e tals, mas esse caça-bombardeiro chinês é o mais feio stealth depois do F-117.

Nick

Ele lembra um F-111 mesmo, mas características furtivas.

Vader, sobre a estética, feio mesmo é o X-32. Mas o F-35 não é lá essas coisas também….. Acredito que um foto tirada de cima de um J-20 voando vai agradar . O perfil dele é que não ajuda muito.

[]’s

Vader

Nick, o X-32 não é feio: é “HORRORÍVEL”! 🙂

O loco cara, o F-35 é bonito pacas… só que todo stealth é meio feinho mesmo, inclusive o F-22 e aquele seu bico-de-pato… 🙂

Abraço.

Groo

Não acho o J-20 feio. Eu gostava da configuração do YF-22. Achava o YF-23 assustador 🙂

Qualquer coisa é bonita quando comparada com o X-32 🙂

paulofvj

Eles assistiram o filme do Clint Eastwood Firefox, que barca.

Guilherme Poggio

paulofvj disse:

Eles assistiram o filme do Clint Eastwood Firefox, que barca.

Pensei a mesma coisa

Ivan

Desconfio que sou o único que gosta do X-32 JSF e não trabalha na Boeing… 🙂

Mas o MiG 1.44 já era ‘parecido’ com o Firefox de Clint Eastwood, o Chengdu J-20 só aprimorou a semelhança… ka ka ka.

Ivan. 🙂

koslowa

Também gosto do X-32 Ivan, até apostei nele no inicio da concorrência JSF. O requerimento de uma versão V/STOL mudou de sobremaneira as premissas de projeto dos dois finalistas, X-32 e X-35. Quando uma aeronave V/STOL como o X-32 esta em processo de elevação, todo o fluxo de massa que alimenta o motor passa pela entrada de ar necessariamente, estando o caça em velocidade relativa ao vento próxima a zero, a necessidade de uma entrada de ar de dimensões razoáveis é imperativa. No Harrier as grandes entradas de ar são uma marca registrada. No X-35 dotado do sistema LiftSystem, patenteado… Read more »

Ivan

Elizabeth,

Fico aliviado em saber que não sou o único a simpatizar com o X-32.

Principalmente quando acompanhado por um parecer tão esclarecedor.

Grato,
Ivan, do Recife.

Vader

koslowa disse: 4 de fevereiro de 2011 às 23:20 Beth, é por isso que eu costumo dizer que o JSF migrou de um mero “F-22 menor” e “substituto dos A-10, F-16 e F-18 Hornet” para um programa muito mais complexo que o original. O F-35 será também uma aeronave de superioridade aérea. O primeiro verdadeiro multirole da história, projetado desde o começo como tal. Mas vc disse que o F-35B não tem TVC, e é certo que (a princípio) não para os propósitos que o tem o F-22 e o Su-30MKI/Su-35 (alta manobrabilidade a baixas velocidades). Porém o bocal traseiro… Read more »

koslowa

Vadder “Porém o bocal traseiro de sua turbina (nozzle?) se movimenta para baixo para manter a sustentação na traseira do avião. Assim pergunto: isso não pode ser considerado TVC? E neste caso, não será possível (ainda que talvez não seja útil) adaptá-lo para manobrar em baixa velocidade, fora do vôo pairado?” Tecnicamente os movimentos da tubeira do X-32 e X-35 qualquer que sejam as técnicas empregadas são sim TVC. Porque não utilizá-los então durante o vôo como forma de melhorar a manobrabilidade da aeronave? Em teoria é possível, mas acredito que existam algumas considerações praticas que fez com que até… Read more »

Groo

Um aspecto terrível do F-35 é que muitas limitações de seu projeto – que também afligem a versão terrestre e naval – se deve à existência de uma versão V/STOL deste avião, versão esta que diversas vezes foi ameaçada de ser cancelada.

Baschera

Para quem esta interessado em uma aeronave V/STOL baratinha, tem um Harrier T2 Biplace à venda….. apenas £ 70.000.

Foi totamente recuperado e está em condições de vôo.

Sds.

Vader

Obrigado pela excelente explicação Beth.